Iniciar sessão ou registar-se
    • size
    • 27 agosto 2020 editado

     # 1

    Colocado por: timasa

    A questão aqui é, a pessoa não faz utilização do espaço como garagem, nem entram carros naquele local, que direito lhe dá em reservá-lo para si?


    Não pode estar a basear-se em suposições. Se usa ou não usa. O não usar não altera nada.

    Essa situação ocorrerá num condomínio e, portanto, será fácil verificar, através dos administradores, qual a utilização licenciada para essa divisão.
    Há ou não mais portões desses nessa urbanização a servirem de garagem ?
    Colocado por: timasa

    Se a garagem for realmente garagem, e estando legal, porque não estacionar lá dentro (que é para isso que server?)

    Não sabe se é ou não uma garagem ?
    Se for uma garagem, o proprietário não pode abusar com esse estacionamento ilegal. As autoridades podem multar.
  1.  # 2

    Colocado por: sizeou não mais portões desses nessa urbanização a servirem de garagem ?


    Não disse que altera, a questão é , se não for legal não lhe dá o deireito de utilizar como se fosse garagem, se for legar, não lhe dá o direito de usufruir de espaço publico como garagem própria. PONTO
    • size
    • 27 agosto 2020

     # 3

    Colocado por: timasa

    Não disse que altera, a questão é , se não for legal não lhe dá o deireito de utilizar como se fosse garagem, se for legar, não lhe dá o direito de usufruir de espaço publico como garagem própria. PONTO


    Abandone os ´SE´´...

    Tem que apurar qual a finalidade desse espaço.

    Em ambas as situações que coloca, ele não pode reivindicar o estacionamento exclusivo na via publica. No caso de ser, realmente, uma garagem, ele está sujeito a ser penalizado com coimas, como qualquer outro vizinho.
  2.  # 4

    Colocado por: timasaessas coisas não acontecem em outros Países civilizados como por exmplo a Suiça

    Eu aprendo civilização quando eles vêm cá de férias em Agosto 😝😝
  3.  # 5

    Colocado por: timasa


    Lezado de não sei quê? Expliquei anteriormente os motivos, o Sr parece não querer entender, pois aparentemente também julga ter comprado espaço publico para beneficio próprio. è a lei do Zé povinho, essas coisas não acontecem em outros Países civilizados como por exmplo a Suiça, em que seja proprietario ou não, as pessoas cumprem a lei, e pode ter a certeza que na Suiça levaria multa, pois a lei é igual para todos.

    Se a garagem for realmente garagem, e estando legal, porque não estacionar lá dentro (que é para isso que server?)
    Este Laguna dorme assim há anos, com o nariz 30cm a ocupar o passeio.
    É muito distante de minha casa, mas de facto está-se perante uma situação irregular. Nunca tinha pensado nisso, mas se calhar vou reportar às autoridades!
      A03061A2-951A-43BF-BE7F-FCA02FDDB53D.jpeg
  4.  # 6

    Colocado por: LrLisboa
    Eu aprendo civilização quando eles vêm cá de férias em Agosto 😝😝


    Aprende qualquer coisa novamente.

    ci·vi·li·zar - Conjugar
    (civil + -izar)
    verbo transitivo
    1. Fazer sair do estado de barbaria.

    2. Melhorar, sob o ponto de vista intelectual, moral e industrial.

    3. Tornar civil, cortês, polido.


    "civilizados", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/civilizados [consultado em 27-08-2020].
    • timasa
    • 27 agosto 2020 editado

     # 7

    VIsto que alguns membros ao invés de responderem ás questões legais, tendem a complicar sem saber de todos os detalhes.. porque na verdade não têm que saber dos mesmos, mas sim ajudar respondendo ás questões conforme colocadas ou conforme indicado na lei (foi para isso que recorri a este forum e não ao Zé da barbearia da esquina).

    Porque o ser humano é mesmo assim, quando mais ****** o próximo e não olhar a meios melhor..

    Então aqui vai.

    - O casal em causa na foto em anexo, tem espaço para colocar 1 carro em frente á garagem, no entanto, quem estaciona imediatamente ao lado, ou seja no espaço a vermelho é o espaço da garagem, a amarelo todo o espaço ao lado, onde qualquer pessoa pode estacionar.

