Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 341

Colocado por: Bruno.AlvesDe facto parece ser verdade. Olhando para o regulamento:
    https://www.fundoambiental.pt/ficheiros/regulamento-edificios-sustentaveis-pdf

Não sei quais os "casos aplicáveis", talvez alguém que tenha concorrido ao apoio com sucesso possa elucidar?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:macau5m

Mais alguma informação sobre isto:
    https://www.fundoambiental.pt/ficheiros/faq_gerais_v5_161120201.aspx
    24.SÃO ELEGÍVEIS TIPOLOGIAS DE INTERVENÇÃO NÃO INCLUÍDAS NO CERTIFICADO ENERGÉTICO DA HABITAÇÃO QUE PRETENDO CANDIDATAR?

As medidas/soluções candidatas devem preferencialmente incidir nas medidas identificadas no Certificado Energético. Neste caso, podem ser apoiadas diferentes medidas, desde que dentro da mesma tipologia de intervenção identificada no certificado Energético e que visem colmatar o mesmo problema identificado naquele documento. Esclarece-se ainda que não é obrigatória a implementação da totalidade das medidas identificadas no certificado energético.Não obstante o referido, podem ser apoiadas tipologias de intervenção não identificadas no certificado energético, desde que previstas no Regulamento, conforme se ilustra no exemplo seguinte:
    Exemplo: No certificado energético da minha casa está prevista a aplicação de isolamento térmico na COBERTURA, mas não a substituição de janelas. Posso candidatar-me ao apoio para as janelas? Embora deva ser dada preferência às tipologias de intervenção associadas às medidas de melhoria previstas no certificado, também é possível candidatar outras tipologias de intervenção para além das aí previstas, como é, neste caso, a substituição das janelas
  2.  # 342

Colocado por: Bruno.Alves@thinkpad, em relação à questão acima, a topologia 3 é uma das que exige certificado energético. O que apresentou tinha essa alteração prevista?

Não me exigiram o CE mas sim as etiquetas energeticas das máquinas. Nao houve necessidade do certificado energetico.
    EDIT: sim tive de enviar o CE mas podia ser o original e não com a instalação feita dos AC

O que acho que foi o problema foi as etiquetas energeticas das maquinas interiores não terem nenhuma classe - as unicas que tem classe A++ são as exteriores pois são as unicas que fornecem energia
  3.  # 343

Claro, o que faz sentido (e contrariamente ao que eu pensava fazer) é isso mesmo, exigirem o CE antes das alterações implementadas. O meu problema é que o meu está caducado, vou ter ter de fazer o certificado para a candidatura e outro depois, caso queira ficar actualizado :-(
  4.  # 344

Colocado por: Bruno.AlvesClaro, o que faz sentido (e contrariamente ao que eu pensava fazer) é isso mesmo, exigirem o CE antes das alterações implementadas. O meu problema é que o meu está caducado, vou ter ter de fazer o certificado para a candidatura e outro depois, caso queira ficar actualizado :-(

muita atenção á empresa que instala os AC´s, tem de estar no site dos gases flurados. Eu estou é com prblemas na etiqueta energética...não entendo bem o que eles querem
  5.  # 345

No caso das bombas de calor monobloco não, está nas perguntas frequentes da topologia 3. Mas os restantes, sim.
  6.  # 346

Colocado por: Bruno.AlvesClaro, o que faz sentido (e contrariamente ao que eu pensava fazer) é isso mesmo, exigirem o CE antes das alterações implementadas. O meu problema é que o meu está caducado, vou ter ter de fazer o certificado para a candidatura e outro depois, caso queira ficar actualizado :-(

Bom, este problema está resolvido, já tenho certificado válido. Dinheiro jogado fora, daqui a uma semana já está outra vez desactualizado (a BC vai ser instalada na próxima semana).
    Uma curiosidade, a mesma habitação com as mesmas premissas, em 10 anos passou de classificação B para D.
    •  
      GMCQ
    • 15 abril 2021 editado

# 347

Apoios so no verão? Para a generalidade das famílias e também as carenciadas? 600 milhões de euros para tudo e acelerar as metas europeias de eficiência energética? Bora!
  7.  # 348

