Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 581

Essa dos abutres teve piada. :)
  2.  # 582

As moratórias serão parte e não o total da equação. O que virá aí, nem tento adivinhar.

De qualquer forma, todos nós gostaríamos de comprar em baixa para vender em alta. É um princípio elementar.
    Parece pouco razoável afirmar que são apenas "várias pessoas neste fórum" :)

Se houver uma queda, seja no Q2, Q4 de 2020 ou somente em 2021, será altura de investir... Se não houver queda, há que explorar outro vector de negócio.
    Não é necessário ser emocional acerca do assunto.
    Concordam com este comentário: NTORION
  3.  # 583

Colocado por: pguilhermeAs moratórias serão parte e não o total da equação. O que virá aí, nem tento adivinhar.

De qualquer forma, todos nós gostaríamos de comprar em baixa para vender em alta. É um princípio elementar.
    Parece pouco razoável afirmar que são apenas "várias pessoas neste fórum" :)

Se houver uma queda, seja no Q2, Q4 de 2020 ou somente em 2021, será altura de investir... Se não houver queda, há que explorar outro vector de negócio.
    Não é necessário ser emocional acerca do assunto.

O que perspectiva para diante?
  4.  # 584

Colocado por: pguilhermeSe houver uma queda, seja no Q2, Q4 de 2020 ou somente em 2021, será altura de investir..

Ou não... a queda pode continuar por 2022 ou 2023, normalmente estes movimentos não são imediatos, a economia europeia é lenta a reagir (tão lenta que muitas vezes até anda em contra ciclo), comparativamente a economia dos EUA é muito mais rápida, até diria será 1 bom indicador ver o comportamento do imobiliário nos EUA, e replicar por cá passado 12 ou 18 meses.
  5.  # 585

Colocado por: DonaRuteEssa dos abutres teve piada. :)

E os que compram quando os preços estão a crescer são os patos...
    E os nem compram nem vendem e alugam a preços baixos são os burros... (como eu burro mas feliz).
    Concordam com este comentário: NLuz
  6.  # 586

Qual a sua taxa de rentabilidade?
    A renda ser baixa nao significa que tenha um coef. de inteligência reduzido. :)
    Concordam com este comentário: Gambino
  7.  # 587

Colocado por: DonaRuteQual a sua taxa de rentabilidade?
    A renda ser baixa nao significa que tenha um coef. de inteligência reduzido. :)

Essa é uma boa questão. Há 8 anos atrás aluguei um T2 em Benfica por 550€. Na altura se tivesse vendido teria rendido uns 80K (depois de impostos). Gastei 25K numa remodelação total o que daria uma rentabilidade liquida na altura de 4,5%. Hoje o apartamento vale o dobro mas continuo a alugar exatamente pelo mesmo preço, mas a inquilina é 5* - zero atrasos e zero reclamações. Por isso continuo a achar que é um bom negócio embora teoricamente a rentabilidade seja agora metade.
    No final do ano passado aluguei um T2 no Algarve por 400€. Valia na altura 100K - um pouco mais com a garagem que não aluguei. Dá uma rentabilidade de 3% liquida. Atendendo ao que pagam (ou cobram) os bancos acho bom negócio. Era casa de férias, agora paga-me as férias em hotéis.
    Concordam com este comentário: DonaRute
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLuz
    • PoisÉ
    • 23 setembro 2020 editado

# 588

Quero ver a relação entre o prolongamento das moratórias e o acesso ao crédito à habitação em contratos novos.
    O congelamento de rendas na Primeira República começou assim, aos pouquinhos, era só uma medida transitória... mas, ao contrário do que aconteceu nessa altura, chegou-se a um ponto em que é a raposa a guardar o galinheiro, por isso... os bancos estão naquela, se rebentar, rebentou - as regras são deles (UE/CE/BCE), temos sempre o bailout garantido, albarda-se o burro à vontade do dono.

