Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Colocado por: luixmodeu sinceramente sou apologista de quanto mais lento carregar o carro melhor, menos desgaste a bateria pode sofrer da carga, e sabendo que no meu carro de trabalho posso chegar a casa
    Carregar a 16A ou 32A são peanuts para os VEs.
    Agora, carregar a 16A para evitar que carregue rápido e assim ficar muitas horas a 100%, concordo.
  2.  # 82

    Colocado por: BigmouseSe ele pedir mais do que o circuito tiver disponível, não lhe vai carregar o carro.



    se isso fosse verdade ninguém conseguia carregar os carros em casa numa tomada normal!
  3.  # 83

    Colocado por: mafgodCarregar a 16A ou 32A são peanuts para os VEs.
    Agora, carregar a 16A para evitar que carregue rápido e assim ficar muitas horas a 100%, concordo.


    e é só por esse motivo que o faço!
    Concordam com este comentário: mafgod
  4.  # 84

    Colocado por: luixmodcomo é que ele sabe? a wallbox é só um relé para ligar e desligar a alimentação ao carro.
    Uma wallbox/EVSE não é apenas relés.
    Há um protocolo de comunicação no início onde é negociada a potência de carregamento, onde o carro, o cabo de ligação e o EVSE tem algo a dizer :)
  5.  # 85

    Colocado por: luixmod

    se isso fosse verdade ninguém conseguia carregar os carros em casa numa tomada normal!
    Provavelmente o que o Bigmouse quer dizer é, se pedir demasiado o disjuntor dispara e não carrega o carro
  6.  # 86

    Colocado por: mafgodUma wallbox/EVSE não é apenas relés.
    Há um protocolo de comunicação no início onde é negociada a potência de carregamento, onde o carro, o cabo de ligação e o EVSE tem algo a dizer :)


    sim, existe comunicação entre a caixa e o carro, mas o controlo é só um rele, como é que ele vai saber que tenho 16A de protecção na tomada ou que o cabo é só para 32A? isso não sei!
  7.  # 87

    O cabo ele sabe ver :)
    Agora o que tens disponível na tomada não, daí que se carregar acima da proteção do disjuntor, este dispara.
  8.  # 88

    Também há umas wallboxes inteligentes que tem um sensor na entrada da alimentação e vai controlando dinamicamente a potência que o carro pode carregar.
    São muito mais caras e dificilmente compensam.
  9.  # 89

    Colocado por: mafgodTambém há umas wallboxes inteligentes que tem um sensor na entrada da alimentação e vai controlando dinamicamente a potência que o carro pode carregar.
    São muito mais caras e dificilmente compensam.


    pelo que vi as da tesla é só uma caixa de derivação com cabo e fixa :D o que é estranho para mim.
  10.  # 90

    sinceramente não conheço casos de VE com tenham possibilidade de carregamento por tomadas "normais" ou as "industriais" superiores a 16A.

    Todos os que conheço para corrente superior a 16A e por wallbox com tomadas do tipo 2. E nessas o cabo não tem qualquer influencia, sendo igual para todas as gamas de potencia até 22kW.
    Estes casos o cabo possui condutores de sinal, para indicação do tipo de wallbox que esta conectado, de modo a saber se tem potencia disponível ou não.

    Acima dos 22kW só com tomadas combo 2 ou CHAdeMO.


    Colocado por: mafgodQuem limita o carregamento é o elo mais fraco desses três intervenientes.
    Se o carro permitir trifásico 22kW e se tiver uma wallbox tb trifásico 22kW, mas se ligar o carro á wallbox com um cano monofásico de 16A, só vai carregar a 16A.
    Se o VE for monofásico 16A, mesmo que se ligue a a wallbox trifásico 22kW com um cabo tb trifásico 22kW, só vai carregar a 16A monofásico.

    Espero ter sido claro agora.
  11.  # 91

  12.  # 92

    Colocado por: luixmodpelo que vi as da tesla é só uma caixa de derivação com cabo e fixa :D o que é estranho para mim.
    Andas a ver mal :-) todas as EVSEs/Wallboxes, tem para alem dos contatores, o verdadeiro EVSE que pode no limite ser apenas um módulo ou mais complicado, placa de circuito impresso com n circuitos!

