Iniciar sessão ou registar-se
    • Hugu
    • 15 julho 2020

     # 1

    Boas!

    Gostaria de pedir algumas sugestões para uma situação que surgiu na fase de projecto de uma moradia.
    O projecto estava a ser pensado tendo por base os desenhos de loteamento e um levantamento topográfico fornecido pelo vendedor. Esses desenhos representavam um declive na zona de implantação de cerca de 90cm.
    A casa foi portanto pensada para ter dois pisos acima do solo.
    No entanto, como não estava muito convencido das indicações dos desenhos, visto que no local dava a ideia de que o declive seria maior, decidi efectuar outro levantamento topográfico que confirmou o meu "feeling". Efectivamente o terreno tem um declive de 2,40m na zona de implantação.
    O técnico sugere-me manter o projecto e adicionar uma cave, ou deixar o piso -1 aberto. No entanto, não queria estar a fazer construções enterradas, uma vez que a zona é muito húmida, e tenho muitos exemplos dos problemas que isso pode vir a trazer nesta zona. Para além disso, o custo passou a ser substanciamente maior, e como tal um entrave.
    Estaria a pensar na hipótese de inverter organização dos pisos, isto é, passar os quartos (que estavm no piso 1) para o piso -1 e acompanhar o declive do terreno, mantendo portanto os 2 pisos, ao invés de adicionar outro. Para evitar a questão da construção enterrada, pensei em criar um corredor entre a parede de retenção e a parede do quarto, um pouco à semelhança desta sugestão de outro tópico.
    O que aconselhariam a fazer nesta situação, tendo em vista o controlo de custos e a tentativa de evitar construção enterrada?
    Muito obrigado!
  1.  # 2

    Tem de mastigar as soluções com o tecnico responsavel.. e digo-lhe já , que esse tecnico deveria ter tomado consciência que o lev. top não estaria bem e ter tomado a iniciativa de pedir novo levantamento.

    e como cada caso é um caso. essas decisões abrangem tantas coisas que é mesmo com o tecnico (será arquitecto?), que tem de simular. Não confiando... Arranje outro.
    • Hugu
    • 15 julho 2020

     # 3

    Muito obrigado pela resposta Pedro Barradas.
    A solução do técnico é a mais obvia, mas também mais dispendiosa, e sinceramente vai um pouco contra o que desejava.
    A minha consulta no forum ia no sentido de tentar obter outras sugestões ou opiniões, que podem estar a escapar-me, para poder levar ao técnico. Sei que esse deveria ser o seu trabalho, mas gostava de ir mais bem preparado para o confrontar com as minhas ideias.
    Já pensei em arranjar outro, mas ter de voltar a pagar pelo serviço deixa-me hesitante...
  2.  # 4

    Colocado por: HuguO que aconselhariam a fazer nesta situação, tendo em vista o controlo de custos e a tentativa de evitar construção enterrada?
    Muito obrigado!



    Novo projecto de arquitectura, nova abordagem.
    Concordam com este comentário: Sira, skypt
  3.  # 5

    Colocado por: Pedro Barradase digo-lhe já , que esse tecnico deveria ter tomado consciência que o lev. top não estaria bem e ter tomado a iniciativa de pedir novo levantamento.

    Ainda agora aqui ao lado se falava na (i) responsabilidade de alguns técnicos.
    Agora quem assume os custos do erro? O Dono de obra?
  4.  # 6

    A meu ver o técnico não tem qualquer culpa se o levantamento topográfico fornecido não está de acordo, visto que foi fornecido pelo dono de obra (por aquilo que percebi)
    É verdade que podia ter detetado o erro mas não é expectável que alguém passe por cima de um levantamento topográfico após uma simples visita ao terreno.
    • Sira
    • 15 julho 2020

     # 7

    Colocado por: HuguNo entanto, como não estava muito convencido das indicações dos desenhos, visto que no local dava a ideia de que o declive seria maior, decidi efectuar outro levantamento topográfico que confirmou o meu "feeling". Efectivamente o terreno tem um declive de 2,40m na zona de implantação.


    Realmente.. então o arquitecto não se apercebeu logo disso? Ou nem lá pôs os pés?
  5.  # 8

    Colocado por: helder121A meu ver o técnico não tem qualquer culpa se o levantamento topográfico fornecido não está de acordo

    Se o DO que não percebe nada de obra desconfiou, um técnico que faz disso profissão não desconfiaria tb?
    Existe uma coisa que se chama coordenação de projeto, é um termo que muita gente assina sem saber o que realmente quer dizer ...
    Concordam com este comentário: Sira
  6.  # 9

    Hugu

    iso foi uma sucessão de equivocos e com responsabilidades repartidas

    nunca mas nunca o levantamento topografico fornecido pelo vendedor deveria ser considerado á partida fidedigno, deveria sim ter sido aferido e verificado
    ai tanto o Hugu como o seu arquiteto falharam

    é por essas e por outras que nas minhas propostas defino muito bem que não incluo o LT, posso dar apoio ao tografo mas não faz parte da minha proposta, o LT é como se fosse um documento do terreno e é da responsabilidade do DO a veracidade do seu conteudo tal como a certidão da conservatória do registo predial
    Concordam com este comentário: Anonimo04102023
    • Hugu
    • 15 julho 2020

     # 10

    Muito obrigado a todos pelas respostas.
    Infelizmente houve efectivamente uma sucessão de equívocos. Eu confiei nos documentos do vendedor, e nunca imaginei que, tendo o loteamento sido aprovado na câmara, as medidas estariam tão desfasadas da realidade.
    No entanto, mais do que querer atribuir responsabilidades, neste momento gostaria de tentar perceber (em traços gerais) o que teria menos custos:
    1. aumentar um piso à casa, deixando a cave aberta,
    2. manter 2 pisos, e, para evitar a questão da construção enterrada, criar um corredor entre a parede de retenção e a parede dos quartos.
    Concordam com este comentário: nmex2
  7.  # 11

    Colocado por: HuguNo entanto, não queria estar a fazer construções enterradas, uma vez que a zona é muito húmida, e tenho muitos exemplos dos problemas que isso pode vir a trazer nesta zona.


