Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Colocado por: callinas
    Não tenho vmc, foi opção, apenas tenho AMCI
    Se fosse hoje colocava VMC?
    • SMBS
    • 20 julho 2020

     # 122

    Mais molho...

    /Close
    • SrR
    • 20 julho 2020

     # 123

    Porrada nas claques ole ole 👏👏 oleeeeeee
  2.  # 124

    Colocado por: DR1982Se fosse hoje colocava VMC?
    Não , porque na minha casa corre sempre vento e tenho janelas do tamanho das divisões. É só abrir janela e tenho rapidamente o quarto arejado .
    Mas toda a gente deve colocar vmc
  3.  # 125

    Colocado por: DR1982Se fosse hoje colocava VMC?
    Não , porque na minha casa corre sempre vento e tenho janelas do tamanho das divisões. É só abrir janela e tenho rapidamente o quarto arejado .
    Mas toda a gente deve colocar vmc
  4.  # 126

    Isso nao é um pouco contraditório? :)
  5.  # 127

    Porque ?
    Que ar mais puro quer do que quem vive no meio de nada. Porque andar a passar ar por condutas e filtros, quando o ar do lado de lá da janela e puro.
    Na minha casa abre as janelas 10 minutos e renova todo o ar da mesma . O mesmo não acontece em construção mais normal com janelas mais pequenas.
    Por exemplo os quatros são de 4x3 e as janelas são 3x2,5.
    Concordam com este comentário: DR1982, jorgealves, jfsmoreira
    • DR1982
    • 20 julho 2020 editado

     # 128

    Disse que era contraditório por ter dito”mas toda a gente deve colocar VMC, quando na primeira parte do comentário diz que voce nao tem
    Necessidade, mas ja entendi porque disse isso
  6.  # 129

    Com os sistemas que há hoje não há motivo para instalar.
    A Vulcano tem sistema descentralizado , muito simples de instalar.
  7.  # 130

    Colocado por: callinasCom os sistemas que há hoje não há motivo para instalar.
    A Vulcano tem sistema descentralizado , muito simples de instalar.


    As janelas de correr ja fazem a função da VMC é verdade.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  8.  # 131

    Colocado por: M.....

    As janelas de correr ja fazem a função da VMC é verdade.
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021

    Nem por isso
  9.  # 132

    Percebi que, relativamente ao PRH a fazer frio, durante a noite (e à vezes até durante o dia) pode ser necessário abrir as janelas para auxiliar o arrefecimento, é isso?

    Fiquei um pouco perdido com a alternância sobre VMC :)

    Sem dúvida, as janelas permitem sempre alguma recirculação de ar (mais ou menos rapidamente, consoante o tamanho da janelas).

    No entanto, parecem haver algumas vantagens no VMC:
    - forçar a recirculação de ar
    - garantir recirculação na casa toda (eventualmente até em divisões que possam não ter janela)
    - mais prático do que ter de andar a abrir e fechar as janelas da casa toda (pode arejar a casa mesmo durante o dia quando não está ninguém)
    - os filtros não acho que sejam fundamentais, seja no campo ou até num meio mais urbano. No entanto, numa zona de campo, talvez possa aliviar caso alguém sofra de alergia?
    - Mantém as melgas e outra bicharada lá fora
    - Deixa de ser necessário dormir com janelas abertas (bichos a entrar, aquela mota a passar que se ouve a 2km e acorda a malta, um vento forte que se levanta durante a noite...)
    - A recirculação durante o dia (no período de "verão") não terá tanto impacto térmico. À noite, seria necessário que o VMC suportasse um bypass ao permutador, senão teria que se desligar e abrir as janelas (!)
    - Promove uma maior recirculação durante o período de inverno, quando não há muita vontade de abrir janelas, seja a que hora for, devido ao frio, e sem grande impacto térmico

    Como desvantagens vejo:
    - investimento inicial
    - manutenção/limpeza?
    - mais um ponto de falha que poderá trazer custos adicionais ao longo da vida da casa?
    - alturas onde o VMC não é necessário, pois já temos as janelas abertas por outros motivos.

