Iniciar sessão ou registar-se
    • Paio
    • 3 agosto 2020

     # 1

    Boas caros colegas, estou com uma situação um bocado complicada
    Pois quero comprar um carro novo em Espanha, o problema é que tenho de pagar o iva em Espanha de 21%,
    Portugal obriga tb a pagar o iva de cá, 23%.
    contactei a agência tributária (AT) cá em Portugal propus o caso e foi me dito que poderia depois, reclamar o iva em Espanha ou seja o reembolso.
    Contactei a AT em Espanha foi me dito que não tenho direito ao reembolso do iva.. (não pode haver dupla tributação)
    Alguém já passou por esta situação?
    Onde me devo dirijir?
    Muito obrigado
  1.  # 2

    Viva.
    Passei pela mesma situação em 2014. Acabei por não comprar em Espanha, no entanto, havia a possibilidade de comprar uma viatura usada com mais de 6 meses ou 6000km assim não pagava o IVA em PT.
  2.  # 3

    Mas vai comprar carro novo em Espanha e depois vai pedir matricula em PT?
  3.  # 4

    Colocado por: R.OliveiraPassei pela mesma situação em 2014

    Estava decidido a comprar em Espanha por causa do preço?
  4.  # 5

  5.  # 6

    Colocado por: nunos7Estava decidido a comprar em Espanha por causa do preço?


    se fosse assim tão simples, iamos todos comprar carros fora de portugal, por serem mais baratos e lá ia a galinha dos ovos de outro das finanças em portugal.

    mesmo indo contra a união europeia, mesmo os carros usados comprados lá fora, pagam o ISV como se fossem novos.
    Concordam com este comentário: jfsmoreira
  6.  # 7

    Não são mais baratos.
    Quando quiser legalizar em Portugal, paga o IVA e o ISV... E no final fica mais caro
    Concordam com este comentário: joaomusician
  7.  # 8

    Por isso perguntei o motivo da compra "lá fora"... acho q quem vive fora de PT, pode importar um carro para uso cá e tem "desconto"...
  8.  # 9

    Mas existem concessionarios em ES que vendem um novo e ficam como viatura de serviço, ficam com o carro 6 meses e dão umas voltinhas para ter os 6000km e depois é só ir buscar e não pagar IVA.
  9.  # 10

    Colocado por: Anonimo16062021
    Tretas,um carro com mais de 6 mil quilómetros ou mais de 6 meses leva com o respetivo IVA do país de origem.m


    Exato, mas já n o paga cá. Ou melhor ou paga lá ou paga cá, dependendo do tipo de sujeito passivo que é pode optar.
    Se comprar lá com menos de 6meses/6000km paga sempre cá. E alguém já o pagou lá.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, jfsmoreira, Anonimo16102022
    • Paio
    • 3 agosto 2020 editado

     # 11

    Colocado por: pauloagsantos

    se fosse assim tão simples, iamos todos comprar carros fora de portugal, por serem mais baratos e lá ia a galinha dos ovos de outro das finanças em portugal.

    mesmo indo contra a união europeia, mesmo os carros usados comprados lá fora, pagam o ISV como se fossem novos.
    Concordam com este comentário:jfsmoreira
    não deve ser bem assim, todos nós temos direito em comprar um veículo no estrangeiro não somos é obrigados a pagar dupla tributação, já contactei o centro de informação Europe direct (Comissão Europeia)
    ( Soluções para problemas com os seus direitos enquanto cidadão da EU), foi me dito que não pode haver dupla tributação, agora estou a guardar mais informações da SOLVIP
    Seja como for irei manifestar-me até ao fim, visto que tenho direito ao reembolso do iva seja em Portugal ou em Espanha.
  10.  # 12

    O IVA paga sempre, seja cá , seja lá (sem VIES intracomunitário) Em PT tem de adicionar o ISV... valerá apena!?
    Concordam com este comentário: jfsmoreira
  11.  # 13

    Colocado por: Paionão deve ser bem assim, todos nós temos direito em comprar um veículo no estrangeiro não somos é obrigados a pagar dupla tributação, já contactei o centro de informação Europe direct (Comissão Europeia)
    ( Soluções para problemas com os seus direitos enquanto cidadão da EU), foi me dito que não pode haver dupla tributação, agora estou a guardar mais informações da SOLVIP
    Seja como for irei manifestar-me até ao fim, visto que tenho direito ao reembolso do iva seja em Portugal ou em Espanha.


