Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Estou neste momento com um problema que me está a tirar o sono e a causar-me muitos problemas familiares.

    À cerca de 4 meses eu e a minha mulher decidimos comprar um lote + construção. Por intermédio de uma imobiliário lá chegámos ao construtor, que tinha para venda lote + construção aquilo que estávamos à procura. Tivemos várias reuniões e lá chegámos a um concenso no final de Agosto, data em que assinámos um CPCV da construção.

    Em paralelo tratámos de tudo no banco e conseguimos o empréstimo.

    Entregámos um sinal de 15000 euros, de acordo com o contrato que assinámos e a partir dai começou a novela.

    Passados 2 meses, nada aconteceu. Não tenho ainda o projecto entregue na Câmara e mais grave ainda, não tenho o CPCV do lote. Até aqui tudo bem, pois já sabia que isto de fazer uma casa são só dores de cabeça.

    Mas o meu maior problema começou à 2 semanas, quando o construtor deixou de me atender o telefone e não o consigo encontrar. Ora se já estamos assim e nem a obra está começada é melhor nem continuarmos mas tenho o problema do sinal.

    Acham que há alguma forma de reaver o sinal ou vou entrar numa guerra sem fim???

    Muito obrigado desde já pela ajuda
    •  
      FD
    • 28 outubro 2009

     # 2

    Colocado por: ndias4Acham que há alguma forma de reaver o sinal ou vou entrar numa guerra sem fim???

    Só lendo o CPCV. Tem prazos estipulados?
  2.  # 3

    Penso que este foi o meu grande erro. O CPCV assinado apenas diz que a construção demorará 12 meses a contar a partir da data de emissão da licença de cosntrução mas nada diz quanto à data de inicio da obra....até pode ser daqui a 20 anos. Esse foi o meu grande erro.
    •  
      FD
    • 28 outubro 2009

     # 4

    Colocado por: ndias4Esse foi o meu grande erro.

    Pois é...

    Colocado por: ndias4não tenho o CPCV do lote

    Então mas, o CPCV compreende o quê?
  3.  # 5

    Neste momento o CPCV assinado por nós é para a construção e nada diz quanto ao prazo para se iniciar a obra.

    Continuo ainda à espera de assinarmos o CPCV para o lote. Isto é uma compra de lote + construção à mesma pessoa.

    Esta CPCV do lote tarda em estar correcto. Na ultima análise que fiz detectei mais um erro e agora dizem-me que posso rasurá-lo mas não sei até que ponto podemos rasurar um contrato. Não o quero fazer sem antes saber se posso.

    O meu problema é que já passaram 2 meses que dei o sinal e assinei o CPCV e da parte dele nada foi feito e nem se digna a atender o telefone.
    •  
      FD
    • 28 outubro 2009

     # 6

    O terreno está em nome de quem? Tem uma certidão do mesmo?
    Qual é o problema do CPCV do lote?
  4.  # 7

    FD, obrigado pela sua ajuda mas o que eu mais temia acabou de acontecer.

    Resolvi rescindir o contrato devido ao um email enviado esta tarde pelo construtor onde escreveu coisas que não admito nem ao meu melhor amigo.

    Não há volta a dar e agora quero tentar reaver o sinal o que vai ser quase impossivel devido ao fraco CPCV que assinámos que em nada nos defende para estas situações.

    O dito senhor começou por dizer para me dirigir à Imobiliária para tentar reaver a comissão deles, o que acho impossivel. Depois diz que me devolve o sinal mas retirando o custo do projecto de arquitectura.

    Necessito da vossa ajuda para ter uma ideia de quanto este senhor me pode cobrar de um projecto de arquitectura, uma vez que o levantamento topográfico já tinha sido feito e que as plantas finais estavam prontas mas o processo ainda não tinha dado entrado na camara porque faltava as especialidades.

    Necessito também de saber aquilo a que tenho direito ao pagar este projecto de arquitectura....plantas em papel, ficheiros em ecad, etc....

    Muito obrigado mas isto está a tornar a minha vida pessoal num pesadelo.

    Obrigado
    • eu
    • 28 outubro 2009

     # 8

    Tenha calma... cometeu um erro, vai pagar por ele, mas nem tudo está perdido. Agora, tem que limitar os danos. Aconselho-o a consultar um advogado, mas cuidado... não escolha um do mesmo calibre desse empreiteiro.
  5.  # 9

    Estou a evitar gastar mais dinheiro mas se calhar é ineviável. Não consigo deixar de pensar nesses 15000 euros.

    Podem ajudar quanto ao custo que me poderá custar o pagamento desse projecto e aquilo a que tenho que ter direito e acesso?

    Obrigado
  6.  # 10

    esse empreiteiro merecia mesmo aquilo que estou a pensar!!!!!!!!... Mas a melhor forma (ou não) era mesmo contratar um advogado. Vai gastar mais algum de certeza.

    existe cá com cada pessoa pah! ... não entendo como existe pessoas assim....

