Colocado por: PalhavaHá 10 anos havia oportunidades fantásticas, mas ninguém sabia o futuro...
Colocado por: Gambino
Não é irrelevante. É fundamental em terminologia de gestão e economia.
O Pguilherme é claramente economista e já foi claro e conciso sobre a questão.
Outras pessoas por aqui também são claramente da área de gestão e também já o elucidaram.
Em vez de teimar, pode aprender.
Colocado por: TicMic
Mas ninguém está aqui a discutir as vantagens sobre arrendar ou comprar casa própria.
Está-se a falar de definições de ativo/investimento/passivo etc etc
Um bem que não te gera rendimento não pode ser considerado um activo no âmbito das finanças pessoais. Já a nível contabilistico, basta que tenha valor para o ser.
Se a tua casa própria não te gera rendimento, não é um investimento porque bem tu pensas em vender para tirar um retorno a curto/médio prazo nem em aluga-la para rentabilizar.
Mais não posso fazer para vos ajudar a clarificar esses mindsets financeiros.
Colocado por: WarrenGNo meu entender, para saber se algo é um investimento ou não basta pensar se esse bem gera rendimento ou vice-versa.
Por exemplo se perder o emprego, esse bem vai ajudar a pagar as contas para a minha sobrevivência (ex. Casa arrendada, negócio, dividendos de ações) ou pelo contrário tenho de gastar dinheiro todos os meses para o manter (casa própria, carro, casa de férias, etc.).
Colocado por: ferreiraj125Eu diria que fora desse contexto específico chama-se investimento a qualquer recurso gasto com o intuito de no futuro ter mais recursos.
Colocado por: WarrenGpara saber se algo é um investimento ou não basta pensar se esse bem gera rendimento ou vice-versa.
Colocado por: WarrenGse perder o emprego, esse bem vai ajudar a pagar as contas para a minha sobrevivência
Colocado por: ferreiraj125ao comprar uma casa vou ter mais património daqui a 30 anos do que se continuar a pagar rendas
Colocado por: PalhavaEm última análise, numa situação extrema:
-Um inquilino pode deixar de ter capacidade para pagar a renda
Colocado por: PalhavaOu seja, mais vale não se pôr os ovos todos na mesma cesta.
Colocado por: pguilhermeA melhor dica do tópico até agora.
Colocado por: AMVPmesmo que só acompanhe a inflação pois é necessário considerar o valor de uso que se deu ao bem.
Colocado por: PalhavaComprei um imóvel por X a uma pessoa há 10 anos. Vendi por Y a ganhar há 3 anos. E agora vi na Remax à venda por Yx4!!!!
Colocado por: pguilhermeHá malta que nem assenta em casa, pois compram com base exclusiva no que consideram bom negócio para vender *logo* de seguida.
Colocado por: CarvaiMas isto nada tem a ver com HPP.
Colocado por: CarvaiE tudo se complica mais quando entramos em deflação.
https://expresso.pt/opiniao/2020-09-05-De-mal-a-pior-1
O artigo é pago mas resumindo alerta para a deflação que já se verifica na Europa. É verdade que o Japão já lida com isso há muitos anos mas não vai facilitar a recuperação económica.
Colocado por: buraburamonoportugal tem a segunda população mais envelhecida da união europeia...
Colocado por: Carvai
E com mais casas por habitante.
https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/portugal-e-o-pais-desenvolvido-com-mais-casas-11629076.html
Se ainda não se oferecem casas por cá não deve faltar muito.
Colocado por: pguilherme
Nem mais.
Já tinha mencionado ambos estes conceitos, mas surgiu aí uma avalanche de gestores e investidores... :)
Há malta que nem assenta em casa, pois compram com base exclusiva no que consideram bom negócio para vender *logo* de seguida.
Pessoalmente não tenho perfil para isso, mas há quem tire partido desta ideia.