Colocado por: NostradamusOs bancos até podem dizer essa questao da euribor mas nao sao suficientemente transparentes.
Porque ao dizer que a taxa pode aumentar 1 ou 2 % o tipico zé sem iliteracia financeira pensa que isso se transmite em apenas um aumento de 1 ou 2% da mensalidade, o que nao é de todo verdade.
Colocado por: NostradamusOs bancos até podem dizer essa questao da euribor mas nao sao suficientemente transparentes.
Colocado por: Anonimo06122020
Bom dia RFC, tem toda a razão, é verdade. Mas existem pessoas que por muita formação académica que tenham, do ponto de vista de visibilidade a longo prazo são ignotantes e inconcientes. Actualmente temos um Governador do Banco de Portugal que à um ano atrás estava do outro lado do cartel da Banca.
Colocado por: Anonimo06122020Alguém que me explique o sentido de responsabilidade de uma Banco fazer um credito a uma miuda de 25 anos [...]
Colocado por: pguilherme
E o sentido de responsabilidade dessa jovem adulta? É uma rua de dois sentidos.
Do lado do banco, com 25 aninhos, terá mais possibilidades de cumprir... não é?
Colocado por: pguilherme
Em que ficamos? :)
macinblack: não invalida os pontos referidos acima. Os números são os mesmos, quer perspectivem aumento de rendimentos ou não.
De qq forma, um aumento de rendimentos pode influenciar alguma operação imobiliária, sendo que a nível de crédito, a taxa de esforço será um pouco prejudicada (20 de custos, obrigam a um aumento líquido, na pior situação possível de 50 €).
Se foi contabilizado, excelente, se foi às cegas devido a uma preconceito, é pena.
Colocado por: pguilhermeDetestaria que um banco assumisse saber o que é melhor para mim....
Colocado por: CarvaiHá 6 anos atrás 2 partidos que sustentam o actual governo advogavam a saída de Portugal do Euro.
Colocado por: CarvaiHá 6 anos atrás 2 partidos que sustentam o actual governo advogavam a saída de Portugal do Euro.
Colocado por: Anonimo06122020Alguém que me explique o sentido de responsabilidade de uma Banco fazer um credito a uma miuda de 25 anos, com um contrato sem termo e nos quadros da empresa à 3 meses e Salario Liquido de 1000€. Atribuindo um credito habitação de 90% de 109.000€ sem fiador.
Isto não é responsabilidade da Banca? Ou vamos esquecer o que aconteceu À menos de 10 anos?
Colocado por: CarvaiEstamos a discutir taxas Euribor, mas quem garante que daqui a 20 ou 30 anos ainda estamos na zona Euro. Há 6 anos atrás 2 partidos que sustentam o actual governo advogavam a saída de Portugal do Euro.
Eu comprei a 1ª casa em 83 e paguei-a em 8 anos. Deu para comprar uma outra para rendimento que paguei em 5 anos. A actual ainda foi em escudos e paguei-a em 7 anos. Agora sem inflação já seria mais dificil. Comprar casa com empréstimo de 30 ou 40 anos não deve significar ficar a viver lá o resto da vida.
Colocado por: ferreiraj125
Belos tempos.
Colocado por: Carvai
Pois, mas foi no ano em que me casei, com a festa feita num T2 de 65 m2 e a lua-de-mel numa praia de Paço-de-Arcos.Mas não impediu de durar até hoje.
Colocado por: macinblackela está a acabar o doutoramento e tem boas hipóteses de ficar onde está, a ganha bem mais,Não tome isto por certo. Das duas uma ou tem um concurso público a modos que favorável, ou é verdadeiramente exepcional dentro da área, ou a coisa não está fácil. Ainda assim a melhor das sortes.
Colocado por: RCFOs Bancos entregam ao cliente, e este assina em como teve conhecimento, um documento com uma simulação de aumento dos juros na proporção de 1%, 2% e 3%, com indicação discriminada da mensalidade a pagar por mês em cada caso de aumento. Maior clareza parece-me impossível…
Colocado por: Nostradamus
Sim.
Mas no final de todas as reunioes e ai ja o sonho esta tao instalado que nao é essas tabelas que os fazem arredar o pé.
Dos meus amigos mais proximos, apenas um teve acesso a essa documentaçao logo no inicio das negociaçoes e foi porque tinha algum conhecimento financeiro.
O Zé pato comum vai se deixar andar até à assinatura final, e nesse dia la o banco mostra as tabelas dizendo "cuidado zé"
Os bancos deviam ter obrigaçao de expor os riscos logo no dia 1, no primeiro encontro. E isto eles nao o fazem com todos os clientes.
Se o cliente possuir um curso superior numa posiçao relativamente estavel, o discurso muda drasticamente e ai o banco é mais "transparente".
Agora se for um gajo sem estudos, rendimentos baixos etc, o banco vai omitir até ao ultimo dia essa informaçao porque sabe que ao dize-lo no dia 1, esse potencial cliente deixa de ficar interessado no produto. E sao estes tipos que sao os primeiros a sofrer quando ha um problema na economia.
Com isto nao quero deixa a ideia que sou contra os bancos, de todo, mas no fundo é tudo um problema de educaçao financeira, que em Portugal simplesmente nao existe. Um puto sai da escola aos 18 anos, pode pedir um crédito para comprar um Punto GT e nao sabe o que é a TAEG.
Colocado por: RCF
Não tenho nada essa ideia, nem experiência. Sempre que pedi uma simples simulação de crédito, essa simulação com potenciais aumentos do juro vinha agarrada.
E nem me parece que essa seja uma estratégia que faça grande sentido… porquê estar a esconder informação, precisamente, a quem tem menos formação e informação? Essas pessoas com menos formação e informação seriam, teoricamente, as que mais facilmente eram enganadas. No entanto, enganar para quê? Qual a intenção do Banco ao enganar o potencial cliente de crédito à habitação? Se as coisas correrem mal, também correm mal para o Banco… será o Banco a ficar sem o dinheiro que confiou… e depois dos exemplos da última crise (2010), os Bancos são muito mais cautelosos. Não querem ficar com casas dos devedores, querem é receber o dinheirinho todos os meses.