Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 461

Colocado por: TicMic

O variável família/berço é o mais importante! E não se fala em dinheiro, mas em valores sociais!

Uhm... Parece que há uma série de factores que se cruzam e que são mais preponderantes em classes com melhores rendimentos...
  2.  # 462

Colocado por: TicMic

Deves estar a falar de um master craft!

Eu falo dos valores no mercado de usados. E melhor que ter barco, é ter amigos que o tenham. Já não digo o mesmo na piscina.

O gajo levou-me a passear porque ando curioso com barcos e sei que tem um e fiz-lhe perguntas.

Mas ontem esteve a falar das chatices que aquilo dá, tipo deixar em doca seca e mandar tirar o limo e não sei mais quê e já vi que não é para mim...

Mas o barco é lindo. Era um Chris craft.
  3.  # 463

Colocado por: eu
    Não é assim tão simples. Não bastam as capacidades intelectuais, é preciso todo um contexto familiar e social.

Eu tenho muitos amigos que são Professores na Escola Secundária. Em todas as turmas há alunos problemáticos do ponto de vista do comportamento e com um aproveitamento mau. Normalmente o fator comum a todos eles é um de dois: pobreza ou família desestruturada.

Os alunos de topo, são quase todos filhos de licenciados, com uma vida desafogada e com uma família estruturada.
    Concordam com este comentário:Gambino,casinhaDaAvo

Para mim isto é a lógica da batata.
    Tem muito de óbvio, mas há pessoas que teimam em não querer aceitar.
    Uma coisa é poder-se pagar o curso de medicina pelo próprio bolso
    Outra é recorrer a um empréstimo.
    E assim se vê a diferença... Uns têm o dinheiro, outros têm que o pedir.
    Concordam com este comentário: Gambino
  4.  # 464

Colocado por: casinhaDaAvo
    Para mim isto é a lógica da batata.
    Tem muito de óbvio, mas há pessoas que teimam em não querer aceitar.
    Uma coisa é poder-se pagar o curso de medicina pelo próprio bolso
    Outra é recorrer a um empréstimo.
    E assim se vê a diferença... Uns têm o dinheiro, outros têm que o pedir.
    Concordam com este comentário:Gambino

Ora bem, ora bem...
  5.  # 465

Colocado por: Gambino

O tal avô só empresta para arrendamento de quartos não empresta para aquisição de casas?

O meu avô já faleceu. O empréstimo foi nos anos 80...
  6.  # 466

Colocado por: macinblack

O meu avô já faleceu. O empréstimo foi nos anos 80...

Então e heranças, tal como tais vizinhos... Nada?
  7.  # 467

Então e heranças, tal como tais vizinhos... Nada?

A minha avó é viva, recebeu a parte dela, e depois receberam os filhos (são 6) a parte deles.
    • zed
    • 14 setembro 2020

# 468

O Bambino é exímio descarrilar tópicos mas só consegue porque vocês vão dando troco... O imobiliário está assim tão desinteressante que tem que se trazer para aqui o SNS e outros tópicos do arco-da-velha?

As moradias em Lisboa por menos de 750 estão mais escassas do que tenho notado nos últimos dois anos, só há praticamente imóveis para reconstrução total. E as poucas que há estão mais caras.

Penso que o COVID-19 valorizou mais os imóveis com espaço exterior em relação aos que não têm.
    • eu
    • 14 setembro 2020

# 469

Colocado por: GambinoMas o barco é lindo

Sabem o que dizem sobre os barcos... que só dão dois dias de felicidade: o dia em que o compram e o dia em que o vendem.
    Concordam com este comentário: Gambino, Varejote, casinhaDaAvo
    • eu
    • 14 setembro 2020

# 470

Colocado por: zedPenso que o COVID-19 valorizou mais os imóveis com espaço exterior em relação aos que não têm.

É um fenómeno global temporário.

Daqui a 2 anos já ninguém se lembra do covid-19 e do lockdown.
    Concordam com este comentário: Gambino
  8.  # 471

Colocado por: zedO Bambino é exímio descarrilar tópicos mas só consegue porque vocês vão dando troco... O imobiliário está assim tão desinteressante que tem que se trazer para aqui o SNS e outros tópicos do arco-da-velha?

As moradias em Lisboa por menos de 750 estão mais escassas do que tenho notado nos últimos dois anos, só há praticamente imóveis para reconstrução total. E as poucas que há estão mais caras.

Penso que o COVID-19 valorizou mais os imóveis com espaço exterior em relação aos que não têm.

E ainda levo com a culpa de descarrilar... Toma lá! Sempre a malhar!
  9.  # 472

Sabem o que dizem sobre os barcos... que só dão dois dias de felicidade: o dia em que o compram e o dia em que o vendem.
    Concordam com este comentário:Gambino

Não conhecia a frase, mas perante o que me contaram ontem creio perceber a ideia...
    • AMVP
    • 14 setembro 2020

# 473

Quem disse que sou educado?! Quem falou na minha família?!

Deduções..

O senhor. Educado já se viu que não é. Família… claro se escreve como sendo um dos "ricos" que andou em medicina e como ninguém vem ao mundo com dinheiro so sobra o a família. Deduções lógicas, não?
    Concordam com este comentário: size, Anonimo1710, macinblack
  10.  # 474

Colocado por: AMVP

O senhor. Educado já se viu que não é. Família… claro se escreve como sendo um dos "ricos" que andou em medicina e como ninguém vem ao mundo com dinheiro so sobra o a família. Deduções lógicas, não?
    Concordam com este comentário:size,JoelM,macinblack

Ainda sou eu que venho descarrilar topicos...

