Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 321

Bom, aprovaram quase que os 1500€ do apoios ao FV.
    Foi por pouco.
    Agora venha sol e isto fica pago num instante :D
  2.  # 322

Alguem teve pedidos de esclarecimentos? quanto tempo demorou?
  3.  # 323

Colocado por: thinkpadAlguem teve pedidos de esclarecimentos? quanto tempo demorou?

Tive eu.
    Entre o envio de esclarecimentos e a notificação de aprovação +/- 1 semana.
    Tenho ideia que eles andam a dar forte para validar e fechar todas as candidaturas de 2020

Agora é esperar que o €€€ cai na conta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: thinkpad
  4.  # 324

EU ESTOU a espera ha mais de 1 mês da validação/resposta do esclarecimento que enviei...Nao acho de todo normal mas no numero de apoio eles nao sabem dizer detalhes..so dizem para esperar
  5.  # 325

Nunca mais abre!

Tinha outra ideia do significado de 'meados de março' :|

Gostava de apresentar a minha candidatura mas já nao existe essa possibilidade...
  6.  # 326

Colocado por: bricanaGostava de apresentar a minha candidatura mas já nao existe essa possibilidade...

Porque é que já não existe a hipótese? O investimento foi feito já este ano? Guarde os papéis e as fotos todas, quando abrirem submete ;-)

Não vai haver hipótese é para quem quiser submeter alguma coisa 1-2 meses depois de abrir, a minha expectativa (infelizmente para mim) é que vá esgotar mais rapidamente que o ano passado :-(
  7.  # 327

Colocado por: Bruno.Alves
    Porque é que já não existe a hipótese? O investimento foi feito já este ano? Guarde os papéis e as fotos todas, quando abrirem submete ;-)

Não vai haver hipótese é para quem quiser submeter alguma coisa 1-2 meses depois de abrir, a minha expectativa (infelizmente para mim) é que vá esgotar mais rapidamente que o ano passado :-(
    Creio que este ano com a "bazuca" ou "vitamina" como o Costa lhe chama, vai haver dinheiro para muito mais candidatos !!! Já o ano passado em que estavam destinados 1.5 milhões, o valor foi bem superior (será, já que ainda andam a pagar ao pessoal)...
  8.  # 328

Por isso (também) é que acho que não vai haver para as candidaturas deste ano.
    Segundo as estatísticas do próprio site, já foi paga mais verba deste ano do que de 2020 e ainda faltam validar metade das candidaturas de 2020.
    Ou deixam metade da malta de 2020 a piar, ou muito mais de metade da malta deste ano.
    E mais uma vez espero estar enganado que as minhas janelas só são instaladas daqui a 2 meses 😁😁😁
  9.  # 329

Colocado por: Bruno.AlvesPor isso (também) é que acho que não vai haver para as candidaturas deste ano.
    Segundo as estatísticas do próprio site, já foi paga mais verba deste ano do que de 2020 e ainda faltam validar metade das candidaturas de 2020.
    Ou deixam metade da malta de 2020 a piar, ou muito mais de metade da malta deste ano.
    E mais uma vez espero estar enganado que as minhas janelas só são instaladas daqui a 2 meses 😁😁😁

Bom dia!
    Este dinheiro para o novo concurso nao tem nada a ver com o dinheiro do anterior (2020/2021)
  10.  # 330

Que esclarecimentos têm pedido ?
  11.  # 331

Colocado por: callinasQue esclarecimentos têm pedido ?

Eu pedi no fim de semana um esclarecimento sobre a topologia 3 (que entretanto já esclareci a ler com atenção o regulamento), mas até agora não obtive resposta.
  12.  # 332

Colocado por: Bruno.Alves

Bom dia, peço desculpa se me expressei mal.
    Agora mesmo não posso apresentar candidatura pois o fundo está 'pausado', calculo que assim que abrir aparecerá outra vez a 'caixinha' para apresentar candidatura.

O meu caso tb é para agora quando abra, visto que a obra e equipamento foram comprados em Fevereiro 2021.

Mas tenho já tudo preparadinho para envio, assim que puder faze-lo.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
  13.  # 333

Boa noite
    Sobre a documentação pedida, fui informado que inicialmente era necessário Certificado Energético mas agora já não era necessário esse documento.
    No entanto ao consultar no Site do Fundo Ambiental, e no que diz respeito a Documentos Relativos á Candidatura, logo o primeiro é precisamente o Certificado Energético.
    Tendo adquirido o imóvel em processo que dispensa o Certificado Energético, será que vão por entraves á candidatura?
  14.  # 334

O certificado custa 200€ e se houver melhoria pode dar benefícios no IMI, eu vou pedir o certificado e não me preocupar com isso ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: macau5m
  15.  # 335

O pior é se mudam critérios ou se não tem efeitos rectroactivos...
  16.  # 336

Sim, a primeira coisa a fazer é verificar a legislação definitiva para este ano, quando sair.
    Quem já tiver tudo preparado e estiver só à espera da abertura das candidaturas poderá de facto correr alguns riscos caso as "regras do jogo" mudem. Mas no caso particular do certificado, há 2 hipóteses:
    - o investimento é baixo e pode trazer outros benefícios nomeadamente no IMI, logo faz-se e siga
    - como aquilo demora 2-3 dias a ser emitido, pode esperar-se pela definição dos requisitos e fazer nessa altura se necessário
    Concordam com este comentário: bricana, macau5m
  17.  # 337

Colocado por: Bruno.AlvesSim, a primeira coisa a fazer é verificar a legislação definitiva para este ano, quando sair.
    Quem já tiver tudo preparado e estiver só à espera da abertura das candidaturas poderá de facto correr alguns riscos caso as "regras do jogo" mudem. Mas no caso particular do certificado, há 2 hipóteses:
    - o investimento é baixo e pode trazer outros benefícios nomeadamente no IMI, logo faz-se e siga
    - como aquilo demora 2-3 dias a ser emitido, pode esperar-se pela definição dos requisitos e fazer nessa altura se necessário
    Concordam com este comentário:bricana,macau5m

Acho que o Certificado Energético teria que ser feito antes das obras efetuadas e deveria mencionar os benefícios que as alterações trariam.
  18.  # 338

De facto parece ser verdade. Olhando para o regulamento:
    https://www.fundoambiental.pt/ficheiros/regulamento-edificios-sustentaveis-pdf
    7.3 — Nos casos aplicáveis, e quando este seja exigível, os projetos a apoiar devem estar
    previstos no certificado energético, podendo ser apoiadas soluções distintas dentro da mesma
    tipologia de projetos, desde que visem colmatar o mesmo problema identificado no certificado
    energético;

Não sei quais os "casos aplicáveis", talvez alguém que tenha concorrido ao apoio com sucesso possa elucidar?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: macau5m
  19.  # 339

Colocado por: callinasQue esclarecimentos têm pedido ?

No meu caso pediram esclarecimentos das etiquetas energeticas dos AC. Não entendi bem a duvida mas eu instalei um AC á medida composto por 2 maquinas exteriores e 5 interiores, apenas as 2 exteriores tem consumo energetico e as interiores não, não sei se terá sido essa a duvida deles.

ja la vão 2 meses e ainda não obtive resposta à minha resposta, ainda aparece "POR VALIDAR"
  20.  # 340

@thinkpad, em relação à questão acima, a topologia 3 é uma das que exige certificado energético. O que apresentou tinha essa alteração prevista?

0.1881 seg. NEW