Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Picareta
    Então as pessoas em teletrabalho são uma minoria ?
    Bom dia, sim são uma minoria, um pouco menos que 1/3 da força de trabalho. Somos uma empresa industrial, os operarios não podem levar o trabalho para casa, no entanto as pessoas que vão trabalhar em casa são as que tem melhores salarios, maior poder de compra e que poderiam pagar creditos ou pagar rendas mais altas. Se esses "migrarem" para vilas mais pequenas, o preço do imobiliario nas grandes cidades vai-se manter ?
  2.  # 2

    Colocado por: Machado LopesBom dia, sim são uma minoria, um pouco menos que 1/3 da força de trabalho. Somos uma empresa industrial, os operarios não podem levar o trabalho para casa, no entanto as pessoas que vão trabalhar em casa são as que tem melhores salarios, maior poder de compra e que poderiam pagar creditos ou pagar rendas mais altas. Se esses "migrarem" para vilas mais pequenas, o preço do imobiliario nas grandes cidades vai-se manter ?


    O problema de sair dos grandes centros não é só o local trabalho, é a falta de várias infraestruturas, comércio e áreas de lazer.
  3.  # 3

    Colocado por: GambinoO problema de sair dos grandes centros não é só o local trabalho, é a falta de várias infraestruturas e áreas de lazer.
    As nossas pequenas vilas tem tudo isso, até muitas aldeias já tem essas infraestruturas, se você morar em Braga ou Vila Verde não sente diferença nenhuma, a não ser claro no preço das casas. A aldeia onde nasci, hoje tem poto dos CTT, Posto da GNR, Centro de Saúde, Restaurante, feira quinzenal, Escola E+B, Piscinas e Bombeiros, é uma aldeia.
  4.  # 4

    Colocado por: Machado LopesAs nossas pequenas vilas tem tudo isso, até muitas aldeias já tem essas infraestruturas, se você morar em Braga ou Vila Verde não sente diferença nenhuma, a não ser claro no preço das casas.


    Braga e Vila Verde, que é vizinha a Braga e também é cidade, não são consideradas "interior"!

    São tidas como parte da grande malha urbana litoral portuguesa.

    E o imobiliário disparou nessa zona nos últimos anos.

    O interior, onde os imóveis são de facto em conta, é outro.
  5.  # 5

    Colocado por: Anonimo09092021O que são os grandes centros?

    Um exemplo aqui próximo: uma amiga nossa gere uma imobiliária aqui bem perto (Rio Maior) e referiu que, nestes últimos 3 meses, tem tido um aumento forte da procura de casas isoladas com jardim por parte de famílias a residir em Lisboa mas que iriam manter-se em teletrabalho. O meu irmão já foi informado pela empresa (Siemens) que não voltarão ao escritório até 2022, pelo menos (é programador). Vive em Lisboa e está a pensar sair para ir ter com a namorada que está a acabar o internato no norte. Várias colegas minhas me têm perguntado como está o privado aqui para os meus lados porque querem sair de Lisboa, and so on...


    Rio Maior também faz parte da malha urbana com óptimas ligações a Lisboa e outras cidades grandes. Já há muitas gente que trabalha em Lisboa e vive em Rio Maior, não é novidade nenhuma.


    Quer saber o que é interior olhe o Fundão, Portalegre, Seia, Bragança, Chaves, Covilhã, Mirandela, Algarve interior, Vila Real, Beja, and so on
  6.  # 6

    Colocado por: GambinoBraga e Vila Verde, que é vizinha a Braga e também é cidade, não são consideradas "interior"!
    Vila Verde, só o nome já lhe diz que não é uma cidade.
  7.  # 7

    Colocado por: Machado LopesVila Verde, só o nome já lhe diz que não é uma cidade.


    Pode ser que sim... Mas lembre-se de casos como Vila Nova de Gaia!

    De qualquer forma Vila Verde é uma localidade satélite de Braga e sempre esteve na senda do desenvolvimento da cidade de Braga.

    Estas localidades não são tidas como afastadas dos grandes centros nem verdadeiramente interiores.
  8.  # 8

    Vou-lhe falar da aldeia onde nasci e que continua a ser aldeia, tem hoje Posto da GNR, Escola E+B, Centro de Saúde, Postos dos CTT, supermercado Modelo Bonjour, outro supermercado de nenhuma cadeia conhecida, restaurantes, Feira quinzenal e central de autocarros com destinos a Braga, Barcelos, Ponte de Lima e Viana do Castelo. Uma aldeia com todas as infraestruturas onde pode comprar uma bela casa com um belo terreno por menos de 150k. Tem também lojas de roupas, dentistas, advogados, contabilistas e é coberta pela rede de fibra da Vodafone. Tenho casa nesta aldeia e é onde estou agora.
  9.  # 9

    Colocado por: Anonimo09092021Na realidade, eu nunca falei em interior, falei em grandes centros. A questão é se sair de Lisboa, por exemplo, para a periferia terá efeito nos preços. Eu acredito que sim é que aconteça muita saída dessas nos próximos tempos - para os Rio Maiores desta vida...


