Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 981

Colocado por: RcrdPrntsou da zona centro mais concretamente conselho de Cantanhede.

Bela terra :-)

Há imensas, imensas empresas registadas. A minha sugestão é fazer ao contrário: procurar empresas locais (google "recuperadores de calor pellets cantanhede") e depois ir ao portal pesquisar por elas. Por exemplo (imagem)
      img4.png
  2.  # 982

Colocado por: fenicio31É possivel na plataforma visualizar os documentos/ ficheiros submetidos, já acedi à plataforma hoje e aparece a funcionalidade Vista e Editar, mas sem ter a certeza até tenho receio de carregar em "vista" alguma coisa que vá alterar o estado da candidatura!! Caso consiga visualizar a informação ainda é possível na fase de "validação" proceder a alteração de informações ou ficheiros, caso detetasse algum lapso?

"Vista" pode sempre carregar, em qualquer altura. Não permite alterar nada.

"Editar" até agora não era permitido. Para modificar a candidatura teria de cancelar e submeter uma nova. No entanto, é uma das alterações comunicadas (links na página anterior) para o tempo restante do programa: passa a ser possível pedir esclarecimentos e fazer alterações a candidaturas enquanto estão à espera de validação. Não experimentei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fenicio31
  3.  # 983

Colocado por: Bruno.Alves
    "Vista" pode sempre carregar, em qualquer altura. Não permite alterar nada.

"Editar" até agora não era permitido. Para modificar a candidatura teria de cancelar e submeter uma nova. No entanto, é uma das alterações comunicadas (links na página anterior) para o tempo restante do programa: passa a ser possível pedir esclarecimentos e fazer alterações a candidaturas enquanto estão à espera de validação. Não experimentei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fenicio31

Obrigado pelo esclarecimento, tinha ideia de ser assim mas como todos os cuidados são poucos!
    Entretando já fui ver na plataforma as informações submetidas e julgo estar tudo ok.

Concordo com a "nova funcionalidade" de esclarecimentos, poderá servir para corrigir alguns lapsos que tenham existido aquando da candidatura.
  4.  # 984

Colocado por: RcrdPrntmesmo na Tipologia 3.1 é que é necessário o tal certificado....
    e somente se a unidade for split refrigerante que sega necessário mexer no circuito de gás.

Colocado por: RcrdPrntComo vão saber quem foi o instalador se irei só irei mandar a fatura/recibo do aparelho e seus certificados, não pedem o nome da impressa que instalou.
    não sabem logo e motivo de exclusão.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves, RcrdPrnt
  5.  # 985

Boa tarde,

Só para ver se fiz uma correta interpretação do regulamento: já tive uma candidatura elegível para painéis fotovoltaicos mas que não atingiu o valor máximo. Posso submeter uma segunda candidatura para painéis fotovoltaicos, mas para um upgrade á primeira candidatura? Pelo que interpreto sim, continuo é com o limite máximo igual e tenho que considerar o valor já obtido pela primeira candidatura.

Obrigado
  6.  # 986

Sim, é essa a leitura que faço também

https://forumdacasa.com/?CommentID=1868625
    Concordam com este comentário: nhenriques
  7.  # 987

Sim exactamente.

Só tenho duvidas das regras para "upgrades". Colocar simplesmente +1 painel, esta elegível?
  8.  # 988

Desde que demonstre o antes e o após não verifiquei nada que fosse contra. Alguém já se candidatou a este tipo de upgrades?
  9.  # 989

O apoio foi alargado até 31 Março de 2022 certo?
    Estou a pensar em adquirir uma bomba de calor e paineis fotovoltaicos.
    Posso comprar o material online sem instalação e depois pedir a alguém para os instalar?

Para poder receber o apaoio o material tem que ser adquirido a pronto pagamento ou pode ser pago em prestações?
    • ematos
    • 1 dezembro 2021 editado

# 990

Colocado por: nhenriquesDesde que demonstre o antes e o após não verifiquei nada que fosse contra. Alguém já se candidatou a este tipo de upgrades?

A questão é que já ouvi que tem de ser uma instalação nova. pelo menos ter um inversor novo...
  10.  # 991

Colocado por: ematos

A questão é que já ouvi que tem de ser uma instalação nova. pelo menos ter um inversor novo...

No meu caso, o inversor atual será substituído por um novo e serão colocados mais paineis.

Onde viu essa informação?
  11.  # 992

No grupo de Facebook sobre painéis fotovoltaicos.
  12.  # 993

Para o apoio às caldeiras/salamandras a pellets é necessário estar a empresa inscrita no portal casa+? Estava a preparar-me para comprar uma caldeira num fornecedor e agora reparo nisso. alguém já submeteu alguma candidatura que a empresa onde comprou não estivesse?

obrigado
  13.  # 994

fogo ja começou as duvidas

- proprietário de edifício de habitação existente e ocupado, unifamiliar
    - proprietário de edifício de habitação existente e ocupado, multifamiliar
    - proprietário de fração autónoma de habitação em edifício multifamiliar, existente e ocupado

qual destes escolher ? acho que é a 3 , é um predio e possuo uma fracçao vivo sozinho?
  14.  # 995

Colocado por: jo.sanPosso comprar o material online sem instalação e depois pedir a alguém para os instalar?

