Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 281

Colocado por: Palhava

Isso já não é bem assim...

Os grandes impulsionadores do ressurgimento da Av.da Liberdade/e a ampliação no Corte Inglês como centro de compras de luxo são precisamente os africanos.

Eu refiro-me ao esterotipo, ao Africano comum, não ao investidor, eu acho que entenderam... alguns pelo menos...
  2.  # 282

Colocado por: NunoMRPintoao Africano comum

É igual ao português comum no que toca a poder realizar investimentos.
  3.  # 283

É igual ao português comum no que toca a poder realizar investimentos.

Mais vale ser pobre em Portugal, ainda assim...
  4.  # 284

Há outra coisa que gostava de esclarecer, este fórum parece-me a mim ser frequentado na maioria por pessoas já com algum capital/património, se quisermos simplificar: classe média alta, ou alta, mas a maioria dos portugueses, percentualmente, não são classe média sequer, são pobres ou classe média baixa, isto muito simplificado.

Como é óbvio tendem a olhar para a vida e para a casa de forma diferente do que a maioria dos "foristas", na melhor das hipóteses esperam poder ter tecto próprio e consegui-lo pagar antes de se reformar, ponto... hobbies? segundas habitações? investimentos? quem lhes dera que tudo corra bem e possam pagar o que devem, sem tropeçar em "azares".

Vivemos todos vidas diferentes, com objectivos diferentes, com dificuldades diferentes e nem sempre vejo flexibilidade ou solidariedade aqui... (não desfazendo a extrema utilidade e boa leitura que tem sido este fórum)
  5.  # 285

Mais vale ser pobre em Portugal, ainda assim...

Certo, prefiro ser pobre em Portugal que em África. São "pobrezas" diferentes... aqui tenho água, luz, esgotos, SNS, Educação garantido sendo pobre ou não... em África que direitos tem um pobre? Claro que muda de país para país, África não é toda igual, mas refiro-me á esmagadora maioria... ao estereotipo.
  6.  # 286

Colocado por: NunoMRPintoeste fórum parece-me a mim ser frequentado na maioria por pessoas já com algum capital/património, se quisermos simplificar: classe média alta, ou alta,

Parece-me é que está (muito) iludido. Não se deixe enganar por uns nicks na internet

Colocado por: NunoMRPintonem sempre vejo flexibilidade ou solidariedade aqui

São os DDT :)
    • eu
    • 5 setembro 2020 editado

# 287

Colocado por: Anonimo09092021Precisamente, eu acho que o crédito É o seguro de vida aqui, não o próprio seguro de vida, per si. Entende?

Não, não entendo, pois crédito é uma coisa, seguro de vida é outra.

Mas não interessa...
  7.  # 288

Colocado por: TicMic

Tá mal, devia chegar...

A partir do momento que consideras a tua casa própria um investimento, mostras que não percebes o básico dos básicos. Um investimento é algo que te gera rendimento, sempre, seja a através de cashflow constante ou aumento de valor para venderes mais tarde.

A tua casa actual só te retira dinheiro, dado que pagas obras, manutenções, aguas, luz e um monte de tretas que te sugam a carteira - PASSIVO.

Vai lá dizer isso àqueles que compraram casa própria por 100k e 5 anos depois venderam pelo dobro para eles rirem-se na tua cara.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
    • eu
    • 6 setembro 2020

# 289

Colocado por: ferreiraj125Vai lá dizer isso àqueles que compraram casa própria por 100k e 5 anos depois venderam pelo dobro para eles rirem-se na tua cara.

Há aí um pormenor em falta...

Venderam a casa pelo dobro... e depois foram viver para onde? Se compraram outra casa, também a compraram pelo dobro.
  8.  # 290

Colocado por: GambinoUma casa onde se habita é um custo. Não rende nada a menos que a sua finalidade se altere. O tic mic está correcto.

Essa definição não tem utilidade nenhuma.

Uma casa onde se habita pode valorizar ou desvalorizar e isso é algo que pode/deve ser tido em conta.

Além disso comprar casa própria pode não dar rendimento mas permitir poupar noutros gastos, como a renda de casa arrendada.

Se eu comprar uns painéis solares estes não me vão dar rendimento, só custo e despesas de manutenção, mas são um bom investimento se me permitirem poupar na eletricidade mais do que aquilo que gasto neles.

Em Portugal os imóveis tendem a não desvalorizar, um apartamento dos anos 80 vende-se por mais, agora que tem 40 anos, do que custou em novo. E isto já a ter em conta a inflação.

Portanto tendo em conta que muitos imóveis valorizam acima da inflação, mesmo com o passar dos anos, habitar em habitação própria sai de borla. Ou no máximo, custa os juros, que costumam ser significativamente mais baixos que as rendas.
  9.  # 291

Colocado por: ferreiraj125

Essa definição não tem utilidade nenhuma.

Uma casa onde se habita pode valorizar ou desvalorizar e isso é algo que pode/deve ser tido em conta.

Além disso comprar casa própria pode não dar rendimento mas permitir poupar noutros gastos, como a renda de casa arrendada.

Se eu comprar uns painéis solares estes não me vão dar rendimento, só custo e despesas de manutenção, mas são um bom investimento se me permitirem poupar na eletricidade mais do que aquilo que gasto neles.