    Colocado por: Bigmousesinceramente não conheço casos de VE com tenham possibilidade de carregamento por tomadas "normais" ou as "industriais" superiores a 16A.
    Os do século passado eram assim, directo.
    Como as motas elétricas (não sei se já obrigam a um EVSE)

    Colocado por: BigmouseTodos os que conheço para corrente superior a 16A e por wallbox com tomadas do tipo 2. E nessas o cabo não tem qualquer influencia, sendo igual para todas as gamas de potencia até 22kW.
    Estes casos o cabo possui condutores de sinal, para indicação do tipo de wallbox que esta conectado, de modo a saber se tem potencia disponível ou não.
    O cabo tem uma grande importância e possui uma resistência cujo valor indica ao EVSE/VE qual a amperagem máxima suportada por ele.
  13.  # 93

    Colocado por: BigmouseAcima dos 22kW só com tomadas combo 2 ou CHAdeMO.
    ... em carregamento de corrente contínua.

    Os primeiros postos de carga rápida, os que tem 3 cabos, o mais à direita é a vulgar mennekes de 7 bornes e que permite alguns ZOEs carregar a 43kW em corrente alterna.
    Concordam com este comentário: Bigmouse
  14.  # 94

    Colocado por: mafgodAndas a ver mal :-) todas as EVSEs/Wallboxes, tem para alem dos contatores, o verdadeiro EVSE que pode no limite ser apenas um módulo ou mais complicado, placa de circuito impresso com n circuitos!

    Os do século passado eram assim, directo.
    Como as motas elétricas (não sei se já obrigam a um EVSE)

    O cabo tem uma grande importância e possui uma resistência cujo valor indica ao EVSE/VE qual a amperagem máxima suportada por ele.



    tens razão vi mal, só tinha visto a caixa com ligadores das fases de entrada e ele tem a electronica toda na tampa.

    Up to 44 miles of range per hour of charge
    · Compatible with Model S, Model 3, Model X and Model Y
    · Up to 11.5 kW / 48 amp output
    · Customizable power levels on a range of circuit breakers
    · Compatible with any home electrical system
    · Wi-Fi connectivity (2.4 GHz 802.11 b/g/n)
    · Approved for indoor and outdoor installation
    · Lightweight 18’ cable length
    · Tempered white glass faceplate
  15.  # 95

    Andas a ver wallboxes da Tesla?!
    Se sim, compra as que estejam preparadas para o mercado europeu.
    Mas, há mais baratas e pelo mesmo preço com muitas mais funções :-)
  16.  # 96

    Colocado por: mafgodAndas a ver wallboxes da Tesla?!
    Se sim, compra as que estejam preparadas para o mercado europeu.
    Mas, há mais baratas e pelo mesmo preço com muitas mais funções :-)



    andava a ver por curiosidade! não tenho eléctrico! mas posso vir a ter.
    Concordam com este comentário: mafgod
  17.  # 97

    Boa discussão, pena eu não perceber um c#rlh 😂
    Alguém explica aqui a um leigo, que tem instalação eléctrica preparada para 10,35 o que precisava se tivesse um carro elétrico? Os 10,35 chega ou é pouco? Tubagem livre não é problema.
  18.  # 98

    depende o que pretende carregar.

    Para o normal de hoje em dia chega, nem que seja com alguma gestão nos consumos da sua parte.

    Colocado por: mfa17Boa discussão, pena eu não perceber um c#rlh 😂
    Alguém explica aqui a um leigo, que tem instalação eléctrica preparada para 10,35 o que precisava se tivesse um carro elétrico? Os 10,35 chega ou é pouco? Tubagem livre não é problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfa17
    • mafgod
    • 31 dezembro 2021 editado

     # 99

    Para carregar 10A ou até 16A, não é preciso grandes alterações, quanto muito a subsitutição da tomada já existente por uma CEE16A (aquelas azuis dos parques de campismo) se pretender carregar a 16A.
    Portanto, desde que tenha potência numa fase acima de 3,7kW (16A) está ok.
    Claro que só tiver 16A contratado e carregar a 16A, estará no limite e qualquer euipamento que se ligue pode deitar o contador/disjuntor abaixo (excesso de consumo).
    Portanto, 10,35kW monofásico (45A), precisa mesmo desta potência (?), permite carregar à vontade a 16A e mesmo acima... assim tenha a instalação preparada para isso.
    Se for 10,35kW trifásico, dificilmente irá carregar a 16A numa das fases, só se não tiver mais nada ligado nessa fase e.

    Para ter uma noção dos valores, carregando a 16A, em 10h, carrega 36,7kW, permite uns 250km.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfa17
  19.  # 100

    Esclarecido, obrigado a ambos. Fico mais tranquilo por ter optado por deixar preparado para 10,35 (monofásico) e os mesmos serem suficientes pra carregar o Tesla dos pobres 😂
    Pelo que percebi monofásico até é melhor que trifásico? Neste momento tenho 5,7 com tudo eléctrico e a coisa aguenta se, sem carro eléctrico
 
0.0295 seg. NEW