Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Hello.
    Estou de momento a preparar o meu regresso a Portugal pois quero os meus filhos perto da familia, eu sei que não é a altura ideal mas quando o é.
    Estou a vender a minha casa aqui em Inglaterra e estou a ver o que vou comprar em Portugal mas eu vejo preços que na minha opinião estão fora da realidade.
    A zona de onde sou nunca foi barata mas vejo preços que não acho de todo adequados com os ordenados que se ganham em Portugal, a não ser que em Portugal sejam todos ricos ou as pessoas a pagar estes preços estão a caminhar para o abismo.

    As zona em questão são Ermesinde, Alfena, Aguas Santas, já para não falar em Matosinhos onde a minha mãe mora. Não se compra um apartamento por menos de 200 mil (em bom estado), vejo apartamentos com mais de 15 anos por 250 mil. Casas T3 de banco cheias de humidade pois ha muito tempo fechadas, e sabe se la que outros problemas por 300 mil. Até casas que diz "para restauro total" por mais de 150 mil. Já para não falar em terrenos, 200m2 100mil mínimo ou as casas para cima de 500 mil. Claro que não estou a ser muito preciso mas fica ai a ideia.

    As minhas perguntas são:
    É Portugal um pais rico?
    Maioria mente nos rendimentos que tem?
    Ou as pessoas andam toadas com a a corda ao pescoço?
    • Sira
    • 10 julho 2020

     # 2

    Acho que é a terceira hipótese. Já há vários anos que o preço das casas está claramente desfasado dos rendimentos médios. E infelizmente não vejo que isso vá mudar num futuro próximo.
    Concordam com este comentário: f-barros
    • size
    • 10 julho 2020

     # 3

    Colocado por: f-barros
    As minhas perguntas são:
    É Portugal um pais rico?
    Maioria mente nos rendimentos que tem?
    Ou as pessoas andam toadas com a a corda ao pescoço?


    Por curiosidade, comparando com os valores do imobiliário em Inglaterra, em média, que percentagem diferem com imóveis equivalentes em Portugal ?

    O problema em Portugal, não estará no valor dos imóveis para habitação, mas sim no baixo nível da média dos rendimentos dos seus cidadãos
    Concordam com este comentário: econom.pedro
  2.  # 4

    Em Portugal as areas das habitações,são maiores ou menores que em inglaterra ( em média)?
  3.  # 5

    Colocado por: f-barrosHello.
    Estou de momento a preparar o meu regresso a Portugal pois quero os meus filhos perto da familia, eu sei que não é a altura ideal mas quando o é.
    Estou a vender a minha casa aqui em Inglaterra e estou a ver o que vou comprar em Portugal mas eu vejo preços que na minha opinião estão fora da realidade.
    A zona de onde sou nunca foi barata mas vejo preços que não acho de todo adequados com os ordenados que se ganham em Portugal, a não ser que em Portugal sejam todos ricos ou as pessoas a pagar estes preços estão a caminhar para o abismo.

    As zona em questão são Ermesinde, Alfena, Aguas Santas, já para não falar em Matosinhos onde a minha mãe mora. Não se compra um apartamento por menos de 200 mil (em bom estado), vejo apartamentos com mais de 15 anos por 250 mil. Casas T3 de banco cheias de humidade pois ha muito tempo fechadas, e sabe se la que outros problemas por 300 mil. Até casas que diz "para restauro total" por mais de 150 mil. Já para não falar em terrenos, 200m2 100mil mínimo ou as casas para cima de 500 mil. Claro que não estou a ser muito preciso mas fica ai a ideia.

    As minhas perguntas são:
    É Portugal um pais rico?
    Maioria mente nos rendimentos que tem?
    Ou as pessoas andam toadas com a a corda ao pescoço?



    E voçê acha que Portugal é um país de terceiro mundo ?
  4.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasEm Portugal as areas das habitações,são maiores ou menores que em inglaterra?


    O dobro e o triplo opara não falar na legislação . Ms as pessoas olham para os preços se formos meter ermesinde no mesmo patamar que o uma cidade da periferia de Londres 40/50 km ele compra por 200 mil uma barraca com 1 quarto
  5.  # 7

    Colocado por: size

    Por curiosidade, comparando com os valores do imobiliário em Inglaterra, em média, que percentagem diferem com imóveis equivalentes em Portugal ?

