Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Daqui a 15 dias, o mais tardar, a miudagem vai toda para a escola com máscara.
    Eu não estou a ver como vai ser.
    As escolas não têm espaço para os miúdos estarem distantes 1mt uns dos outros.
    Estão a pensar em reduzir os intervalos, horários alargados (a escola começa ás 8.00 e acaba ás 20.00 e há possibilidade de haver aulas aos sábados).
    Deixa de haver buffetes e as refeições Take-awai?
    Cá para mim vai ser máscara e desinfectar as mãos e pouco mais.
    Vamos ver como vai correr.
  2.  # 2

    Vai ficar tudo bem .

    Já conhecemos as regras, agora é só cumprir .

    Uma regra que devia de existir na etiqueta respiratória era "não cuspir para o chão".
    Concordam com este comentário: Casa da Horta, Sabrina
    • size
    • 6 setembro 2020 editado

     # 3

    Colocado por: mtavaresVai ficar tudo bem .

    Já conhecemos as regras, agora é só cumprir .



    Estamos a falar de crianças ...sem o controlo dos pais por perto
  3.  # 4

    É a mesma coisa, lá por ser criança não implica que não cumpre regras.


    Bebé , já é outra coisa, este está na fase de aprendizagem.
  4.  # 5

    Colocado por: sizeEstamos a falar de crianças ...sem o controlo dos pais por perto

    Se os pais soubessem ser educados facilmente passavam essa educação aos filhos e deixava de ser um problema.
  5.  # 6

    Na minha opinião quanda se fala de escola de crianças e regras a cumprir temos que separar, pré escolar, primeiro ciclo e o resto.

    Como é o óbvio é impossível exigir a uma criança de 4/5 anos que cumpra as regras do distanciamento no Jardim de infância, no primeiro ciclo já começa a dar para "exigir" alguns comportamentos mais responsáveis mas continua a ser difícil porque os miúdos ainda são pequenos.

    Mas na minha opinião a partir do 5 ano os miudos já deviam saber cumprir normas.

    Claro que estes primeiros meses vão ser de difícil adaptação e muitas escolas não tem condições físicas para poder cumprir com a recomendações mas não me parece que houvesse alternativa à reabertura das escolas.
    • eu
    • 6 setembro 2020 editado

     # 7

    Colocado por: Ajnt1985Claro que estes primeiros meses vão ser de difícil adaptação e muitas escolas não tem condições físicas para poder cumprir com a recomendações mas não me parece que houvesse alternativa à reabertura das escolas.


    Não podemos estar confinados para sempre.

    Os contágios vão aumentar, vão morrer mais pessoas, mas é um risco que temos que assumir, pois o ensino é, mais que nunca, crucial para a sociedade.
    Concordam com este comentário: LrLisboa, Belhinho, Nelhas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
    • size
    • 6 setembro 2020

     # 8

    Colocado por: nielsky
    Se os pais soubessem ser educados facilmente passavam essa educação aos filhos e deixava de ser um problema.


    Conceito de um pai educado como eu, mas demasiado desleixado e nada preocupado com o que possa vir a surgir com o regresso às aulas em plena pandemia do Covid19.
    Para si, basta ter educado a sua criança sobre as regras do covid19, e pronto, deixa de existir problema. Fica com a garantia que a sua criança vai mesmo cumprir, escrupulosamente, no espaço escolar, as regras por si ensinadas e que todas as outras crianças, mais ou menos hiperativas, professores, pessoal auxiliar, as cumprem também.

    Claro que persiste um problema de preocupação, porque a criança, mesmo ensinada, carecerá de ser vigiada/apoiada no espaço escolar, coisa que não sabemos como vai existir.
    Se os adultos não foram capazes de se comportarem com o devido rigor nos espaços dos Lares, será que, no espaço escolar de crianças, isso vai funcionar com eficácia ?
    As crianças, mesmos ensinadas, necessitam de acompanhamento no espaço escolar. Será isso possível ? Se calhar, não.
  6.  # 9

    Colocado por: sizeAs crianças, mesmos ensinadas, necessitam de acompanhamento no espaço escolar. Será isso possível ? Se calhar, não.

    O melhor é mete-las numas jaulas para os paizinhos ficarem sossegadinhos.

