Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Pergunta maluca

    Portanto submete o projecto de tudo, e depois faz por etapas?
    A ideia é essa?
  2.  # 42

    Colocado por: NelhasPergunta maluca

    Portanto submete o projecto de tudo, e depois faz por etapas?
    A ideia é essa?

    Eu não sei se é legalmente possível submeter o projecto de tudo e depois fazer por etapas, mas não custa perguntar.
    Não me parece que seja impossível fazê-lo, se se pode submeter projectos de alteração ou de ampliação, porque razão não se pode desde já fazer isso?
    Ademais, como fazem os empreendimentos que são construídos por fases?
    Não obstante, é sempre importante fazer desde já todo o projecto incluindo a forma como se vai fasear a construção.
    Existem empresas que vendem casa pré-fabricadas modulares. Á medida que a casa vai crescendo compra-se mais um módulo.
    Parece-me uma ideia exequível, interessante e que responde ás necessidades de quem abriu o tópico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ivo&Marta
  3.  # 43

    Colocado por: mmarinhoAdemais, como fazem os empreendimentos que são construídos por fases?


    A lei prevê, no RJUE, a construção por fases. Mas cada fase tem que corresponder a uma unidade (parte) passível de utilização autónoma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ivo&Marta
  4.  # 44

    Colocado por: brunomrosa

    A lei prevê, no RJUE, a construção por fases. Mas cada fase tem que corresponder a uma unidade (parte) passível de utilização autónoma.

    Neste caso a ideia seria construir o núcleo principal, um T0 (cozinha, wc, sala/quarto) e depois os restantes elementos (quartos e garagem).
    Não é nada de especial.
    Concordam com este comentário: Ivo&Marta
  5.  # 45

    Colocado por: mmarinhoEu não sei se é legalmente possível submeter o projecto de tudo e depois fazer por etapas, mas não custa perguntar.


    Voçe não pode apresentar uma moradia com um projecto para 180 m/2 de casa com 3 quartos, uma garagem e 2 casas de banho, ser aprovado e licenciado e depois fazer so 2 quartos um wc , deixando o resto para mais tarde e esperar que algum município diga:

    Oh amigo, tome la a licença de utilização . Força.
    Acaba o resto depois.

    O que pode fazer é apresentar um projecto para um complexo de 4 moradias, acabar só duas e construir as outras mais tarde.


    Colocado por: brunomrosapassível de utilização autónoma.
  6.  # 46

    Colocado por: mmarinho
    Neste caso a ideia seria construir o núcleo principal, um T0 (cozinha, wc, sala/quarto) e depois os restantes elementos (quartos e garagem).
    Não é nada de especial.


    E o Municipio aprova-lhe e da-lhe a Licença na boa?
  7.  # 47

    Mas que falta de imaginação.
    Porque razão não se pode construir um T0 e depois fazer uma ampliação?
    Tem é que se pensar bem em todo o projecto, ponderar o faseamento e as questões legais.
    Eu de facto não conheço a legislação a fundo (RGEU, RJUE, PDM's, etc), teria de estudar a legislação para dar uma opinião mais fundamentada e lembro que não fui eu que abri o tópico, nem quero construir nada, estou somente a fazer sugestões com o intuito de ajudar quem abriu a discussão.
    Agora, se fosse para mim, com certeza estudaria esta opção.
    Pois como diria um professor meu o tempo que um projecto está no gabinete é muito dinheiro que se poupa em obra.
    Concordam com este comentário: Ivo&Marta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ivo&Marta
    • Nelhas
    • 2 setembro 2020 editado

     # 48

    Colocado por: mmarinhoPorque razão não se pode construir um T0 e depois fazer uma ampliação?


    Quem é que disse que não se pode?
    Não se pode é da forma a chico esperto que voçe pretende.
  8.  # 49

    Colocado por: Ivo&MartaPensamos construir em betão aparente


    então voce nem para alvenaria tem dinheiro para construir e ainda a pensar em betão aparente. assente bem os pés no chão

    Colocado por: mmarinhoPorque razão não se pode construir um T0 e depois fazer uma ampliação?


    poder pode, mas é mais fácil e barato faze-lo numa casa terrea, em dois pisos fica mais complicado, faz o R/C, coloca o telhado em cima, depois quer fazer o 1º piso, tem que demolir o telhado, construir o 1º piso e fazer novamente o telhado, anda a gastar dinheiro em coisas para depois demolir.

    para o que o ivo&marta pretendem o que se poupa acaba por ser pouco, fazer uma zona minimamente habitável (cozinha, sala, wc e 1 quarto) no R/C e depois deixar o 1º piso todo amplo para dividir depois (atenção que não pode ficar o 1º piso em bruto, tem que ser acabado) acredito que a poupança é pouca porque a estutura é uma parte importante da casa e essa tem que ser feita toda.
  9.  # 50

    Caro Nelhas:
    Eu não pretendo nada, como já expliquei, visto que nada vou construir e apenas fiz uma sugestão ao Ivo&Marta para os ajudar.
    Não entendo onde está o chico espertismo daquilo que sugeri, tudo o que referi é para ser feito dentro da lei e com pés e cabeça, de forma a ficar mais barato, bem executado e uma casa interessante
    Agora se o meu caro não tem capacidade nem imaginação para tal exercício intelectual, eu não tenho culpa.

