Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 661

    Colocado por: RUIOLIF. Santos, já sabemos que o conforto é bom, que tal os consumos do PRE?

    Pra semana coloco dados. Estou esta semana sempre com as mesmas configurações para poder ter algum histórico real de consumo.
    Neste momento tenho um consumo efetivo para um WC, 8m2, a rondar os 5KW/h. Com este aquecimento e a VMC a trabalhar, que gasta por volta de 60W/h, a casa mantém-se entre os 17/21 graus.

    A recuperação de calor da VMC é algo surpreendente mesmo. Por volta da meia noite de hoje, com ar exterior a 5 graus e já sem o PRE ligado, estava a insuflar a 17/18 graus.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982, RUIOLI
  2.  # 662

    Colocado por: DR1982F.santos como é que conseguiu certificar a casa PH com caixilharia OS? :S

    DR, fiz a casa com as premissas da PH, mas não vai haver certificação.
    Muita coisa mudou desde do começo da obra, mas acho que a caixilharia em si não será o problema em termos de térmica, mas sem na estanqueidade do ar.

    Vou fazer o Blower Door Test, assim que finalizar alguns pormenores que estão a faltar no interior, e tenho a certeza que as maiores fugas que terei será nas duas caixilharias de correr, apesar de na prática do dia-a-dia não sentir que aquilo seja um problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Iko
  3.  # 663

    Colocado por: F.Santos
    DR, fiz a casa com as premissas da PH, mas não vai haver certificação.
    Muita coisa mudou desde do começo da obra, mas acho que a caixilharia em si não será o problema em termos de térmica, mas sem na estanqueidade do ar.

    Vou fazer o Blower Door Test, assim que finalizar alguns pormenores que estão a faltar no interior, e tenho a certeza que as maiores fugas que terei será nas duas caixilharias de correr, apesar de na prática do dia-a-dia não sentir que aquilo seja um problema.
    Essa é precisamente a questão, a influência que a caixilharia de correr, pela sua fraca estanquecidade tem no consumo geral da casa.
    É que ja se sabe que a caixilharia de correr é pior, nao sabemos é quanto em termos de €/consumo superior
  4.  # 664

    Colocado por: F.SantosVou fazer o Blower Door Test, assim que finalizar alguns pormenores que estão a faltar no interior, e tenho a certeza que as maiores fugas que terei será nas duas caixilharias de correr, apesar de na prática do dia-a-dia não sentir que aquilo seja um problema.

    Se me permite... pq vai fazer o teste?...
  5.  # 665

    Colocado por: gil.alvesSe me permite... pq vai fazer o teste?...

    Porque não há outra forma de testar a "qualidade" da estanqueidade. Além, no próprio teste pode se perceber onde estão as maiores fugas de ar e tentar corrigir, onde for possível.
  6.  # 666

    Colocado por: DR1982Essa é precisamente a questão, a influência que a caixilharia de correr, pela sua fraca estanquecidade

    Também não é isto assim tão ruim. Depende muito da escolha da série da caixilharia. Há diversas soluções.

    "Teoricamente" a série oculta da OS tem permeabilidade ao ar classe 4. Nos certificados dizem isto. Nas minhas cumprem? Acho que não.

    Testes de laboratórios para emissão e certificação são muito diferentes do que a prática. As empresas que fabricam janelas, não tem o mesmo rigor de fabricação para uma janela que é fabricada para testes de certificação. Temos que entender que são coisas diferentes, apesar dos certificados nos dizerem que são iguais.
  7.  # 667

    Colocado por: F.Santos"Teoricamente" a série oculta da OS tem permeabilidade ao ar classe 4. Nos certificados dizem isto. Nas minhas cumprem? Acho que não.

    Testes de laboratórios para emissão e certificação são muito diferentes do que a prática. As empresas que fabricam janelas, não tem o mesmo rigor de fabricação para uma janela que é fabricada para testes de certificação. Temos que entender que são coisas diferentes, apesar dos certificados nos dizerem que são iguais.
    Isto, isto dificulta ainda mais a coisa.
    Precisamente porque na Teoria, ou melhor, segundo os reaultados das marcas muitas series de caixilharia de correr cumprem os requisitos PH, na pratica é que na é diferente.
    No limite ate uma serie com certificação PH, se tiver algum erro de fabrico pode nao cumprir os requisitos
    Concordam com este comentário: F.Santos
  8.  # 668

    Colocado por: F.Santosfiz a casa com as premissas da PH, mas não vai haver certificação.


    Colocado por: F.SantosVou fazer o Blower Door Test


    Isto faz-me lembrar um amigo meu de faculdade que ia às aulas todas, fez os exames, trabalhos de grupo, provas, mas depois desistiu do curso no ultimo ano.

    Era um verdadeiro turista, andava ali pelo desporto e a passear.

    Moral da historia; qual o interesse de se sujeitar a esse circo todo se no final nao pede certificado?

    E se falhar o teste de estanquidade, vai arrebentar paredes ou janelas para corrigir as "correntes de ar"? Vai ganhar o quê em concreto ao fazer isso?
    Concordam com este comentário: gil.alves
    • RUIOLI
    • 5 novembro 2021 editado

     # 669

    Vão fazer o teste por causa disto...
    Concordam com este comentário: Fijosami, F.Santos
      38DF40E1-FBF5-40B2-B192-7FAF62100962.png
  9.  # 670

    Colocado por: F.Santos
    Também não é isto assim tão ruim. Depende muito da escolha da série da caixilharia. Há diversas soluções.

    "Teoricamente" a série oculta da OS tem permeabilidade ao ar classe 4. Nos certificados dizem isto. Nas minhas cumprem? Acho que não.

