Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

A percentagem é do valor sem IVA e tem um limite.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aniloracrib3
  2.  # 2

A montagem está incluída, o apoio é de 85% da despesa SEM IVA e limitada a 1500€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7, aniloracrib3
  3.  # 3

Colocado por: aniloracrib3Boa tarde!
    Não sei se me podem ajudar, mas estou a pensar colocar janelas novas.
    A empresa que tenho em mente está na listagem de fornecedores e as janelas são da classe A+.
    Sobre os valores abaixo, o possível reembolso do estado é sobre o valor total?
    Apenas das janelas? Inclui a montagem? O IVA?
    Podem ajudar-me?
      IMG_20211203_141357.jpg

Só pode incluir o valor de 947,12€ pelo que a quantia a receber do Fundo é 805€, se fizer todo o processo dentro do que pede o Fundo Ambiental.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aniloracrib3
  4.  # 4

Colocado por: jo.san

empresa fornecedora e instalador ambos registados no portal casA+? Podia dizer qual a empresa?

Bombas de calor pelo que vi não é preciso estar no casa+. cump
  5.  # 5

Colocado por: macau5m

Só pode incluir o valor de 947,12€ pelo que a quantia a receber do Fundo é 805€, se fizer todo o processo dentro do que pede o Fundo Ambiental.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:aniloracrib3

Foram essas as contas que fiz! Bate certo 🙂
    Muito obrigada a todos
  6.  # 6

Colocado por: flavio9

Bombas de calor pelo que vi não é preciso estar no casa+. cump

Não. Se for split a empresa instaladora/o técnico instalador tem de ter certificado do manuseamento de gases fluorados, senão não é preciso nada.
    O instalador da minha não estava no portal (e não sabia sequer, foi instalada antes do regulamento sair)
  7.  # 7

Colocado por: aniloracrib3Boa tarde!
    Não sei se me podem ajudar, mas estou a pensar colocar janelas novas.
    A empresa que tenho em mente está na listagem de fornecedores e as janelas são da classe A+.
    Sobre os valores abaixo, o possível reembolso do estado é sobre o valor total?
    Apenas das janelas? Inclui a montagem? O IVA?
    Podem ajudar-me?
      IMG_20211203_141357.jpg

Atenção que pelo que li aqui no fórum e o que consta no regulamento, para a mão de obra ser comparticipada, tem de o instalador/empresa estar registado/a no portal casa+
  8.  # 8

Colocado por: sognim
    Atenção que pelo que li aqui no fórum e o que consta no regulamento, para a mão de obra ser comparticipada, tem de o instalador/empresa estar registado/a no portal casa+

Sim, acho que isso é dado com certo, para receber os 85% da instalação, o instalador tem que estar registado no portal casA+.

A empresa que vende o material é que ainda não confirmei se tem que estar registada ou não. A mim dava-me um jeito enorme se tanto a bomba de calor como os painéis fotovoltaicos pudessem ser comprados em Espanha.
  9.  # 9

Colocado por: AndreFSCAlguém conseguiu usar o apoio para trocar banheira por base de duche com sucesso? O canalizador que faz a instalação tem de ser certificado? Obrigado.
    • Djmh
    • 5 dezembro 2021

# 10

Olá a todos,

Tenho uma bomba de calor com 10 anos que apresenta sinais de desgaste e a ultima vez que avariou foi difícil arranjar peças, se for elegível vou fazer a substituição e aproveitar o fundo.
    Sabem se eu substituir uma bomba de calor está abrangido pelo fundo?
    Obrigado
  10.  # 11

Colocado por: ematos

Sim claro! è obrigatorio..
    Empresa refclima (Aveiro)
    5*

É obrigatório se a BC for split, se for monobloco, não necessita de empresa instaladora em gases fluorados, basta a declaração do fabricante ou vendedor a declarar que não necessita de intervenção em gases fluorados.
  11.  # 12

bom dia,

A minha casa urgentemente de capoto, pois a humidade das paredes estão a ganhar muito terreno!!!

Gostaria de me candidatar ao fundo ambiental, mas tenho algumas duvidas.

Li que houve recentemente alterações para a colocação do capoto, dando assim para outros materiais, além dos ditos "verdes".

Mas depois de ler as orientações tecnicas gerais, vejo que o "POLIESTIRENO EXPANDIDO (XPS) OU MOLDADO (EPS)", não sao aceites.