    Colocado por: HuguEstaria a pensar na hipótese de inverter organização dos pisos, isto é, passar os quartos (que estavm no piso 1) para o piso -1 e acompanhar o declive do terreno, mantendo portanto os 2 pisos, ao invés de adicionar outro


    ou seja, não quer a cave porque é uma zona muito humida e quer colocar lá os quartos no sitio que não serve para a cave. Percebi bem?
    • Hugu
    • 15 julho 2020 editado

     # 12

    Pois, talvez não me tenha explicado bem, mas a ideia seria passar os quartos mas não os enterrar, deixando um espaço (túnel) entre a parede de retenção e o inicio dos quartos, como neste exemplo: https://forumdacasa.com/discussion/49353/9/terreno-inclinado-melhor-abordagem-casa-suspensa-ou-com-cave/
  8.  # 13

    Definitivamente a ideia desse arquitecto NÃO é olhar pelo seu bolso!
    Então está a sugerir uma cave com o tamanho do R/C (com um incremento de área) só para ocultar ou solucionar um declive? Isso é a solução mais fácil...mas a menos eco-friendly para a sua carteira!

    Mas esse desfasamento que sugere, criando um túnel e atirando o volume de baixo mais para a frente, não vai alterar a mancha de implantação que está proposta para o Loteamento?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hugu
  9.  # 14

    Colocado por: pauloagsantos



    ou seja, não quer a cave porque é uma zona muito humida e quer colocar lá os quartos no sitio que não serve para a cave. Percebi bem?



    Poupa no ar condicionado..👌




    Cave conte com mais 40k no orcamento
  10.  # 15

    Aqui com os daos que dispomos. não dá para opinar sobre absolutamente nada. pelo que remeto para estas ideias:

    Colocado por: Pedro Barradascomo cada caso é um caso. essas decisões abrangem tantas coisas que é mesmo com o tecnico (será arquitecto?), que tem de simular. Não confiando... Arranje outro.


    E

    Colocado por: Pedro BarradasNovo projecto de arquitectura, nova abordagem.
    Concordam com este comentário: marco1
    • Hugu
    • 15 julho 2020 editado

     # 16

    Agradeço as respostas, e concordo que terei de tentar uma nova abordagem, mas queria primeiro ter uma noção de custos, para ter a certeza do rumo a seguir.

    Colocado por: econom.pedro
    Mas esse desfasamento que sugere, criando um túnel e atirando o volume de baixo mais para a frente, não vai alterar a mancha de implantação que está proposta para o Loteamento?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Hugu


    Não será fácil, mas creio que poderá ser possível manter o volume de baixo dentro da área de implantação, uma vez que o piso dos quartos é mais pequeno que o piso 0, e ainda tinha uma pequena margem no projecto.
  11.  # 17

    Hugu,
    Isto funciona assim, o levantamento topográfico que forneceu ao arquiteto estava incorreto, ele realizou o estudo (com maior ou menor grau de detalhamento) com base nisso, neste momento sugeriu-lhe uma opção que, cumulativamente:
    - Dá menos trabalho ao técnico;
    - Dá-lhe uma cave a você;
    - Aumenta o custo total da obra;

    Tem a hipótese de reformular o projeto de arquitetura que seguramente aumentará o custo do projeto ou aceitar a proposta do arquiteto que aumentará o custo da obra e ao mesmo tempo lhe dará mais um espaço utilizável.

    Agora é pesar estas hipóteses e decidir, não sabemos o contrato que fez com o seu arquiteto, até pode ser que nem lhe cobre mais pela reformulação.

    Cumprimentos,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hugu
    • Sira
    • 15 julho 2020

     # 18

    O acesso ao lote é por onde? Pela rua "de cima"? Ou pode fazer a entrada pela zona de cota inferior?

    Pessoalmente não gosto da ideia de ter os quartos no piso do jardim, acho melhor que o acesso seja pelo piso social, já viu o que é estar na cozinha e querer ir lá fora grelhar um peixinho, ou estar de olho nos miúdos e precisar de ir ter com eles, e ter umas escadas pelo meio? Eu não gosto.
    • Hugu
    • 15 julho 2020

     # 19

    Colocado por: SiraO acesso ao lote é por onde? Pela rua "de cima"? Ou pode fazer a entrada pela zona de cota inferior?


    O acesso é pela zona de cota superior, portanto a "rua de cima".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sira
    • Sira
    • 15 julho 2020

     # 20

    Colocado por: HuguO acesso é pela zona de cota superior, portanto a "rua de cima".


    Pois era o que receava.. não tenho nenhuma ideia brilhante, gosto daquela imagem que partilhou do piso inferior afastado, com jeitinho se calhar até pode aproveitar para utilizar como estacionamento. Olhe não sei.. só sei que precisa aí de um bom técnico para o ajudar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hugu
 
0.0225 seg. NEW