Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 621

Só há bolha em Lisboa e Porto:
    https://www.idealista.pt/imovel/30086047/
  2.  # 622

Colocado por: PoisÉSó há bolha em Lisboa e Porto:

Atendendo ao nome da localidade acho uma pechincha com queijo incluido.
    • eu
    • 26 setembro 2020

# 623

Colocado por: PoisÉSó há bolha em Lisboa e Porto:

"um projeto com autorização para construção de 26 moradias e instalações de apoio para projecto turístico."

Só isto mais que justifica o valor. É mesmo uma pechincha.
  3.  # 624

Façam isto:
    - vão a https://www.idealista.pt/data/
    - foquem-se no mapa
    - vejam o preço por m2 em Lisboa (basta passar o rato por cima ou tocar na área no mapa)
    - comparem as grandes cidades destes países com Lisboa
    - encontrem outra zona no mapa que custe tanto ou mais por m2 que Lisboa em Espanha ou em Itália

Eu só encontrei uma.
    Lisboa tem, como zona e neste momento, o segundo m2 mais caro de Portugal, Espanha e Itália.
    O primeiro m2 mais caro considero-o um caso especial.
  4.  # 625

• AMVP
    • 3 outubro 2020

# 626

Da minha análise caseira ao mercado o que observo é o seguinte :
    As casas para arrendar demoram mais tempo a sair do mercado;
    As casas mais baratas vendem-se rápido;
    As médias /mais caras vão-se acumulando.

Tb vêm o mercado assim? Se sim, encontram explicação?
  5.  # 627

Colocado por: Vítor MagalhãesAlguém consegue perceber este fenómeno?

https://www.idealista.pt/imovel/30241164/

https://www.idealista.pt/imovel/29475745/

Ainda pensei que fosse a mesma casa com preço diferente.

O fenómeno?

Casas sumptuosas a precisarem de obras de recuperação...
  6.  # 628

Colocado por: Palhava

O fenómeno?

Isto é outro mercado a ver se bifes, avecs e zucas investem mas isto ja esta muito visto ou é mesmo bom e algo diferente ou eles ja chegam muito bem informados .
  7.  # 629

Colocado por: Palhava

O fenómeno?

É a mesma casa.
      Screenshot_2020-10-05-00-23-56-135_com.idealista.android.jpg
      Screenshot_2020-10-05-00-24-16-688_com.idealista.android.jpg
    • FFAD
    • 5 outubro 2020

# 630

Em Lisboa também encontra apartamentos t4 no sky restelo por 1m e por 2m, exactamente iguais...
  8.  # 631

Colocado por: AMVPDa minha análise caseira ao mercado o que observo é o seguinte :
    As casas para arrendar demoram mais tempo a sair do mercado;
    As casas mais baratas vendem-se rápido;
    As médias /mais caras vão-se acumulando.

Tb vêm o mercado assim? Se sim, encontram explicação?

Em venda, refere-se as valores absolutos, isto é, ao mercado mais baixo?
    Ou refere-se a valores competitivos face ao enquadramento do mercado onde se encontra? (uma casa à venda por determinado valor, pode ser cara ou barata)

A estipulação do asking é um factor determinante para o sucesso e facilidade da transacção e, naturalmente, depende do mercado onde o imóvel se encontra.
    Há muitos actores, com perfis e abordagens muito diferentes; depende do tipo de imóvel, do vendedor, da sua experiência e motivação, etc.

Um valor muito alto reduz a competitividade. Por outro lado, um valor muito baixo pode ser contraproducente, caso suscite alguma desconfiança ao sugerir algum problema escondido (seja físico, ambiental, legal ou outro qualquer).

Sem qualquer dúvida, há quem tenha sucesso em ambos estes extremos, mas provavelmente em menor frequência.
    Dentro de um desvio padrão aceitável, as nuances são muitas e vão além do preço.

Sobre a diferença entre os mercados alto e baixo, julgo que a comparação merece outro tipo de métricas para podermos tirar ilações úteis.