    Visto que o espaço a vermelho só dá para 1 carro e eles têm 2, tudo o que estaciona ao lado, mais cedo ou mais tarde, aparece com o carro riscado. (coincidencia?)

    - O casal em causa, utiliza o passeio tapando o acesso ao outro prédio para aspirar ou colocar o carro a meia sombra, durante as horas de calor.

    - O casal ao lado, acha que tem o direito a 2 lugares de estacionamento na via publica reservados para eles.

    Volto a referir, se a lei diz que não é para estacionamento de ninguem, então mesmo sendo eles os donos É PARA NINGUEM, e não existe interpretação possivel.

    Fechado o caso.

    Obrigado
      access.png
  5.  # 8

    Aqui fica mais um apontamento da vida real acerca do tema.
    A idade dá-nos o conhecimento da vida, do ambiente, dos comportamentos em sociedade, dos animais, dos humanos, etc... Tem essa vantagem.
    Agora a história.
    Certa vez fui a uma reunião de condomínio e a certa altura o condómino A coloca à assembleia a seguinte questão que queria ver debatida e lavrada em acta:
    Segundo ele o condómino B fazia um uso abusivo e indevido do seu lugar de garagem, uma vez que usava o mesmo para estacionar 2 viaturas.
    Todos ficaram admirados pois nem sabiam que o B tinha 2 viaturas...
    Vai-se aprofundar os factos e conclui-se que no lugar de garagem do condómino B (que por acaso era um dos lugares de garagem mais espaçosos do prédio) o filho de B morador na mesma fração do pai guardava ao fundo do lugar encostada à parede a mota que o pai(B) lhe tinha oferecido pelos 18 anos.
    Escusado será dizer que estava tudo dentro do perímetro do lugar e ainda lá cabiam mais 1ou2 viaturas de 2 rodas, só que isso incomodava solenemente e causava inúmeras agruras a A.
    E dá galhofa geral e ameaças com advogados e sei lá mais o quê... A coisa azedou e não sei como acabou..
    Também não sei como se resolveria um caso desta gravidade noutro país mais respeitador dos bons costumes. O que sei é que quanto mais conheço os racionais, mais gosto dos irracionais😎
  6.  # 9

    Colocado por: KduvidasAqui fica mais um apontamento da vida real acerca do tema.
    A idade dá-nos o conhecimento da vida, do ambiente, dos comportamentos em sociedade, dos animais, dos humanos, etc... Tem essa vantagem.
    Agora a história.
    Certa vez fui a uma reunião de condomínio e a certa altura o condómino A coloca à assembleia a seguinte questão que queria ver debatida e lavrada em acta:
    Segundo ele o condómino B fazia um uso abusivo e indevido do seu lugar de garagem, uma vez que usava o mesmo para estacionar 2 viaturas.
    Todos ficaram admirados pois nem sabiam que o B tinha 2 viaturas...
    Vai-se aprofundar os factos e conclui-se que no lugar de garagem do condómino B (que por acaso era um dos lugares de garagem mais espaçosos do prédio) o filho de B morador na mesma fração do pai guardava ao fundo do lugar encostada à parede a mota que o pai(B) lhe tinha oferecido pelos 18 anos.
    Escusado será dizer que estava tudo dentro do perímetro do lugar e ainda lá cabiam mais 1ou2 viaturas de 2 rodas, só que isso incomodava solenemente e causava inúmeras agruras a A.
    E dá galhofa geral e ameaças com advogados e sei lá mais o quê... A coisa azedou e não sei como acabou..
    Também não sei como se resolveria um caso desta gravidade noutro país mais respeitador dos bons costumes. O que sei é que quanto mais conheço os racionais, mais gosto dos irracionais😎




    Em relação á sua história, consigo perceber, que dentro do perimetro do estacionamento do próprio, e que desde que não ultrapasse os limites do mesmo, no meu entender não percebo o porque de azedarem com a situação... é só ridiculo e perda de tempo.

