Iniciar sessão ou registar-se
  1. De 3 simulações que pedi telefonicamente, e complementadas por email, enviaram sempre a simulação também considerando o cenário mais negro com aumento da TAN para o valor mais elevado do indexante dos últimos 20 anos
  2. Colocado por: HAL_9000Não tome isto por certo. Das duas uma ou tem um concurso público a modos que favorável, ou é verdadeiramente exepcional dentro da área, ou a coisa não está fácil. Ainda assim a melhor das sortes.
    Concordam com este comentário:Gambino



    Exactamente!
    A menos que seja dum meio profissional com alta empregabilidade e/ou FP...o risco é grande até porque pode subir na vida e entretanto descer, algo que é comum na maioria das profissões por conta doutrem nos privados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rsvaluminio
  3. Todas as simulações "ao balcão" tem isso. Só aí estão algumas 6 páginas.

    Por acaso acho que os custos são bem claros, ainda que extensos pq custam muito lol.

    Mas como disseram, o banco tem interesse é que a pessoa pague. O banco não quer a casa nem o carro para nada.

    O facto de limitarem o dti a 40% e ltv a 85, será mesmo como limite máximo no qual se considera consensualmente como seguro. Os proponentes não deveriam ver estes valores como objectivo mas como um red line.

    E para se estar próximo do red longe é bom que se saiba bem o que se está a fazer.

    Apelar à ignorância de uns limitaria a liberdade a outros.
  4. Colocado por: HAL_9000Não tome isto por certo. Das duas uma ou tem um concurso público a modos que favorável, ou é verdadeiramente exepcional dentro da área, ou a coisa não está fácil. Ainda assim a melhor das sortes.
    Concordam com este comentário:Gambino


    Deve ter lido o meu comentário todo, também escrevi que há essa hipótese, mas tenho absoluta confiança no profissionalismo dela, e ainda este ano ganhou um prémio mundial e foi notícia. E mesmo que no fim não seja ali que vá exercer, há mais sítios em Portugal, e por último, no estrangeiro se assim tiver de ser, mas acredito que não seja esse o caminho. De qualquer das formas, já temos um plano para amealhar mais algum de forma a quando esse dia chegar, se correr menos bem, estarmos folgados financeiramente.
  5. Colocado por: macinblackDeve ter lido o meu comentário todo, também escrevi que há essa hipótese, mas tenho absoluta confiança no profissionalismo dela, e ainda este ano ganhou um prémio mundial e foi notícia.
    Macinblack, não estava de modo algum a querer ataca-lo, ou a criticar, até porque considero que foram bastante moderados na raxa de esforço. Simplesmente conheço bem o meio, e sei que por vezes após o doutoramento surgem algumas desilusões com diversas situações que se vivenciam. Falei no sentido e gestão de expectativas, não pretendendo de modo algum colocar em causa a competência e profissionalismo da sua namorada. Se tem acompanhado o meio, sabe que os investigadores estão com taxas de aprovação dos seus projetos inferiores a 10%, e os concursos para as Universidades, nem sempre são tão claros quanto seria de esperar.
    Contudo se a sua namorada ganhou um prémio mundial, sendo inclusive noticia, deixe-me desejar-lhe através de si os mais sinceros parabéns, o país precisa de pessoas assim, e sendo uma pessoa dinâmica terá sempre solução. Votos do maior sucesso profissional.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: macinblack
  6. Colocado por: RCFE nos 7 anos anteriores, quanto subiu? O que aconteceu foi que o mercado se ajustou… e para se ajustar teve de compensar e subir o que não tinha subido nos anos anteriores.

    É isso tudo.
    E quem também vai ajustar é o português, o cinto das calças.
  7. Colocado por: Alves JonyHá Portugueses inteligente e portugueses burros, os burros pagam rendas, os inteligentes pagam créditos.

    Não sei se isso foi em jeito de sarcasmo ou ironia mas, vou pensar que sim.
  8. Esta das FIN com as as taxas todas lembra o tabaco com as fotos bonitas na caixa.
    O ser humano tem esta tendência curiosa para dizer que o mundo vai acabar e ao mesmo tempo fazer tudo em consciência para que tal aconteça.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  9. Há uma preponderância para acreditar em informações positivas ou convenientes para o próprio.
    Mesmo quando a frio (ou quando se está de fora a observar um caso de de um terceiro) a pessoa consiga facilmente identificar armadilha/pontos negativos/contrapartidas/etc.

