Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, peço desculpa mas sou completa desconhecedora deste tema. Remodelei um edifício antigo de 4 andares na zona histórica de Braga, com projetos de especialidades aprovados (Eléctrico e Aguas) pela Câmara Municipal. Concluída a remodelação o comprador do mesmo está a solicitar Certificação das instalações Eléctricas / ITED.
    Quem me pode emitir ? Qual é a responsabilidade de electricista que fez toda a instalação electrifica, bem como a empresa que contratei para fazer desde o projecto a todas as obras feitas naquele edifício? Não deveria essa empresa saber que este documento era necessário? Qual o custo médio deste certificado?
    Qualquer informação será muito útil para mim, por isso sou desde já muito grata a quem possa ajudar.
    Obrigada.
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

3.  # 2

Deve aconselhar-se com o eng. Electrotoecnico que lhe fez os projectos.
    Concordam com este comentário: rial089
  4.  # 3

Boa tarde.
    A certificação das instalações eléctricas é feita por uma entidade externa (por exemplo ISQ, LIQ, ...), de modo a verificar se a instalação cumpre com o projecto e com as regras técnicas.
    O mesmo acontece para o ITED.
    Geralmente estas inspecções são pedidas por quem fez a instalação, dado que tem de emitir um termo de responsabilidade pela execução.
    O custo depende da tipologia e potência prevista para o edificio (um edificio unifamiliar ronda os 65€ para a vistoria de electricidade e 150€ para a vistoria ITED).

5.  # 4

Não existe certificação da instalação ITED. O que existe são ensaios à instalação.
    O instalador pode fazer os ensaios e elaborar o REF (Relatório de Ensaios e Funcionalidade).
    Junto com o REF deve estar o Termo de Responsabilidade do instalador.

De qualquer forma:
    Colocado por: Pedro BarradasDeve aconselhar-se com o eng. Electrotoecnico que lhe fez os projectos.
  6.  # 5

Muito obrigada, foi uma excelente ajuda.
    O projecto eléctrico aquando das especialidades foi feito por um Eng. Electrotécnico, que não voltou a ser envolvido durante a fase de construção.
    A instalação eléctrica foi feita por um eletricista que não sei se tem alguma capacidade de certificação.

Se eu quiser solicitar um orçamento alternativo que entidade deve contatar? A potencia vai passar de 10,..KVA para 48,88 KVA.
    Que conselho me podem dar :)

Muito Obrigada.
    Ana Aires
  7.  # 6

Colocado por: Ana AiresQue conselho me podem dar :)

QUESTIONAR O PROJECTISTA DA INSTALAÇÃO ELECTRICA. Aconselhe-se com ele, maruqe um avisita na obra com ele e o electricista responsável.
    Caramba.
  8.  # 7

Se não foi cumprido o projecto, mais uma razão para ter de chamar o projectista....
  9.  # 8

O electricista teve de fazer a instalação de acordo com o projecto.
    No fim, tem de assinar um termo de responsabilidade pela execução da obra, e pedir a respectiva certificação (por exemplo ISQ, LIQ, ...).
  10.  # 9

Vai passar a potência para 48,88kVa porque razão?

Colocado por: Ana AiresA potencia vai passar de 10,..KVA para 48,88 KVA.
  11.  # 10

Porque é um edifício com 4 habitações, pelo que entendi...
  12.  # 11

Sim, mas o que me deu a entender é que uma mas fracções passava de 10 para 48,88.
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">