Não tinha percebido a mensagem anterior, mas por acaso cruzei-me com esta notícia e assim já faz sentido :-)
    https://eco.sapo.pt/2021/04/15/ha-mais-30-milhoes-para-janelas-eficientes-e-paineis-solares-novo-apoio-chega-no-verao/

Basicamente parecem ser os mesmos limites do ano passado, apenas com bolsos muito mais fundos (i.e. muito mais candidaturas a apoiar)
  8.  # 349

Será que vem com as mesmas limitações. Edifícios/construções anteriores a 2006? Não percebo esta limitação e não a considero justa, mas é como tudo...
  9.  # 350

Colocado por: nhenriquesSerá que vem com as mesmas limitações. Edifícios/construções anteriores a 2006? Não percebo esta limitação e não a considero justa, mas é como tudo...

Qualquer casa construída após 2006 já tem obrigação de ter eficiência energética.
  10.  # 351

Colocado por: rjmsilvaQualquer casa construída após 2006 já tem obrigação de ter eficiência energética.

Claro, e muitas pontes térmicas!
  11.  # 352

Antes de ver no site oficial, não me fio nessa tabela, pois é a mesma do programa anterior.
    Além disso, se metem 1 cláusula de que quem já se candidatou no programa anterior, mesmo que numa tipologia diferente, não se pode candidatar a diferente tipologia, se fizer o investimento já, posso ficar agarrado sem apoio.

Por outro lado se adio o investimento, pode-se acabar o €€€ (apesar de agora ser bem mais)

Decisões, decisões :)
  12.  # 353

Eficiência energética à conta do dono da obra. Até fiz mais do que indicaram mas saiu da minha carteira (foi a pensar no dia de amanhã). Hoje se quiser fotovoltaicos terei que pagar tudo...
  13.  # 354

Colocado por: nhenriquesSerá que vem com as mesmas limitações. Edifícios/construções anteriores a 2006? Não percebo esta limitação e não a considero justa, mas é como tudo...

Atenção, a limitação é pela licença de habitação, que deve ser anterior a 2006, e não pelo ano de construção.
    Por exemplo, a minha moradia foi construída em 1998 mas a licença de habitação é de 2018 (aquando da compra à antiga proprietária da moradia), pelo que não posso concorrer.
    Concordo consigo, também considero injusto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
    •  
      GMCQ
    • 15 abril 2021

# 355

Colocado por: Bruno.AlvesNão tinha percebido a mensagem anterior, mas por acaso cruzei-me com esta notícia e assim já faz sentido :-)
    https://eco.sapo.pt/2021/04/15/ha-mais-30-milhoes-para-janelas-eficientes-e-paineis-solares-novo-apoio-chega-no-verao/

Basicamente parecem ser os mesmos limites do ano passado, apenas com bolsos muito mais fundos (i.e. muito mais candidaturas a apoiar)
    Eu vi a notícia no jornal da uma na TVI.
  14.  # 356

15.  # 357

Bom dia,

O meu alvará de utilização foi emitido em Dezembro de 2006. Para ser elegivel ]e necessario ser antes de 2006 ou 2006 esta incluso.
  16.  # 358

Colocado por: orbiswapBom dia,

O meu alvará de utilização foi emitido em Dezembro de 2006. Para ser elegivel ]e necessario ser antes de 2006 ou 2006 esta incluso.

As FAQs dizem o seguinte:
    "23. QUE EDIFÍCIOS OU FRAÇÕES SÃO ELEGÍVEIS, RELATIVAMENTE À DATA DE CONSTRUÇÃO?
    São elegíveis os imóveis que cuja licença de habitação tenha data anterior a 31 de dezembro de 2006"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: orbiswap
  17.  # 359

Boa tarde,

Uma pergunta: Quem concorreu por exemplo a paineis solares em 2020, poderá concorrer agora por exemplo a janelas eficientes?
  18.  # 360

Colocado por: lmcaet
    As FAQs dizem o seguinte:
    "23. QUE EDIFÍCIOS OU FRAÇÕES SÃO ELEGÍVEIS, RELATIVAMENTE À DATA DE CONSTRUÇÃO?
    São elegíveis os imóveis que cuja licença de habitação tenha data anterior a 31 de dezembro de 2006"
    Estas pessoas agradeceram este comentário:orbiswap

Sendo assim esta dentro.

0.1132 seg. NEW