Colocado por: Bruno.AlvesDe facto parece ser verdade. Olhando para o regulamento:
https://www.fundoambiental.pt/ficheiros/regulamento-edificios-sustentaveis-pdf
Não sei quais os "casos aplicáveis", talvez alguém que tenha concorrido ao apoio com sucesso possa elucidar?
24.SÃO ELEGÍVEIS TIPOLOGIAS DE INTERVENÇÃO NÃO INCLUÍDAS NO CERTIFICADO ENERGÉTICO DA HABITAÇÃO QUE PRETENDO CANDIDATAR?
As medidas/soluções candidatas devem preferencialmente incidir nas medidas identificadas no Certificado Energético. Neste caso, podem ser apoiadas diferentes medidas, desde que dentro da mesma tipologia de intervenção identificada no certificado Energético e que visem colmatar o mesmo problema identificado naquele documento. Esclarece-se ainda que não é obrigatória a implementação da totalidade das medidas identificadas no certificado energético.Não obstante o referido, podem ser apoiadas tipologias de intervenção não identificadas no certificado energético, desde que previstas no Regulamento, conforme se ilustra no exemplo seguinte:
Exemplo: No certificado energético da minha casa está prevista a aplicação de isolamento térmico na COBERTURA, mas não a substituição de janelas. Posso candidatar-me ao apoio para as janelas? Embora deva ser dada preferência às tipologias de intervenção associadas às medidas de melhoria previstas no certificado, também é possível candidatar outras tipologias de intervenção para além das aí previstas, como é, neste caso, a substituição das janelas
Colocado por: Bruno.Alves@thinkpad, em relação à questão acima, a topologia 3 é uma das que exige certificado energético. O que apresentou tinha essa alteração prevista?
Colocado por: Bruno.AlvesClaro, o que faz sentido (e contrariamente ao que eu pensava fazer) é isso mesmo, exigirem o CE antes das alterações implementadas. O meu problema é que o meu está caducado, vou ter ter de fazer o certificado para a candidatura e outro depois, caso queira ficar actualizado :-(
Colocado por: Bruno.AlvesClaro, o que faz sentido (e contrariamente ao que eu pensava fazer) é isso mesmo, exigirem o CE antes das alterações implementadas. O meu problema é que o meu está caducado, vou ter ter de fazer o certificado para a candidatura e outro depois, caso queira ficar actualizado :-(
Colocado por: nhenriquesSerá que vem com as mesmas limitações. Edifícios/construções anteriores a 2006? Não percebo esta limitação e não a considero justa, mas é como tudo...
Colocado por: rjmsilvaQualquer casa construída após 2006 já tem obrigação de ter eficiência energética.
Colocado por: nhenriquesSerá que vem com as mesmas limitações. Edifícios/construções anteriores a 2006? Não percebo esta limitação e não a considero justa, mas é como tudo...
Colocado por: Bruno.AlvesNão tinha percebido a mensagem anterior, mas por acaso cruzei-me com esta notícia e assim já faz sentido :-)Eu vi a notícia no jornal da uma na TVI.
https://eco.sapo.pt/2021/04/15/ha-mais-30-milhoes-para-janelas-eficientes-e-paineis-solares-novo-apoio-chega-no-verao/
Basicamente parecem ser os mesmos limites do ano passado, apenas com bolsos muito mais fundos (i.e. muito mais candidaturas a apoiar)
Colocado por: orbiswapBom dia,
O meu alvará de utilização foi emitido em Dezembro de 2006. Para ser elegivel ]e necessario ser antes de 2006 ou 2006 esta incluso.
Colocado por: lmcaet
As FAQs dizem o seguinte:
"23. QUE EDIFÍCIOS OU FRAÇÕES SÃO ELEGÍVEIS, RELATIVAMENTE À DATA DE CONSTRUÇÃO?
São elegíveis os imóveis que cuja licença de habitação tenha data anterior a 31 de dezembro de 2006"