    Neste caso em concreto, não percebi se percebeu o meu ponto de vista, nem tão pouco se concorda com ele, ou mesmo se leu todos os detalhes apresentados.
    Concordam com este comentário: Capuchinha
  7.  # 10

    Colocado por: timasaVIsto que alguns membros ao invés de responderem ás questões legais, tendem a complicar sem saber de todos os detalhes.. porque na verdade não têm que saber dos mesmos, mas sim ajudar respondendo ás questões conforme colocadas ou conforme indicado na lei (foi para isso que recorri a este forum e não ao Zé da barbearia da esquina).

    Porque o ser humano é mesmo assim, quando mais ****** o próximo e não olhar a meios melhor..

    Então aqui vai.

    - O casal em causa na foto em anexo, tem espaço para colocar 1 carro em frente á garagem, no entanto, quem estaciona imediatamente ao lado, ou seja no espaço a vermelho é o espaço da garagem, a amarelo todo o espaço ao lado, onde qualquer pessoa pode estacionar.

    Visto que o espaço a vermelho só dá para 1 carro e eles têm 2, tudo o que estaciona ao lado, mais cedo ou mais tarde, aparece com o carro riscado. (coincidencia?)

    - O casal em causa, utiliza o passeio tapando o acesso ao outro prédio para aspirar ou colocar o carro a meia sombra, durante as horas de calor.

    - O casal ao lado, acha que tem o direito a 2 lugares de estacionamento na via publica reservados para eles.

    Volto a referir, se a lei diz que não é para estacionamento de ninguem, então mesmo sendo eles os donos É PARA NINGUEM, e não existe interpretação possivel.

    Fechado o caso.

    Obrigado
      access.png
    Com esta quantidade de pormenores, facilmente se conclui que é bem mais grave o problema de má vizinhança do que o de estacionamento indevido!
    Concordam com este comentário: Sira
  8.  # 11

    Colocado por: timasa



    Em relação á sua história, consigo perceber, que dentro do perimetro do estacionamento do próprio, e que desde que não ultrapasse os limites do mesmo, no meu entender não percebo o porque de azedarem com a situação... é só ridiculo e perda de tempo.

    Neste caso em concreto, não percebi se percebeu o meu ponto de vista, nem tão pouco se concorda com ele, ou mesmo se leu todos os detalhes apresentados.
    Concordam com este comentário:Capuchinha
    Percebi perfeitamente, mas também acho que esse pormenor de carros riscados e outros detalhes que divulgou à posteriori desvalorizam o aspeto legal da questão e exponenciam o problema comportamental que aí tem entre vizinhos.
  9.  # 12

    Colocado por: KduvidasPercebi perfeitamente, mas também acho que esse pormenor de carros riscados e outros detalhes que divulgou à posteriori desvalorizam o aspeto legal da questão e exponenciam o problema comportamental que aí tem entre vizinhos.


    Até aí estamos de acordo, mas isso é uma consequência do que eles acham como um dado adquirido. Ou seja, de que têm direito a esses ligares. Para ser sincero, morava no meio de Lisboa onde por vezes tinha que andar 10 minutos do carro ate casa, pois era complicado arranjar ligar. Aqui se andar 2 minutos não me faz confusão. Mas existem pessoas idosas, familias que visitam outras pessoas e que por vezes estacionam lá por não saberem que se trata de "garagem" etc.. por isso julgo que se trata de questão legal, pois se fosse assim tão claro, os carros estariam na garagem e não apareciam carros riscados.
  10.  # 13

    Olá, timasa :)

    No papel (e explico já o porquê desta expressão), acho que o timasa tem toda a razão no que vem expor. Somente se o seu vizinho fosse deficiente é que teria direito a um lugar de estacionamento exclusivo e reservado, e mesmo assim este teria que estar devidamente sinalizado, tanto com sinalética, onde deve constar até a matrícula da viatura, e demarcações próprias no chão.

    Não sendo o caso, qualquer pessoa, moradora ou não, tem direito de estacionar na sua praceta, desde que o faça nos espaços que a lei prevê para o efeito.

