Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 821

Colocado por: PoisÉ
    É o mesmo problema de pagarem uma flat tax de 20% para rendimentos em Portugal e de 0% para rendimentos obtidos noutro país.
    É a hipocrisia de criticar a Holanda ou a Irlanda e de fazermos exactamente o mesmo mas ninguém se queixar.

Mas eu explico: os fulanos que compram estas casas arrastam o valor de todas as outras, fazendo com que os que cá vivem e que pagam impostos sejam obrigados a pagar mais por casas que de outra forma custariam menos dinheiro.
    Mais ou menos como os golfinhos que são apanhados na rede de pesca do atum.
    Eu, como fulano que gostava de pagar menos por uma casa, defendo a minha posição.
    Se fosse promotor ou construtor, fazia a pergunta que o Picareta fez.

É este o problema.

Estes vistos gold e os benefícios fiscais para estrangeiros existiram por uma razão muito simples: falta de liquidez.
    Precisávamos de dinheiro fresco, já que nos tínhamos endividado até ao tutano.
    Em vez de pedirmos mais emprestado, dissemos aos estranjas, venham, venham, gastem cá o vosso guito, injectem liquidez na economia.
    A questão é que, devido a isso, o principal custo na vida de um residente em Portugal aumentou exponencialmente.
    Tendo sido o problema da liquidez mais ou menos solucionado e, tendo os efeitos negativos da medida prejudicado uma boa parte da população portuguesa (as casas aumentaram 33% em 3 anos!), há que encontrar novamente o balanço.

Se algum dia as taxas de juro subirem, vão olhar para trás e perguntar "como foi possível não vermos isto"?

éh pá, então é melhor acabarmos com o turismo !!!
    Concordam com este comentário: Gambino
  2.  # 822

Colocado por: PoisÉ
    É o mesmo problema de pagarem uma flat tax de 20% para rendimentos em Portugal e de 0% para rendimentos obtidos noutro país.
    É a hipocrisia de criticar a Holanda ou a Irlanda e de fazermos exactamente o mesmo mas ninguém se queixar.

Mas eu explico: os fulanos que compram estas casas arrastam o valor de todas as outras, fazendo com que os que cá vivem e que pagam impostos sejam obrigados a pagar mais por casas que de outra forma custariam menos dinheiro.
    Mais ou menos como os golfinhos que são apanhados na rede de pesca do atum.
    Eu, como fulano que gostava de pagar menos por uma casa, defendo a minha posição.
    Se fosse promotor ou construtor, fazia a pergunta que o Picareta fez.

É este o problema.

Estes vistos gold e os benefícios fiscais para estrangeiros existiram por uma razão muito simples: falta de liquidez.
    Precisávamos de dinheiro fresco, já que nos tínhamos endividado até ao tutano.
    Em vez de pedirmos mais emprestado, dissemos aos estranjas, venham, venham, gastem cá o vosso guito, injectem liquidez na economia.
    A questão é que, devido a isso, o principal custo na vida de um residente em Portugal aumentou exponencialmente.
    Tendo sido o problema da liquidez mais ou menos solucionado e, tendo os efeitos negativos da medida prejudicado uma boa parte da população portuguesa (as casas aumentaram 33% em 3 anos!), há que encontrar novamente o balanço.

Se algum dia as taxas de juro subirem, vão olhar para trás e perguntar "como foi possível não vermos isto"?
    Concordam com este comentário:Principiantedeobras

E pensar-se que são inexpressivos no total de transacções é tão factual como ingénuo.
    Nos últimos anos temos assistido a bem mais de 1000 vistos gold atribuídos por ano, ou seja mais de 1000 imóveis comprados a preços desconetados da realidade económica. O que fizeram muitos desses vendedores? Compraram novas casas também a preços inflacionados. E o que fizeram os vendedores destas outras casas vendidas agora a locais? Estão a perceber o ciclo, certo?
    • AMVP
    • 12 outubro 2020

# 823

• J D
    • 12 outubro 2020

# 824

Colocado por: JoelM

Por acaso o pior dos vistos gold é mesmo a lavagem de dinheiro e "dar passaporte" português a todo o tipo de pessoa. Tivessem só acesso a Portugal e a EU nem queria saber, mas quem os quer, tem é interesse em poder entrar e sair da Europa sem problemas e de preferência lavar o dinheiro cá.
    Concordam com este comentário:AMVP

Visto que o imovel nao pode ser pago em numerario , tem que vir numa transaçao que entra no BdP , como se "lava" dinheiro nestas transaçoes ? Estou curioso.
  3.  # 825

Colocado por: PoisÉTambém podemos fazer doutra maneira.

