Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

ola,
    https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/106487514/201703311758/73407437/diploma/indice/35
    Artigo 1040.º

1. Se, por motivo não atinente à sua pessoa ou à dos seus familiares, o locatário sofrer privação ou diminuição do gozo da coisa locada, haverá lugar a uma redução da renda ou aluguer proporcional ao tempo da privação ou diminuição e à extensão desta, sem prejuízo do disposto na secção anterior.
    2. Mas, se a privação ou diminuição não for imputável ao locador nem aos seus familiares, a redução só terá lugar no caso de uma ou outra exceder um sexto da duração do contrato.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
    nao percebo o ponto 2
    o que eu entendi foi isto: se o locador (senhorio) nem os seus familiares nao estiverem relacionados com essa privação ou diminuição entao essa reduçao só terá lugar apos decorrer 1/6 do termo do contrato.
    é isso?
    e depois o que se quer dizer com "no caso de uma ou outra"? quem é a uma e a outra?

obrigado.

PS: desculpem a pergunta talvez ser um pouco retrograda mas as vezes fico baralhado com essas frases da legislaçao que usam expressoes e palavras a meu ver um bocado complicadas/pouco usadas no dia a dia
  2.  # 2

e la se diz ainda " secção anterior", o que se refere isso? ao artigo 1039?
  3.  # 3

.
  4.  # 4

Colocado por: zizuri
    nao percebo o ponto 2
    o que eu entendi foi isto: se o locador (senhorio) nem os seus familiares nao estiverem relacionados com essa privação ou diminuição entao essa reduçao só terá lugar apos decorrer 1/6 do termo do contrato.
    é isso?

Entendeu bem. É isso .

e depois o que se quer dizer com "no caso de uma ou outra"? quem é a uma e a outra?

Quer dizer, que uma ou outra, estão abrangidas. É o mesmo que dizer, senhorio e inquilino envolveram-se à porrada, no caso, um e outro ficaram feridos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zizuri
  5.  # 5

Colocado por: zizuri
    é isso?

Essa redução só terá lugar se a privação/diminuição tiverem duração superior a 1/6 do contrato.

Uma é "a diminuição do gozo da coisa locada" , a outra é "a privação do gozo da coisa locada."
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zizuri

0.0108 seg. NEW