    Utilizei há pouco a expressão "no papel" simplesmente porque as leis são claras e pragmáticas, mas esta de coisa de viver em vizinhança, partilhar paredes, coisas e espaços é uma salganhada do caraças, porque as pessoas muitas vezes são tudo menos racionais, e tendem a confundir a defesa e a aplicação da lei com "ataques pessoais".

    Eu, que também, como você, partilho uma praceta com vizinhos, e onde como em qualquer recanto urbano escasseia o estacionamento, sinto uma natural empatia pela sua situação.

    A primeira coisa que fiz quando me mudei para cá foi pedir, já não me lembro se à Câmara Municipal ou à Junta de Freguesia, que viessem demarcar os espaços de estacionamento no pavimento, e fizeram-me a vontade até com muita rapidez. Isto porque me enervava ver que muitas pessoas pareciam ter tirado a carta na Farinha Amparo, e ocupavam muito mais espaço do que o necessário para estacionar, diminuindo assim a capacidade do estacionamento, ou até dificultando as manobras e circulação, quando eram mais nabos.

    Ao longo destes anos desenvolvi a minha filosofia que é a seguinte: o mundo apresenta-nos todos os dias, sem folgas, chatices. Não há energia que nos permita ir a todas as batalhas, mas podemos escolher aquelas que achamos que valem a pena.
    Se acha que esta é a sua batalha, porque mexe consigo ver esta situação não resolvida, o irrita profundamente a forma abusiva e sobranceira de agir dos seus vizinhos, e não se importa de sacrificar uma possível relação de cordialidade com estes, força.
    Sabe que a lei está do seu lado: a rua não tem donos.
    Concordam com este comentário: zed
    Estas pessoas agradeceram este comentário: timasa
  11.  # 14

    Colocado por: timasa- O casal em causa na foto em anexo, tem espaço para colocar 1 carro em frente á garagem, no entanto, quem estaciona imediatamente ao lado, ou seja no espaço a vermelho é o espaço da garagem, a amarelo todo o espaço ao lado, onde qualquer pessoa pode estacionar.

    Agora ficámos mais esclarecidos, o local assinalado é um estacionamento, onde não se pode estacionar porque é um acesso a uma garagem.
    O timasa não quer que o proprietário da garagem estacione nesse estacionamento, porque a lei não permite.
    Então prefere que o vizinho ocupe outro lugar de estacionamento na praceta, prejudicando todos os residentes, visto que o estacionamento é escasso.
    Então não era melhor ele estacionar no lugar a vermelho, visto que assim deixava vago outro lugar na praceta? afinal o seu problema não era a falta de estacionamento na praceta?

    Preocupe-se em saber qual o uso licenciado para o espaço, já lhe disseram isto mas você não ligou, e deixe de chatear o seu vizinho.
    Concordam com este comentário: casinhaDaAvo
  12.  # 15

    Eu acho é que o user quer o lugar para ele! 😎🤔🙄

    Basicamente, se o dono estacionar sempre naquele sitio não "rouba" lugares a ninguém.
    MAS o problema vem quando o user diz que os carros ficam lá estacionados à sombra na hora de calor.

    O user não é prejudicado em momento algum.
    Seria o mesmo que eu chegar a casa todos os dias e não ter lugar, e todos os carroa estavam estacionados no mesmo sítio. O que é certo é que todos os carros se movimentam, mas eu é que estaria a chegar tarde.

    Mas o problema passou a existir quando o user teve que deixar o seu carro ao sol e este ficou bem quentinho, enquanto o carro do vizinho estava "fresquinho" à sombra.

    Ora é este o problema ou não?
    Se acha que deve estacionar, enfrente o tal vizinho e não venha cascar no pessoal aqui.
    São todos bons porque ajudam, mas quando se começa a questionar o problema e a colocar alguns estraves, já se começa a disparatar.
    Homem se acha que está no seu direito avance, estacione, lide com o vizinho.
  13.  # 16

    Colocado por: Kduvidas O que sei é que quanto mais conheço os racionais, mais gosto dos irracionais😎

    Amén!
    • size
    • 28 agosto 2020

     # 17

    Colocado por: timasa
    VIsto que alguns membros ao invés de responderem ás questões legais, tendem a complicar sem saber de todos os detalhes.. porque na verdade não têm que saber dos mesmos
    , mas sim ajudar respondendo ás questões conforme colocadas ou conforme indicado na lei (foi para isso que recorri a este forum e não ao Zé da barbearia da esquina).

