Colocado por: PoisÉ
É o mesmo problema de pagarem uma flat tax de 20% para rendimentos em Portugal e de 0% para rendimentos obtidos noutro país.
É a hipocrisia de criticar a Holanda ou a Irlanda e de fazermos exactamente o mesmo mas ninguém se queixar.
Mas eu explico: os fulanos que compram estas casas arrastam o valor de todas as outras, fazendo com que os que cá vivem e que pagam impostos sejam obrigados a pagar mais por casas que de outra forma custariam menos dinheiro.
Mais ou menos como os golfinhos que são apanhados na rede de pesca do atum.
Eu, como fulano que gostava de pagar menos por uma casa, defendo a minha posição.
Se fosse promotor ou construtor, fazia a pergunta que o Picareta fez.
É este o problema.
Estes vistos gold e os benefícios fiscais para estrangeiros existiram por uma razão muito simples: falta de liquidez.
Precisávamos de dinheiro fresco, já que nos tínhamos endividado até ao tutano.
Em vez de pedirmos mais emprestado, dissemos aos estranjas, venham, venham, gastem cá o vosso guito, injectem liquidez na economia.
A questão é que, devido a isso, o principal custo na vida de um residente em Portugal aumentou exponencialmente.
Tendo sido o problema da liquidez mais ou menos solucionado e, tendo os efeitos negativos da medida prejudicado uma boa parte da população portuguesa (as casas aumentaram 33% em 3 anos!), há que encontrar novamente o balanço.
Se algum dia as taxas de juro subirem, vão olhar para trás e perguntar "como foi possível não vermos isto"?
Colocado por: PoisÉ
É o mesmo problema de pagarem uma flat tax de 20% para rendimentos em Portugal e de 0% para rendimentos obtidos noutro país.
É a hipocrisia de criticar a Holanda ou a Irlanda e de fazermos exactamente o mesmo mas ninguém se queixar.
Mas eu explico: os fulanos que compram estas casas arrastam o valor de todas as outras, fazendo com que os que cá vivem e que pagam impostos sejam obrigados a pagar mais por casas que de outra forma custariam menos dinheiro.
Mais ou menos como os golfinhos que são apanhados na rede de pesca do atum.
Eu, como fulano que gostava de pagar menos por uma casa, defendo a minha posição.
Se fosse promotor ou construtor, fazia a pergunta que o Picareta fez.
É este o problema.
Estes vistos gold e os benefícios fiscais para estrangeiros existiram por uma razão muito simples: falta de liquidez.
Precisávamos de dinheiro fresco, já que nos tínhamos endividado até ao tutano.
Em vez de pedirmos mais emprestado, dissemos aos estranjas, venham, venham, gastem cá o vosso guito, injectem liquidez na economia.
A questão é que, devido a isso, o principal custo na vida de um residente em Portugal aumentou exponencialmente.
Tendo sido o problema da liquidez mais ou menos solucionado e, tendo os efeitos negativos da medida prejudicado uma boa parte da população portuguesa (as casas aumentaram 33% em 3 anos!), há que encontrar novamente o balanço.
Se algum dia as taxas de juro subirem, vão olhar para trás e perguntar "como foi possível não vermos isto"?
Colocado por: JoelM
Por acaso o pior dos vistos gold é mesmo a lavagem de dinheiro e "dar passaporte" português a todo o tipo de pessoa. Tivessem só acesso a Portugal e a EU nem queria saber, mas quem os quer, tem é interesse em poder entrar e sair da Europa sem problemas e de preferência lavar o dinheiro cá.
Colocado por: PoisÉTambém podemos fazer doutra maneira.
Dá-se vistos gold e uma flat tax de 20% a construtores/promotores imobiliários e médicos de outros países que se venham estabelecer em Portugal.
O que é que o Picareta e o Gambino acham desta medida?
Colocado por: Principiantedeobras
E pensar-se que são inexpressivos no total de transacções é tão factual como ingénuo.
Nos últimos anos temos assistido a bem mais de 1000 vistos gold atribuídos por ano, ou seja mais de 1000 imóveis comprados a preços desconetados da realidade económica. O que fizeram muitos desses vendedores? Compraram novas casas também a preços inflacionados. E o que fizeram os vendedores destas outras casas vendidas agora a locais? Estão a perceber o ciclo, certo?
Quem disse que era nessa transação?
Colocado por: J DVisto que o imovel nao pode ser pago em numerario , tem que vir numa transaçao que entra no BdP , como se "lava" dinheiro nestas transaçoes ? Estou curioso.
Tem a ver com a obtenção de passaporte português e a partir daí fazer as compras e transações que bem entender... E não só na Europa.
https://www.publico.pt/2018/10/10/economia/noticia/vistos-gold-transparencia-internacional-denuncia-riscos-de-corrupcao-e-seguranca-1847021
Colocado por: AMVP
Não pode? Ou não deve?
Tanta ingenuidade...
Colocado por: J D
Ingenuidade? Estou a espera de ser entao esclarecido, claramente sabe como funciona tal mundo , elucide-nos a todos.
E o que fazem depois de obterem o passaporte, também é "rastreavel"?
Já agora, um estrangeiro qualquer, não pode comprar um imóvel em Portugal sem passaporte português?
Isso é totalmente falso, mas não respondeu ao que perguntei.
Colocado por: NTORION
Como é lavado o dinheiro na compra!? Tão fácil
A casa cá é vendida por X (desde que seja acima dos 500k).
a agência em PT recebe 30 ou 35% de comissão, uma agência num paraíso fiscal qq ou mesmo em macau, hongkong, fatura à agência portuguesa essa comissão que ela recebeu menos os seus 5% tradicionais... regressa aos bolsos originais 30% do dinheiro.
A fraude é dupla, muitas vezes no valor do negocio, que na realidade nem chega aos 500k, e na lavagem do dinheiro. na realidade muitos destes cidadãos nem chegam a residir em PT (deveria ser obrigatório pelo menos x dias/ano), as casas ficam fechadas, algumas são alugadas (n devia ser permitido).
Colocado por: Gambino
O capital investido no imóvel do visto irá sempre deixar rasto.
Suprasumo J D... Até me pergunto o que que tal sapiência faz neste fórum...
É o tipo de pessoa que quando se depara com algo que desconhece afirma a pés juntos que é impossível ser assim!