    Se é individual quem lhe vende o carro tem de lhe liquidar IVA, e cá volta a pagar pq está na legislação, veja o RITI, está previsto exatamente por essa situação. Senão todos fazíamos isso. IVA não está relacionado com dupla tributação, isso aplica-se aos impostos sobre o rendimento, n sobre o consumo.
    Concordam com este comentário: Anonimo16102022
    • MVA
    • 3 agosto 2020

     # 14

    Mesmo que fique mais barato ir comprar ao estrangeiro, quando o carro dar algum problema, ninguém se chega à frente em termos de garantia.

    Por exemplo, compra um Seat novo ou semi-novo em Espanha e mete matricula portuguesa.
    Ao fim de 1 semana o carro avaria. Vai à Seat em Portugal e mandam-no passear porque o carro veio de Espanha.
    Vai à Seat em Espanha e mandam-no passear porque o carro tem matricula portuguesa.
  12.  # 15

    Colocado por: Anonimo16062021
    Tretas,um carro com mais de 6 mil quilómetros ou mais de 6 meses leva com o respetivo IVA do país de origem.m

    Ninguém disse que não pagava lá o IVA...
    Não paga é cá o IVA... E cá o IVA é sobre o preço base + extras + ISV... Ou seja paga um imposto sobre um imposto...

    De importação sei eu, tretas!
  13.  # 16

    Colocado por: MVAMesmo que fique mais barato ir comprar ao estrangeiro, quando o carro dar algum problema, ninguém se chega à frente em termos de garantia.

    Por exemplo, compra um Seat novo ou semi-novo em Espanha e mete matricula portuguesa.
    Ao fim de 1 semana o carro avaria. Vai à Seat em Portugal e mandam-no passear porque o carro veio de Espanha.
    Vai à Seat em Espanha e mandam-no passear porque o carro tem matricula portuguesa.

    Isso não é verdade... A garantia é de marca independentemente se for espanhol, frances ou português...

    Aliás, eu tenho um veículo com mais de 5 anos e que foi importado e no qual tive um problema (fora de garantia) e a marca cá pagou tudo!!! E não comprei cá!
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, ricat
    • Paio
    • 3 agosto 2020

     # 17

    Colocado por: jfsmoreiraDe importação sei eu, tretas!
    Caro jfsmoreira se sabe de importações, esclareca-me por favor então sobre o reembolso do iva.
    • Paio
    • 3 agosto 2020 editado

     # 18

    Colocado por: NTORION
    veja o RITI
    Já vi, leia o assinalado
      9B0479AE-FE95-46A2-BBC5-BBEC77024BDF.png
  14.  # 19

    Do que li até ao momento o Jsfmoreira é que está certo.
    Já importei 2 usados (7meses) da Alemanha e não paguei valores abusurdos de ISV. Fui lá buscá-los pessoalmente e tratei de toda a documentação em poucas horas.
    No entanto, não sendo profissional da área, nunca me passaria pela cabeça importar um carro novo. Só se não houvesse cá, o que hoje em dia é difícil. E esperar mais um pouco para trazer de fora um veículo praticamente novo com garantia de fábrica, às vezes até com extensões que a marcar em PT não oferece a troco de meio ano e poucos milhares de Kms, é bem mais inteligente...
    Uma coisa que noto é que para veículos de baixo valor e recentes, o ganho é reduzido.
    Já para gama média/alta de >25/30k custo lá facilmente se ganham uns milhares. Uma das coisas que influencia esse ganho, é o nível de equipamento que como sabemos em veículos topo de gama em Portugal têm preços proibitivos, chegando a representar 25-30% do valor total. Lá fora é com relativa facilidade que se encontram versões full extras cujo impacto no valor usado é completamente diferente do que em Portugal. E aí está grande parte do ganho.
    Mas é como digo, na minha opinião só vale a pena para veículos que cá custem >45K
    Concordam com este comentário: jfsmoreira, Bruno.Alves
  15.  # 20

    o Kduvidas tb sabe!
 
0.0201 seg. NEW