Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde pessoal 🙂
    Sou novo por aqui.
    Ando com ideias de construir casa mas como normal e que já aconteceu com muitos de vocês existem muitas dúvidas de como o fazer.
    Por isso gostava de vos colocar duas questões para já:
    A primeira tem a ver com o crédito habitação que terei de pedir no banco. Por exemplo eu queria pedir crédito para construir o esqueleto da casa só e depois ia fazendo o resto conforme pudesse.
    Isso será possível no banco ou eles só emprestam dinheiro para eu construir a casa toda obrigando me assim a andar com a casa mais rápido e a pedir um crédito maior.

    A segunda questão é por exemplo na zona que vivo existem algumas casas que gosto e que conheço os seus proprietários. Seria possível eu pedir o projeto da casa deles para construir a minha? Depois no arquiteto que custos terei? Terei de lhe pagar como se ele me estivesse a fazer um projeto novo?

    Cumprimentos pessoal e espero que me ajudem
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

  3.  # 2

    Vítor boa sorte. As duas questões que coloca não são possíveis, ou de possibilidade remota. Construir conforme pode vai corre mal por vários motivos e o banco não vai nessa, pelo menos na versão de crédito para habitação.

    O banco normalmente solta tranches conforme o andamento da obra...

    Pedir plantas para cópiar, não se faz isso. É como chegar ao médico com a receita do vizinho para a tosse e pedir para passar igual, o médico vai querer analisar na mesma o paciente e o diagnóstico ser outro. Não faz qualquer sentido.

    Terreno? Já começou a ver ?
  4.  # 3

    Sim terreno já tenho
  5. Procura serviços ou materiais para a sua casa? Contrate quem ajuda no fórum.

  6.  # 4

    Então qual será a melhor maneira para eu começar?😂😂😂
  7.  # 5

    Ir ao banco pedir pré aprovação de crédito para saber quanto pode gastar.

    Depois consultar arquitectos e pedir orçamentos para o trabalho.

    Fazer contas que o trabalho do arquitecto, engenheiro, taxas da câmara o banco não empresta, reserve 10 a 15 mil € para isto
    Concordam com este comentário: antonylemos, tmmc
  8.  # 6

    Colocado por: Vítor92Seria possível eu pedir o projeto da casa deles para construir a minha?
    não, existem direitos de autor. (a nao ser que vá ao mesmo arquitecto)

    Colocado por: Vítor92Depois no arquiteto que custos terei?
    caso seja o mesmo arquitecto os custos seriam os que ele lhe pedir... se for a outro arquitecto ele não o faz por ir contra o regulamento deontológico e habilitar-se a ser suspenso de poder exercer mais arquitectura.

    Colocado por: Vítor92Terei de lhe pagar como se ele me estivesse a fazer um projeto novo?
    paga o que lhe pedirem, mas sim, paga tudo como se fosse novo
  9.  # 7

    As consultas em arquitetos até chegar a um projeto que nos agrade são pagas?
  10.  # 8

    Colocado por: Vítor92As consultas em arquitetos até chegar a um projeto que nos agrade são pagas?

    O arquitecto só faz aquilo que agradar ao cliente, de acordo com os limites legais. Não é o arquiteto que vai para lá morar.




    https://arkhi.pt/2020/06/24/como-projetamos-a-sua-moradia-do-projeto-a-licenca-de-construcao/
    • Sira
    • 27 Junho 2020

     # 9

    Colocado por: Vítor92As consultas em arquitetos até chegar a um projeto que nos agrade são pagas?


    Da minha experiência, não houve nenhum arquitecto que tenha feito qualquer esboço antes de formalizarmos o contrato, se é isso que está a perguntar. Houve sim uma reunião para dizermos o que queríamos e conhecermos as pessoas, trocarmos algumas impressões. Aconselho que escolha um arquitecto com quem tenha empatia, que faca trabalhos do género que gosta. Não vá só pelo preço.

    Depois na fase do estudo prévio, pudemos fazer as alterações todas que quisemos até "fecharmos" o projecto ao nosso gosto. Mas aí já estávamos a pagar-lhe.

    Boa sorte!
    Concordam com este comentário: brunomrosa, Pedro Barradas
  11.  # 10

    Hum muito obrigado. Eu estava a perguntar isso devido a tentar saber se só poderei ir a um arquitecto ou se poderei ir a vários para ter várias opções e depois escolher uma
  12.  # 11

    Consulte vários arquitetos, converse com eles e peça para ver projetos elaborados por eles para saber se gosta do estilo. Quando escolher um combine uma percentagem inicial dos honorários para ele fazer alguns estudos e propostas. Quando finalizar essa etapa se mesmo algumas reuniões e discussões não chegar a algo que gosta, pode sempre pagar apenas o montante acordado e procurar outro arquiteto.
  13.  # 12

    Em relação ao crédito alguém sabe como funciona? Por exemplo pelo que percebo os bancos só emprestam 80% do valor da construção. Os 20% que faltam temos de ser nós a injetar logo no início da construção ou é no fim?
  14.  # 13

    Início.. Senão chega ao fim e que? Fica com meia casa e o banco um mono?
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">