Centre-se na discussão da bolha, ninguém quer saber desses detalhes sobre mim para nada!
  11.  # 475

Colocado por: JoelM

A lata... Mudar a conversa, ataca os outros e ainda se faz de vítima! 🤣
    Concordam com este comentário:macinblack

Sim, sim, insulto-os e tudo!!!....

Anexe tudo ao processo para pedir talvez a pena de morte para a minha pessoa.

E continua centrado em mim em vez do tema...

Psb continuo no SNS!
  12.  # 476

Já cheguei tarde, mas queria respeitosamente opinar acerca de porque não há pobres que tiram medicina. A meu ver há uma razão fundamental que é falta de dinheiro para explicações. TODOS os meninos bonitos do colégio onde andam os meus filhos tem explicações, e isso custa dinheiro e não está acessível aos mais pobres. Só assim se consegue que tirem as notas que precisam para o acesso. O Gambino que diga se foi o caso dele ou não, posso estar enganado.

Agora se há pobres que vão a algum lado nos estudos, há. Eu, por exemplo. Filho de dois agricultores de subsistência, tive de trabalhar desde os 12 anos num restaurante e conseguir bolsa de estudo para poder ir para a universidade. Não, não fui para medicina, nunca me interessou de todo, apesar de provavelmente conseguir entrar se quisesse. Mas estudei biologia, doutorei-me, tenho carreira científica internacional e sou investigador num centro de referência em neurociências que tem conseguido projectos de vários milhões de €. Havendo inteligência e vontade vamos onde queremos. Eu estou onde quero, não precisei de ter pais ricos para isso. Bastou ter pais que me deixaram tomar as minhas próprias decisões e por isso lhes estou muito grato.
    Concordam com este comentário: Sirruper, eu, Varejote, DonaRute, macinblack, obraslx32
    • eu
    • 14 setembro 2020 editado

# 477

Colocado por: pcspinheiroA meu ver há uma razão fundamental que é falta de dinheiro para explicações. TODOS os meninos bonitos do colégio onde andam os meus filhos tem explicações

Sim, esqueci-me de referir isso.

No secundário, é possível atingir notas até ao 17..18 sem explicações; mas para chegar aos 19 e 20 é preciso ter um bom explicador como complemento às aulas e ao trabalho árduo em casa.
  13.  # 478

Sim, esqueci-me de referir isso.

No secundário, é possível atingir notas até ao 17..18 sem explicações; mas para chegar aos 19 e 20 é preciso ter um bom explicador como complemento às aulas e ao trabalho árduo em casa.

Nunca precisei de explicações.

Escolhi sempre as disciplinas de ciências exactas para poder ter 20 nos testes dessas disciplinas e consequentemente no fim do ano, tais como física, química, matemática, geometria descritiva, biologia entre outras. Enquanto muitos colegas escolhiam disciplinas "fofinhas" para poderem tirar facilmente 17 e 18,mas que não se podia tirar 20 nessas.

As minhas "pechas" eram as disciplinas que tinha de ter que não eram de ciências exactas, como português e outras assim...

A minha mulher recorreu a explicações creio que de duas disciplinas do secundário.

Esqueci-me de dizer que conhecia alguns alunos na faculdade que não eram abastados, eram resumidamente alguns que entravam por vagas especiais de competição ou deficiência física e coisas que tais. Vários não eram ricos e nem sequer lá muito bons alunos, mas iam para medicina. Mas eram muito poucos.
  14.  # 479

Colocado por: Anonimo09092021Isso devia ser óbvio e há variadíssimos exemplos desses, muitos em medicina. O Gambino, claramente, anda nisto pelo dinheiro. Ora, existem muitas profissões que pagam mais que a medicina e que têm profissionais que vieram de famílias pobres, como todas. O simples facto de isto estar a ser discutido é ridículo.

Em Portugal não há muitas profissões que paguem mais que a medicina na minha especialidade e algumas outras.

Por conta doutrem nem conheço nenhuma profissão que pague melhor que a minha especialidade.

Era bom aluno...melhor da turma, melhor do liceu, cheguei a ser do melhores do país e fui ao parlamento europeu júnior num ano...

A medicina Tornou-se incontornável. Era como se fosse um desperdício ser bom aluno e não aproveitar ir para medicina.

No meu ano os 10 melhores alunos (eu incluído) do meu liceu foram todos comigo para medicina.
  15.  # 480

Colocado por: pcspinheiroJá cheguei tarde, mas queria respeitosamente opinar acerca de porque não há pobres que tiram medicina. A meu ver há uma razão fundamental que é falta de dinheiro para explicações. TODOS os meninos bonitos do colégio onde andam os meus filhos tem explicações, e isso custa dinheiro e não está acessível aos mais pobres. Só assim se consegue que tirem as notas que precisam para o acesso. O Gambino que diga se foi o caso dele ou não, posso estar enganado.

Agora se há pobres que vão a algum lado nos estudos, há. Eu, por exemplo. Filho de dois agricultores de subsistência, tive de trabalhar desde os 12 anos num restaurante e conseguir bolsa de estudo para poder ir para a universidade. Não, não fui para medicina, nunca me interessou de todo, apesar de provavelmente conseguir entrar se quisesse. Mas estudei biologia, doutorei-me, tenho carreira científica internacional e sou investigador num centro de referência em neurociências que tem conseguido projectos de vários milhões de €. Havendo inteligência e vontade vamos onde queremos. Eu estou onde quero, não precisei de ter pais ricos para isso. Bastou ter pais que me deixaram tomar as minhas próprias decisões e por isso lhes estou muito grato.
    Concordam com este comentário:Sirruper,eu

Está no centro de neurociencias e Biologia da UC?

0.1804 seg. NEW