Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Vi este tipo de lareiras usadas nos países frios e fiquei interessada em construir na nossa casa.
    O princípio é uma combustão de grande quantidade de madeira e de forma rápida, que vai gerar uma onde de calor que depois fica armazenada nas câmaras da lareira e é libertada gradualmente durante 12 horas.
    Pareceu-me interessante.

    https://youtu.be/V3jwLqqa1W4
  2.  # 2

  3.  # 3

    • SrR
    • 4 julho 2020

     # 4

    Pesquise tambem por rocket stove
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mar_ju
  4.  # 5

    Obrigada. Mas tem algum em casa?
  5.  # 6

    ou vive na serra da estrela ou provavelmente não vale a pena. este tipo de aquecimento faz sentido quando se tem um isolamento muito bom, em portugal se tem um isolamento muito bom geralmente não precisa de muito mais.

    (já agora, escreve-se masonry)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mar_ju
  6.  # 7

    Colocado por: buraburamonoou vive na serra da estrela ou provavelmente não vale a pena. este tipo de aquecimento faz sentido quando se tem um isolamento muito bom, em portugal se tem um isolamento muito bom geralmente não precisa de muito mais.

    (já agora, escreve-se masonry)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mar_ju


    E o que é um isolamento muito bom?

    Vamos recuperar uma casa em pedra muito antiga e os fundos são limitados. No Inverno prevê-se que seja fria dada a exposição solar.
    Por cerca de 1000 euros (preços indicativos) e pela poupança na madeira + baixo impacto ambiental não valerá a pena ter uma destas masonry em vez duma lareira tradicional ou um recuperador de calor?
  7.  # 8

    Colocado por: mar_ju

    E o que é um isolamento muito bom?

    Vamos recuperar uma casa em pedra muito antiga e os fundos são limitados. No Inverno prevê-se que seja fria dada a exposição solar.
    Por cerca de 1000 euros (preços indicativos) e pela poupança na madeira + baixo impacto ambiental não valerá a pena ter uma destas masonry em vez duma lareira tradicional ou um recuperador de calor?


    acho que é uma solução bem melhor do que o tradicional por cá, mas primeiro invista no isolamento. pesquise como fazem nos países frios e que tipo de métricas existem para classificar. segundo os peritos em passivhaus, essas casas quase nem precisam de aquecimento num clima como o nosso (percebi que vai renovar, mas só estou a dar um exemplo)

    eu já construí um rocket stove que funcionava lindamente, mas o saldo de calor produzido/dissipado pelas brechas da casa era negativo... não vale a pena.
  8.  # 9

    Pesquise por pierre ollaire é indicado para o que quer e talvez até construa muito mais barato .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mar_ju
  9.  # 10

    Colocado por: buraburamono

    acho que é uma solução bem melhor do que o tradicional por cá, mas primeiro invista no isolamento. pesquise como fazem nos países frios e que tipo de métricas existem para classificar. segundo os peritos em passivhaus, essas casas quase nem precisam de aquecimento num clima como o nosso (percebi que vai renovar, mas só estou a dar um exemplo)

    eu já construí um rocket stove que funcionava lindamente, mas o saldo de calor produzido/dissipado pelas brechas da casa era negativo... não vale a pena.

    O isolamento não elimina a necessidade de uma fonte de calor .
  10.  # 11

    Colocado por: buraburamonosegundo os peritos em passivhaus, essas casas quase nem precisam de aquecimento num clima como o nosso
    que precise de muito menos para garantir o conforto é verdade, mas em circunstancia alguma prescinde totalmente de uma qualquer fonte ou tecnica directa ou indirecta de aquecimento ou de arrefecimento.
    Concordam com este comentário: mar_ju
  11.  # 12

    Colocado por: jorgealvesque precise de muito menos para garantir o conforto é verdade, mas em circunstancia alguma prescinde totalmente de uma qualquer fonte ou tecnica directa ou indirecta de aquecimento ou de arrefecimento.


    O problema não é aquecer depois de estar habitada aquece , o grande problema é arrefecer isso sim é a dor de cabeça , depois de dias e dias a receber a radiação .
  12.  # 13

    Colocado por: enf.magalhaes
    O isolamento não elimina a necessidade de uma fonte de calor .


    Se a parte opaca for calculada para tal ,as necesidades de aquecimento são mínimas ou nulas.
  13.  # 14

    Colocado por: M.....

    O problema não é aquecer depois de estar habitada aquece , o grande problema é arrefecer isso sim é a dor de cabeça , depois de dias e dias a receber a radiação .

    Que venha uma semana de frio como deve ser a ver se a casa sozinha aquece .
    O isolamento so diminui os euros que precisa para a aquecer .
    Concordam com este comentário: mar_ju, htavares73
  14.  # 15

    Colocado por: enf.magalhaes
    Que venha uma semana de frio como deve ser a ver se a casa sozinha aquece .
    O isolamento so diminui os euros que precisa para a aquecer .


    Diz voçê posso provar o contrario e até em PT....
    • SrR
    • 5 julho 2020

     # 16

    Queria dizer rocket stove mass heater
  15.  # 17

    Colocado por: M.....

    Diz voçê posso provar o contrario e até em PT....

    Força ... gosto sempre de aprender coisas novas
  16.  # 18

    Colocado por: M.....Pesquise por pierre ollaire é indicado para o que quer e talvez até construa muito mais barato .
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mar_ju


    Pesquiso no Google mas não estou a ver quem possa ser. Surgem coisas em Francês que não entendo.
    Tem algum contacto ou página da net que me possa facultar?
  17.  # 19

    Colocado por: buraburamono

    acho que é uma solução bem melhor do que o tradicional por cá, mas primeiro invista no isolamento. pesquise como fazem nos países frios e que tipo de métricas existem para classificar. segundo os peritos em passivhaus, essas casas quase nem precisam de aquecimento num clima como o nosso (percebi que vai renovar, mas só estou a dar um exemplo)

    eu já construí um rocket stove que funcionava lindamente, mas o saldo de calor produzido/dissipado pelas brechas da casa era negativo... não vale a pena.


    Eu vou renovar uma casa que de si já traz muitas limitações e condicionantes.
    Além de que construir uma passivhaus não me parece que fique barato.
    Qualquer das formas, mesmo com um bom isolamento (e para isto também é preciso dinheiro que muitas vezes não se tem), também sou da opinião que a casa não dispensa alguma fonte de calor ou algo que a aqueça. Num clima a Norte, húmido e onde não faz sol vários dias por ano não estou a ver a casa só por si manter-se a uma temperatura agradável.
  18.  # 20

    Colocado por: enf.magalhaes
    Força ... gosto sempre de aprender coisas novas


    Veja o caso das passivehouse , não é preciso inventar a roda .
 
0.0212 seg. NEW