Sim, mas:
    - as facturas devem ser discriminadas e ter preços sem IVA
    - ao comprar certifique-se que tem todos os documentos relativos ao equipamento: etiquetas energéticas, dados técnicos, etc
    - quem instala deve passar também factura discriminada (trabalho e materiais) e deve cumprir os requisitos consoante a tipologia: certificados, inscrição em portais, etc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jo.san
  15.  # 996

Colocado por: manganaoqual destes escolher ? acho que é a 3 , é um predio e possuo uma fracçao vivo sozinho?

É apartamento? Se sim é a 3
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manganao
  16.  # 997

outra duvida nas janelas,

Adicionar informação relativa à tipologia
    Clique em [+] para adicionar mais informação relativa à tipologia

é preciso adicionar as 5 janelas ou basta enviar as etiquetas de todas e as faturas e recibos bem com as fotos?
  17.  # 998

Se só tem uma factura e recibo de todas as janelas (como será normal) só adiciona um desses "grupos de informação". Junta as etiquetas todas num zip e submete no campo respectivo, o mesmo para os restantes documentos que têm de ser submetidos e só há um campo: junta tudo num zip ;-)

Edit: no entanto é necessário colocar a informação individual de cada janela, tipo, área e etiqueta classe+
    Mas aí não há nada a fazer upload, é só escrever. Depois abaixo é que tem o campo para carregar as etiquetas
    • jo.san
    • 2 dezembro 2021 editado

# 999

Colocado por: Bruno.Alves
    Sim, mas:
    - as facturas devem ser discriminadas e ter preços sem IVA
    - ao comprar certifique-se que tem todos os documentos relativos ao equipamento: etiquetas energéticas, dados técnicos, etc
    - quem instala deve passar também factura discriminada (trabalho e materiais) e deve cumprir os requisitos consoante a tipologia: certificados, inscrição em portais, etc
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jo.san

Muito obrigado pela informação.
    Entretanto liguei para a EDP para tirar umas dúvidas sobre uma bomba de calor e disseram-me que para concorrer ao apoio o pagamento tem que ser a pronto pagamento e não pode ser com facilidade de pagamentos ( neste caso 24x sem juros). Confirma-se isto?

Já agora, o equipamento tem que ser comprado em Portugal ou posso mandar vir de Espanha?
    Existe algum número para onde possa ligar para tirar todas as minhas dúvidas em relação ao apoio?

Edit: Liguei para o numero 210519411 e ja tirei as minhas dúvidas. Efetivamente o equipamento tem que ser adquirido a pronto pagamento e pode ser comprado em Espanha.
  18. Colocado por: jo.sanpara concorrer ao apoio o pagamento tem que ser a pronto pagamento e não pode ser com facilidade de pagamentos ( neste caso 24x sem juros). Confirma-se isto?

A leitura que faço é que "nim" :-)
    https://www.fundoambiental.pt/ficheiros/paems-ii-orientacoes-gerais-pdf.aspx
    28. RECORRI A UM EMPRÉSTIMO PARA FINANCIAR A MINHA OBRA. POSSO CANDIDATAR-ME AO PROGRAMA?
    Sim. A forma de financiamento adotada pelo candidato não limita ou condiciona a candidatura, pois
    apenas é relevante para o programa que as despesas cumpram com os requisitos regulamentares e que
    se encontrem liquidadas aquando da submissão da candidatura.

Ou seja, pode fazer um crédito. Só tem é de ter um comprovativo que toda a obra está liquidada. E efectivamente quando você faz um crédito o fornecedor é pago no imediato, a financeira ou banco é que fica com a dívida.
    Nesse caso, depende de como a EDP faz o crédito, se são eles próprios a fazer de financeira. Nesse caso não lhe vão passar um recibo do valor total e por isso não pode concorrer...

Colocado por: jo.sanJá agora, o equipamento tem que ser comprado em Portugal ou posso mandar vir de Espanha?

Não encontrei nada em relação a isso. Em teoria poderia vir de qualquer país europeu (é o que faz sentido) desde que tenha discriminado o valor sem IVA.
    Mas não arriscava sem lhes perguntar

Colocado por: jo.sanExiste algum número para onde possa ligar para tirar todas as minhas dúvidas em relação ao apoio?

Todas as dúvidas devem ser tiradas via e-balcão. Há um formulário no site para contactos por escrito, é esse que deve ser usado. Há também o telefone 210 519 411
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7, jo.san

0.9145 seg. NEW