Em Portugal os imóveis tendem a não desvalorizar, um apartamento dos anos 80 vende-se por mais, agora que tem 40 anos, do que custou em novo. E isto já a ter em conta a inflação.

Portanto tendo em conta que muitos imóveis valorizam acima da inflação, mesmo com o passar dos anos, habitar em habitação própria sai de borla. Ou no máximo, custa os juros, que costumam ser significativamente mais baixos que as rendas.

Algo que não rende não é um activo.

Se não é um activo não é um investimento.
    Concordam com este comentário: TicMic
  10.  # 292

Colocado por: euVenderam a casa pelo dobro... e depois foram viver para onde? Se compraram outra casa, também a compraram pelo dobro.

Apenas umas ideias:

- Não pode ter comprado a casa numa baixa pontual (não de mercado), estilo "corda ao pescoço"?
    - Não pode ter comprado e lá viver enquanto faz remodelações?
    - Não pode ter sido precisamente uma aposta na valorização daquela zona, a capitalizar mais tarde?
    - Assumindo a valorização acima, não pode agora mudar-se para o bairro/zona "ao lado" e repetir a aposta?
  11.  # 293

Efectivamente, a casa própria não é um bem que se possa liquidar, pois é sempre necessária.
    Mas pode ser usada de várias formas como investimento e ter rentabilidade.

Nem aprofundo o conceito de rentabilidade, mas deixo aqui como sugestão para ser explorado.

Devido às vantagens de acompanhamento de moeda e de mercado, é, pelo menos, uma sólida forma de depósito de capital.
    • AMVP
    • 6 setembro 2020

# 294

Há uma coisa que é certa, fácil de constatar, enquanto este tipo de discussão se desenvolve aqui pelo fórum e outros locais, as casas vão-se acumulando, quer para vender quer para arrendar.

Mas lá está, deve ser só nos sites que visito e nas ruas que frequento.

Mas não tem importância como é aí que faço a minha vida dá-me a perceção da realidade na zona.
  12.  # 295

Colocado por: Gambino

Algo que não rende não é um activo.

Se não é um activo não é um investimento.

Brincar com o significado das palavras é inútil e em nada invalida tudo o resto que eu disse.

Se não queres chamar investimento, então chame-se dhdhdhfjfjfjfifbdokx. Tudo o resto que foi dito continua a ser válido, e é muito mais útil para a discussão que o significado de uma palavra.

Ao comprar casa própria posso daqui a 30 anos ter mais património do que se continuar a arrendar. E isso é que me importa.

Chamar-lhe investimento ou outra coisa qualquer é irrelevante.
  13.  # 296

Brincar com o significado das palavras é inútil e em nada invalida tudo o resto que eu disse.

Se não queres chamar investimento, então chame-se dhdhdhfjfjfjfifbdokx. Tudo o resto que foi dito continua a ser válido, e é muito mais útil para a discussão que o significado de uma palavra.

Ao comprar casa própria posso daqui a 30 anos ter mais património do que se continuar a arrendar. E isso é que me importa.

Não é irrelevante. É fundamental em terminologia de gestão e economia.

O Pguilherme é claramente economista e já foi claro e conciso sobre a questão.

Outras pessoas por aqui também são claramente da área de gestão e também já o elucidaram.

Em vez de teimar, pode aprender.
  14.  # 297

Mas ninguém está aqui a discutir as vantagens sobre arrendar ou comprar casa própria.

Está-se a falar de definições de ativo/investimento/passivo etc etc

Um bem que não te gera rendimento não pode ser considerado um activo no âmbito das finanças pessoais. Já a nível contabilistico, basta que tenha valor para o ser.

Se a tua casa própria não te gera rendimento, não é um investimento porque bem tu pensas em vender para tirar um retorno a curto/médio prazo nem em aluga-la para rentabilizar.

Mais não posso fazer para vos ajudar a clarificar esses mindsets financeiros.
    Concordam com este comentário: Gambino
    • eu
    • 6 setembro 2020 editado

# 298

Colocado por: TicMicUm bem que não te gera rendimento não pode ser considerado um activo no âmbito das finanças pessoais.

Um imóvel de habitação própria não é um activo da família?
  15.  # 299

O termo investimento tem diferentes conceitos financeiros ou contabilísticos.
    Comprar casa própria é um investimento pessoal não contabilístico.
    Pagar um colégio privado ou um curso xpto para um filho é um investimento pessoal mas uma despesa contabilística.
    Quando herdei um apartamento dosmeus sogros gastei 25K € a remodelar e aluguei. Foi um investimento pessoal e contabilístico. Se o tivesse vendido e comprado um Porsche era um investimento no meu ego e uma despesa contabilística.
  16.  # 300

Colocado por: euUm imóvel de habitação própria não é um activo da família?

Sim, um imóvel é um activo. O respectivo crédito, caso haja, será passivo.

Por sua vez, há activos que se forem catalogados como já se sugeriu, também passariam a passivo. Atenção à desinformação.

Por fim, o objectivo de um investimento é a obtenção de posterior rendimento.
    Mas como se define "rendimento" e que retornos podem ser considerados como tal?
    Numa visão redutora imagino que a única possibilidade seja a renda recebida do aluguer de um activo. Se é efectivamente a única possibilidade ou não, depende da visão e capacidade de gestão e de capital de cada um.

0.1085 seg. NEW