Colocado por: Vítor MagalhãesAlguém consegue perceber este fenómeno?

https://www.idealista.pt/imovel/30241164/

https://www.idealista.pt/imovel/29475745/

Pelo que vi rapidamente, aquela mais cara em 1.1M€ está numa imobiliária.
    Não me chocaria se estivesse em overpricing. O vendedor recebe o valor que pediu, a imobiliária vende por mais 1.1M€ (vá, arredonda para 1M€) e fica com esse valor como comissão, o que seria um excelente negócio!
    • AMVP
    • 5 outubro 2020

# 632

Colocado por: pguilherme
    Em venda, refere-se as valores absolutos, isto é, ao mercado mais baixo?
    Ou refere-se a valores competitivos face ao enquadramento do mercado onde se encontra? (uma casa à venda por determinado valor, pode ser cara ou barata)

A estipulação do asking é um factor determinante para o sucesso e facilidade da transacção e, naturalmente, depende do mercado onde o imóvel se encontra.
    Há muitos actores, com perfis e abordagens muito diferentes; depende do tipo de imóvel, do vendedor, da sua experiência e motivação, etc.

Um valor muito alto reduz a competitividade. Por outro lado, um valor muito baixo pode ser contraproducente, caso suscite alguma desconfiança ao sugerir algum problema escondido (seja físico, ambiental, legal ou outro qualquer).

Sem qualquer dúvida, há quem tenha sucesso em ambos estes extremos, mas provavelmente em menor frequência.
    Dentro de um desvio padrão aceitável, as nuances são muitas e vão além do preço.

Sobre a diferença entre os mercados alto e baixo, julgo que a comparação merece outro tipo de métricas para podermos tirar ilações úteis.

Pelo que vi rapidamente, aquela mais cara em 1.1M€ está numa imobiliária.
    Não me chocaria se estivesse em overpricing. O vendedor recebe o valor que pediu, a imobiliária vende por mais 1.1M€ (vá, arredonda para 1M€) e fica com esse valor como comissão, o que seria um excelente negócio!

Quanto ao valor de venda, refiro-me mesmo a valor absoluto, muitas se considerassé o m2 face a outras na zona seriam caríssimas. Apenas considerei casas em imobiliárias.
  9.  # 633

São ambos os anúncios de imobiliárias diferentes.
  10.  # 634

Colocado por: Vítor MagalhãesSão ambos os anúncios de imobiliárias diferentes.

Tem razão. No telemóvel não era imediatamente aparente.

De qualquer forma é estranho, pois a mais cara está na Remax que acho que só angaria com contrato de exclusividade...
    Mas também aparece pela mesma Remax por 1.7M€ em https://bpiexpressoimobiliario.pt/moradia/t6/porto/vila-nova-de-gaia/mafamude-e-vilar-do-paraiso/a11681538

Engano não acredito. Mais uma história mal contada, certamente...
  11.  # 635

Colocado por: PoisÉFaçam isto:
    - vão ahttps://www.idealista.pt/data/
    - foquem-se no mapa
    - vejam o preço por m2 em Lisboa (basta passar o rato por cima ou tocar na área no mapa)
    - comparem as grandes cidades destes países com Lisboa
    - encontrem outra zona no mapa que custe tanto ou mais por m2 que Lisboa em Espanha ou em Itália

Eu só encontrei uma.
    Lisboa tem, como zona e neste momento, o segundo m2 mais caro de Portugal, Espanha e Itália.
    O primeiro m2 mais caro considero-o um caso especial.

E há outra coisa... A qualidade de construção.

Não só as casas em Lisboa são caras, como muitas vezes estamos a falar de prédios dos anos 30~50 que apenas levaram obras de fachada (soalhos flutuantes, tetos falsos, pinturas, louças novas, etc)
  12.  # 636

Colocado por: ferreiraj125Não só as casas em Lisboa são caras, como muitas vezes estamos a falar de prédios dos anos 30~50 que apenas levaram obras de fachada (soalhos flutuantes, tetos falsos, pinturas, louças novas, etc)

Eu nem chego a esse ponto, porque sei que deve haver por aí com cada aldrabice que nem imagino.
    Nos prédios de tabique então... ui.

Começo também a identificar uma tendência curiosa que posso, penso eu, chamar de sobrecapitalização e que já acontece em mercados de outros países.