Alguem sabe se afinal podemos ou nao aplicar meteriais que não sejam "ecomateriais ou materiais reciclados."???
  12.  # 13

"Capoto" não é um sistema de impermeabilização, mas sim de isolamento térmico, pelo que poderá estar a tentar resolver o problema com uma estratégia errada.
  13.  # 14

Caro "Nortenho", existem muitas formas de caçar. Eu no tempo que caçava, por vezes levava gatos, e às vezes com um tiro mandava abaixo 2 pinheiros ;-)

Penso que sabe perfeitamente que pequenas fissuras na paredes onde a chuva a bater... acaba to infiltrar agua. O capoto, neste caso irá reaolver os dois problemas, o da humidade e o térmico.

Já vi que falei demais no post. A minha grande dúvida reside efectivamente na candidatura ao fundo ambiental com as novas mudanças.

Alguém sabe dizer se efectivamente o POLIESTIRENO EXPANDIDO (XPS) OU MOLDADO (EPS)", sao aceites na candidatura para o fundo ambiental?
    • Zafa
    • 22 dezembro 2021

# 15

Alguém sabe se o fundo contempla casas ainda em construção? O instalador dos fotovoltaicos, diz que sim. O da bomba de calor diz que não. Pela pesquisa que fiz só casas com licença emitida até 01/07/2021, são ilegíveis para apoio pelo fundo. A minha só terá licença de habitabilidade no primeiro semestre de 2022.
  14.  # 16

Não contempla. O regulamento diz
    https://www.fundoambiental.pt/paes-ii/documentacao/orientacoes-gerais-pdf.aspx
    6. QUE EDIFÍCIOS OU FRAÇÕES SÃO ELEGÍVEIS, RELATIVAMENTE À DATA DE CONSTRUÇÃO?
    Apenas são elegíveis imóveis construídos até:
    a) 31 de dezembro de 2006 (inclusive), no caso de projetos candidatados às tipologias 1 e 2;
    b) 1 de julho de 2021, no caso de projetos candidatados às tipologias 3, 4, 5 e 6
  15.  # 17

Colocado por: helcasaCaro "Nortenho", existem muitas formas de caçar. Eu no tempo que caçava, por vezes levava gatos, e às vezes com um tiro mandava abaixo 2 pinheiros ;-)

Penso que sabe perfeitamente que pequenas fissuras na paredes onde a chuva a bater... acaba to infiltrar agua. O capoto, neste caso irá reaolver os dois problemas, o da humidade e o térmico.

Já vi que falei demais no post. A minha grande dúvida reside efectivamente na candidatura ao fundo ambiental com as novas mudanças.

Alguém sabe dizer se efectivamente o POLIESTIRENO EXPANDIDO (XPS) OU MOLDADO (EPS)", sao aceites na candidatura para o fundo ambiental?

Pelo novo regulamento especifica "outros materiais", sendo que a comparticipação baixa para 65% em vez dos 85% que está contemplada para os materiais chamados verdes.
    Eles simplesmente ainda não alteraram as orientações específicas no site que ainda são de Junho de 2021.

O regulamento é bem específico e passo a citar:
    Aproveita -se ainda a oportunidade para introduzir ajustes, passando a ser contemplada a possibilidade do isolamento térmico de coberturas e fachadas ser efetuado com recurso a materiais convencionais, face à importância da melhoria do isolamento térmico enquanto medida de eficiência energética.

Logo os materiais convencionais implica o EPS e o XPS.
  16.  # 18

Bom dia,

Alguém já concorreu para o ponto 5.3 "Instalação de sistemas de aproveitamento de águas pluviais"

O que engloba?? Será que temos de ter depósito próprio??

Tipo as caleiras entram? e depois mandar a agua para um poço de manilhas?(que já tenho feito)

Obrigado
  17.  # 19

No passado dia 22, corrigi uns docs enviados na minha Candidatura por indicação da equipa do Fundo Ambiental
    Acabo de receber a notícia que, depois de concordar com os «Termos de Aceitação», farão a transferência dos 1500 Euros.
    Gastei cerca de 4300 Euros, por isso, menos mal.
  18.  # 20

Isso quer dizer que já é possível corrigir candidaturas em vez de as cancelarem e ter de se submeter nova candidatura. Boa!

0.3319 seg. NEW