Dá-se vistos gold e uma flat tax de 20% a construtores/promotores imobiliários e médicos de outros países que se venham estabelecer em Portugal.
    O que é que o Picareta e o Gambino acham desta medida?

Acho bem! Vai ver quantos vêm atraídos por este fabuloso país para médicos e promotores imobiliários! Aliás não me ocorre melhor nação para tais profissionais, mesmo com flat tax.
  4.  # 826

Colocado por: Principiantedeobras

E pensar-se que são inexpressivos no total de transacções é tão factual como ingénuo.
    Nos últimos anos temos assistido a bem mais de 1000 vistos gold atribuídos por ano, ou seja mais de 1000 imóveis comprados a preços desconetados da realidade económica. O que fizeram muitos desses vendedores? Compraram novas casas também a preços inflacionados. E o que fizeram os vendedores destas outras casas vendidas agora a locais? Estão a perceber o ciclo, certo?

Não, não estou, mas você percebeu, ainda bem!

1000 vistos gold por ano... Uhmm credo estamos inundados deles!
    • J D
    • 12 outubro 2020

# 827

Quem disse que era nessa transação?

Se nao foi nessa transaçao entao o visto ou a compra nada teve com a lavagem do dito cujo , ou seja ja foi atras , como tal, qual é mesmo o problema?
    • AMVP
    • 12 outubro 2020

# 828

• AMVP
    • 12 outubro 2020

# 829

Colocado por: J DVisto que o imovel nao pode ser pago em numerario , tem que vir numa transaçao que entra no BdP , como se "lava" dinheiro nestas transaçoes ? Estou curioso.

Não pode? Ou não deve?
    • J D
    • 12 outubro 2020

# 830

Tem a ver com a obtenção de passaporte português e a partir daí fazer as compras e transações que bem entender... E não só na Europa.

https://www.publico.pt/2018/10/10/economia/noticia/vistos-gold-transparencia-internacional-denuncia-riscos-de-corrupcao-e-seguranca-1847021

Muito giro , artigo engraçado , volto a repetir , passaporte portugues , que compras e transaçoes para lavar "dinheiro" podem ser executadas se a entrada desse valor tera que obrigatoriamente partir do BdP? As unicas transaçoes que nao passam no segundo crivo de validaçao partem de transaçoes SEPA , transaçoes essas sim que sao responsaveis por a maioria das "lavagens" de dinheiro , nao aquelas que vieram de fora do sistema , ora , essas transaçoes ja sao supostas terem sido validadas nos seus pontos de origem ( com falhas obvias em certas paragens mais Laranjas , e outras mais Brexilentas )
    • J D
    • 12 outubro 2020

# 831

Colocado por: AMVP

Não pode? Ou não deve?

Nao , nao pode, o metodo do pagamento fica registado no momento da escritura e nao vai ser aceite.
    • J D
    • 12 outubro 2020

# 832

Tanta ingenuidade...

Ingenuidade? Estou a espera de ser entao esclarecido, claramente sabe como funciona tal mundo , elucide-nos a todos.
  5.  # 833

Um dos motivos dos vistos gold serem atribuídos por investimento imobiliário é precisamente o mesmo ser dos mais rastreaveis e por isso obstacularizar a lavagem de capitais.
    •  
      NTORION
    • 12 outubro 2020 editado

# 834

Colocado por: J D

Ingenuidade? Estou a espera de ser entao esclarecido, claramente sabe como funciona tal mundo , elucide-nos a todos.

