Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 561

Colocado por: AMVPQuando todos fazem isso, acreditar que o preço de venda é o anunciado é ser enganado em 20%. Por aqui todos colocam os valores de acordo com o anunciado, como tal o que há de errado no meu comentário?

Nada de errado no seu comentário. Apenas fiz uma observação sobre o meu entendimento do desconto.

Aceitando o que está a bold, poderemos inferir que os 50k€ que o autor referiu seria um valor médio dos anúncios idênticos, os quais já teriam os tais 20% para "negociação".
    Se fosse essa a interpretação do autor (que o "valor de mercado" seriam afinal 40k€), este teria anunciado o imóvel a um valor 50% acima de mercado, onde conseguiu uma vendeu a 20% acima dos 40k€.

Colocado por: AMVPHá de tudo. .. vender pelo preço que se pede só porque sim é que é mais difícil.

Nunca fiz este tipo de jogadas nem aplico descontos fixos, estilo comissão.
    Conto somente com um valor relativamente baixo para a cortesia do negócio, caso se proporcione.
    Ainda o mês passado vendi um apartamento exactamente pelo preço que anunciei.
    A conversa da banha da cobra e andar a regatear estilo mercado marroquino não é o meu estilo, mas cada um terá o seu.
    Concordam com este comentário: Carvai
  2.  # 562

3.  # 563

"Não há Bolha" episódio 1836.

Uma grande construtora/promotora espanhola tem um empreendimento em Portugal, concretamente em Miraflores, Algés/Linda-a-Velha, Oeiras.
    A localização é méh, desterrado num descampado no meio de nenhures, sem qualquer vida de rua mas, ainda assim relativamente "boa" - em poucas palavras, um dormitório mais chique que o normal.

Do empreendimento ao Rossio são 14~15 minutos de carro.

Quanto custam as 3 assoalhadas? 353.000€.
    E as 4 assoalhadas? 524.000€.

https://www.viacelere.com/pt/promociones-lisboa/lisboa

Ok. E que tal comparar com o que andam a fazer em Espanha?
    Vamos assumir que a coisa/casa é mais ou menos igual e vamos falar da capital, Madrid.

Não têm muitos empreendimentos perto do centro (vou falar do Palácio Real) mas há um a 20 minutos, mais 5 minutos que o de "Lisboa".

Quanto custam as 3 assoalhadas? 247.000€.
    E as 4 assoalhadas? 311.000€.

https://www.viacelere.com/promociones-madrid/ensanche-vallecas

Algumas contas:
    Preço T2 por m2 bruto, Lisboa/Madrid: 3602€/3049€ = +15%
    Preço T3 por m2 bruto, Lisboa/Madrid: 3495€/3019€ = +14%

Ok, "Lisboa" não é assim tão mais cara.
    Mas, e se tivermos em conta o PIB per capita? A "riqueza produzida" por pessoa?

PIB per capita Lisboa (AML) = 25.821€
    PIB per capita Madrid = 35.876€

Diferença Madrid/Lisboa: +28%

Ou seja, em Lisboa "ganha-se"* menos 28% e paga-se pela mesma área de construção mais 14%.
    Faz sentido?

* Sim, eu sei que não é rendimento mas para o propósito da comparação, parece-me que se pode utilizar este indicador.
    Concordam com este comentário: NLuz, Principiantedeobras
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisms
  4.  # 564

Colocado por: PoisÉ"Não há Bolha" episódio 1836.

Uma grande construtora/promotora espanhola tem um empreendimento em Portugal, concretamente em Miraflores, Algés/Linda-a-Velha, Oeiras.
    A localização é méh, desterrado num descampado no meio de nenhures, sem qualquer vida de rua mas, ainda assim relativamente "boa" - em poucas palavras, um dormitório mais chique que o normal.

Quanto custam as 3 assoalhadas? 353.000€.
    E as 4 assoalhadas? 524.000€.

https://www.viacelere.com/pt/promociones-lisboa/lisboa

Ok. E que tal comparar com o que andam a fazer em Espanha?
    Vamos assumir que a coisa/casa é mais ou menos igual e vamos falar da capital, Madrid.

Não têm muitos empreendimentos perto do centro (vou falar do Palácio Real) mas há um a 20 minutos, mais 5 minutos que o de "Lisboa".

Algumas contas:
    Preço T2 por m2 bruto, Lisboa/Madrid: 3602€/3049€ = +15%
    Preço T3 por m2 bruto, Lisboa/Madrid: 3495€/3019€ = +14%

Ok, "Lisboa" não é assim tão mais cara.
    Mas, e se tivermos em conta o PIB per capita? A "riqueza produzida" por pessoa?

PIB per capita Lisboa (AML) = 25.821€
    PIB per capita Madrid = 35.876€

Diferença Madrid/Lisboa: +28%

Ou seja, em Lisboa "ganha-se"* menos 28% e paga-se pela mesma área de construção mais 14%.
    Faz sentido?