    O problema em Portugal, não estará no valor dos imóveis para habitação, mas sim no baixo nível da média dos rendimentos dos seus cidadãos


    De Londres para baixo são as zonas mais caras onde na zona que estou South East o preço médio são 375k. No Norte em contraste são 175k portanto compra-se uma casa mais barata em Inglaterra do que em Portugal todo. Claro a outros fatos a ter em consideração, por exemplo no norte ganha-se menos mas não tanto assim. Londres a conversa é outra que nem vale a pena falar.

    Mas por exemplo, vendi agora a casa de 3 quartos que vivo em Worthing (zona muito apetecível pois e costeira) por 300 mil libras (não é todo meu, quem dera), tem garagem numa zona tipo fechada com jardins. São pequenas mas serve. O apartamento T2 anterior vendi por 230 mil.
    Portanto tem uma ideia dos preços e para por as coisas em perspetiva um ordenado chega para despesas fixas e sobra.
  6.  # 8

    Colocado por: f-barros

    De Londres para baixo são as zonas mais caras onde na zona que estou South East o preço médio são 375k. No Norte em contraste são 175k portanto compra-se uma casa mais barata em Inglaterra do que em Portugal todo. Claro a outros fatos a ter em consideração, por exemplo no norte ganha-se menos mas não tanto assim. Londres a conversa é outra que nem vale a pena falar.

    Mas por exemplo, vendi agora a casa de 3 quartos que vivo em Worthing (zona muito apetecível pois e costeira) por 300 mil libras (não é todo meu, quem dera), tem garagem numa zona tipo fechada com jardins. São pequenas mas serve. O apartamento T2 anterior vendi por 230 mil.
    Portanto tem uma ideia dos preços e para por as coisas em perspetiva um ordenado chega para despesas fixas e sobra.



    E esta a 2 horas da capital pela A24 , se for pelas M nem se fala , o que vale é ter agua caso contrario quem ia para la ?
  7.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasEm Portugal as areas das habitações,são maiores ou menores que em inglaterra ( em média)?


    Menores mas em Portugal come-se com os olhos e as casas são construídas como se fossemos todos ricos. Vivo numa casa de 3 quartos casa de banho em baixo e em cima. Sala de estar, jantar e cozinha. So tem 90 m2 , 45 por piso. Sim não e grande mas também não esta longe daquilo que considero ideal.
    Claro também tem casas grandes mas para outros valores.
  8.  # 10

    Colocado por: f-barrosAs minhas perguntas são:
    É Portugal um pais rico?
    Maioria mente nos rendimentos que tem?
    Ou as pessoas andam toadas com a a corda ao pescoço?
    Diga isso ao pessoal que aqui pelo forum a defender que a habitação em Portugal não é nada cara comparada com outros países da Europa.

    Obviamente que um país que tem um salário médio de 850 euro/brutos no privado e 1000 eur no público, não pode ter um preço de habitação média a 1230 eur/m2 quando construção e mais de 2000 eur/m2 quando se compra. Isto anda tudo pela hora da morte em termos de preço devido a capital estrangeiro, especulação de preços e interesse do estado em manter assim os preços, pois que dá muitos impostos.

    Portanto a opção tem sido ou paga uma renda que não consegue suportar,ou faz um empréstimo para comprar um apartamento super-inflacionado, mas como o paga a 40 anos, vai conseguindo pagar por agora.

    Boa sorte no regresso
    Concordam com este comentário: f-barros, Sira, buraburamono, Vítor Magalhães
  9.  # 11

    Colocado por: M.....


    E esta a 2 horas da capital pela A24 , se for pelas M nem se fala , o que vale é ter agua caso contrario quem ia para la ?


    Como disse fica a 2 horas da capital, embora de comboio menos e muita gente mora mais para sul e viaja para Londres todos os dias. Também são zonas com menos violência, mais sol, Brighton é super movimentado e uma cidade muito interessante, Worthing é plano o que é para reformados, tem o South downs para quem gosta de verde, tem água e muita pois é uma ilha, etc.
  10.  # 12

    Colocado por: size
    O problema em Portugal, não estará no valor dos imóveis para habitação, mas sim no baixo nível da média dos rendimentos dos seus cidadãos
    O problema é que o valor dos imóveis deveria evoluir em função da evolução do rendimento médio. Se assim não é, obviamente que o valor dos imóveis para habitação estão elevados.
  11.  # 13

    É tudo uma questão de localização se morar a ~100km de Lisboa consegue casas a metade dos preços que falou e em frente ao mar também.

