Iniciar sessão ou registar-se
  1. Com isso também concordo.
    Só nesta situação pandémica os apoios que estão a ser dados, que muitos deles que serão a fundo perdido (a bem ou a mal), vamos todos paga-los. Iremos pagar bem caro e ter como resultado simplesmente um protelar de algo inevitável. Pagar caro por algo que não vai servir para nada :(

O casal que compra essa casa... o que deveriam fazer? Comprar/construir algo mais barato? Ou exigir que o vendedor/construtor leve menos dinheiro? :)
  2. Colocado por: RRoxxmas as taxas hão de sair do negativo. Depois é ver o pessoal a vergar até partir. Já há tanta gente no fio da navalha com taxas negativas...

Pois! E ainda assim vemos aqui casos de pessoas que procuram formas de contornar o que já são medidas de limite, tal como empréstimo no máx a 90% (obrigando a 10 ou 15% de capitais próprios), esticar ao máximo a DTI, etc.
    Se os bancos não limitassem o esforço, a malta alinharia em derreter 80 ou 90% dos ordenados em empréstimos!
    •  
      RRoxx
    • 20 novembro 2020
    Colocado por: pguilhermeO casal que compra essa casa... o que deveriam fazer? Comprar/construir algo mais barato? Ou exigir que o vendedor/construtor leve menos dinheiro? :)

Pensar se daqui a uns anos conseguem suportar uma mensalidade 2 ou 3 vezes superior á que pagam actualmente... exigir que o vendedor leve menos dinheiro? lol. Se não forem esses serão outros. A pessoa normal não faz muitas contas de projecção para o futuro mais negativo, e as casas são uma compra de paixão, não de racional.
  3. Colocado por: RRoxxPensar se daqui a uns anos conseguem suportar uma mensalidade 2 ou 3 vezes superior á que pagam actualmente... exigir que o vendedor leve menos dinheiro? lol. Se não forem esses serão outros. A pessoa normal não faz muitas contas de projecção para o futuro mais negativo, e as casas são uma compra de paixão, não de racional.

Se tiverem que pagar 3x mais e não conseguirem, vendem entretanto. Ou a renda triplica de um mês para o seguinte?
    Viver com medo do futuro não me parece saudável e *ninguém* sabe o futuro. Daí se fazerem apostas, nos mercados, nos negócios, na vida.

Se extrapolar essa mentalidade, receio e pânico do futuro para outros aspectos financeiros, garanto-lhe que não iria gostar do resultado.
  4. Colocado por: RRoxxexigir que o vendedor leve menos dinheiro? lol.

O vendedor teria logo muito menos mercado, assim poderia ter de baixar o valor. Ou acha que se tudo seguir essas regras, só o seu mundo ficaria sem impacto?

edit: atenção que a afirmação inicial seria irónica. Obviamente que nenhum vendedor o faria. Mas precisamente por isso é que nenhum comprador tb o fará o que sugere. São ambas premissas sem sentido.
    •  
      RRoxx
    • 20 novembro 2020 editado
    ah, em caso de crise? em caso de crise logo o valor se moldaria as condições.

Estou a falar neste momento. Ou no momento que vinhamos a viver antes da pandemia

Colocado por: pguilherme
    Se tiverem que pagar 3x mais e não conseguirem, vendem entretanto. Ou a renda triplica de um mês para o seguinte?

Quando compram por 400k neste momento com taxas negativas, a conta que tem de fazer, ou a eprgunta, é: Será que quando as taxas duplicarem vou conseguir pagar, em vez de 500€/mes 800? 900? 1200? até onde posso ir? obviamente este crescendo não será de um mes para o outro (pode ser, mas não é credivel).
  5. Colocado por: RRoxxah, em caso de crise? em caso de crise logo o valor se moldaria as condições.

