Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    ainda deu na TV á uns tempos que na suiça não se pode usar o autoclismo depois das 22:00 provavelmente deve ser numa zona especifica, lololol tava bem lixado não poder ir ao trono depois das dez
  2.  # 2

    http://sicnoticias.sapo.pt/vida/2013/02/06/leis-estranhas-em-varios-paises pensam k tou a dar tanga ora vejam la suas exelencias s nao é verdade
  3.  # 3

    Devido ao frio não devem poder fazer é ao ar livre.
    • ze79
    • 13 fevereiro 2013

     # 4

    Aqui por casa só tenho este de baixo da janela pois é a única ,o resto é portas ,mas o Rd esta logo ao lado;-(

    é a única foto que tenho deste ;-(
      mafalda 276.JPG
  4.  # 5

    O arquitecto esqueceu - se da janela
  5.  # 6

    A resposta à pergunta original deverá ser algo do género: "Em Portugal não deve fazer grande diferença colocar os radiadores debaixo da janela ou noutro local, coloque onde ficar melhor esteticamente."
  6.  # 7

    Colocado por: Sergio Rodriguesé verdade que não pode ir á retrete depois das 22:00 ai na suiça?

    Os meus sogros confirmam que a partir das 22:00 não podem puxar o autoclismo nos apartamentos. Agora ir ao wc claro que podem... Ainda tem esse hábito de não puxar o autoclismo à noite...
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
  7.  # 8

    sim o meus tios estão lá e dizem que não podem puxar (fazer barulho) com o autoclismo
    e tambem vi numa entrevista qualquer.
  8.  # 9

    Colocado por: Anonimo16062021De certeza que não deve de ser em toda a Suica,eu cá desconheço tal lei...também moro num apartamento..


    entao veja la se tem cuidado da proxima vez que for la depois das 22:00 e não faça muito barulho ainda lhe entre a policia de intervenção pelo WC dentro!!!
  9.  # 10

    Colocado por: Anonimo16062021Se for fêmea!!..na boa:-))


    femea com um bastão de meio metro na mão queria ver se era na boa!!!
    • ze79
    • 14 fevereiro 2013

     # 11

    E as algemas ?

    Deixava fora ou vs seria capaz de lhe dar uso e apimentar o arresto ;-))))))
    • ze79
    • 14 fevereiro 2013

     # 12

    ver filmes ,não participar neles é bem melhor ;-)

    se não aproveitarmos enquanto é possível mais tarde podemos nos arrepender ;-))))))))))
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  10.  # 13

    Já cá não vinha há uns dias e fiquei muito satisfeito de, entretanto, terem aparecido vários ilustres membros a dizer o mesmo que eu.
    É MAIS EFICAZ COLOCAR A FONTE DE CALOR DO LADO OPOSTO À FONTE DE FRIO.

    E também fiz um teste.
    Como estou todo o dia fora de casa, o meu apartamento só não está «um gelo» quando regresso à noite porque tenho vizinhos em cima e em baixo.

    Ao ligar o CONVECTOR junto à janela, CONFIRMA-SE que a troca de energia, graças a uma maior diferença de temperaturas, é "muito mais eficaz" (ETICS dixit). :-)

    Sabem o que isto quer dizer (e pude verificar)?
    É que, quando meto a mão 30cm acima do convector sinto, logo após alguns segundos, o ar quente a subir, Mas se puser a mão a DOIS METROS de altura o calor NUNCA MAIS LÁ CHEGA. Isto é, a convecção não se está a fazer!

    E isto deve-se ao facto de o calor ser TROCADO (isto é, PERDIDO) muito rapidamente diante da janela e não haver ar quente em quantidade suficiente para subir até ao tecto. Além disso, como há MAIS ar frio diante da janela e este é mais pesado que o ar quente, o início da convecção é retardada pelo PESO do ar diante da janela.

    Ao contrário, se puser o convector na parede oposta, ao fim de alguns segundos sinto o calor a 2m de altura. Isto é, a convecção (ou, se quiserem, o «varrimento») inicia-se muito mais rapidamente.

    Relativamente ao «conforto», a única coisa que poderei dizer é que NUNCA NA VIDA haverá uma temperatura absolutamente uniforme num quarto ou sala com uma janela em que o vidro está gelado (*). Portanto, é energéticamente mais eficaz colocar o convector na parede oposta à janela, a convecção ("varrimento") é mais eficaz, e a homogeneidade será maior (maior, mas nunca absoluta) e feita mais rapidamente.

    Em contrapartida, há a questão de «falta de radiação» na zona da janela. Mas, a menos que estejamos dispostos a gastar balúrdios a aquecer um vidro (e estamos a falar de eficiência energética...), ou se a janela for mais larga que o radiador (*), isto ocorrerá sempre.

    (*) imaginem situações em grande: temperatura do vidro a -10.ºC conforme preconizado pelo DiasBorges, e janelas com 2,40m de largura como por aqui tenho.

