Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá pessoal.
    Acompanho este fórum desde há muito tempo, mas nunca iniciei alguma discussão, porém chegou a altura de iniciar um projeto, um sonho de pequenina. Nasci numa aldeia pequena, distrito de Viana do Castelo e cedo saí de lá. No entanto, as minhas raizes são lá, e sempre sonhei ter o meu cantinho lá. Nestas férias os meus avós ofereceram-me um terreno onde já consta uma casa e anexos, considerado um palheiro e lojas. Assim nasceu a vontade de recuperar aquela casa, e transformá-la numa modesta habitação de férias ou quem sabe um dia não termino a minha vida ali. Aquando desta ideia surgiram também imensas dúvidas de todo o processo e de como inciar e por esse motivo recorro à vossa ajuda, passando a expor as minhas duvidas.
    1. em primeiro tem passar para o meu nome e só depois posso começar as obras?
    2. Quais os papeis necessários e onde me dirigir para ter poder inciar o projeto, sendo que já não conheço lá quase ninguém.
    3. O telhado e as paredes encontram-se em boas condições, sendo necessária apenas a reparação dos beirais e reforço das paredes internamente.
    4. Como efetuar os trabalhos da melhor forma mas tendo em conta o gasto minimo possivel?
    5. Não tem instalação elétrica, nem saneamento, apenas agua canalizada junto à casa e um furo também.

    Deixo vos algumas fotos do estado atual da casa e aguardo a vossa ajuda.
      casa.jpg
      casa 2.jpg
      terreno e casa.jpg
  2.  # 2

    1 - Pode começar obras em nome dos seus avós desde que os mesmos deem inicio ao processo.
    2- Que documentação têm a casa? Tenho a certeza que a metade superior, construida em cima da inferior e original está ilegal e dificilmente será legalizada.

    Colocado por: estevesa3. O telhado e as paredes encontram-se em boas condições, sendo necessária apenas a reparação dos beirais e reforço das paredes internamente.
    4. Como efetuar os trabalhos da melhor forma mas tendo em conta o gasto minimo possivel?
    5. Não tem instalação elétrica, nem saneamento, apenas agua canalizada junto à casa e um furo também.


    Quanto dinheiro tem? Entre projectos, e tudo o resto? 35000? 40000?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: estevesa
  3.  # 3

    ainda não tenho a documentação uma vez que ainda não fui ter com a minha avo para tratar da papelada, e ela não percebe muito de papelada. foi efetuado um levantamento das propriedades pela camara, pelo que se estivesse ilegal deveriam ter informado disso não?
    O valor do investimento será o menor possivel, mas cerca de 75.000€.
  4.  # 4

    também convém chamar um técnico ao local para averiguar a estabilidade da construção existente visto que parece ter sido feito sem pilares... o mais provável será ter de demolir e fazer de novo para que tenha alguma segurança.
    Concordam com este comentário: Nelhas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: estevesa
  5.  # 5

    Colocado por: antonylemostambém convém chamar um técnico ao local para averiguar a estabilidade da construção existente visto que parece ter sido feito sem pilares... o mais provável será ter de demolir e fazer de novo para que tenha alguma segurança.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:estevesa

    por dentro existe uma estrutura bastante forte. vou anexar a parte interior.
  6.  # 6

    O Antony já levantou parte do véu.

    O problema não é construir ou remodelar, é o problema de papelada legal que vai ter ai e o problema que vai consumir em tempo e dinheiro para resolver.

    Não vejo forma alguma de isso poder estar legal.
    O que pode estar legal ou já não existe ou não é isso propriamente.
    É outra coisa antes dos acrescentos.
  7.  # 7

    Colocado por: NelhasO Antony já levantou parte do véu.

    O problema não é construir ou remodelar, é o problema de papelada legal que vai ter ai e o problema que vai consumir em tempo e dinheiro para resolver.

    Não vejo forma alguma de isso poder estar legal.
    O que pode estar legal ou já não existe ou não é isso propriamente.
    É outra coisa antes dos acrescentos.

    de fato terei de validar toda essa papelada. Caso não esteja legal a parte superior, não existe possibilidade de o fazer?
  8.  # 8

    Colocado por: estevesanão existe possibilidade de o fazer?
    existe, mas tem de averiguar essa possibilidade na Cm ou com um arquitecto
  9.  # 9

    Colocado por: estevesade fato terei de validar toda essa papelada. Caso não esteja legal a parte superior, não existe possibilidade de o fazer?