    Bom regresso!
    • PoisÉ
    • 10 julho 2020 editado

     # 14

    Colocado por: f-barrosÉ Portugal um pais rico?
    Maioria mente nos rendimentos que tem?
    Ou as pessoas andam toadas com a a corda ao pescoço?

    Seja bem vindo ao país do absurdo.

    O pessoal português compra com base na prestação ao banco, não com base no preço das casas.
    Essa é a melhor explicação que lhe posso dar.
    Como as taxas de juro de referência estão negativas, voilá.
    Em 1990 por 500€/mês comprava uma casa de 50.000€, hoje compra uma de 200.000€.

    Por outro lado, dois factores influenciaram o preço, que levou tudo a subir e a obrigar os portugueses a comprar o que há pelo que preço que podem.
    Os expatriados e o alojamento local.
    Os expatriados vêm lá do país deles, a reboque de um país maravilha anunciado como tal em todos os cantos do mundo e como têm um poder de compra superior, pagam o que para nós não vale, além de terem uma isenção de IRS durante 10 anos que lhes paga a casa totalmente.
    Depois, o alojamento local (AL) tem (tinha) taxas de rentabilidade brutais e como tal, podia pagar acima do mercado. Entretanto, os proprietários (de AL) descobriram o factor "escala", perceberam que com o mesmo trabalho podiam quintuplicar o lucro e desataram a comprar tudo o que encontravam.

    Acresce que qualquer imobiliária recebe 5% pela venda, pelo que tem todo o interesse em inflacionar os preços, e que o estado recebe mais em impostos (IMI e IMT) quanto mais cara for a casa.

    Depois, é a ganância dos vendedores a funcionar. Ouvem que o vizinho vendeu por x, então acham que a deles vale x+y e não querem menos que isso. Qualquer ruína custa 100.000€, qualquer apartamento central ou moradia nos arredores, 300.000€.

    Os bancos não oferecem alternativas de investimento seguro, os depósitos a prazo não pagam nada e os aforradores estão escaldados com BES, PT e outros escândalos.

    E é isto.
    Na minha opinião, é por causa de todos estes factos que as casas estão ao preço que estão.

    Se é sustentável? Não sei, não faço ideia mas, é o que temos.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, Sira, fredcunha, buraburamono, desofiapedro, pedrovil
    Estas pessoas agradeceram este comentário: f-barros
    • size
    • 10 julho 2020

     # 15

    Colocado por: HAL_9000O problema é que o valor dos imóveis deveria evoluir em função da evolução do rendimento médio. Se assim não é, obviamente que o valor dos imóveis para habitação estão elevados.


    E como é que um empreiteiro/construtor conseguiria construir um prédio com tal efeito, (compatível com os rendimentos), quando tem que adquirir todos os materiais e equipamentos a incorporar, a preços fora do seu controlo ?
  12.  # 16

    Colocado por: JoelMisto raramento acontece, principalmente nas capitais.
    O autor do tópico, falou em zonas periféricas do Porto.

    Colocado por: JoelMPor aqui os imóveis valorizam entre 4 e 7% ao ano... nunca um salário acompanha essa evolucao!
    Sim eu sei, mas também nem todos os imóveis têm uma valorização dessas. A questão é que idealmente um casal com 2 ordenados médios, deveria conseguir ter um filho e pagar uma habitação sem ter a corda ao pescoço. O que vemos são pessoas a ter filhos depois dos 35 por motivos económicos e mesmo assim muitas vezes continuam em casa dos pais.
    De qualquer forma falava numa situação teórica ideal. Não tenho contudo qualquer solução para o problema, resta-me vincar que o problema existe e esperar que algum economista no governo venha com uma solução original. Simplesmente enquanto proprietário, tenho interesse em que a valorização do imobiliário seja superior à do rendimento, pensando em termos sociais, essa valorização é incomportável e agrava-se em situações de crise.
  13.  # 17

    Colocado por: PoisÉ
    Seja bem vindo ao país do absurdo.

