Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

    Colocado por: Anonimo06082021não é nada assim.

    os tubos não são todos iguais.

    se for ao pormenor,não funciona assim como diz.

    Não a vale a pena perder tempo com que não sabe.
  2.  # 142

    É o eng que me pode esclarecer que pex é que leva?
  3.  # 143

    Colocado por: MduvidasÉ o eng que me pode esclarecer que pex é que leva?
    isso é irrelevante pois o tipo de material tem que ser defenido em projecto para calcular as perdas de carga em função das necessidades, habitualmente é calculado para uma solução standard podendo ser usada qualquer outra que tenha as mesmas curvas de e carateristicas.

    marcas existem muitas mas convém escolher uma corrente afim de evitar dissabores em caso de alguma necessidade posterior seja derivado a acidente ou a alteração, exemplos: tubagens xpto que não tem representação ou expressão comercial entre nós é um bicho de sete cabeças se precisar de acessórios para alterar ou inclusivé se o instalador inicial abandonar a obra, alguém a poder concluir.

    deve procurar um profissional competente com provas dadas e comprovadas por outros donos de obra a quem tenha executado instalações no passado.

    por vezes cai-se na tentação de entregar a quem "se vende" melhor sem entrar em conta com o trabalho executado e comprovado por quem realmente passou por isso e usa o fruto desse trabalho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mduvidas
  4.  # 144

    deve procurar um profissional competente com provas dadas e comprovadas por outros donos de obra a quem tenha executado instalações no passado.

    Pode ter um projeto xpto mas se o executante for fraquinho, no final fica fraquinho.
    Pode ter um projeto fraquinho mas se o executante for bom, no final vai ficar bem.
    O mesmo com o material... Se o executante não for bom, de nada vale.
    Há que confiar nos profissionais. Ter referências dele (obras feitas) e ir acompanhando os trabalhos.

    Quanto à canalização ser no teto, se não há problemasb de um PRH ser um aranhiço de tubos pelo chão, porque há-de haver para a canalização? Azares aparecem sempre, mas porra, ter de passar a canalização pelo teto por causa de uma eventual fuga... Então pelo teto passa a canalização, esgotos, luz, climatização, gás,...

    Pelo que tenho visto no meu caso, em planta é tudo muito bonito e fácil.
  5.  # 145

    Colocado por: ASSimoesse não há problemasb de um PRH ser um aranhiço de tubos pelo chão,
    num sistema radiante não existem conexões embebidas no pavimento logo a possibilidade de fugas é inexistente
    Concordam com este comentário: ASSimoes
  6.  # 146

    Por isso eu querer que a tubagem passe a vista no teto da cave, assim nao ha uniões dentro das paredes, do teto da cave apenas saem tubos inteiros
  7.  # 147

    Colocado por: Anonimo06082021

    de uma forma ou de outra tem sempre ligações dentro das paredes.

    tem pelos menos joelhos terminais...joelhos fêmea ou macho.

    como pode ter uniões fêmea ou macho.
    Mas são ligações junto as peças certo?Facilmente identificáveis em caso de problemas, não são para la perdidas no meio das paredes em lugar incerto ou estou errado?
    • DR1982
    • 1 setembro 2020 editado

     # 148

    Colocado por: Anonimo06082021se lhe interessar a minha opinião...

    nesse tipo de ligações opte por inox ou bronze.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
    Isso nao me custa o ordenado do mês? :)
  8.  # 149

    Colocado por: Anonimo06082021

    se tiver um problema dentro das paredes por causa de um acessório,pode ate nem chegar.
    Isso é verdade por isso é que estou disposto a gastar mais uns tostões de modo a evitar isso!
    Isto sem sair dos materiais que sao facilmente trabalhados por todos!
  9.  # 150

    Colocado por: LrLisboa

    Pode dar exemplos marcas e 'modelos' sff?


    Todas as marcas com homologação do Lnec são aceitáveis, agora é só consultar a lista do mesmo.

    Não vou especificar marcas por uma questão de principio e para não criar especulação e promiscuidade neste topico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LrLisboa
  10.  # 151

    Colocado por: Anonimo06082021

    eles existem no mercado e para todos,só não os trabalha quem não quer.

    Geberit e Viega,por exemplo,existem em Portugal há muito tempo.

    Sim mas certamente devem existir materiais que exigen tecnicas e ferramentas específicas, nao queria nenhum desses mareriais de modo a que de futuro alguma alteração reparação possa ser feita pôr qualquer um, e ate mesmo para poder pedir orçamento a mais que uma empresa para a instalação!
  11.  # 152

    Colocado por: Anonimo06082021

    o mesmo se passa com o contrario...eu não faço reparações em PPR se me pedirem.

    já fiz em tempos mas agora não.
    Sim, mas sabe por exemplo que muitos dos materiais que por aqui mostra nao sao trabalhados por qualquer um, se calhar alguns nem sabem que existem, por isso acho que entende quando digo que prefiro um material mais comum!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marco84
  12.  # 153

    Colocado por: Anonimo06082021a Viega tem um sistema que só é comercializado numa zona especifica da Alemanha....não existe em mais lado nenhum.

    mas no entanto nada me impede de o trabalhar.

    já faz algum tempo que ando a falar com o Fonseca sobre o assunto.
    La esta é exatamente isso que nao quero, um sistema especifico desses, para si acredito que nao seja diferente, mas se eu fosse pedir um orçamento num sistema desses por exemplo estava lixado com F...
    tem de ser algo tipo esse da rehau que falou, que é facil de encontrar por qualquer um
  13.  # 154

    Colocado por: Anonimo06082021ai onde você trabalha a Viega é comercializada com outro nome.

    é uma firma Suiça que comercializa os produtos com marca própria.

    tem o direito de exclusividade de comercialização.

    Aqui ainda so vi Geberit, onde ando colocaram tubos de esgotos e pluviais geberit com as emendas de soldar com a maquineta tipo Ligada, para aguas einda nao reparei, estao envolvidos em mangas de isolamento bem
    Grosssas mas nao reparei na marca do tubos
  14.  # 155

    Colocado por: Anonimo06082021

    é como lhe disse,as pessoas é que não querem trabalhar os produtos/sistemas.

    não tenho culpa disso e ate quero que continuem assim por muito tempo.
    Eu sei disso, mas eu como simples DO tenho de me adaptar, usar um material melhorzito mas facil de trabalhar por qualquer um senao nao ha carteira que aguente!
  15.  # 156

    Numa obra numa altura apanhei um comercial da frankische e do quee lembro tinha muito bom aspeto.

    Não conheço a implantação da marca em Portugal mas ficou para referência
  16.  # 157

    Qual é a vossa opinião para este tipo de tubo com isolamento?

    Tubo multicamada 16 x 2,0 mm com isolamento (6-7 mm), em rolo, Tuboflux
 
0.0364 seg. NEW