    Porque o ser humano é mesmo assim, quando mais ****** o próximo e não olhar a meios melhor..


    Telha calma, não se desoriente...
    Foi-lhe respondida a questão legal. Artigo 50º do código da estrada. Nada mais há que dizer.
    O senhor é que, afinal, esconde pormenores perniciosos na manga. Frequentemente solicitado a explicar a verdadeira situação daquele espaço do portão, não se dignou concretizar a resposta, no sentido de se saber se é ou não uma garagem, devidamente licenciada. Nem tão pouco melhorou a foto, também questionada, para demonstrar a dimensão do portão.
    Querendo obter uma opinião de âmbito legal, não é sensato da sua parte argumentar que não tem que dar a conhecer os detalhes.....

    Pelo andar da carruagem, será mesmo uma garagem licenciada e, obviamente o seu vizinho tem todo o direito em não autorizar o estacionamento em frente da mesma .

    E agora, pretende o quê ?
  14.  # 18

    Colocado por: CapuchinhaOlá, timasa :)

    No papel (e explico já o porquê desta expressão), acho que o timasa tem toda a razão no que vem expor. Somente se o seu vizinho fosse deficiente é que teria direito a um lugar de estacionamento exclusivo e reservado, e mesmo assim este teria que estar devidamente sinalizado, tanto com sinalética, onde deve constar até a matrícula da viatura, e demarcações próprias no chão.

    Não sendo o caso, qualquer pessoa, moradora ou não, tem direito de estacionar na sua praceta, desde que o faça nos espaços que a lei prevê para o efeito.

    Utilizei há pouco a expressão "no papel" simplesmente porque as leis são claras e pragmáticas, mas esta de coisa de viver em vizinhança, partilhar paredes, coisas e espaços é uma salganhada do caraças, porque as pessoas muitas vezes são tudo menos racionais, e tendem a confundir a defesa e a aplicação da lei com "ataques pessoais".

    Eu, que também, como você, partilho uma praceta com vizinhos, e onde como em qualquer recanto urbano escasseia o estacionamento, sinto uma natural empatia pela sua situação.

    A primeira coisa que fiz quando me mudei para cá foi pedir, já não me lembro se à Câmara Municipal ou à Junta de Freguesia, que viessem demarcar os espaços de estacionamento no pavimento, e fizeram-me a vontade até com muita rapidez. Isto porque me enervava ver que muitas pessoas pareciam ter tirado a carta na Farinha Amparo, e ocupavam muito mais espaço do que o necessário para estacionar, diminuindo assim a capacidade do estacionamento, ou até dificultando as manobras e circulação, quando eram mais nabos.

    Ao longo destes anos desenvolvi a minha filosofia que é a seguinte: o mundo apresenta-nos todos os dias, sem folgas, chatices. Não há energia que nos permita ir a todas as batalhas, mas podemos escolher aquelas que achamos que valem a pena.
    Se acha que esta é a sua batalha, porque mexe consigo ver esta situação não resolvida, o irrita profundamente a forma abusiva e sobranceira de agir dos seus vizinhos, e não se importa de sacrificar uma possível relação de cordialidade com estes, força.
    Sabe que a lei está do seu lado: a rua não tem donos.
    Concordam com este comentário:zed
    Estas pessoas agradeceram este comentário:timasa



    Olá.

    Grato pelo seu comentário.

    Provavelmente irei seguir a sua dica e perceber com quem posso tratar de solicitar a demarcação dos lugares na praceta.

    Conforme referi, não tenho problemas motores, mas existem moradores idosos que têm. Mas mesmo não existindo essa necessidade não dá o direito do Zé Povinho usurpar do que quiser e bem entender.

    Se a pessoa tem uma garagem, pois bem, utilize-a e não usurpa 2 / 3 lugares em frente á saida. E quando alguem estaciona ao lado de forma a não deixar espaço para toda a frota automóvel desdes, os mesmos têm que ser responssabilizados por todo e qualquer ato que tenha como objetivo causar dano físico a alguém ou alguma coisa. Por conta disso, e por ninguem ter coragem de dizer ou de fazer algo, este comportamento humano se manifesta cada vez mais, mas no fim há um ator a ser responsabilizado pela acção.