    Caro paulogsantos:
    Eu não sugeri fazer um 2ºpiso nem deixar espaços amplos por dividir, se for ler com atenção o que escrevi.
    Obviamente tem que se considerar todos os factores, incluindo os custos.
    Não vou ser eu, num fórum de opinião a conseguir abordar tudo o que isto implica em meia dúzia de linhas.
    Para isso tem que se pagar a um profissional.

    Entendo que este trabalho deve ser entregue a um arquitecto com as condicionantes colocadas. Melhor que ninguém terá capacidade para dar resposta a este problema e capacidade para pensar "out of the box"
    Concordam com este comentário: Ivo&Marta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ivo&Marta
  10.  # 51

    Colocado por: mmarinhoCaro paulogsantos:
    Eu não sugeri fazer um 2ºpiso nem deixar espaços amplos por dividir, se for ler com atenção o que escrevi.


    pois não, fui eu.
  11.  # 52

    Colocado por: brunomrosaNós realizamos recentemente um processo em que, havendo pouca verba para uma vivenda, optou-se por fazer um T1 em piso térreo sem cave, áreas mínimas (o mais simples possível), mas implantada de forma a crescer em processos urbanísticos sucessivos, se assim entenderem de futuro.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,mmarinho
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ivo&Marta
    Concordam com este comentário: mmarinho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ivo&Marta
  12.  # 53

    Colocado por: mmarinhoAgora se o meu caro não tem capacidade nem imaginação para tal exercício intelectual, eu não tenho culpa.


    Exacto.
    Toda a razão.
    Claro que pode fazer.
  13.  # 54

    Colocado por: mmarinho. Melhor que ninguém terá capacidade para dar resposta a este problema e capacidade para pensar "out of the box"


    Países com leis e regras é uma chatice.
  14.  # 55

    Basicamente o que tendes de fazer é um projecto completo de A a Z com a casa finalizada com as devidas licensas e taxinhas

    Pedir um licenciamento o mais longo possivel varios anos (4, 5 ,6) - Pode variar de camara para camara, ha umas que limitam a x anos, outras permitem 5 ou 6 anos por exemplo. Podera depois pedir para "prolongar a licensa".

    Falar com o empreiteiro e explicar que quer fazer a casa consoante a disponibilidade financeira, mas salvaguardando que ja tem 100% do capital disponivel para o grosso da obra (fundaçoes, muros, isolamento, telhado etc).

    E fazer o resto das coisas consoante a sua disponibilidade.

    Se voce nem dinheiro tem para fazer o grosso da obra, dificilmente um pedreiro aceita fazer "por fases" e mais vale continuar a poupar.
    Estar a preparar todo o circo so para ir montar 1 muro e acentar uma sanita, ninguem no perfeito estado de espirito aceitaria.

    Isto é o que eu faria, e na minha zona é dos metodos mais correntes para os que tem alguma flexibilidade financeira.
  15.  # 56

    Colocado por: NostradamusSe voce nem dinheiro tem para fazer o grosso da obra, dificilmente um pedreiro aceita fazer "por fases" e mais vale continuar a poupar.


    É só ter imaginação e pensar "out of the box".

    A solução já está dada.
  16.  # 57

    Obrigada pelas comentários.

    Realmente é necessário pensar fora da caixa. Pois será algo que não estamos habituados a ver. Teremos que encontrar o arquiteto atualizado e um empreiteiro também atualizado.

    Existem livros onde possamos ler mais sobre estes assuntos (RGEU, RJUE, PDM's)? Pois encontramos muitas leis e vários links.

    Obrigada
  17.  # 58

    Isto é que é os ETICS?
      image2.PNG
    • Sira
    • 20 setembro 2020

     # 59

    Colocado por: Ivo&MartaIsto é que é os ETICS?


    Isso, para já, parece ser só EPS (esferovite). Talvez, quando crescer, venha a ser ETICS 🙂 Ou seja, para ser um sistema ETICS ainda lhe faltam alguns componentes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ivo&Marta
 
0.0259 seg. NEW