    O pessoal português compra com base na prestação ao banco, não com base no preço das casas.
    Essa é a melhor explicação que lhe posso dar.
    Como as taxas de juro de referência estão negativas, voilá.
    Em 1990 por 500€/mês comprava uma casa de 50.000€, hoje compra uma de 200.000€.

    Por outro lado, dois factores influenciaram o preço, que levou tudo a subir e a obrigar os portugueses a comprar o que há pelo que preço que podem.
    Os expatriados e o alojamento local.
    Os expatriados vêm lá do país deles, a reboque de um país maravilha anunciado como tal em todos os cantos do mundo e como têm um poder de compra superior, pagam o que para nós não vale, além de terem uma isenção de IRS durante 10 anos que lhes paga a casa totalmente.
    Depois, o alojamento local (AL) tem (tinha) taxas de rentabilidade brutais e como tal, podia pagar acima do mercado. Entretanto, os proprietários (de AL) descobriram o factor "escala", perceberam que com o mesmo trabalho podiam quintuplicar o lucro e desataram a comprar tudo o que encontravam.

    Acresce que qualquer imobiliária recebe 5% pela venda, pelo que tem todo o interesse em inflacionar os preços, e que o estado recebe mais em impostos (IMI e IMT) quanto mais cara for a casa.

    Depois, é a ganância dos vendedores a funcionar. Ouvem que o vizinho vendeu por x, então acham que a deles vale x+y e não querem menos que isso. Qualquer ruína custa 100.000€, qualquer apartamento central ou moradia nos arredores, 300.000€.

    Os bancos não oferecem alternativas de investimento seguro, os depósitos a prazo não pagam nada e os aforradores estão escaldados com BES, PT e outros escândalos.

    E é isto.
    Na minha opinião, é por causa de todos estes factos que as casas estão ao preço que estão.

    Se é sustentável? Não sei, não faço ideia mas, é o que temos.
    Concordam com este comentário:JoelM
    Estas pessoas agradeceram este comentário:f-barros


    Excelente comentário.

    5% para as agências wow, a minha agência cobrou 0.9%, não digo mais nada.

    Não quero parecer que me estou ou me vou queixar de Portugal, pois eu sei para o que vou e estou fazê-lo pelos meus filhos porque se fosse por mim não sei não.
    Concordam com este comentário: Sira
  14.  # 18

    Com o tombo que isto vai dar, espere mais um pouco!
  15.  # 19

    Colocado por: sizeE como é que um empreiteiro/construtor conseguiria construir um prédio com tal efeito, (compatível com os rendimentos), quando tem que adquirir todos os materiais e equipamentos a incorporar, a preços fora do seu controlo ?
    O maior ou menor ordenado dos seus trabalhadores faz variar o preço da obra, aí não haverá problema de ajustar um ao outro.
    Quanto ao preço dos materiais não me quer atirar areia para os olhos e dizer que o tijolo/areia/betão/aço aumentaram no seu global o preço em 40% em relação a 2014, quando o preço da empreitada teve esse aumento pois não?

    Que os empreiteiros aumentem a margem quando a procura é muita é legitimo, que hoje em dia construamos casas com muito mais conforto e isso tem um preço também é legitimo. Agora explicar que uma casa com 350 m2 em 2005 se construía por 65 mil eur(iva incluido) e eu hoje em dia para fazer 270 m2 tenho de pagar mais de 200k é que eu não entendo. Note agora: em 2005, ainda adolescente, nas férias tinha um ordenado de 1200 limpos, já em 2014 com mestrado numa área com empregabilidade a rondar 90% estive a ganhar 650 limpos. Eu não sou economista, por isso agradecia se alguém me conseguir explicar isto apenas com a variação do preço dos ordenados e matéria prima. Obviamente que existe especulação.

    Edit: Excelente a explicação dada pelo PoisÉ. Agora n me venham é com o preço da matéria prima.
  16.  # 20

    Colocado por: 21papaleguasCom o tombo que isto vai dar, espere mais um pouco!


    Futurologia??

    A julgar pelos que dizem para esperar, nunca se compravam casas.
    Concordam com este comentário: M.....
 
0.0241 seg. NEW