    Colocado por: alexmbraBom, eu resolvi testar e comprei uma daquelas placas tipo econoheat de 425w para ver se valia alguma coisa.
    E com temperaturas abaixo de 5 graus lá fora, tenho tido o quarto aquecido entre 21, 22 graus.
    A empresa que vende este produto aconselha a não o colocar debaixo de janelas ou paredes exteriores, como podem ver na imagem abaixo. Mas de qualquer maneira, eu testei debaixo da janela e realmente o quarto não aquecia nada de jeito. Mudei para uma parede interior como mostra na foto e o quarto já aquece bem melhor. Por isso, nada melhor como testarmos as coisas. ;)

    Colocado por: chapA força do hábito tem normalmente associada sabedoria, agora o que é estranho é que a maioria dos que defenderam a colocação dos radiadores debaixo da janela não apresentaram argumentos do ponto de vista técnico convincentes. Apenas dizem que tem de ser assim por toda a gente os coloca desta forma. (....) colocando o radiador no ponto mais frio (parede exterior e com janela) é inegável que as perdas vão ser maiores uma vez que estamos constantemente a perder energia a aquecer uma superfície mais fria por estar em contacto com o exterior

    Colocado por: dfserraÉ verdade que ao colocar por baixo da janela boa parte do ar quente arrefece rapidamente, e gera-se menos convecção para o resto da divisão,(...)
    Imaginemos hipoteticamente que temos uma divisão em que o calor perde-se essencialmente pela janela. Imaginemos que tendo em conta uma dada temperatura exterior, obtemos uma temperatura de equilíbrio de 20 graus tendo ligado um aquecedor de 2kw, logo está-se a perder pela janela 2Kw.
    Ao colocar o aquecedor por de baixo da janela, todo o calor do aquecedor vai-se perder pela janela, e a sala fica a 20 graus, temperatura de equilíbrio.
    Se colocarmos o aquecedor no lado oposto, vamos ter 21 graus nesse lado, 19 junto à janela, tendo uma média de 20 graus. Os 2kw são libertados para a divisão, mas perdem-se 2kw pela janela.
    Eu disse contudo que colocar os aquecedores no lado oposto é um pouco mais eficiente. Isto porque se a temperatura junto à janela é de 19, então as perdas pela janela são menores do que a 20 graus, logo, colocando o aquecedor longe da janela teremos por exemplo uma temperatura de 21,3 junto a este, 19,3 na janela e 20,3 de média.

    Colocado por: MonteiroArgumentos técnicos que foram mais usados:
    -Os nórdicos fazem assim, vejam as fotos.
    Neste momento os nórdicos, instalam chão radiante, se quiserem fotos de radiadores metidos em autenticos cacifros decorativos também se arranjam, e não, não é verdade que os nórdicos colocam sempre os radiadores nas paredes mais frias e debaixo das janelas, pelo menos nos últimos 20 anos, eles por norma são pragmáticos.
    -O frio entra pela janela. Pelo vidro? A radiação "fria" não existe, o frio que se sente face ao vidro, é a ausência de calor, para ser correcto "ausência de radiação".
    Energeticamente falando, a solução mais eficiente é com os radiadores longe das janelas, e das paredes mais frias.
    Em termos de conforto, a melhor solução será sem duvida debaixo das janelas, porque quem circular no compartimento, não vai detectar a ausência de radiação de uma determinada zona.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
    • z1979
    • 25 fevereiro 2013

     # 14

    Mas que guerra pra aqui , já chegaram a uma conclusão onde colocar os radiadores ?
  11.  # 15

    Colocado por: z1979Mas que guerra pra aqui , já chegaram a uma conclusão onde colocar os radiadores ?

    Depois de muita lampreia e chanfana(*) devidamente acompanhadas, resolvemos que a melhor solução é fornecer aos donos dos apartamentos uns convectores portáteis, com rodinhas , e eles que os metam onde lhes apetecer! :-)

    (*) ver no tópico sobre o almoço do FdC.
    Concordam com este comentário: eu, nandogonca, pc ferreira, jorgealves, Anonimo18072022B
    • z1979
    • 26 fevereiro 2013

     # 16

    mas la no almoço não tínhamos chegado a conclusão que era tudo o mesmo ;-))))
  12.  # 17

    Colocado por: z1979mas la no almoço não tínhamos chegado a conclusão que era tudo o mesmo

    a única conclusão unânime no almoço, foi que quer a lampreia quer a chanfana estavam excelentes.
  13.  # 18

    E os doces, não se esqueçam dos doces.
  14.  # 19

    Colocado por: LuisPereiraMelhor sitio é sem dúvida por baixo das janelas que são o ponto de fuga do calor e entrada do frio! Veja as casas dos paises frios, pesquise no google e veja onde estão os radiadores! Inventar a roda para quê?
    Desenterrando o tópico. O melhor local é por baixo das janelas, ou junto ás mesmas se forem de sacada, certo. E relativamente ás cortinas, podem estas ficar colocadas à frente dos radiadores? é que só agora me surgiu a questão
  15.  # 20

    Colocado por: HAL_9000Desenterrando o tópico. O melhor local é por baixo das janelas, ou junto ás mesmas se forem de sacada, certo. E relativamente ás cortinas, podem estas ficar colocadas à frente dos radiadores? é que só agora me surgiu a questão


    Se for janela de sacada não vai colocar a cortina em frente ao radiador, porque o radiador fica ao lado. Se for janela normal eu não colocava cortinas, ou a colocar metia apenas até ao parapeito da janela ou então blackout :)
 
0.0271 seg. NEW