    O que acham?
  10.  # 133

    Aproveito para fazer uma questão:

    Piso radiante com passo genericamente de 20cm (algumas zonas tem passo de 15 ou 10) a fazer arrefecimento, será possível? Considerando um imóvel com poucas necessidades energéticas.

    Obrigado!
    • Sira
    • 21 julho 2020

     # 134

    Colocado por: pguilhermePromove uma maior recirculação durante o período de inverno, quando não há muita vontade de abrir janelas, seja a que hora for, devido ao frio, e sem grande impacto térmico


    Principalmente por esta, quero pôr na minha. A questão do arejamento no inverno para mim é um problema, se tiver algo que me permita manter a qualidade do ar sem ter de abrir as janelas e sem deixar entrar o ar frio todo da rua, é uma enorme mais valia.
  11.  # 135

    Uma coisa é ventilação outra coisa e prh.

    Prh aquece e arrefecem. Não ventila a casa.
    Não misturar coisas.

    Com o prh a casa tem inércia térmica de forma a arejar a casa durante 15 minutos com -4 graus lá fora sem notar o arrefecimento.

    A
  12.  # 136

    Colocado por: callinasUma coisa é ventilação outra coisa e prh.

    Prh aquece e arrefecem. Não ventila a casa.

    Sim, claro.
    A relação do PRH com o VMC, foi no seguimento do seu relato de ter de abrir as janelas.
    Abrir as janelas para arrefecer a casa, implica obrigatoriamente circulação de ar. E circulação de ar já entra no âmbito de VMC. Não é?

    Colocado por: SiraPrincipalmente por esta, quero pôr na minha. A questão do arejamento no inverno para mim é um problema, se tiver algo que me permita manter a qualidade do ar sem ter de abrir as janelas e sem deixar entrar o ar frio todo da rua, é uma enorme mais valia.

    Pois, especialmente durante o inverno, a tendência é manter tudo fechado e, só por isso, a qualidade do ar vem por aí abaixo (humidade, dióxido de carbono, pó, outras contaminações...)
  13.  # 137

    Colocado por: pguilherme
    Sim, claro.
    A relação do PRH com o VMC, foi no seguimento do seu relato de ter de abrir as janelas.
    Abrir as janelas para arrefecer a casa, implica obrigatoriamente circulação de ar. E circulação de ar já entra no âmbito de VMC. Não é?

    Pois, especialmente durante o inverno, a tendência é manter tudo fechado e, só por isso, a qualidade do ar vem por aí abaixo (humidade, dióxido de carbono, pó, outras contaminações...)

    Colocado por: pguilherme
    Sim, claro.
    A relação do PRH com o VMC, foi no seguimento do seu relato de ter de abrir as janelas.
    Abrir as janelas para arrefecer a casa, implica obrigatoriamente circulação de ar. E circulação de ar já entra no âmbito de VMC. Não é?


    Pois, especialmente durante o inverno, a tendência é manter tudo fechado e, só por isso, a qualidade do ar vem por aí abaixo (humidade, dióxido de carbono, pó, outras contaminações...)


    Porque raio fui falar....
    Têm de ter VMC e/ou grelhas nas caixilharias, é obrigatório para cumprimento dos regulamentos em vigor. Falem com o vosso projetista, vejam o que está previsto no per-certificado.
  14.  # 138

    ??

    Boa sorte com as grelhas nos caixilhos
  15.  # 139

    O que o callinas está a querer dizer é que há diversas soluções para a mesma coisa
    No caso dele, poupou o € desses VMC de fluxo duplo e simplesmente abre as janelas, e o prh que tome conta da temperatura.
  16.  # 140

    Sim, percebi que foi uma opção poupar na VMC e, em vez disso, apenas abrir as janelas (tanto para circulação de ar como para auxilio ao arrefecimento)

    Tentei partilhar ideias com o intuito de ver outros pontos de vista e aprender com a experiência de outros utilizadores. Precisamente a tentar comprar diversas soluções para a mesa finalidade. Não funcionou.

    Mas pelo menos ficámos com um relato em primeira mão do comportamento de um caso de PRH para arrefecimento, que já me deu uma ideia do que poderia esperar de um sistema assim.
 
0.0390 seg. NEW