    Daí que acredite que as pessoas nem olhem para aquela secção das simulações.

    No imobiliário, quantos vão ao engano nas histórias de embalar?
  10. Colocado por: CarvaiCom isto nao quero deixa a ideia que sou contra os bancos, de todo, mas no fundo é tudo um problema de educaçao financeira, que em Portugal simplesmente nao existe. Um puto sai da escola aos 18 anos, pode pedir um crédito para comprar um Punto GT e nao sabe o que é a TAEG.

    A questão é que não sabem nem querem saber. Outras vezes nem explicando dez vezes.
    Depois existe uma parte que ganha 500 e gasta 600. Por sorte passam a ganhar 1000 e passam a gastar 1200.
    Estão totalmente formatados pela sociedade para ter coisas.
    Concordam com este comentário: WarrenG, pguilherme, zed
  11. Pergunto novamente. Porque simplesmente não usam taxa fixa?
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
    • NLuz
    • 24 novembro 2020
    Colocado por: prcscPergunto novamente. Porque simplesmente não usam taxa fixa?


    Talvez porque passam a pagar mais na mensalidade...
  12. Porque é que as pessoas vão às lojas dos chineses?
  13. Colocado por: prcscPergunto novamente. Porque simplesmente não usam taxa fixa?

    Na verdade é como os seguros. Pagar (neste caso um aumento da prestação) para a protecção das condições.
    Poderá fazer sentido quando um aumento na mensalidade possa ser devastador e assim se justifique pagar mais. Por outro lado, as casas, tal como o empréstimo, não é para toda a vida.

    Nos automóveis é frequente haver seguro multi riscos. E se o valor dos automóveis e peças fossem 10x mais barato (alinhar grosseiramente o custo do bem com as posses médias)? Será que as pessoas optariam por pagar seguros multi riscos, ou poupariam esse valor e assumiriam a despesa em caso de acidente?
    O seguro, tal como a taxa fixa, está naturalmente relacionado com a carteira de cada um.
  14. Colocado por: NLuz

    Talvez porque passam a pagar mais na mensalidade...


    Até a euribor subir...
  15. A Euribor não vai subir nunca mais.

    O mercado imobiliário vai arrefecer porque as casas não são vestidos em que todas as estações há uma nova moda.

    O pessoal vai, eventualmente, fartar-se de comprar casas e nessa altura, baixam de preço.
    Isto são modas.
    Ontem eram aspiradores robot, hoje são casas, amanhã devem ser depiladoras laser.
    Ontem o pessoal ia ao Kremlin, hoje vai ao Urban.
    Modas.

    É deixar chegar os saldos.

    (viram como arranjei mais uma dissertação, andasse eu na faculdade e já tinha tese)
    • RCF
    • 24 novembro 2020
    Colocado por: PoisÉA Euribor não vai subir nunca mais.

    Nunca digas nunca
  16. Se não subiu no Japão, não vai subir na UE.
    O precedente já lá está.
    O máximo recente no Japão foi 0,5% em 2009. Em plena crise mundial.

    Olha aí: https://tradingeconomics.com/japan/interest-rate
  17. A euribor está baixa porque o BCE tem andado a injetar dinheiro na economia à força toda para combater a deflação / crise.

    É pouco provável que dure para sempre. Algum dia a inflação há de vir.
    • AMVP
    • 24 novembro 2020
    E que relevância tem se as taxas de juro sobrem ou não, o que é realmente importante é a relação entre o que se ganha e essa evolução das taxas de juro. De que adianta taxas baixas se o rendimento da generalidade da população desce, como tem vindo a ocorrer? Um dia, mesmo com taxas baixas não adianta de nada pois as pessoas não têm na mesma capacidade de aquisição.

    A evolução das taxas de juro para terreno positivo e valores elevados só é dramática se o rendimento não subir na mesma porporção. Quando se falam de taxas de 22%, é verdade mas tb é verdade que era numa altura em que a inflação andava por aí e os salários eram atualizados de modo a repor o poder de comprar, nos ultimos anos nem isso tem acontecido.

    Este clima de taxas muito baixas é péssimo para as pessoas, por um lado dá uma sensação de dinheiro barato e como tal faz disparar os preços de modo irracional e por outro a evolução salarial/rendimento da grande parte da população é abaixo do custo da variação do custo de vida real, sim pq a taxa de inflação publica pelo INE tem mt que se lhe diga.
 
0.5879 seg. NEW