    Isto não é uma batalha pessoal nem uma coisa que me irrita, mas sim uma questão de civismo e educação, se os outros se dão ao trabalho de fazerem o que querem, as leis existem para isso, para serem cumpridas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Capuchinha
  15.  # 19

    timasa, uma pergunta pra reflexão: este comportamento abusivo dos vizinhos incomoda-o a si diretamente ou alguém que se tenha queixado a si diretamente e que lhe seja importante? Peço desculpa se já o disse mais atrás e se o faço repetir-se, mas não vi. Se não lhe afeta diretamente, respire fundo e c**** no assunto, a sério, respire fundo e esqueça isso. Uma pessoa perde anos de vida nestas coisas às vezes e o resultado mesmo que positivo no fim é de cansaço e de nenhum ou pouco sentimento de realização. O que não falta infelizmente é abusos destes e alguns piores. Se formos a tentar resolver todos ficamos sem cabelos. Pense nisso!
  16.  # 20

    Colocado por: timasa

    Perante observação tão estupida e inadequada só me apetecia mandá-lo dar uma curva.

    Só encontramos bravos de internet e pessoinhas a querer pisar o próximo, com atitudes parecidas á deste vizinho.

    A mim pouco me encomoda que estacione e ocupe os lugares que quiser, tenho condição fisica para correr 50km sem parar, não me preocupo se tiver de andar 2 minutos. Mas a maioria são idosos que ainda conduzem, ou pessoas que nem se apercebem que aquilo é uma garagem.

    A questão é, precisamente a de quando querem "marrar" com os outros, comigo batem de frente. O ser humano quando algo dá trabalho, desiste.. porque são apenas 20centimos de troco que faltou, porque não me apetece escrever no livro de reclamações, porque não me apetece chatear, dessa forma perpetuamos essas atitudes e ao invés de desencorajar, ainda enaltecemos o excelente comportamento, promovido pela maior parte aqui.

    Mas ninguem consegue perceber que mesmo que seja uma garagem, não dá ao direito da pessoa ocupar 2 / 3 lugares ali em frente só porque não se quer dar ao trabalho de colcoar o carro na garagem?

    E os outros? estacionam onde? é assim tão dificil de perceber que não, não quero o lugar para mim como TU SEU IDIOTA assim o dizes?

    Ter calma? tenho calma com as pessoas de quem gosto e de quem eu escolho ter calma, com idiotasque não conheço de lado nenhum não tenho que ter calma nem tão pouco tenho de o fazer.

    Se é tão bom como diz see, mantenha o seu nível de bondade e superioridade que mostra e trate-me sempre bem. A mim e aos outros.
    Pois digo-lhe:
    Se se acha tão bom, vá fale com vizinho e não venha aqui ser o verdadeiro idiota.

    E sim, eu é que vou desistir de falar consigo. Não por ser um ser humano que pisa os outros, mas por ser superior a si.

    Eheh
    Um grande abraaaaaaço e força nesta sua batalha pela bondade!

    Eheheh
    -> aqui era só mesmo para enervar 😉😎


    Vá lá homem/mulher, anime-se a gente provavelmente nunca se irá cruzar não vale a pena se chatear por isto.
    Neste momento é de manhã, o dia está a começar ou já começou para muitos de nós.
    Não se irrite como aparenta.
    Só disse aquilo que interpretei do seu lado.

    Continuo a perguntar:
    Se lhe incomoda porque não fala diretamente com o vizinho e tenta perceber o que se está a passar?
    Vejo que veio ao fórum por causa deste problema em específico e mesmo assim não consegue dar todos os detalhes. Existem muitas suposições e não sabe responder a tudo. É este o seu problema e está a focar-se em demasia no que procura, mas não se foca no essencial: perceber o que está realmente a acontecer.
    Percebo que queira fazer o bem, mas não está a ir pela forma correta.
    Entende o que lhe digo?
 
0.0281 seg. NEW