Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde
    Alguém sabe como tratar escalracho infestado com Blissus leucopterus, uma espécie de percevejo que afeta gramineas.
    Os ovos estão no solo e o bichinho alimenta-se da raiz do escalracho, secando-o completamente.
    É possível encontrar esses bichinhos junto as áreas secas.
    Inicialmente também me disseram que era fungo, mas não é.
    Obrigada

O vídeo em baixo foi o que encontrei sobre o assunto

https://youtu.be/O1Tv0aK-VhE
  2.  # 2

Colocado por: MLGMCAlguém sabe como tratar escalracho infestado com Blissus leucopterus, uma espécie de percevejo que afeta gramineas.

enão se partilhou o video, terá lido os comentarios...
    Existe produto fito-farmaceutico para o combate a essa praga.
    Olhe pergunte ao autor do video que , ele sabe.
    alias mostra:
    https://www.youtube.com/watch?v=2InBdCj4_ZQ
  3.  # 3

Se atacarem de inicio com um pesticida pode ser que tenham sorte, no meu caso ataquei já muito tarde e não consegui parar o avanço, ou por outra, ia-me ficar bem caro, assim deixo o bicho comer tudo,(o que me parte o coração é ver 200 m2 de jardim a secar), e começar a pensar em alternativas, se pesquisarem a fundo na net vão chegar á conclusão que não há volta a dar, está em todo mundo (exepto na Austrália) e ninguém encontra uma maneira de exterminar o bicho.
  4.  # 4

Não pense assim, não baixe os braços, há solução para esta praga sim.
    Sou o autor do vídeo e já resolvi este problema em vários jardins, o senão está em tratar um relvado e o vizinho não fazer nada, daí o Blissus voltar a atacar.
    O ideal seria que todos os profissionais na área de jardinagem aplicassem o produto certo, só assim se combate uma praga.
    Não querendo publicitar marcas, escolha um insecticida com o composto de Lambda-Cialotrina. Faça 1 aplicação, aguarde 2/3 semanas e volte a aplicar. Não fazer mais do q 2 aplicações num curto espaço de tempo para não criar resistências.
    O ideal é tratar todos os jardins da vizinhança. Só assim o Blissus-Leucopterus não voltará, pelo menos até abril do próximo ano!!!

Lembre-se que os produtos fitófarmaceuticos só podem ser usados por profissionais com curso de aplicador. E respeite sempre as dosagens.

Cumps👍
  5.  # 5

Boa noite Sergiojf, qual o tratamento e onde posso adquirir?
    • Gaspia
    • 13 Setembro 2020 editado

# 6

Obg, Sérgio
    Foi graças a você que acordei para o problema, no meu caso já nada há a fazer para a recuperação, acordei tarde, fiz algumas aplicações mas sem resultados práticos, dos 300m2 restam-me pouco mais de 10, em Brejos de Azeitão na minha zona os vizinhos estão um pouco dispersos, conhecemos os do lado num raio de 100 mt, só me resta esperar por Abril/Maio e fazer uma desinfestação para depois colocar outro tipo de relva que não seja atacada por esta praga, vai ser muito difícil irradica-la, já a vejo em Lisboa em jardins em frente ao Colombo, e o maior problema é quando começarem a atacar as culturas

Um abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sérgiojf
    • HFR
    • 20 Setembro 2020

# 7

Finalmente percebi o que se passa com o meu relvado. É que agora em Setembro ando a ver os muros cheios de um bichinho exatamente igual a este.
    Sao os muitos os relvados com relva São Agostinho aqui nas redondezas da margem sul que estão a morrer...

O meu , infelizmente esta praticamente todo seco e morto. De 70m2 sobra muito pouco e o que sobra ja da sinais de nao recuperar.

Pensei de inicio que se tratava de negligencia da minha parte (Falta de agua), mas comparativamente a outros anos sempre tratei de tudo da mesma forma e nunca vi tal coisa. Enfim... onde posso adquirir o produto ?