* Sim, eu sei que não é rendimento mas para o propósito da comparação, parece-me que se pode utilizar este indicador.
    Concordam com este comentário:NLuz

O imobiliário em Madrid não é mais caro que Lisboa! É Caríssimo!
  5.  # 565

Colocado por: PoisÉ"Não há Bolha" episódio 1836.

Concordam com este comentário:NLuz,Principiantedeobras

A zona é boa, não concordo com não ter qualquer vida na rua. Tem escolas e jardins nas imediações e um centro comercial a cerca de 10m a pé.

Quanto aos preços, concordo em absoluto...são para "investidores", médicos, diretores de algumas empresas, estrangeiros...

Há vários empreendimentos novos a nascer no concelho de Oeiras cujo valor do m2 começa nos 3000 e muitos eur, vamos ter centenas deles concluídos entre 2021-2022.
    Concordam com este comentário: smart
  6.  # 566

Colocado por: pguilherme
    Sem duvida um factor importante. Para o ano podera ser mais provavel/frequente encontrar.

20% de aumento artificial, a partir de certo valor é facil ficar fora de mercado.

Esta abordagem faz sentido para descontos de cortesia.
    Mais do que isso e torna-se demasiado visivel, perdendo forca e ate ferindo a imagem do vendedor.
    Haverao compradores que vao na cantiga e, mesmo apos o desconto fantastico, o valor final sera acima de mercado....

Nao tenho ideia se, como diz, a diferenca media entre preco inicial e de escritura sao 5%. Mas certamente sera uma afirmacao fundamentada.

As pessoas é que parecem preferir esta habilidade, já no OLX é igual. Eu quando quero um valor, tenho de por um substancialmente superior e depois é que vou reduzindo. Tenho um outro imóvel de valor que eu considero 30 mil (alinhado com o que vejo nas redondezas) e está publicado a 35 mil, e oferecem-me 20 mil. O outro se pusesse a 50 mil, ofereciam-me 40...
  7.  # 567

Colocado por: PoisÉ

Vallecas não é comparável com Miraflores, é o que eles designam como bairro "obrero". Regra geral, quanto mais para Sul, menos apetecível. Se quiser comparar, é ir para o Norte.
  8.  # 568

Colocado por: eu
    Quando era estudante universitário, vivi num apartamento junto à linha do norte. A 20 m da linha !

No início foi muito complicado, mas após umas semanas fiquei estranhamente imune ao ruído. Já nem reparava que estava a passar um comboio.

Pois, conheço quem more à beira do IC19 e diga o mesmo sobre os carros. Mas ali não são só as passagens, é a paragem e o embarque, com os anúncios "vai dar entrada", "vai partir", etc.

Enfim, haverá quem goste e se habitue, claro.

Acredito que este empreendimento seja bastante avançado a nível de acústica e calafetagem.

Pois..
  9.  # 569

Colocado por: macinblackAs pessoas é que parecem preferir esta habilidade, já no OLX é igual. Eu quando quero um valor, tenho de por um substancialmente superior e depois é que vou reduzindo. Tenho um outro imóvel de valor que eu considero 30 mil (alinhado com o que vejo nas redondezas) e está publicado a 35 mil, e oferecem-me 20 mil. O outro se pusesse a 50 mil, ofereciam-me 40...

Como disse: não tenho muita experiência a negociar dessa forma, mas deixo as seguintes considerações:

1) Se houverem outras opções para o mesmo tipo de imóvel, com preços muito inferiores, não convidará à recepção de propostas também muito inferiores, quiçá mais ajustadas ao mercado?

2) Se colocar o imóvel a 50k€, será que irão propor 40k€ ou os tais 20k€, por ser um preço abaixo de mercado (e significativamente abaixo do valor de abertura)?

3) Se o preço estiver inflaccionado, mesmo que o vendedor faça um "desconto grande" que o coloque em par com o mercado, terá o comprador algum incentivo para finalizar o negócio (excepto o factor psicológico)? Ou julgará que é um óptimo negócio e nem irá confirmar/procurar alternativas?

4) Se o preço estiver inflaccionado e o potencial comprador propuser um valor igual ao de outros imóveis.... será que tem intenções de comprar ou poderá estar a usar a sua resposta como vantagem negocial num outro imóvel?

5) Considera adequados 30k€ pelo que vê em anúncios ou tem outra fonte de informação? Se for em anúncios, não será provável que sejam transaccionados abaixo disso?
  10.  # 570

Colocado por: pguilherme
    Como disse: não tenho muita experiência a negociar dessa forma, mas deixo as seguintes considerações:

1) Se houverem outras opções para o mesmo tipo de imóvel, com preços muito inferiores, não convidará à recepção de propostas também muito inferiores, quiçá mais ajustadas ao mercado?

2) Se colocar o imóvel a 50k€, será que irão propor 40k€ ou os tais 20k€, por ser um preço abaixo de mercado (e significativamente abaixo do valor de abertura)?

3) Se o preço estiver inflaccionado, mesmo que o vendedor faça um "desconto grande" que o coloque em par com o mercado, terá o comprador algum incentivo para finalizar o negócio (excepto o factor psicológico)? Ou julgará que é um óptimo negócio e nem irá confirmar/procurar alternativas?