Estou a falar neste momento. Ou no momento que vinhamos a viver antes da pandemia

Excelente exemplo!
    Estamos em crise ou não? É uma aposta, a sua aposta. Se tiver aflito, pode decidir agora, que ainda consegue vender e as rendas ainda não triplicaram.
    Se de facto estamos a 1 passo de uma crise financeira, é agora a altura de agir. E qual é o problema/dificuldade? A última escritura que fiz foi há 15 dias.
    • PoisÉ
    • 20 novembro 2020 editado
    Colocado por: pguilhermeO casal que compra essa casa... o que deveriam fazer? Comprar/construir algo mais barato? Ou exigir que o vendedor/construtor leve menos dinheiro? :)

Não comprar.
    Aguentar onde está.
    Deixar que o mercado se ajuste para preços que fazem sentido tendo em conta a capacidade do país.
    Colocaram aquela treta nas FIN do valor da mensalidade se as taxas subissem para x. Alguém liga a aquilo?

Lisboa é, segundo o índice de preços do idealista, dos PIGS, a cidade/área metropolitana mais cara por m2.
    Vejam: https://www.idealista.pt/data/

Vejam também o anexo que coloco aqui do Eurostat.
    Podem brincar aqui: https://ec.europa.eu/eurostat/databrowser/view/tipsho40/default/line?lang=en
    O primeiro ponto do House Price Index era 109.23 em 2008.
    E já nessa altura estávamos em alta há uns bons anos, se bem se lembram.
    O ponto mínimo foi 92.25 em 2013, há 7 anos.
    Estamos em 2020 e o último ponto é 152.50.
    Entre o mínimo e o máximo estamos a falar de uma diferença de 40% em 7 anos.
    Repitam comigo: em 7 anos as casas subiram 40%.

Bem, vou descansar, que isto enerva-me.
    Vou ver as notícias sobre o COVID, isso tranquiliza-me (ironia).
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferreiraj125
      TIPSHO40_LINE_2020-11-20T16_56_59Z.png
  6. Colocado por: RRoxxQuando compram por 400k neste momento com taxas negativas, a conta que tem de fazer, ou a eprgunta, é: Será que quando as taxas duplicarem vou conseguir pagar, em vez de 500€/mes 800? 900? 1200? até onde posso ir? obviamente este crescendo não será de um mes para o outro (pode ser, mas não é credivel).

Pois é isso, é um gradiente. Não comprar por julgar que é booleano é falso (no pun intended).

Durante essa subida têm muito tempo para planear a estratégia de saída... pense agora n'outras aplicações financeiras e enquanto pensou, já o dinheiro se esfumou... há mercados mesmo muito arriscados!
  7. Colocado por: PoisÉDeixar que o mercado se ajuste para preços que fazem sentido tendo em conta a capacidade do país.

Nisso estamos de acordo!
    Comprar com base em valores especulados não é bom para ninguém, a começar para os próprios.

Estava a pensar em 400k "normais", no seguimento da ideia do RRoxx.
  8. A UE não quer poupanças, Portugal não quer que os portugueses poupem, os governos querem o dinheiro a circular, portanto como dizia o outro é gastar em p... e vinho verde porque quando a m... vier ao de cima quem se vais estripar é quem tiver poupanças e quem tiver imoveis. Os impostos sobre os imoveis podem ser aumentados à vontade que as casas não tem pernas para sair daqui.
    Concordam com este comentário: Anonimo06122020
  9. Colocado por: rsvaluminio

Bom ou teve sorte ou ninguém achou o negocio interessante, o que para si é bom negócio para outros não é, mas não se esqueça que a casa que comprou também vai desvalorizar.

tudo depende de como se vai comportar o turismo pois se o turismo não for muito afetado os preços dos imoveis pouco vai baixar na sua generalidade, pois vai continuar a gerar rentabilidade e havendo rentabilidade não falta gente com capital para investir, havendo procura os preços não descem para metade, fora num ou outro imóvel de baixa qualidade ou muito subvalorizado.
    a casa que comprei poderá desvalorizar temporariamente e depois daqui a uns anos volta a valorizar...
  10. para quem quiser, a 30/40min do porto. (sem transito claro)
      Captura de ecrã 2020-11-20 213328.png
    • RCF
    • 20 novembro 2020
    Colocado por: PoisÉO ponto mínimo foi 92.25 em 2013, há 7 anos.
    Estamos em 2020 e o último ponto é 152.50.
    Entre o mínimo e o máximo estamos a falar de uma diferença de 40% em 7 anos.
    Repitam comigo: em 7 anos as casas subiram 40%.

