Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      Mk Pt
    • 3 setembro 2020 editado

     # 81

    Colocado por: Pedro BarradasDecorre de o legislador designar por "compartimentos"... Nada mais.
    Concordam com este comentário:Mk Pt


    Pedro Barradas, também decorre do artigo 69º do RGEU, pontos 2 e 3, que definem o que é considerado espaços não autónomos. Portanto espaço não autónomo = mesmo compartimento.

    No caso da cozinha (ponto 3 do 69ª) é considerado espaço não autónomo, e portanto o mesmo compartimento caso a ligação/abertura entre cozinha e outro espaço seja superior a 1.70m.

    Logo, abertura (cozinha) >1.70m é espaço não autonómo, logo é tudo cozinha. E depois é necessário, pelo RGEU, compartimento de sala (com pelo menos 12m2).


    Pode-se dar as voltas que quiser para inventar que a cozinha pode ser totalmente aberta para a sala, mas não é verdade.

    O RGEU define o numero de compartimentos, e sala é um compartimento, cozinha é outro, e estando totalmente abertos são um e o mesmo espaço, logo não é possível ter cozinha aberta para a sala.

    Pode-se dar a volta a isto, havendo um outro compartimento habitacional igual ou maior a 12 m2, que se pode chamar sala. Aí a cozinha é cozinha, que em lado nenhum impede de ter sofás e tv.
    Só complica mais com áreas mais limitadas, em que os outros compartimentos não tenham 12m2.
  1.  # 82

    Colocado por: imo
    Não insista, sr arquiteto lá por nunca lhe ter acontecido não significa que "não exista"
    uma coisa ér acontecer outra é existir essa lei.. e isso, não existe em lado nenhum.
  2.  # 83

    Colocado por: imo"O compartimento destinado exclusivamente a cozinha..."
    e está correto, mesmo em open space existe um compartimento exclusivo à cozinha, outro para a sala.. nada do que está escrito obriga a que essa divisão de espaço seja físico.
    •  
      Mk Pt
    • 3 setembro 2020

     # 84

    Colocado por: antonylemose está correto, mesmo em open space existe um compartimento exclusivo à cozinha, outro para a sala.. nada do que está escrito obriga a que essa divisão de espaço seja físico.


    As escrever isso está deliberamente a ignorar o que consta no Artigo 69º do RGEU, nomeadamente ponto 2 e 3.
    Porque dá jeito.


    Como disse, havendo outro compartimento de 12m2 contorna isso sem necessidade de atropelar a definição de compartimento e do que consta no 68º e 69º.
  3.  # 85

    Colocado por: Mk PtO RGEU define o numero de compartimentos, e sala é um compartimento, cozinha é outro, e estando totalmente abertos são um e o mesmo espaço, logo não é possível ter cozinha aberta para a sala.
    são o mesmo espaço, são é compartimentos diferentes.
  4.  # 86

    Colocado por: Mk PtPorque dá jeito.
    nada disso. porque diz quando um compartimento se articular em dois espaços.. nao diz quando um compartimento se articula com outro compartimento. leste mal.

    uma cozinha de um restaurante ou hotel é articulada em vários espaços por exemplo. tens a zona de preparar comido, outra para a copa, zona de serviço etc etc.
    •  
      Mk Pt
    • 3 setembro 2020 editado

     # 87

    Colocado por: antonylemossão o mesmo espaço, são é compartimentos diferentes.


    Não.
    Não são espaços diferentes/autónomos, logo são o mesmo compartimento. Só Cozinha ou só sala. E pelo RGEU, tem que ter ambos os compatimentos, com minimo de área, como sabe.


    Ou pela sua definição o que chamamos de ter 2 quartos/'T2', pode ser afinal 4 quartos/T4, porque dá jeito para vender, bastando que se meta duas camas em cada quarto?



    É que pela sua definição, 'compartimento' é algo completamente esotérico, é o que lhe apetecer chamar.

    No limite até podemos ter tudo em openspace, sem uma única parede, incluindo IS. Um grande armazém. E é habitação, do tipo T4 ou T5, basta que a soma da área chegue e se meta para lá 4 ou 5 camas.
  5.  # 88

    Colocado por: Mk PtNão.
    sim


    Colocado por: Mk PtNão são espaços diferentes/autónomos, logo são o mesmo compartimento.
    por mais que queiras, o que é um compartimento está definido no artº 66. o Artº 69 alinea 2 fala em articular UM compartimento em DOIS espaço nao autonomos. é muito claro.

    não podes reinventar a teu gosto.