    Testes de laboratórios para emissão e certificação são muito diferentes do que a prática. As empresas que fabricam janelas, não tem o mesmo rigor de fabricação para uma janela que é fabricada para testes de certificação. Temos que entender que são coisas diferentes, apesar dos certificados nos dizerem que são iguais.

    Tem algum pormenor (ou foto) das soleiras das portas? Como resolveu em relação à estanquidade?
    Obrigado desde já.
  10.  # 671

    Colocado por: Nostradamus



    Isto faz-me lembrar um amigo meu de faculdade que ia às aulas todas, fez os exames, trabalhos de grupo, provas, mas depois desistiu do curso no ultimo ano.

    Era um verdadeiro turista, andava ali pelo desporto e a passear.

    Moral da historia; qual o interesse de se sujeitar a esse circo todo se no final nao pede certificado?

    E se falhar o teste de estanquidade, vai arrebentar paredes ou janelas para corrigir as "correntes de ar"? Vai ganhar o quê em concreto ao fazer isso?
    Concordam com este comentário:gil.alves
    Ah? Mas entao a grande vantagem das casas passivas sao a certificação ou a tabuleta na parede? :s
  11.  # 672

    Colocado por: DR1982Ah? Mas entao a grande vantagem das casas passivas sao a certificação ou a tabuleta na parede? :s


    Nao.

    O interesse é estourar 1000€ num blow test, só porque sim.

    Tal como o meu amigo que estourou na boa +15 mil euros aos pais para estudar só para provar a si mesmo que era capaz (ou nao).

    (voce quando quer, nao quer ler as entrelinhas)
  12.  # 673

    Colocado por: Nostradamus

    Nao.

    O interesse é estourar 1000€ num blow test, só porque sim.

    Tal como o meu amigo que estourou na boa +15 mil euros aos pais para estudar só para provar a si mesmo que era capaz (ou nao).

    (voce quando quer, nao quer ler as entrelinhas)
    Ora leia la para tras, se nao me engano o F.santos falou em bem menos que isso para o blow test, e tal como ele disse o objetivo é tentar corrigir onde for possível eventuais falhas. Claro que nao vai substituir as caixilharias mas se tiver outro furo algures se calhar até consegue reparar facilmente.
    Pelo menos entendi a coisa assim
    Concordam com este comentário: F.Santos
  13.  # 674

    Colocado por: NostradamusMoral da historia; qual o interesse de se sujeitar a esse circo todo se no final nao pede certificado?

    Não quero certificado porque não preciso dele para nada..... Pode ser num futuro distante, uma mais valia em caso de venda. Fora isto, não vejo mais valia neste certificado.

    Colocado por: NostradamusE se falhar o teste de estanquidade, vai arrebentar paredes ou janelas para corrigir as "correntes de ar"? Vai ganhar o quê em concreto ao fazer isso?

    Como já falei aqui anteriormente, eu acho que não vai passar por causa da estanqueidade das janelas de correr. Se o maior problema for este, tenho argumento para provar ao fornecer que aquilo não cumpre com os certificados emitidos. E ai, que fazemos depois? Não sei. Talvez uma troca de duas ou 3 caixilharias....pode ser.

    Tudo vai depender do resultado.

    Se forem coisas menores e fáceis de se resolver, porque não? Se tiver que arrebentar algumas coisas, que seja. Tudo depende do custo X benefício, mas para isto é preciso medir.
    Concordam com este comentário: JotaP, Paulo_Santos
  14.  # 675

    Colocado por: F.Santos5KW/h


    Por dia?
  15.  # 676

    Colocado por: Nostradamus

    Nao.

    O interesse é estourar 1000€ num blow test, só porque sim.

    Tal como o meu amigo que estourou na boa +15 mil euros aos pais para estudar só para provar a si mesmo que era capaz (ou nao).

    (voce quando quer, nao quer ler as entrelinhas)


    Portanto achar que um argumento nao o é... lançando outro não argumento :D

    Logicamente que o interessante de viver numa casa PH deve ser o conforto e não a placa... Logo, a pessoa procura chegar ao patamar, da forma que ele é possível de se aferir, digo eu...
    Concordam com este comentário: F.Santos
  16.  # 677

    Colocado por: F.SantosTalvez uma troca de duas ou 3 caixilharias....pode ser.
    Troca como? Por outra serie?
  17.  # 678

    Colocado por: DR1982Troca como?

    Não sei. Nem penso no problema enquanto ele não existe.

    Colocado por: DR1982Por outra serie?

    Outra configuração/tipo....há de se ver se for o caso.

    Exemplo. Estou arrependido das janelas de correr na suíte com as 2 folhas a abrir. Poderia ter sido um quadro fixo (metade da janela) e só a outra de correr. Só teria metade do problema com a estanquidade e a usabilidade seria a mesma pelo que percebo em 1 semana de casa. São escolhas que as vezes o coração fala mais forte que a razão no momento de comprar. Depois, no dia-a-dia acabamos vendo que não fazemos uso daquelas escolhas.

    Enfim, até fazer os devidos testes finais, com todos os pormenores que faltam na moradia.....tudo está 100%. :)
  18.  # 679

    Normalmente nos quartos só se usa a passagem ao fundo da cama. Eu acho que nos quartos ate se pode colocar de batente que nao ha grande prejuízo ao nivel da funcionalidade...
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  19.  # 680

    Alguns dados da VMC.....de 1 hora atrás.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI, SCCorreia
      Screenshot_20211105-214123_ComfoControl.jpg
      Screenshot_20211105-214134_ComfoControl.jpg
 
0.1806 seg. NEW