Aliás, com esta história dos juros negativos ainda chegaremos a um ponto em que acontecerá algo muito parecido com o que acontece com os carros: a pessoa só irá pagar juros e "depreciação" na prestação mensal, se quiser comprar a casa, paga o valor de mercado no final do empréstimo.
    Já faltou mais.
    • FFAD
    • 23 setembro 2020 editado

# 589

Rendibilidades altas não quer dizer que tenha rendas caras, no meu caso tenho rendibilidades entre os 16% e 21% e a renda mais alta são 600€.

O truque está no valor de aquisição.
    Concordam com este comentário: eu, DonaRute, carlosj39
  8.  # 590

Colocado por: MVAiam puder comprar casa no centro da cidade por tuta e meia.

E gastar mais meia dúzia de tostões em pladur é tinta e vender a ganhar 100k, eu também quero. Kkkkk

O pessoal que anda cheio de peito no imobiliário onde estavam quando estava cá a Troika?

Conheço um francês que com a troika cá veio a Portugal e numa semana comprou 3 hotéis em Lisboa a preço de saldo para remodelar, e com o tempo foi adquirindo mais neste momento tem mais de 10 entre Lisboa e Algarve.

Os iluminados do imobiliário onde estavam á uns anos? Estavam cá mas o banco tinha fechado a torneira, e neste momento se o banco fecha a torneira os preços vão descer.
  9.  # 591

Colocado por: FFADRendibilidades altas não quer dizer que tenha rendas caras, no meu caso tenho rendibilidades entre os 16% e 21% e a renda mais alta são 600€.

O truque está no valor de aquisição.
    Concordam com este comentário:eu

Tem de calcular com o valor de mercado. Se assim não fosse, herdando uma casa, poderia dizer que tinha uma rentabilidade infinita.
    Concordam com este comentário: Picareta
    • NLuz
    • 23 setembro 2020

# 592

• AMVP
    • 23 setembro 2020

# 593

• FFAD
    • 24 setembro 2020

# 594

Colocado por: nunomp

Tem de calcular com o valor de mercado. Se assim não fosse, herdando uma casa, poderia dizer que tinha uma rentabilidade infinita.
    Concordam com este comentário:Picareta

E sendo investimento? Se comprar por 100 o que vale 500? Calculo a rendibilidade sobre os 500?
    • NLuz
    • 24 setembro 2020

# 595

Colocado por: FFAD

E sendo investimento? Se comprar por 100 o que vale 500? Calculo a rendibilidade sobre os 500?

A rentabilidade tem que ser calculada pelo valor de custo do bem, não pelo que poderá valer. Não se pode contar com o ovo no dito cujo da galinha 😁
    E quando estamos a falar de rentabilidade é arrendamento/Alojamento Local.

Tb nunca vou na cantiga dos comerciais a dizer "imóvel com rendimento de um/8%".
    Quando me dizem isso, começo logo a descontar o condomínio, seguros,imi,etc.
    Dizem logo,"Não fazemos assim as contas, bla, bla,.." respondo logo "Essas contas quem as paga ? São vocês ? " 😝
  10.  # 596

Colocado por: FFAD

Pode ter feito um bom negócio, sem dúvida, conseguindo alavancar o investimento com facilidade.
    Contudo, a taxa de rentabilidade calculada dessa forma não reflecte o mercado. Ou seja, a casa do lado, se vendida a preço justo, terá uma rentabilidade inferior. Poderá calcular dessa forma a taxa interna de rentabilidade, só não servirá de referência.
  11.  # 597

Colocado por: NLuz

A rentabilidade tem que ser calculada pelo valor de custo do bem, não pelo que poderá valer. Não se pode contar com o ovo no dito cujo da galinha 😁
    E quando estamos a falar de rentabilidade é arrendamento/Alojamento Local.

Tb nunca vou na cantiga dos comerciais a dizer "imóvel com rendimento de um/8%".
    Quando me dizem isso, começo logo a descontar o condomínio, seguros,imi,etc.
    Dizem logo,"Não fazemos assim as contas, bla, bla,.." respondo logo "Essas contas quem as paga ? São vocês ? " 😝

Ambos os métodos têm vantagens e desvantagens.

