Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      imo
    • 16 agosto 2020

# 1

Bom dia a todos,
    Considerando um construtor com experiência, que constrói moradias que não sendo de luxo já têm uma qualidade razoável, que subcontrata a estrutura e a a eletricidade, e que propõe um preço de venda de 1100 €/m2, qual poderá ser, na vossa opinião, a sua margem de lucro bruta? Ou seja, de outra forma, quanto lhe pode custar cada m2?
    Grato
  1.  # 2

Depende.. dos valores das sub-empreitadas, depende dos azares durante a obra... depende dos seus encargos fixos...
    Concordam com este comentário: Apostador, Joao Dias
  2.  # 3

O 438.50€ é o lucro dele por m2.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: imo
    •  
      imo
    • 16 agosto 2020 editado

# 4

Colocado por: Pedro BarradasDepende.. dos valores das sub-empreitadas, depende dos azares durante a obra... depende dos seus encargos fixos...
    Concordam com este comentário:Apostador

Claro Pedro, eu compreendo isso, há muitas variaveis e cada caso é um caso, ou melhor, cada casa é uma casa.

Mas como é geralmente aceite um preço de referência para a venda (1000 €/m2), será assim tão descabido pensarmos também num preço de referência para o custo da construção?

Edit: a margem bruta nao inclui os custos fixos/de estrutura, só os custos diretos com a construção
  3.  # 5

Colocado por: imoEdit: a margem bruta nao inclui os custos fixos/de estrutura, só os custos diretos com a construção

Será dificl dissociar isso... O empreiteiro aqui do lado tb trabalha na obra e é encarregado geral. tambem sub-contrata alguma coisas...
    A outra é ma empresa enorme, administrativos, com engenheiros, encarregados e administração... tem uma ou duas equipas proprias, se tiver e sub-contrata tudo...

Ambos deram o mesmo preço. ( não dão, mas imaginemos que sim) qual será o lucro? ou como se converte isso em qualidade no final?

em tempos da troika falava-se em margens pre-troika de 20%, e que foram esmagadas para os 5% ou menos... actualmente não tenho nocão disso...
    Pelos orçamentos que recebi para obras de clientes meus... os valores são tão dispares.. que... acho que que existem empresas que metem por defeitos 40 a 50% sobre todas as sub-empreitadas que arranjam... ( flagrante no Algarve)...

Assunto muito dificl...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: imo
  4.  # 6

O preço da Construção, nos dias que correm, está muito elevado.

O Arquiteto mete na cabeça do Cliente os preços do ano 2000, que se constrói uma moradia com bons acabamentos, aquecimento central, AQS com recirculação de água quente, AC, ITED, CCTV, Videoporteiro, garagem, portões com automatismos, estores elétricos, Capoto, microcimento, armários e roupeiros embutidos, guardas e resguardos em vidro temperado, arranjos exteriores, enfim tudo e mais alguma coisa, do bom e do melhor no projeto, por 500 €/m².

Quando o empreiteiro consulta o Eletricista, o Canalizador, o Carpinteiro, o Serralheiro, o Vidraceiro, o Estucador e no final junta os orçamentos todos, vai sempre para cima dos 1.000 €/m².

Um empreiteiro com margem acima dos 10 %, em 2020, não é competitivo e não faz obra nenhuma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulo_pereira
  5.  # 7

Colocado por: marteloescoproO Arquiteto mete na cabeça do Cliente os preços do ano 2000, que se constrói uma moradia com bons acabamentos, aquecimento central, AQS com recirculação de água quente, AC, ITED, CCTV, Videoporteiro, garagem, portões com automatismos, estores elétricos, Capoto, microcimento, armários e roupeiros embutidos, guardas e resguardos em vidro temperado, arranjos exteriores, enfim tudo e mais alguma coisa, do bom e do melhor no projeto, por 500 €/m².

Acha!? Em 2000 não havia metade dos requisitos e complexidade actuais... Se me disser que era em 2010... Já é realista.

Foca a sua opinião no arquitecto, pelo contrário, a maioria das vezes as derrapagens são as permitidas pelos donos de obra ... o maior iludido é o dono de obra... Que acredita em milagres... E força o projecto a ter mais area, mais factor tchan!... Imaginam as imagens bonitas de casas de milhões transpondo as para casas de 200k... Pois não funciona.
    Concordam com este comentário: RRoxx, Mk Pt
  6.  # 8

Colocado por: marteloescoproUm empreiteiro com margem acima dos 10 %, em 2020, não é competitivo e não faz obra nenhuma.