    Colocado por: Mk PtOu pela sua definição o que chamamos de ter 2 quartos/'T2', pode ser afinal um T4, porque dá jeito para vender, bastando que se meta duas camas em cada quarto?
    não estás com atenção. nunca disse tal coisa. no entanto pode articular esse quarto em dois espaços não autonomos sem que este deixe de ser o compartimento 'quarto'.

    tal como uma cozinha «industrial é subdividida em espaços não autonomos e logo deviam cumprir com a regra estabelicida no no 3º do mesmo Artº.

    Colocado por: Mk PtNo limite até podemos ter tudo em openspace, sem uma única parede, incluindo IS. Um grande armazém. E é habitação, do tipo T4 ou T5, basta que a soma da área chegue e se meta para lá 4 ou 5 camas.
    no limite podias ter algo nessa linha embora existam regras claras sobre as IS e para onde podem abrir ou não..
  6.  # 89

    Colocado por: Mk Pto que chamamos de ter 2 quartos/'T2', pode ser afinal 4 quartos/T4
    no entanto eu posso ter um quarto com 60m2 e aí sim podia transformar o quarto em dois.. tem é de cumprir com as áreas mínimas do artº 66

    mas aplica-se mais depressa a uma suite por exemplo.. legalmente uma suite não é mais que um quarto (compartimento) articulado em mais espaços não autónomos (quarto e closet) sendo que a IS se a tiver é um compartimento autonomo.
    •  
      Mk Pt
    • 3 setembro 2020 editado

     # 90

    Pois, a leitura do que é compartimento e espaços é conforme dá jeito.

    É algo isotérico, como referi.
    :D
  7.  # 91

    Colocado por: Mk PtPois,a leiturado que é compartimento e espaços é conforme dá jeito.
    não é não. é uma questão de ler as coisas com cuidado e seguir a lógica. não há que inventar nada.

    no entanto para inventar a tal divisão física entre compartimentos é preciso fazer uma ginástica mentar brutal para ler o que não foi escrito.

    a chave está no 'quando um compartimento se articular em...' basta compreenderes essa parte.
    O compartimento não se articula com.. articula-se em ...
  8.  # 92

    tenho um primo advogado que me explicou que o truque para poder entender o objetivo que o legislador tinha resume-se a pequenos detalhes na linguagem usada. Esses pequenos detalhes são o que fazem com que uma interpretação seja correta e outra não.

    existem situações onde a lei não é clara, mas esta não é uma dessas situações. o artº 66 estabelece o que são os compartimentos, os tamanhos e outras caraterísticas. o arto 69 estabelece quais as regras para poder articular esses compartimentos em vários espaços não autonomos (ou seja sem dividir os tais compartimentos fazendo mais compartimentos.)
  9.  # 93

    Colocado por: JoelMchama-se a isso interpretação!
    nem acho que haja grande espaço para interpretação
  10.  # 94

    Colocado por: JoelM

    mas isso é uma discussao sem sentido a meu ver, obviamente que ninguem acha que as leis nao têm margem de melhoramento, alias, tudo na vida pode ser melhorado. O post inicial questionar nao se as leis nao podem ser melhores mas se nao condicionam em demasia a liberdade de projectar e se os arquitectos foram tidos em conta na elaboracao das mesmas!


    De facto não conheço as leis de trás para a frente, mas lembro-me aqui da casa no Porto a casa dos 100MIL DO DO/Arquitecto dizer que teve que colocar um escritório no R/C apenas para cumprir as normas, que se assim não fosse teria dado mais espaço à sala.
  11.  # 95

    Colocado por: antonylemosolhe, vou ser sincero.. vc inventa cada regra que não existe.. é esta, é a das salas abertas com cozinha... isso simplesmente nao existe!
    Concordam com este comentário:JoelM


    olhe que não so eu que o diz, quanto ao R/C procure a discussão da casa dos 100MIL onde o DO/Arquitecto diz que teve que fazer um escritório no R/C e uma IS completa para cumprir as normas, as cozinhas foram outros elementos do fórum que nesta discussão disseram que há câmaras que permitem essas cozinhas e outras não e ao abrigo do mesmo regulamento.
  12.  # 96

    Colocado por: antonylemoslegalmente uma suite não é mais que um quarto (compartimento) articulado em mais espaços não autónomos (quarto e closet) sendo que a IS se a tiver é um compartimento autonomo.