    O interior profundo é que tem imobiliário não correlacionado em preço com os grandes centros. Os rios maiores da vida estão correlacionados com a grandes urbes.
  10.  # 10

    Colocado por: Machado LopesVou-lhe falar da aldeia onde nasci e que continua a ser aldeia, tem hoje Posto da GNR, Escola E+B, Centro de Saúde, Postos dos CTT, supermercado Modelo Bonjour, outro supermercado de nenhuma cadeia conhecida, restaurantes, Feira quinzenal e central de autocarros com destinos a Braga, Barcelos, Ponte de Lima e Viana do Castelo. Uma aldeia com todas as infraestruturas onde pode comprar uma bela casa com um belo terreno por menos de 150k. Tem também lojas de roupas, dentistas, advogados, contabilistas e é coberta pela rede de fibra da Vodafone. Tenho casa nesta aldeia e é onde estou agora.


    Você mora na malha urbana central do Minho litoral. Esses preços estão correlacionados com Braga e Guimarães e até com o Porto!
  11.  # 11

    Colocado por: GambinoVocê mora na malha urbana central do Minho litoral. Esses preços estão correlacionados com Braga e Guimarães.
    Certo, a questão é: o valor do imobiliário nas grandes cidades vai continuar a subir ou vai estagnar e o imobiliário nas pequenas vilas e aldeias com boas infraestruturas é que vai subir ? Se o teletrabalho se instalar definitivamente creio que a desvantagem de viver nas pequenas vilas e aldeias se vai alterar completamente e será muito mais inteligente investir nestes locais, pelo menos o retorno será muito maior, penso eu.
  12.  # 12

    Colocado por: Machado LopesCerto, a questão é: o valor do imobiliário nas grandes cidades vai continuar a subir ou vai estagnar e o imobiliário nas pequenas vilas e aldeias com boas infraestruturas é que vai subir ? Se o teletrabalho se instalar definitivamente creio que a desvantagem de viver nas pequenas vilas e aldeias se vai alterar completamente e será muito mais inteligente investir nestes locais, pelo menos o retorno será muito maior, penso eu.


    Essas aldeias e vilas que está a falar são "parte das grandes urbes", se esses preços subirem as urbes sobem.
  13.  # 13

    Colocado por: GambinoEssas aldeias e vilas que está a falar são "parte das grandes urbes", se esses preços subirem as urbes sobem.
    se tivesse disponiveis 500k onde investiria ?
  14.  # 14

    Colocado por: Anonimo09092021

    Porquê?


    Porque elas são parte das urbes, quem desenhou a infra estrutura de transportes e logística etc, pensou-a para integrar essas localidades nas malhas urbanas.

    Essas pessoas dormem e têm casa nessas localidades mas circulam e fazem a sua vida na malha urbana da urbe.
  15.  # 15

    Colocado por: Machado Lopesse tivesse disponiveis 500k onde investiria ?


    Viu as notícias que coloquei de quem tem muito mais que isso?! Onde estão a investir?...
  16.  # 16

    Colocado por: GambinoEssas pessoas dormem e têm casa nessas localidades mas circulam e fazem a sua vida na malha urbana da urbe.
    Não sei se uma aldeia que dista 30km de Braga, 24 de Viana do Castelo e 18 de Barcelos se pode considerar dentro da malha urbana. Situa-se nos confins destes conselhos, e ainda ´há bem pouco tempo nem saneamento tinha. A maioria da população continua a viver da terra.
  17.  # 17

    Colocado por: Machado LopesNão sei se uma aldeia que dista 30km de Braga, 24 de Viana do Castelo e 18 de Barcelos se pode considerar dentro da malha urbana. Situa-se nos confins destes conselhos, e ainda ´há bem pouco tempo nem saneamento tinha. A maioria da população continua a viver da terra.


    Meu caro, essas distâncias são "ridículas" para os contextos urbanísticos actuais. Até porque, actualmente, não se mede, em termos urbanísticos, a proximidade em distâncias, mas sim em tempo.
    De espinho ao Porto são 30km! Em tempo podem ser 45mins/1h com trânsito e muita gente gosta de Espinho, que é na prática uma vila e actualmente nem tem critérios para ser cidade...

    Além disso, aposto que a distância até a auto estrada mais próxima, nessa sua localidade, é menos de 10km...tire conclusões.
  18.  # 18

    Colocado por: Anonimo09092021

    Qual a sua base para dizer isso? É uma pergunta sincera porque essa ideia não faz qualquer tipo de sentido para o contexto em que me insiro (dentro dos seus critérios de urbe).


    Ai sim?!

    Então faça a seguinte pergunta a si mesmo: porque não compra uma casa numa aldeia do distrito de Bragança? Ou de Portalegre? Devem ser baratas... Não o fez?! Porquê?!
  19.  # 19

    Colocado por: GambinoAlém disso, aposto que a distância até a auto estrada mais próxima, nessa sua localidade, é menos de 10km...tire conclusões.
    Verdade, é menos de 10km. Para já estou em negociações com um terreno de 2000 metros, pedem 40k mas creio que o consigo comprar por 35. Vamos ver, talvez construa outra casa.
    Concordam com este comentário: Gambino
  20.  # 20

    Colocado por: Machado LopesVerdade, é menos de 10km. Para já estou em negociações com um terreno de 2000 metros, pedem 40k mas creio que o consigo comprar por 35. Vamos ver, talvez construa outra casa.


    Pois... Bem me parecia!

    Uma localidade que tem uma autoestrada tão próxima e que a liga às cidades centrais a essas distâncias, pode categoriza-la como entender, mas ela está totalmente integrada na malha urbana.
 
0.1342 seg. NEW