Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Importa-se se ser mais espqcifico??

    O que chama de bombas de calor a gás??

    O que é isso da energia primaria??? e respectivos Factores de converção?

    Para posts obscuros, já temos um "Aprediz2 " que chegue!!!


    Colocado por: Dynamic444como aqui se fala sempre no mesmo e nos mesmos....

    informo que as bombas de calor a gás de segunda geração serão lançadas no mercado no final de 2011.

    nota: quando se falar em COPs é preciso não esquecer de dizer em que temperaturas de serviço.
    outra coisa,nunca se fala qual a energia "primária" das mesmas....enfia-se tudo no mesmo saco,mas não é assim.

    alguém sabe os "factores" para a conversão??
    Concordam com este comentário: João Paulo
  2.  # 62

    Colocado por: system32Para posts obscuros, já temos um "Aprediz2 " que chegue!!!

    pergunte-lhe pode ser que ele saiba responder.

    Colocado por: system32Importa-se se ser mais espqcifico??

    e é "especifica"...(women)
  3.  # 63

    Eu não vendo nada, sou projectista. Se eventualmente leu o que aqui escrevi, salientei que a melhor solução custo/ beneficio passa pelo Ar Condicionado Tradicional e que as Bombas de Calor não trazem nada de novo no que a isso dizem respeito. Com excepção das unidades Industriais, são mais uma questão de marketing de vendas que outra coisa.
    Foi dito que o desempenho das bombas de Calor ar/ar é pior que o AC e o seu custo é duplo ou triplo, relativamente ás BC ar/agua (Geotérmicas) o seu desempenho é bastante melhor (nem todas,só as de duplo estágio nas restantes são ligeiramente melhores que o AC) mas que o seu custo é proibitivo pelo que claramente não posso recomendar a ninguém e que portanto a melhor relação custo beneficio esta no AC tradicional já que nos últimos anos se verificou uma queda brutal nos preços.
    Quanto aos COP, esqueça o que dizem os fabricantes, ponha uma unidade de AC numa bancada meça a Potência Eléctrica fornecida, meça o diferencial de temperatura entre a entrada e saída da maquina, meça o caudal, use os cálculos adequados para medir a Potência instantânea à saída e no fim ira verificar que no AC dificilmente alguma maquina tem COP superiores a 3, talvez nalgum caso chegue aos 4, só em máquinas de qualidade excepcional como as de algumas maquinas que felizmente existem no mercado nacional, mas como poucos lhe podem chegar optei por tomar por referencia aquelas que estão dentro dos padrões normais de custo, já verifiquei existirem maquinas a anunciar COP 4 quando não passam dos 2. Pelos vistos o marketing continua a fazer o ninho na careca de muita gente mesmo quando se julgam entendidos.
  4.  # 64

    e no mercado Alemão são as bombas geotermicas e as de gás que estão a ter um maior crescimento,e até 2020 é para manter esse crescimento.
  5.  # 65

    Sim,conforme a temperatura vai aumentando o COP vai diminuindo. O facto de as bombas Geotérmicas não serem neste momento uma opção razoável prende-se para os padrões de vida nacional que são diferentes da Alemanha,Suécia....o preço é elevado e ainda não se atingiu a sua massificação do mercado internacional quanto mais no mercado nacional em que andam por ai uns chicos espertos que querem ganhar tudo num dia.
  6.  # 66

    Quanto aos COP, esqueça o que dizem os fabricantes, ponha uma unidade de AC numa bancada meça a Potência Eléctrica fornecida, meça o diferencial de temperatura entre a entrada e saída da maquina, meça o caudal, use os cálculos adequados para medir a Potência instantânea à saída e no fim ira verificar que no AC dificilmente alguma maquina tem COP superiores a 3,...