Pessoalmente, no caso do imobiliário penso que o que faz mais sentido é utilizar o investimento inicial + obras de benfeitoria/manutenção para calcular a rentabilidade. Ou seja, sobre determinado montante que alocámos ao imóvel gerados a receita das rendas e temos a rentabilidade bruta. Deduz-se IMI, condomínio, impostos e afins e temos a rentabilidade liquida.

A ideia de utilizar o valor de mercado, pretende demonstrar o custo de oportunidade entre diferentes investimentos. Ou seja, em alternativa a manter o imóvel e cobrar rendas, poderia vender, receber o valor de mercado e investir em outra coisa que desse outro rendimento. No entanto, é importante ter em atenção que o valor de mercado de um imóvel é uma incógnita, enquanto se estivermos a falar de acções ou obrigações cotadas temos mercados onde podemos transacioná-las imediatamente sem problemas (a menos que tenhamos muitos milhões delas) e saber o preço que recebemos, no caso de um imóvel só conseguimos ter uma aproximação muito grosseira. É um mercado iliquido. Para além disso, mesmo que consigamos vender pelo valor de mercado temos que pagar impostos sobre mais valias, portanto sem considerar esse efeito também é um cálculo pouco relevante se não considerarmos os detalhes.
    Concordam com este comentário: NLuz
  12.  # 598

https://eco.sapo.pt/2020/09/24/governo-estende-moratorias-no-credito-ate-setembro-de-2021/

Quem contava com fim das moratrias para saldos pode esperar sentado 1 ano.
    • PoisÉ
    • 24 setembro 2020 editado

# 599

Extensão das moratórias até Setembro de 2021.

Com estas "facilidades" todas começo é a ver espaço para as casas voltarem a subir de preço.
    Vamos lá ver o que vai sair daqui, o problema não costuma estar nas intenções mas sim nos efeitos imprevistos.
    O congelamento de rendas, de que já falei, colmatou um problema a curto prazo (especulação) mas criou outro muito pior a muito longo prazo (falta de oferta, abandono das cidades e ruína).

(Moratórias + Juros Negativos) * Sem fim à vista = ?

Estão a condicionar e a mexer em muitas variáveis, não estão a deixar o mercado funcionar, vamos lá ver o que vai sair daqui.
    Se algum dia forem obrigados a subir as taxas de juros nem quero imaginar.
  13.  # 600

Colocado por: PoisÉExtensão das moratórias até Setembro de 2021.

Com estas "facilidades" todas começo é a ver espaço para as casas voltarem a subir de preço.
    Vamos lá ver o que vai sair daqui, o problema não costuma estar nas intenções mas sim nos efeitos imprevistos.
    O congelamento de rendas, de que já falei, colmatou um problema a curto prazo (especulação) mas criou outro muito pior a muito longo prazo (falta de oferta, abandono das cidades e ruína).

(Moratórias + Juros Negativos) * Sem fim à vista = ?

Estão a condicionar e a mexer em muitas variáveis, não estão a deixar o mercado funcionar, vamos lá ver o que vai sair daqui.
    Se algum dia forem obrigados a subir as taxas de juros nem quero imaginar.

A extensão das moratórias vai limitar a oferta, uma vez que vai evitar artificialmente o aumento dos incumprimentos e o consequente aumento de imóveis recuperados e postos no mercado pelos Bancos.

No entanto, fica por explicar o que vai motivar a manutenção da procura. Serão os não residentes? Ou os investidores em alojamento local? Talvez os empregados por conta de outrem que vão ser cada vez mais e com melhores salários...

Talvez só se passe a transacionar no segmento médio / alto onde os potenciais compradores têm melhor capacidade financeira e acesso ao crédito...

A ver vamos...
    Concordam com este comentário: Gambino

0.2279 seg. NEW