Colocado por: luixmodeu sinceramente sou apologista de quanto mais lento carregar o carro melhor, menos desgaste a bateria pode sofrer da carga, e sabendo que no meu carro de trabalho posso chegar a casaCarregar a 16A ou 32A são peanuts para os VEs.
Colocado por: BigmouseSe ele pedir mais do que o circuito tiver disponível, não lhe vai carregar o carro.
Colocado por: mafgodCarregar a 16A ou 32A são peanuts para os VEs.
Agora, carregar a 16A para evitar que carregue rápido e assim ficar muitas horas a 100%, concordo.
Colocado por: luixmodcomo é que ele sabe? a wallbox é só um relé para ligar e desligar a alimentação ao carro.Uma wallbox/EVSE não é apenas relés.
Colocado por: luixmodProvavelmente o que o Bigmouse quer dizer é, se pedir demasiado o disjuntor dispara e não carrega o carro
se isso fosse verdade ninguém conseguia carregar os carros em casa numa tomada normal!
Colocado por: mafgodUma wallbox/EVSE não é apenas relés.
Há um protocolo de comunicação no início onde é negociada a potência de carregamento, onde o carro, o cabo de ligação e o EVSE tem algo a dizer :)
Colocado por: mafgodTambém há umas wallboxes inteligentes que tem um sensor na entrada da alimentação e vai controlando dinamicamente a potência que o carro pode carregar.
São muito mais caras e dificilmente compensam.
Colocado por: mafgodQuem limita o carregamento é o elo mais fraco desses três intervenientes.
Se o carro permitir trifásico 22kW e se tiver uma wallbox tb trifásico 22kW, mas se ligar o carro á wallbox com um cano monofásico de 16A, só vai carregar a 16A.
Se o VE for monofásico 16A, mesmo que se ligue a a wallbox trifásico 22kW com um cabo tb trifásico 22kW, só vai carregar a 16A monofásico.
Espero ter sido claro agora.
Colocado por: luixmodpelo que vi as da tesla é só uma caixa de derivação com cabo e fixa :D o que é estranho para mim.Andas a ver mal :-) todas as EVSEs/Wallboxes, tem para alem dos contatores, o verdadeiro EVSE que pode no limite ser apenas um módulo ou mais complicado, placa de circuito impresso com n circuitos!
Colocado por: Bigmousesinceramente não conheço casos de VE com tenham possibilidade de carregamento por tomadas "normais" ou as "industriais" superiores a 16A.Os do século passado eram assim, directo.
Colocado por: BigmouseTodos os que conheço para corrente superior a 16A e por wallbox com tomadas do tipo 2. E nessas o cabo não tem qualquer influencia, sendo igual para todas as gamas de potencia até 22kW.O cabo tem uma grande importância e possui uma resistência cujo valor indica ao EVSE/VE qual a amperagem máxima suportada por ele.
Estes casos o cabo possui condutores de sinal, para indicação do tipo de wallbox que esta conectado, de modo a saber se tem potencia disponível ou não.
Colocado por: BigmouseAcima dos 22kW só com tomadas combo 2 ou CHAdeMO.... em carregamento de corrente contínua.
Colocado por: mafgodAndas a ver mal :-) todas as EVSEs/Wallboxes, tem para alem dos contatores, o verdadeiro EVSE que pode no limite ser apenas um módulo ou mais complicado, placa de circuito impresso com n circuitos!
Os do século passado eram assim, directo.
Como as motas elétricas (não sei se já obrigam a um EVSE)
O cabo tem uma grande importância e possui uma resistência cujo valor indica ao EVSE/VE qual a amperagem máxima suportada por ele.
Colocado por: mafgodAndas a ver wallboxes da Tesla?!
Se sim, compra as que estejam preparadas para o mercado europeu.
Mas, há mais baratas e pelo mesmo preço com muitas mais funções :-)
Colocado por: mfa17Boa discussão, pena eu não perceber um c#rlh 😂
Alguém explica aqui a um leigo, que tem instalação eléctrica preparada para 10,35 o que precisava se tivesse um carro elétrico? Os 10,35 chega ou é pouco? Tubagem livre não é problema.