O que é? Pode-se representar pelo seguinte:
    Custo da casa + obras > valor de mercado

Ou seja, o custo da casa mais as obras e melhoramentos é maior que o valor de mercado da mesma, fazendo com que o proprietário perca efectivamente dinheiro se tiver que ou quiser vender.
    Isto vai acontecer especialmente nas casas compradas e remodeladas nos últimos 2 a 5 anos.

Vejo muitos anúncios de casas remodeladas em que nunca em tempo algum o proprietário vai conseguir vender pelos valores pedidos.

Junte-se isso ao facto de as pessoas comprarem com os olhos, não analisarem correctamente todas as implicações da sua compra e temos um mix interessante que resulta em muitas pessoas ficarem penduradas durante muitos anos a imóveis onde não querem estar:
    - casas em zonas más
    - casas que começam a dar problemas (obras mal feitas)
    - casas que se desgastam precocemente (chão barato, assentamentos e instalações defeituosas, torneiras e canalização rasca, armários fracos, aparelhagem eléctrica má, etc.)
    - falta de estacionamento
    - andares altos sem elevador
    - ruído na vizinhança

Deu-se uma loucura em que se comprou tudo sem se perceber muito bem o que se estava a fazer.
    Vamos lá ver como é que isto corre, se não vamos ter muitos casos de stress habitacional.
    No entanto, também sei que os testemunhos não devem aparecer, ninguém quer desvalorizar os seus imóveis, não é Gambino? ;)
    Concordam com este comentário: NLuz, RRoxx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferreiraj125
    • PoisÉ
    • 6 outubro 2020 editado

# 637

Já agora, o que vai acontecer ao imobiliário de luxo quando acabarem os vistos gold em Lisboa e Porto no final deste ano?

Adicione-se o facto de estar a fazer 10 anos que a lei dos NHR (residentes não habituais) entrou em vigor, ou seja, os estrangeiros, por se ter acabado a mama de pagar 0% de IRS (o regime tinha uma duração limitada de 10 anos), vão começar a vender... e vão poder suportar menos valias com o que pouparam em IRS.
    Querem que vos faça um desenho?
    • NLuz
    • 6 outubro 2020 editado

# 638

Colocado por: PoisÉJá agora, o que vai acontecer ao imobiliário de luxo quando acabarem os vistos gold em Lisboa e Porto no final deste ano?

Adicione-se o facto de estar a fazer 10 anos que a lei dos NHR (residentes não habituais) entrou em vigor, ou seja, os estrangeiros, por se ter acabado a mama de pagar 0% de IRS (o regime tinha uma duração limitada de 10 anos), vão começar a vender... e vão poder suportar menos valias com o que pouparam em IRS.

Por acaso quero ver o que vai acontecer...
    Existem n empreendimentos novos em Lisboa em construção, e o preço de arranque ainda são superiores aos de antes da pandemia.

Vão ficar com eles na mão ? Vai haver saldos ?
    O lobie da construção/imobiliário vai pressionar o governo para o voltar a haver gold visa, ou algo similar ?
    Concordam com este comentário: Gambino
    • zed
    • 6 outubro 2020

# 639

Colocado por: PoisÉAdicione-se o facto de estar a fazer 10 anos que a lei dos NHR (residentes não habituais) entrou em vigor, ou seja, os estrangeiros, por se ter acabado a mama de pagar 0% de IRS (o regime tinha uma duração limitada de 10 anos), vão começar a vender...

Ou começam a pagar mais IRS ou deixam de ser residentes e pagam noutro país qualquer. Não é por aí que vão haver imóveis à venda a 50%...

Além de que os 10 anos contam a partir do momento em que ganham o estatuto e este ainda pode ser concedido hoje.
    Concordam com este comentário: Gambino
  13.  # 640

Colocado por: PoisÉJá agora, o que vai acontecer ao imobiliário de luxo quando acabarem os vistos gold em Lisboa e Porto no final deste ano?

Agora é que vai ser!

É pro ano que rebenta!

Desta é que é!

Etc...

Entretanto muda o título do tópico para o biénio seguinte...
    Concordam com este comentário: NLuz

0.2391 seg. NEW