    Sim, mas basicamente será como construir uma casa nova.
    Com a agravante que ainda tem de gastar dinheiro a tirar isso dai.
  10.  # 10

    Muito obrigada a todos pelos vossos comentários. Vou verificar com um arquiteto e perceber se é possivel fazer alguma coisa dali. Apenas queria evitar custos desnecessários e ter a oportunidade de aproveitar um sitio onde tenho imensas memórias.
  11.  # 11

    Aqui está o interior da casa e do curral dos animais que está por baixo.
      curral.jpg
      parte interior.jpg
      parte interior.2jpg.jpg
  12.  # 12

    ok, pelo que vejo isso necessita de pilares e vigas. pois na verdade não existem. possivelmente nem precisará de demolir nada se conseguir fazer tudo pelo interior. mas nao sei. veja isso em relação à estrutura com um engº. O resto tem de ser tratado com um arquitecto, projectos, desenhos etc.. Da forma que isso está(apenas em blocos) ninguém se vai responsabilizar a assinar os termos, nem me parece na foto que tenha vigas perimetrais sobre a parede de pedra
  13.  # 13

    Colocado por: JoelMtem aí uns construção interessante! Parece-me que essa parte superior não tem qualquer valor arquitectonico. Já tem ideia do que tenciona fazer? que programa pretende inserir nessa construção?

    Ainda não tenho ideias do que fazer e pelos vistos se calhar nem vale a pena fazer.. Vi vários post acerca de palheiros contruidos através do nada e achei interessante, mas sendo assim vou abandonar a ideia.
  14.  # 14

    Colocado por: antonylemosok, pelo que vejo isso necessita de pilares e vigas. pois na verdade não existem. possivelmente nem precisará de demolir nada se conseguir fazer tudo pelo interior. mas nao sei. veja isso em relação à estrutura com um engº. O resto tem de ser tratado com um arquitecto, projectos, desenhos etc.. Da forma que isso está(apenas em blocos) ninguém se vai responsabilizar a assinar os termos, nem me parece na foto que tenha vigas perimetrais sobre a parede de pedra


    Obrigada pela ajuda. Irei então abandonar a ideia que tinha. Muito grata pela ajuda.
  15.  # 15

    Colocado por: estevesamas sendo assim vou abandonar a ideia.
    porquê?
    seria uma construção interessante e uma forma de valorizar o seu património.

    nao sei que área tem isso mas não considero que seja algo de outro mundo, para uma casinha de férias serve perfeitamente
  16.  # 16

    Colocado por: antonylemosporquê?
    seria uma construção interessante e uma forma de valorizar o seu património.


    Colocado por: antonylemosporquê?
    seria uma construção interessante e uma forma de valorizar o seu património.

    porque provavelmente o investimento e as dores de cabeça serão muitas. Eu adoro aquela casa, não pelo que ela é, mas pelo que significa, por isso gostaria de fazer o projeyto. Mas já me indicaram tantos entraves, que não sei se valerá a pena. Não sou de desistir, apenas nao quero afundar dinheiro á toa..e se for para deitar abaixo não estou a guardar recordações daquela casa, apenas do local.
  17.  # 17

    Colocado por: estevesaMas já me indicaram tantos entraves, que não sei se valerá a pena
    não colocamos entraves, apenas alertamos para o que necessitará de fazer.

    a unica parte que terá de deitar abaixo (em principio) é o palheiro em cima. Como disse, nao desista antes de falar com um engº em relação à estabilidade do piso superior
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  18.  # 18

    Colocado por: JoelM

    como assim construidos através do nada? estava à espera que fosse só colocar pladur por dentro está pronto?

    para mim, estava aí uma bela casinha de ferias, ainda por cima em viana do castelo, maravilha!



    não são entraves, é a realidade, agora tem de pensar se tem vontade e quer fazer ou não!

    entendam que não me estou a queixar..Se calhar foi um desabafo desnecessário. Bora lá falar com um eng e ver o que se pode fazer ali
  19.  # 19

    Colocado por: antonylemosnão colocamos entraves, apenas alertamos para o que necessitará de fazer.

    a unica parte que terá de deitar abaixo (em principio) é o palheiro em cima. Como disse, nao desista antes de falar com um engº em relação à estabilidade do piso superior
    Concordam com este comentário:JoelM

    não me referi á vossa opinião como entraves, apenas já percebi que tenho um longo caminho pela frente e os entraves são esses. A vossa opniao e ajuda é sempre bem vinda..
  20.  # 20

    Colocado por: estevesanão me referi á vossa opinião como entraves,
    eu entendo o que quer dizer.. começa a parecer trabalho a mais para uma coisa tão simples e ainda é apenas uma ideia.. mas não deixe que isso abafe o sonho.

    De qualque das formas, sendo em Viana e eu trabalho no Minho, se no futuro quiser avançar e quiser uma proposta para os projectos é possivel contactar-me por email.

    [email protected]
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
    Estas pessoas agradeceram este comentário: estevesa
 
0.0252 seg. NEW