Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde Forum.

    Estou em vias de comprar casa e estou ver de ver casas, mas como tenho parametros mto específicos do q quero está a ser complicado. Basicamente eu quero um ultimo andar com bom terraço (mínimo 20m2). sala tipo openspace com kitchente. mínino T1, no centro de Lisboa, ou entao: algés, linda-a-velha,carnaxide,dafundo, alcantara ou Ajuda.
    Ando a ver coisas na ordem dos 100.000 euros (mais coisa menos coisa).
    Já tenho 3 ou 4 q tao la quase mas ainda nao encontrei exactamente AQUELA.

    Uma das casas q gostei mais é uma penthouse num ultimo andar, que tem um terraço muito muito grande. a casa é em tudo perfeita, menos numa coisa: é um T0...
    Quando digo q o terraço é grande, é tipo quase o dobro da area da casa.

    embora seja para morar sozinho, um T0 é complicado... queria um quarto separado.
    Até que ponto seria possível roubar um bocadinho ao terraço enorme para construir um quarto?
    Toda a gente me diz que é complicado (aliás é esa a ideia q tenho) mas ninguem sabe mto bem até q ponto. como eu, dizem por ouvir dizer.
    Até q ponto é dificil faze-lo legalmente, e até q ponto seria "ilegal" faze-lo de outra forma?

    agradeço Problemas q se preveem, sugestoes, etc.

    Gracias,

    MaC
  2.  # 2

    A melhor solução seria uma estrutura metálica com acabamento em aluminio e telhado em painel sanduíche com tecto falso no interior.

    Não precisa de licenças da câmara, só da aprovação do condomínio.

    Exemplo de imagem que no seu caso seria um pouco diferente.
    Com chapa dupla em baixo e o telhado em painel sanduíche depois estores interiores black-out ou estores exteriores para poder ficar o mais escuro possível de noite.
      14_cobertura.jpg
    • naar
    • 21 outubro 2009

     # 3

    Boa noite,

    Hugomferreira,

    Consegue-me justificar porque é que uma estrutura do tipo que recomenda não necessita de autorização da Câmara nem do Condomínio?

    Obrigado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hugomferreira
  3.  # 4

    Boa noite,

    Por experiência própria não aconselho qualquer tipo de estrutura no terraço.
    1º terá sempre de pedir autorizações, tanto ao condomínio como à câmara, para o poder fazer.
    2º todas as estruturas fora da habitação, mais cedo ou mais tarde dão chatices (infiltrações)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hugomferreira
  4.  # 5

    Colocado por: hugomferreiraA melhor solução seria uma estrutura metálica com acabamento em aluminio e telhado em painel sanduíche com tecto falso no interior.

    Não precisa de licenças da câmara nem de aprovação do condomínio.


    E eu que pensava que até uma ranhosa duma marquise precisava...Ando muito enganadinho!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hugomferreira
  5.  # 6

    Colocado por: PBarata
    Colocado por: hugomferreiraA melhor solução seria uma estrutura metálica com acabamento em aluminio e telhado em painel sanduíche com tecto falso no interior.

    Não precisa de licenças da câmara nem de aprovação do condomínio.


    E eu que pensava que até uma ranhosa duma marquise precisava...Ando muito enganadinho!


    Á pois é!!! as marquises são ilegais...

    em relação construção na cobertura, " poder fazer pode , mas de seguida assume todas as responsabilidades directas e indirectas", ou seja tudo o que acontecer dai em diante ----- Vai escutar sempre que a culpa da construção.

    Abraços e boa Sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hugomferreira
  6.  # 7

    Boa Noite.
    Ouvi uma História que não sei se aconteceu, mas dá que pensar.

    "Havia um senhor que tinha um apartamento no último andar no centro de Lisboa. O apartamento tinha um quarto interior que não tinha nenhum vão para o exterior, mas o senhor queria abrir um vão. Dirigiu-se à Câmara para saber se era possível abrir o tal vão, o que lhe disseram que era impossível visto ser um edifício antigo.
    Um amigo disse que lhe resolveria o caso. Numa 6fº ao fim da tarde entra uma equipa de pedreiros e no sábado a janela estava feita e acabada. Na semana seguinte o senhor entregou um requerimento na Câmara a pedir para encerrar a janela, sendo que dias depois recebeu um ofício a indeferir a sua intenção."

    o verdadeiro chico espertismo E ESTA HEIM já dizia o meu amigo Fernando Pessa.

    Senhor Hugomferreira, qualquer obra que implique alteração das fachadas, estrutura e aumento de volumetria é necessário um Projecto de licenciamento.

    Boa noite a todos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hugomferreira
  7.  # 8

    Condominios em edificações. Construção em terraço. Impossibilidade sem o consentimento dos demais condominos. A construção em terraço parcialmente pertencente ao proprietario da cobertura depende do consentimento dos demais condominos. Interpretação do art. 10, da lei n. 4591/64. Inexistencia de ofensa ao art. 542, do codigo civil. Recurso não conhecido.
    Bom dia a todos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hugomferreira
  8.  # 9

    https://forumdacasa.com/discussion/5068/construcao-de-marquises/

    Posso fechar uma marquise ou abrir uma janela no telhado sem proceder a comunicação, entregar elementos ou aguardar decisão da câmara municipal?

    Não, uma vez que altera a fachada e a linha arquitectónica e estética do edifício.
    Assim, fechar uma marquise ou abrir uma janela no telhado fica sujeito a:
    Pedido de licença (quando a casa se encontra em área não loteada) ou comunicação prévia (no caso da casa se encontrar em zona loteada ou zona urbana consolidada).

    No caso de se tratar de imóvel sujeito a propriedade horizontal deverá obter a autorização por maioria representativa de dois terços dos proprietários do imóvel.
    Existe, ainda a obrigação do promotor, até cinco dias antes do início dos trabalhos, informar a câmara municipal que vai executar os mesmos.
  9.  # 10

    Peço desculpa pelo incomodo causado :-)

    Temos sempre de pedir licença, nem que seja para nos levantarmos da mesa.........

    Pelo sim pelo não pode ir pedir informações na câmara municipal, pois não ainda cobram pelas mesmas e ficara então totalmente esclarecido.

    PS: Atenção as zonas históricas das cidades que têm um regulamento especifico em cada município.
 
0.0146 seg. NEW