    Ps: o meu neto mais velho vai dentro de dias pela 1ª vez para uma escola e não estou nadinha preocupado. Vou continuar a ir buscá-lo a meio da tarde como já fazia na creche.
  7.  # 10

    Os putos resistem bem ao vírus, o problema é que eles serão um vector de disseminação do vírus. Muitos, como é o caso do Carvai, são os avós que vão levar e buscar à escola e ficam com eles até os pais saírem do trabalho, o que poderá trazer riscos acrescidos para os mais velhos.
  8.  # 11

    Vocês deviam estar preocupados é com o tempo que as crianças já estão sem ir à escola e com as regras tontas que vão impor para o regresso. O resto é mais uma das muitas infeções a que as crianças estão sujeitas (sarampo, varicela, gripe, e muitas outras), esta ainda por cima com pouquíssimo risco de complicações.
    Concordam com este comentário: Carvai, desofiapedro, Belhinho, luisvv
  9.  # 12

    Colocado por: rjmsilvasão os avós que vão levar e buscar à escola e ficam com eles até os pais saírem do trabalho, o que poderá trazer riscos acrescidos para os mais velhos.

    Então cada família tem de tomar as precauções que achar necessárias, não se pode é impedir ou restringir a vivência escolar normal das crianças por causa dos avós.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carvai
  10.  # 13

    Colocado por: J.Fernandes
    Então cada família tem de tomar as precauções que achar necessárias, não se pode é impedir ou restringir a vivência escolar normal das crianças por causa dos avós.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Carvai


    As dinâmicas familiares são muito diversas, nem todas as famílias se conseguem articular de forma a resguardar os mais frágeis. Ou têm sequer capacidade financeira para o fazer.
    • AMVP
    • 6 setembro 2020

     # 14

    Colocado por: rjmsilvaOs putos resistem bem ao vírus, o problema é que eles serão um vector de disseminação do vírus. Muitos, como é o caso do Carvai, são os avós que vão levar e buscar à escola e ficam com eles até os pais saírem do trabalho, o que poderá trazer riscos acrescidos para os mais velhos.


    Não é bem assim, as escolas secundárias já não têm crianças todas assim tão pequenas e para os adolescentes/jovens adultos o risco é igual ao de um adulto. De qualquer modo concordo que o ensino presencial tem de retomar, agora se deveria existir um sistema misto, pelo menos para os mais velhos, isso é uma discussão que se calhar o país deveria ter.
  11.  # 15

    Colocado por: rjmsilvaAs dinâmicas familiares são muito diversas, nem todas as famílias se conseguem articular de forma a resguardar os mais frágeis. Ou têm sequer capacidade financeira para o fazer.

    Isso é uma pequena questão comparada com algo tão mais importante, como seja manter o funcionamento normal da escola.
  12.  # 16

    Colocado por: euOs contágios vão aumentar, vão morrer mais pessoas, mas é um risco que temos que assumir, pois o ensino é, mais que nunca,crucialpara a sociedade.

    O Bolsonaro disse o mesmo e quase que o crucificaram.
  13.  # 17

    Colocado por: sizeSe os adultos não foram capazes de se comportarem

    Esse é o ponto fucral da questão.
    Os adultos não sabem se comportar. Eu por vezes também falho, principalmente quando tenho muitas tarefas a acompanhar ao mesmo tempo.
    No entanto os senhores que brincam às políticas e os artistas, onde muitos jovens e crianças vão buscar alguns exemplo, não mandam uma para a caixa.
  14.  # 18

    Colocado por: AMVP
    Não é bem assim, as escolas secundárias já não têm crianças todas assim tão pequenas e para os adolescentes/jovens adultos o risco é igual ao de um adulto.


    E dos mortos em Portugal, quantos são jovens adultos?

    Desconfio que são menos do que os mortos em piscinas todos os anos e ninguém pensa em interditar as piscinas.
    Concordam com este comentário: Carvai
    • size
    • 6 setembro 2020 editado

     # 19

    Colocado por: Carvai
    O melhor é mete-las numas jaulas para os paizinhos ficarem sossegadinhos.

    Ps: o meu neto mais velho vai dentro de dias pela 1ª vez para uma escola e não estou nadinha preocupado. Vou continuar a ir buscá-lo a meio da tarde como já fazia na creche.


    5*****

    Não estará a entender a perigosidade de toda a conjuntura do covid19...

    Não está nadinha preocupado ?
    Desconhece que a criança pode ser contaminada no espaço escolar, mas, normalmente, assintomática, pode transmitir o vírus ao avô, indo este pro maneta...
    Pronto, não se preocupe com isso. Mas, para ficar descansado, não meta o seu neto numa jaula lá em casa.

    Temos que correr este risco, com preocupação...
    Concordam com este comentário: pguilherme
  15.  # 20

    Colocado por: rjmsilvaE dos mortos em Portugal, quantos são jovens adultos?

    Desconfio que são menos do que os mortos em piscinas todos os anos e ninguém pensa em interditar as piscinas.


    E de todos os mortos, quantos foram contagiados por jovens adultos apesar destes não terem falecido?
 
0.0267 seg. NEW