Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    estou a construir casa e optei por uma espécie de open space nas áreas comuns,
    preocupa-me um pouco a exaustão da cozinha :(
    disseram-me que os extractores serião bastante melhores (mais potentes) que os exaustores
    preciso de opiniões sobre o assunto

    nota: em termos estéticos não tenho grandes exigências, pois acho que qualquer uma das soluções poderia ficar integrada no armário por cima da banca.
    • Ed-l
    • 27 outubro 2009

     # 2

    caro ouriça
    Cozinha em open-space penso que não é permitido em novas construções. Quanto á sua dúvida coloque um sistema que seja silencioso e potente m3/h pois não é muito agradável o cheiro a assado por toda a casa e estar no sofá a ouvir o barulho do exaustor no máximo ainda pior
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrodasilva82
  2.  # 3

    como assim?
    não é mesmo permitido? há muitas coisas que não nos deixam fazer, mas dessa não sabia...
    não sou a única pessoa que gosta de espaços amplos e de poder ter a cozinha aberta para a sala e apenas com algumas paredes divisórias que "escondam" do acesso directo da porta de entrada. Não é possível?

    a minha cozinha é um pequeno espaço num canto da casa, tem uma ligação ao hall através de uma porta de correr com1,2m e ligação à sala também através de porta de correr com quase 3m.
    inicialmente tinhamos pensado em não colocar portas, depois decidimos colocá-las e agora voltamos a decidir em não as colocar (a porta da sala ia por agora ficar um bocado cara).
    o acesso ao piso de cima é feito por umas escadas (óbvio-lol) sem que se passa por nenhuma porta, daí a minha preocupação tentar colocar um bom sistema de exaustão na cozinha para não ficar com a casa a cheirar a comida o tempo inteiro :)

    entre exaustores e extractores ainda não sei muito bem :/
    quais são os valores de referência para os níveis de ruído e de potência?
    •  
      FD
    • 28 outubro 2009

     # 4

    Só para confirmar...

    Isto é um extractor:

    extractor

    E isto é um exaustor:

    exaustor

    Certo?
  3.  # 5

    Ter a cozinha ligada directamente à sala pode dar uma fotografia muito gira, mas no dia a dia (se cozinhar regularmente), não tenho dúvidas que se vai arrepender. É que não tenho mesmo...
    Quando fizer assim uns fritos, e uns refogados, e a sua sala ficar a TRESANDAR a esses cheiros, assim como todas as vossas roupas, vai acreditar no que lhe digo.
    Agora se a sua cozinha for mais ou menos para "enfeitar" e para fazer umas sandochas... ;)
  4.  # 6

    Também me preocupa a exaustão/extração na cozinha.
    Tenho no apartamento um exaustor e, digamos, não sei se o melhor é usá-lo ou não.
    E porquê? Faz bastante barulho, o fumo e cheiros não são todo extraídos, os filtros estão sempre sujos, as ventoinhas já estão a ficar com gordura .... ....

    Enfim, é um mal necessário.

    Em pesquisas pela net, descobri que há umas soluções interessantes, extractores em condutas.
    Basicamente é colocar o extractor um pouco afastado da cozinha (tipicamente a meio da conduta ou no telhado) fazendo com que o ruído seja muito baixo ou mesmo nulo.

    Alguém conhece esta solução e possa dar o seu feedback?
    São realmente silenciosos? Funcionam de facto bem? Que tipo de manutenção é que se tem (para além de se limpar os filtros)? São muito mais caros?
  5.  # 7

    também já me falaram da aplicação dos extractores fora da cozinha, mas também não sei se na prática funciona bem :/

    acho que já não vou a tempo para colocar as portas (além que de para variar o orçamento tá a ficar fora do inicialmente estabelecido e as portas de correr , sobretudo a que tem quase 3m, ficam um bocado dispendiosas) :/
    • Ed-l
    • 28 outubro 2009

     # 8

    Quanto há legalidade quem me informou foi o arquitecto ao qual pedi o meu projecto, inicialmente pretendia open-space agora a solução passa por portas de correr que ficam dissimuladas na parede abrindo a cozinha á sala. quanto ao sistema de exaustão a melhor solução é o motor no telhado (tipo restaurantes) aliás alguns têm a cozinha em open-space.
  6.  # 9

    De facto nunca tinha pensado nesta hipótese de um extractor que possa ficar no exterior... Deve reduzir imenso o ruído, para o mesmo nível de potência!
    Mas e depois no interior? Que se coloca por cima da placa /fogão? Há do mesmo tipo de peças dos exaustores mas sem os motores? Ou temos de fabricar nós algum género de chaminé?
    Dicas?
    • jma
    • 28 outubro 2009

     # 10

    no prédio onde morei anteriormente, a exaustão da cozinha não era feita no local, ou seja, o exaustor sobre o fogão não tinha o motor, o qual estaria montado algures no telhado(?) e que começava a funcionar uns 20/30 segundos depois de ser ligado na cozinha.. a sucção dos fumos não deixa de fazer algum barulho...
  7.  # 11