    Simplesmente não me acredito...pode haver diferenças, mas não pode ser muito. Não vamos agora pensar que uma determinada máquina de uma determinada marca, anuncia um cop de 4.5 e na realidade tem 3...Até pelo risco envolvido, as marcas certamente devem-se reger por uma qq norma de testes para apresentar valores para venda...tal como por ex nos carros para a potência, consumo, etc...É certo que esses testes serão em condições "especiais", mas são-o para todas as marcas e máquinas...sejam bombas calor ar/ar, sejam ar/água, etc...

    Abraço, Pedro
    • A123
    • 15 novembro 2010

     # 67

    Pronto ok!!!

    O que chama de bombas de calor a gás??

    O que é isso da energia primaria??? e respectivos Factores de converção?
  7.  # 68

    Colocado por: carlosslopesQuanto aos COP, esqueça o que dizem os fabricantes, ponha uma unidade de AC numa bancada meça a Potência Eléctrica fornecida, meça o diferencial de temperatura entre a entrada e saída da maquina, meça o caudal, use os cálculos adequados para medir a Potência instantânea à saída e no fim ira verificar que no AC dificilmente alguma maquina tem COP superiores a 3, talvez nalgum caso chegue aos 4, só em máquinas de qualidade excepcional como as de algumas maquinas que felizmente existem no mercado nacional, mas como poucos lhe podem chegar optei por tomar por referencia aquelas que estão dentro dos padrões normais de custo, já verifiquei existirem maquinas a anunciar COP 4 quando não passam dos 2

    Sempre que falo de rendimentos e de COP falo de valores apresentados e testados por entidades de certificação, nunca apresento os valores fornecido pelas marcas. E sim, há várias bombas de calor ar-água com COP superior a 4, como pode facilmente consultar em entidades de creditação.
    Pelo que vejo os valores testados e certificados por exemplo para si pela Eurovent ou Certita tb não sao crediveis...
    Colocado por: carlosslopesFoi dito que o desempenho das bombas de Calor ar/ar é pior que o AC

    Vai-me desculpar, mas só não aprende quem não quer!!!
    Um AC é uma bomba de calor ar-ar! Ou vai continuar a acreditar que está correcto você?????
    Colocado por: carlosslopesrelativamente ás BC ar/agua (Geotérmicas)

    Agora as geotérmicas são bombas ar-água... Ai minha nossa... Ricos projectos saem daí....
  8.  # 69

    Como se falou da Rotex (ar-água), aqui vao os valores certificados pela CERTITA:
    http://www.certita.org/files/pdf_liste_gammes/342M.pdf
    http://www.certita.org/files/pdf_liste_gammes/191M.pdf
  9.  # 70

    Colocado por: Pedro Azevedo78Como se falou da Rotex (ar-água), a

    diga antes...DAIKIN
  10.  # 71

    Colocado por: Dynamic444
    diga antes...DAIKIN

    Pois. Parece que afinal não é só a Daikin que aproveita produtos da Rotex...
  11.  # 72

    desculpem lá, mas "bombas de calor" existem há muitos anos por esse mundo fora e tanto podem ser ar\ar ( vulgo ar condicionado com aquecimento termodinamico) como ar\agua ( vulgo bomba de calor para aquecimento de agua com permuta a ar exterior) ou agua\agua (vulgo geotérmicas) e a tecnologia associada, de novo não tem rigorosamente nada,

    agora bombas de calor a gaz de 2ªgeração também gostava de saber o que são e como funcionam, ou é mais uma caldeira de condensação? Agradecia-se informação.

    A\C por condutas normalmente têm COP´s sofríveis (perto dos 3,5), apesar de existirem soluções em que cada espaço tem a sua temperatura independente, agora pode é ter muitas outras vantagens, como por exemplo ruidos abaixo dos 15db e isto quero ver qual a maquina split que faz?
    Jorge Alves
    • PatSil
    • 18 novembro 2010 editado

     # 73

    Colocado por: jorgealvesou é mais uma caldeira de condensação?

    nada disso!!

    eu ainda sei o que é uma caldeira de condensação.
  12.  # 74

    Então é o qué?????????????????????????????????????????????????????????????
 
0.0222 seg. NEW