Como é lavado o dinheiro na compra!? Tão fácil

A casa cá é vendida por X (desde que seja acima dos 500k).
    a agência em PT recebe 30 ou 35% de comissão, uma agência num paraíso fiscal qq ou mesmo em macau, hongkong, fatura à agência portuguesa essa comissão que ela recebeu menos os seus 5% tradicionais... regressa aos bolsos originais 30% do dinheiro.

A fraude é dupla, muitas vezes no valor do negocio, que na realidade nem chega aos 500k, e na lavagem do dinheiro. na realidade muitos destes cidadãos nem chegam a residir em PT (deveria ser obrigatório pelo menos x dias/ano), as casas ficam fechadas, algumas são alugadas (n devia ser permitido).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferreiraj125
  6.  # 835

E o que fazem depois de obterem o passaporte, também é "rastreavel"?

Já agora, um estrangeiro qualquer, não pode comprar um imóvel em Portugal sem passaporte português?

O capital investido no imóvel do visto irá sempre deixar rasto.
  7.  # 836

Isso é totalmente falso, mas não respondeu ao que perguntei.

O capital que foi investido no imóvel irá sempre deixar rasto.
    • J D
    • 12 outubro 2020

# 837

Colocado por: NTORION

Como é lavado o dinheiro na compra!? Tão fácil

A casa cá é vendida por X (desde que seja acima dos 500k).
    a agência em PT recebe 30 ou 35% de comissão, uma agência num paraíso fiscal qq ou mesmo em macau, hongkong, fatura à agência portuguesa essa comissão que ela recebeu menos os seus 5% tradicionais... regressa aos bolsos originais 30% do dinheiro.

A fraude é dupla, muitas vezes no valor do negocio, que na realidade nem chega aos 500k, e na lavagem do dinheiro. na realidade muitos destes cidadãos nem chegam a residir em PT (deveria ser obrigatório pelo menos x dias/ano), as casas ficam fechadas, algumas são alugadas (n devia ser permitido).

A embrulhada que ai vai... Uma agencia num paraiso fiscal que passe um factura a uma empresa em Portugal vai comer com uma retençao pela AT por nao ser um negocio registado na EU , mas la esta , voces falam do que ouviram o ze da tasca falar. Eu fiz a pergunta ali ao campeao porque conheço o esquema das empresas shell abertas fora , esquema esse que ja viu melhores dias visto que o protectorado de RAK ardeu o ano passado para cidadaos Europeus , o esquema era usado em pazadas por contractors na area de IT , mas o fluxo é o contrario , serve sim para limpar valores facturados na EU.
    • J D
    • 12 outubro 2020

# 838

Colocado por: Gambino

O capital investido no imóvel do visto irá sempre deixar rasto.

A unica coisa que esse passaporte te vai dar é o acesso a investir ( potencialmente ) em grupos EU ou movimento na zona Euro , visto que com apenas residencia temporaria ja poderias abrir conta. Com isso dito , QUALQUER transferencia que de entrada na zona SEPA é facilmente rastreavel , nunca mas nunca se convençam do contrario.
    • J D
    • 12 outubro 2020

# 839

Suprasumo J D... Até me pergunto o que que tal sapiência faz neste fórum...
    É o tipo de pessoa que quando se depara com algo que desconhece afirma a pés juntos que é impossível ser assim!

Estamos aqui para ser esclarecidos , pode começar , basta identificar um desses fluxos que nao pode ser "apanhado" pelo BCE/BdP , estou curioso!

Sabes ... essa historia la para os idos de 2010/2011 ainda funcionava , mas desde ai ja muitos paraisos fiscais bateram cos os costados na lista negra e se tirou o acesso ao mercado SEPA a muito boa gente , incluindo o recreio preferido da Isabelinha que era via HK. Quanto ao suprasumo , nem por isso , infelizmente/felizmente , trabalho faz mais de 10 anos como contractor e esses esquemas sao mais do que muitos em TODAS as empresas de placement ou empresas individuais , especialmente no UK. Se o Hangas andar por ai de certeza que pode comentar acerca de algumas brilhantes que por la se encontram.
  8.  # 840

Um dos motivos da atribuição dos vistos gold ser através de imobiliário é precisamente a facilidade de registar e rastrear o movimento desse capital.

0.2904 seg. NEW