Não sei...mas para o mesmo CE e projeto de execução tenho orçamentos que superam os mais baixos em 50%..
    Das duas uma, ou quem pede mais não faz obra nenhuma, Ou o mais baixo paga para trabalhar.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  7.  # 9

o mais baixo geralmente para cumprir com o orçamento leva com tremoço em vez de camarão e por vezes tremoço do mais rasca possivel ( execução a condizer).
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  8.  # 10

Colocado por: marco1mais baixo geralmente para cumprir com o orçamento leva com tremoço em vez de camarão e por vezes tremoço do mais rasca possive

Para isso é que serve um CE...
    • smart
    • 16 agosto 2020 editado

# 11

hum
    ou então ganha-se a obra e vai-se fazendo
    massacra-se os trabalhos adicionais não contratados, pois a maioria é 31 de boca sem caderno de encargos
    a 60% da obra se começar a perceber que não há dinheiro para acabar, arranja-se uma discussão e adeus...
    tou farto de tomar conhecimento de casos destes
    existem muitos profissionais, que começam muitas obras mas na vida deles, poucas acabaram com o reconhecimento do Dono de obra, ficando sim ressentimentos e algumas sarrafadas.
    Concordam com este comentário: RRoxx
  9.  # 12

As derrapagens acontecem porque, em Portugal, os projetistas têm pouco conhecimento técnico e acabam por vender projetos incompletos e demasiado simplicistas.

Depois são necessários trabalhos adicionais, que não foram previstos nem constam no CE, para que a obra fique completa.

Várias construtoras colocam a maior parte do lucro na Estrutura e suavizam nos acabamentos, pois caso saiam a meio da obra, já garantiram a fatia grande do bolo.

Fazer um orçamento exige muitas horas de trabalho, dezenas de emails e telefonemas, e no fim o cliente só olha para a última linha.
    Concordam com este comentário: Picareta, drodrigues, marco1, RRoxx, Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  10.  # 13

Depois existe algo que poucos empreiteiros fazem que é o controlo efectivo de custos (Analitica) e por isso raramente fazem depois o "report" ao orçamentista (isto claro se o tiver) das alterações que obrigaram a alteração de custos, para que possam efectivamente melhorar os futuros orçamentos.
  11.  # 14

alguns até tem prejuizo no final
    Concordam com este comentário: Picareta
  12.  # 15

Colocado por: pauloagsantosalguns até tem prejuizo no final

E nem sabem, só quando precisam de dinheiro para comprar um camião novo e não o tem e começam a desconfiar que andam a perder dinheiro.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, RicardoPorto, Joao Dias, jorgealves, Mk Pt
  13.  # 16

Colocado por: Picareta
    E nem sabem, só quando precisam de dinheiro para comprar um camião novo e não o tem e começam a desconfiar que andam a perder dinheiro.

recentemente para uma obra de 220k havia diferença de 35k entre o orçamente mais caro e o mais , parece-me que já há empresas a baixar demasiado os preços com receio da crise.
  14.  # 17

Colocado por: Mduvidas

recentemente para uma obra de 220k havia diferença de 35k entre o orçamente mais caro e o mais , parece-me que já há empresas a baixar demasiado os preços com receio da crise.

Nesse segmento de preços e com mapa de quantidades eu tive diferenças de 40k
    Concordam com este comentário: mica
  15.  # 18

Colocado por: NTORIONNesse segmento de preços e com mapa de quantidades eu tive diferenças de 40k

e eu de mais de 100k. e noutro caso mais de 70k
  16.  # 19

e agora para uma casinha que deveria custar uns 90k... tenho diferenças a rondar os 30k entre o mais barato e o mais caro
  17.  # 20

Colocado por: Pedro Barradase agora para uma casinha que deveria custar uns 90k... tenho diferenças a rondar os 30k entre o mais barato e o mais caro

brutal, ou alguem está a baixar muito as calças ou alguem está a tentar ganhar muito dinheiro.

Colocado por: PicaretaE nem sabem, só quando precisam de dinheiro para comprar um camião novo e não o tem e começam a desconfiar que andam a perder dinheiro.

é a qualidade dos gestores que temos em muitas empresas portuguesas, as de construção civil não fogem à regra.

não se pode andar a trabalhar para aquecer, pode-se em alturas de crise baixar a margem de lucro, mas a partir do momento em que se trabalha para aquecer descapitaliza-se a empresa e isso em cima da descapitalização que os socios já fazem para os seus luxos é a morte da empresa.

o socio acaba por fechar essa empresa e abre outra, mas quem se lixa são os empregados com ordenados em atraso, os fornecedores com facturas por pagar e os clientes com casas por acabar. é a nossa realidade à vários anos

0.0207 seg. NEW