    Boa sorte para tudo!
    Abraço,
    F...
  7.  # 11

    Acredite que sou uma pessoa civilizada mas isso já me passou n vezes pela cabeça...mas penso que só iria prejudicar-me ainda mais.

    Vou tentar levar as coisas pelo melhor caminho possivel.

    Necessitava era que alguém que orientasse no sentido de perceber que items fazem parte do projecto de arquitectura, para poder exigi-los, uma vez que os estou a pagar.

    Obrigado
  8.  # 12

    Só uma coisa... o individuo da imobiliária no meio disto tudo... onde se encontra?!

    Se bem entendi, você vai pagar o projecto de arquitectura apenas, as especialidades não, correcto?! o custo de APENAS o projecto de arquitectura vai depender muito de quem o faça, eu paguei apenas para um projecto de arquitectura 2500euros. Mas também já paguei a um desenhador 750euros. Isto só para o projecto de arquitectura, epá vai depender.
    Agora os itens...
    - Memoria descritiva e justificativa
    - Estimativa da obra
    - Mapa de acabamentos
    - Calendarização
    - Memoria descritiva e justificativa da evacuação de fumos e gases
    - Mapas de localização (1:1000 / 1:3000(CARTOGRAFIA) ( / 1:25000(REN) / 1:25000(ORDENAMENTO) / 1:25000(SERVIDÕES)
    - Depois as plantas:
    1-Planta de implantação
    2-Plantas dos pisos
    3-cortes
    4-alçados
    5-pormenores construtivos

    ...epá penso que é isto que faz parte de um projecto de arquitectura, se faltar alguma coisa, creio que seja pouco :)

    O individuo que lhe dê em formato papel (1 exemplar) e em formato DWG e PDF que acho que é o que exigem.

    Peço desculpa de ser tão longo e de poder contribuir para conseguir dormir melhor e o ambiente familiar mudar para melhor ;)
    Abraço
    F...
  9.  # 13

    Filipos,

    Não foi nada longo...foi sim muito prestável.

    Infelizemente a imobiliária desapareceu do mapa quando recebeu a comissão e eu até não me importei muito na altura porque comecei a tratar directamente com o construtor mas hoje confesso que se tivesse sido sempre através da imobiliária, isto não teria acontecido.

    Não posso acreditar que vou perder 15000 euros.....por ter sido ingenuo ou pouco cauteloso...é um erro demasiado caro.


    Muito Obrigado mais uma vez
  10.  # 14

    pois é, mas essa imobiliária também devia ouvir... porque encaminhou-lhe para aquele construtor e para esse construtor lhe fazer isso é porque já é da arte!... deviam apanhar um aperto!...

    15.000 euros é muito dinheiro, mas pense positivo! tem a sua família a mesma :) antes 15000euros do que sei lá um problema mais grave, deixe o dinheiro para lá! e pode ter a certeza que o que esse senhor lhe fez a sí, acredite que um dia ele irá pagar por tudo isso! :)

    Boa sorte para ti e tente abstrair-se do que aconteceu.
    Veja se consegue dormir melhor... o tempo ira ajuda lhe a passar.
    Abraço
    F...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ndias4
  11.  # 15

    ndias4

    Pode sempre "ameaçar" o construtor com uma queixa junto do INCI
  12.  # 16

    Lembrei-me disso mas provas provas, apenas tenho um CPCV e o email que o dito senhor me enviou, onde teve uma atitude muito pouco correcta. Não sei se poderei usar o email perante o INCI.
  13.  # 17

    Use tudo o que tiver ao seu alcance!
    •  
      FD
    • 29 outubro 2009

     # 18

    Qual é que foi a razão da ruptura?

    Isso parece-me tudo muito estranho... mesmo com este desenvolvimento, diga lá porque razão é que não conseguiu fazer o CPCV do lote.
    O seu testemunho e o desenrolar da situação, se está a transmitir toda a informação, dão a ideia de premeditação por parte do construtor, isto é, uma burla.
    Mas até pode ser que seja outra coisa qualquer...
  14.  # 19

    Neste momento pode usar tudo o que estiver ao seu alçanse inclusive a técnica de estacionar em frente ás obras que ele estiver a construir de preferencia quando lá estiver o dono de obra.
    Sempre são 15.000 €
  15.  # 20

    No Final Agosto após decidirmos que era aquilo que queriamos, assinámos um CPCV para a construção. Na altura o construtor disse-nos que o lote ainda estava no nome do loteador embora ele o já tivesse pago mas estava assim para não ter que pagar IMT.
    Tive acesso à certidão do lote e realmente o lote estava ok e tinha como proprietários 2 empresas que pertencem à mesma pessoa.
    A razão que me foi sempre dada foi falta de disponibilidade por parte do loteador para assinar o dito contrato. Passados 2 meses lá recebemos o contrato mas apresentava informação que não batia certo. Apresentava apenas como proprietário 1 das empresas, embora nas finanças e conservatória ainda esteja no nome das e empresa e depois só contia cláusulas que defendiam o dono do terreno.

    Mas a razão principal da ruptura foi mesmo a falta de respeito e o desprezo.
 
0.0189 seg. NEW