4) Se o preço estiver inflaccionado e o potencial comprador propuser um valor igual ao de outros imóveis.... será que tem intenções de comprar ou poderá estar a usar a sua resposta como vantagem negocial num outro imóvel?

5) Considera adequados 30k€ pelo que vê em anúncios ou tem outra fonte de informação? Se for em anúncios, não será provável que sejam transaccionados abaixo disso?

Como negoceia os seus imóveis?

É investidor ou trabalha em consultoria imobiliária?
  11.  # 571

Colocado por: pcspinheirohttps://www.publico.pt/2020/09/19/economia/noticia/novos-minimos-euribor-ja-anulam-juros-20-emprestimos-habitacao-1932018

Poderemos conversar por mensagem privada ou neste caso por email em privado ? gostaria de lhe pedir uma opinião .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLuz
  12.  # 572

Ainda dizem que os preços não baixam https://www.idealista.pt/imovel/30728234/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLuz
  13.  # 573

Colocado por: GambinoComo negoceia os seus imóveis?

É investidor ou trabalha em consultoria imobiliária?

Não sou consultor imobiliário e se espreitar o tópico da "experiência com as 3 grandes imobiliárias" poderá ver a minha opinião sobre o ramo.

Colocado por: JúlioAinda dizem que os preços não baixamhttps://www.idealista.pt/imovel/30728234/

Bela estratégia! Figura como "grandes reduções" mas suficiente descarado para não ser confundido com o estar de corda ao pescoço. Nunca me tinha lembrado dessa.
  14.  # 574

Colocado por: Júlio
    1. Não sou consultor imobiliário e se espreitar o tópico da "experiência com as 3 grandes imobiliárias" poderá ver a minha opinião sobre o ramo.

Hahaha um exemplo a seguir!
  15.  # 575

Venda de casas caiu 22%, mas preços subiram 8% até Junho

https://www.publico.pt/2020/09/22/economia/noticia/venda-casas-caiu-216-segundo-trimestre-1932413

e parafraseando um comentário da notícia:

"Com a população a diminuir, milhões de casas vazias (incluindo as de 2a e 3a, de fds ou férias) e continuamos a assistir impávidos a este estúpido e irracional "motor da economia", e ainda por cima com preços completamente desfasados da realidade económica e social, a la Wall Street dos útlimos meses (mas que no caso das nossas casa é há anos e anos)..."
  16.  # 576

Colocado por: buraburamonoVenda de casas caiu 22%, mas preços subiram 8% até Junho

https://www.publico.pt/2020/09/22/economia/noticia/venda-casas-caiu-216-segundo-trimestre-1932413

e parafraseando um comentário da notícia:

"Com a população a diminuir, milhões de casas vazias (incluindo as de 2a e 3a, de fds ou férias) e continuamos a assistir impávidos a este estúpido e irracional "motor da economia", e ainda por cima com preços completamente desfasados da realidade económica e social, a la Wall Street dos útlimos meses (mas que no caso das nossas casa é há anos e anos)..."

O link para a publicação completa do INE: https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=415206623&DESTAQUESmodo=2

Por outro lado, as taxas de juro implícitas continuam a aumentar: https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=415115145&DESTAQUESmodo=2

E por último o peso dos não residentes na compra de imóveis: https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=415327218&DESTAQUESmodo=2

Saliento a seguinte passagem: "Quase 40% do valor das aquisições de não residentes correspondeu a imóveis com valor unitário igual ou superior a 500 mil euros"

Quais são os efeitos de cadeia destas vendas nos restantes preços?

Temos um cocktail interessante:
    - Taxas de juro implícitas a subir, ainda que em níveis historicamente baixos;
    - Nº de transações a cair, ainda que já tenha recuperado em Maio e Junho (caiu menos do que em Abril);
    - Nº de transações de estrangeiros durante este ano? Se já estagnaram em 2019, será que vão aumentar este ano?
  17.  # 577

18.  # 578

O Relvas( parece que é pai da jornalista)o ex delfim do Passos Coelho, consta que tb. é um investidor e danado para os negócios .

Colocado por: Gambinohttps://www.jornaldenegocios.pt/empresas/imobiliario/detalhe/pandemia-atrai-abutres-mas-imobiliario-resiste
  19.  # 579

https://www.jn.pt/economia/governo-volta-a-admitir-prolongamento-de-moratorias-12750055.html

Parece que quem está à espera de comprar um imóvel no fim das moratórias em Março vai ter de aguardar mais.
    • MVA
    • 23 setembro 2020

# 580

Ia postar isso mesmo aqui.

Várias pessoas neste forum já se andavam a salivar todas com a hipotética queda do imobiliário que aí vinha em Março, fruto do fim das moratórias e julgavam que iam puder comprar casa no centro da cidade por tuta e meia.

Eu sempre disse que as moratórias vão sempre ser empurradas para a frente. Havemos de estar em 2022 e as moratórias ainda vão continuar em vigor.

Quem espera a queda do imobiliário que puxe duma cadeira e espere sentadinho.
    Concordam com este comentário: larkhe, DonaRute, obraslx32

0.2080 seg. NEW