    Penso que sim, vê aqui:[pub]
    http://www.solerpalau.es/product.jsp?PRODUCTID=444&CATEGORYID=38

    Será que há cá em Portugal também?
    Que outras marcas comercializam este tipo?[/pub]
  8.  # 12

    Cada um sabe as linhas com que se cose(inha), mas hoje em dia já não se devia falar em cheiros e fumos para contrairiar uma forma de viver diferente e talvez mais actual, que é a cozinha não ser o canto do castigo em que as familias no pouco tempo do dia a dia estão juntas, ser do genero : ou estão lá todos ou então está lá uma de castigo ás tarefas. Ora, havendo comunicação visual e de certa forma ligadas á zona de estar, as cozinhas podem ganhar outra dimensão no aspecto vivencial de uma familia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: einstone, dutilleul
  9.  # 13

    marco, todos sabemos que as melhorias na parte de exaustão de fumos e cheiros é enorme.
    Mas conhece sinceramente alguma cozinha, independentemente do sistema de exaustão, que não fique com cheiros bem fortes quando se cozinham certos pratos, principalmente fritos?
    Eu, infelizmente, não...
  10.  # 14

    ainda assim quais serão os valores mínimos ou máximos de referência? :/
  11.  # 15

    A minha casa é open space e na altura permitiram porque tinhamos a "porta" para a sala fechada no momento da vistoria, mas como é uma porta de correr (do chão ao tecto e com 2,30 m de largura) que está sempre aberta, o efeito é o mesmo de não haver porta, outra das "paredes" da cozinha, que faz esquina com essa porta de correr num pilar, é na realidade uma bancada aberta para outra sala, mas no momento da vistoria tínhamos uma cortina de esteira com um quadro pendurado e passou! ;)

    agora estou a transformar o sótão da casa em habitação e vou fazer também open-space. Como é uma obra apenas interior, e não necessita de licença de habitabilidade independente, não vai haver vistoria.

    Estou também com algumas dificuldades em relação ao exaustor/extractor. Uma vez que vou também colocar uma salamandra de aquecimento (que serve também para cozinhar) integrada na bancada que divide a cozinha da sala, teria de instalar 2 exaustores ou um exaustor enorme. penso que vou optar por fazer uma campânula de chaminé com extractor exterior no telhado. mas ainda estou à procura de modelos, preços, etc.
  12.  # 16

    Pessoal. Tenho várias dúvidas: Comprei um apartamento e a cozinha está ao lado da sala. Ora eu queria fazer open-space.

    1- Que história é essa de não ser permitido?

    2- A sala tem 30 m2 e a cozinha mais 12, o exaustor deve ter que capacidade?

    3- Falando de exaustor é a coisa que mais me preocupa. Eu queria um que fosse absolutamente silencioso. Quais os melhores neste campo?

    Desde já o meu muito obrigado.
  13.  # 17

    A arquitectura da minha casa foi aprovada pelos S.M. a semana passada. A cozinha é em open space.
    Como aqui já foi muito bem observado (#12), há coisas muito mais importantes que ocasionais odores (uma arquitectura pensada para ser favorável a famílias funcionais - ou a funcionalidade da família, por exemplo). Além disso, uma cozinha convencional não garante a inexistência de odores no resto da casa. Pelo menos é o que sucede na casa onde agora vivo; a mais de 350m da cozinha já eu estou a salivar com o odor das pataniscas. Vou logo a correr :)

    Ouriça, vá avante com a cozinha em open space. O marco 1 tem toda a razão e as razões que ele invoca são as mais importantes.
  14.  # 18

    Só agora reparei que o tópico e o corpo das mensagens é de 2009...
    Ice_device, essa coisa de que a cozinha em open space não é permitida, à luz da minha experiência, não passa de uma treta. Se não é treta (o que duvido) merece ser tratada como tal!
  15.  # 19

    Mas será que teremos problemas com a vistoria? é que no projecto a cozinha está separada da sala e o apartamento ainda não está acabado. E os exaustores, quais são os melhores? [fico mais preocupado com o ruído que com os cheiros...]
  16.  # 20

    A este propósito a única coisa que lhe posso dizer é que é permitido. De contrário o projecto não teria sido aprovado, como me parece óbvio. Mas se diz que o seu imóvel não está conforme o projecto...
    Quanto ao barulho creio que não há razões para tantos receios. Não percebo nada de exaustores mas do que verifico, a maioria têm duas ou várias velocidades e apenas as mais elevadas (usadas excepcionalmente) produzem um ruído que é/pode ser incómodo. O que vou utilizar na minha casa nova comprei-o na IKEA.
    Se o assunto o preocupa muito, antes de comprar, verifique a informação acerca dos db (pelo menos os extractores têm essa informação nas fichas do produto e são até classificados – classe A, B,... - também em função da emissão de ruído)
 
0.0153 seg. NEW