E nos 7 anos anteriores, quanto subiu? O que aconteceu foi que o mercado se ajustou… e para se ajustar teve de compensar e subir o que não tinha subido nos anos anteriores.
  11. Enquanto o investimento estrangeiro continuar a achar Portugal atrativo para investimentos, esqueçam baixas de preço no ramo imobiliário.
    Concordam com este comentário: NLuz
  12. Colocado por: macinblackEnquanto o investimento estrangeiro continuar a achar Portugal atrativo para investimentos, esqueçam baixas de preço no ramo imobiliário.
    Vai ficar difícil para os vossos filhos, quem já tem casa está-se nas tintas se sobem ou baixam, quem tiver que adquirir está feito, vai passar a p... da vida a trabalhar para ter um barraco.
    Concordam com este comentário: Wilga, ferreiraj125
  13. Colocado por: Alves JonyVai ficar difícil para os vossos filhos, quem já tem casa está-se nas tintas se sobem ou baixam, quem tiver que adquirir está feito, vai passar a p... da vida a trabalhar para ter um barraco.

Eu pessoalmente avancei agora para um apartamento T2 de 100 mil euros na zona Porto numa zona que considero boa para se viver. Não podemos todos morar no Porto e em Lisboa, existe mais sítios além destes em Portugal. A minha irmã por exemplo largou tudo aqui no Porto e foi morar para Portimão e está super contente e teve mais oportunidades lá mais bem pagas do que teve aqui no Porto.
    Concordam com este comentário: DonaRute
  14. Colocado por: macinblack

Eu pessoalmente avancei agora para um apartamento T2 de 100 mil euros na zona Porto numa zona que considero boa para se viver. Não podemos todos morar no Porto e em Lisboa, existe mais sítios além destes em Portugal. A minha irmã por exemplo largou tudo aqui no Porto e foi morar para Portimão e está super contente e teve mais oportunidades lá mais bem pagas do que teve aqui no Porto.
    Concordam com este comentário:DonaRute

Muitos parabens sr proprietário! :) E vais demorar a vida toda a pagar a casa? Ou pagas isso em menos de 20 anos?

Só compra casas caras (daquelas que demoram a vida tooooooda a pagar) quem quer. Normalmente essas casas estão associadas ao Status que se quer aparentar e tudo o mais....

As pessoas com bom senso compram casas "normais" e vão ajustando/ mudando consoante as necessidades da familia (ao longo do tempo).
    Ficar escravo da casa (e do banco) não é uma boa ideia.
  15. Colocado por: DonaRute
    Muitos parabens sr proprietário! :) E vais demorar a vida toda a pagar a casa? Ou pagas isso em menos de 20 anos?

Só compra casas caras (daquelas que demoram a vida tooooooda a pagar) quem quer. Normalmente essas casas estão associadas ao Status que se quer aparentar e tudo o mais....

As pessoas com bom senso compram casas "normais" e vão ajustando/ mudando consoante as necessidades da familia (ao longo do tempo).
    Ficar escravo da casa (e do banco) não é uma boa ideia.

Obrigado, por opção escolhi 35 anos, será para morar uns anos, e depois saltar para moradia e meter o apartamento a rentabilizar. Se a vida correr dentro do normal, sem muitos acidentes de percurso, irei herdar mais uma moradia e terrenos, mas nem conto com isso, apenas com o que já tenho.

Também já estou na reta final do curso de engenharia, e a minha namorada é engenheira também. Somos poupados e vivemos abaixo das nossas possibilidades, por isso conto que as coisas corram minimamente bem na nossa vida, mas vamos a ver.
  16. Colocado por: macinblack

Obrigado, por opção escolhi 35 anos, será para morar uns anos, e depois saltar para moradia e meter o apartamento a rentabilizar. Se a vida correr dentro do normal, sem muitos acidentes de percurso, irei herdar mais uma moradia e terrenos, mas nem conto com isso, apenas com o que já tenho.

Também já estou na reta final do curso de engenharia, e a minha namorada é engenheira também. Somos poupados e vivemos abaixo das nossas possibilidades, por isso conto que as coisas corram minimamente bem na nossa vida, mas vamos a ver.

Claro, crédito no "máximo" mas podes amortizar isso em menos tempo. Alugar é uma boa opção para futuro, a casa passa a pagar-se sozinha.
    Vão no bom caminho. :)

0.5045 seg. NEW