    No entanto se por acaso a I.S. tivesse uma abertura com o quarto superior dois terços da dimensão menor do espaço maior (seria o quarto à partida),e com o mínimo de 2,10m, já não seria um compartimento, seria tudo quarto.

    Igual para a cozinha.
    O art.º 69 define as condições para que dois espaços não autónomos sejam considerados um compartimento.
    Uma sala com a cozinha no fundo não são dois compartimentos, é um apenas, a sala.
    Uma sala em L, toda aberta, mas em que a perna do L tem 2,00m de largura e aí se situa a cozinha, já são dois compartimentos. Pela definição do Art.º 69 alínea 2. Não por que o cumpre, mas porque não o cumpre.

    De qualquer maneira, a legislação podia ser muito mais transparente. Mais simples, e também ajudava em alguns casos ter exemplos práticos.

    Para mais uma achega dentro deste tópico. Pela questão das acessibilidades, as bandas de Troia (do Arq. Conceição Silva) seriam completamente impossíveis. Ou teriam de levar centenas de plataformas para cumprir as acessibilidades com todas aquelas escadas. E pessoalmente acho aquilo uma obra prima.
    Concordam com este comentário: pedrosatre
  13.  # 97

    Colocado por: JoelM

    quantos outros exemplos quer que não fizeram nada disso? porque que esse exemplo há de valer mais do que os outros?



    Caro JoelM e antonylemos compreendo o que vocês disseram mas chegando ao básico da razão de ter criado a discussão. É que podemos concluir que a possibilidade de diferente interpretação do dito regulamento leva a DOs e arquitectos distintos a terem possibilidade ou não de fazer determinada coisa que queriam, aqui visto com uma cozinha em Open Space que não foi deixada fazer por determinada Câmara, seja a culpa ou não de mentes mais ditadoras é castrador na mesma. Porque se acontecesse ao JoelM que é arquitecto na câmara da área do seu trabalho se calhar ficava chateado mas deixava passar apesar de saber que no regulamento o mesmo é permitido, apenas talvez para não criar anti-corpos entre si e o orgão que aprova os seus projetos. Não será?
  14.  # 98

    Colocado por: paulovalentePara mais uma achega dentro deste tópico. Pela questão das acessibilidades, as bandas de Troia (do Arq. Conceição Silva) seriam completamente impossíveis. Ou teriam de levar centenas de plataformas para cumprir as acessibilidades com todas aquelas escadas. E pessoalmente acho aquilo uma obra prima.


    E a questão é mesmo essa será que continuaria a achar essa obra uma obra-prima se tivesse de levar centenas de plataformas para cumprir as acessibilidades? Claro que não.
  15.  # 99

    imo

    faça uma ressalva porque está a falar com arquitetos que já se depararam montes de vezes com essas questões

    para sua informação o concelho da mealhada não é exemplo para todo o pais, até lhe digo que não faz muito tempo a propria camara de cantanhede insistia precisamente nessa interpretação e hoje em dia já caiu por terra, assim como na de anadia

    agora há é que respeitar a questão de não serem na maioria dos casos permitidas as kichenettes, ou seja uma espaço de cozinha integrado na área da sala sem iluminação propria, tem que a cozinha embora em open apresentar area de pavimento segundo a lei de acordo com a tipologia da habitação e ainda fenestração propria com um minimo de 10% dessa area.
  16.  # 100

    Todas estas questões das câmaras serem mais ou menos sensíveis a alguns assuntos é algo que acaba por derivar muito da própria legislação que deixa dúvidas.
    A legislação sobre acessibilidades, que na altura até saiu um manual ilustrado, apesar de ainda ser um pouco densa, não deixa muitas dúvidas. E isso nota-se também nas câmaras municipais.
    Agora o RGEU, que entretanto já leva 50 anos em cima com algumas alterações, talvez merecesses uma revisão profunda.
    É que nem sequer o manual ilustrado do RGEU foi atualizado (havia um) e é algo que, mesmo o antigo, não está em lado nenhum quando devia a própria ordem ter isso online e atualizado.
    Concordam com este comentário: imo
 
0.0292 seg. NEW