Iniciar sessão ou registar-se
    • smdx
    • 24 novembro 2020

# 461

depende do que andar em elétrico.(já nem falando nos PHEV diesel da mercedes)

e.g., o C300de deduzindo o IVA fica (bastante) mais barato que o C220d, e depois ainda tem redução na TA...
  1.  # 462

Colocado por: LVMNuma perspectiva puramente económica, o mais barato para quem anda 25.000Km/ano em estrada é o diesel.
    Numa perspetiva puramente económica, é fazer as contas.

Indo somente para o combustível.
    25.000Km só em gasolina serão uns 2.500€, em gasóleo serão uns 1.750€ a mais do que eletricidade em casa em vazio.
    Admitindo que troca o carro daqui a 4 anos, só em combustível perde 10.000€ a gasolina, e uns 7.000€ em gasóleo.
    Admitindo que a desvalorização é a mesma, um BEV compensa económicamente entrando apenas com o combustível, se custar menos de 10.000€ que um equivalente a gasolina, ou menos 7.000€ que um diesel equivalente.
    Se extendermos para 8 anos, um BEV a custar mais 20.000€ que um equivalente a gasolina já compensa, e se custar mais que 14.000€ que um diesel também.
    Agora é entrar nas contas o IUC e as manutenções programadas dos ICEs face ao BEV.

Seja como for, a comprar um carro, e economicamente falando, nunca um novo a preço tabela, mais vale um semi-novo ou usado com uns meses/ano.

Exemplificnado o meu caso.
    Comprei em 2018 um Leaf40 novo por 28.000€ (campanha de lançamento e apoio estatal), faço em média 20.000km (agora menos por causa do COVD), em 5 anos terei feito 100.000km, e seria equivalente a ter comprado um ICE por 18.000€. Ao fim de 10 anos, 200.000km, será equivalente a ter comprado um ICE por 8.000€.
    Se entrar aqui com as despesas de oficina de manutenção preventiva e IUC, a diferença é maior.
    Claro que se tivesse comprado um Tesla Model3/Kauai/Niro a compensação seria diferente.... mas cada caso é um caso e nem todos compram Dacia ou Fiat.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves, smart
  2.  # 463

Não se vê bem mas este é o orçamento de uma Bateria para um Nissan Leaf: 17000 Euros
      126930873_10158764117665516_7703134090075146097_n.jpg
  3.  # 464

Colocado por: ParamonteNão se vê bem mas este é o orçamento de uma Bateria para um Nissan Leaf: 17000 Euros
      126930873_10158764117665516_7703134090075146097_n.jpg

Os concessionários Nissan sempre em grande.
    Mais IVA.
  4.  # 465

Já discutido aqui há uns dias/posts atrás.

Para quem não queira ler, um resumo:
    Nissan volta a confirmar preço de €7000 para substituição de baterias do LEAF

“Face a recentes notícias surgidas nas redes sociais e meios de comunicação nacional, a Nissan esclarece que:
    – Na eventualidade rara de necessidade real de substituição da bateria fora da garantia, a Nissan mantém o apoio ao preço das suas baterias;
    – Caso exista a necessidade extraordinária de substituição integral da bateria fora da garantia, o preço é de 7.000 euros + custos de instalação (+ IVA), qualquer que seja a bateria;
    – Até hoje em Portugal não existe nenhum caso de troca de bateria num VE Nissan em que o cliente tenha pago mais do que 7.000 euros + custos de instalação (+ IVA);
    – As baterias são constituídas por 48 módulos que podem ser substituídos unitariamente, evitando assim a substituição integral da bateria, sendo a Nissan a única marca em Portugal a possuir centros próprios de reparação de baterias.”

No mesmo comunicado, a Nissan volta a repetir que “não é expectável que, numa utilização normal, tenham necessidade de substituir as baterias durante a vida útil dos seus LEAF e e-NV200”.

De acordo com informações recolhidas pela Exame Informática a diferença de valores entre o anunciado pela Nissan e os orçamentos que têm sido partilhados pelos utilizadores é consequência de os concessionários da marca estarem a apresentar o preço da bateria sem adicionarem a promoção, ou seja incluírem o valor de subsídio da marca. Isto porque a bateria, quando vendida fora do processo de substituição num carro, tem, de facto, o tal custo acima dos €20.000.
  5.  # 466

Este caso das baterias da Nissan, tal como estão descritos nessa nota da marca, faz lembrar as promoções de Black Friday em que se inflacionam os preços à larga para depois aplicar um desconto que leva o preço para o valor justo só para anunciar uma espetacular campanha.
  6.  # 467

Colocado por: Anonimo12122020O pessoal falam aqui tanto no não pagar manutenção no carro elétrico, isso não tem manutenção??

Obviamente que tem manutenção, mas não é nem de perto nem de longe como os CI.
    Concordam com este comentário: Paramonte
  7.  # 468

Maioritariamente não.
    A maioria das marcas mantêm a obrigação de ir à revisão (com o ioniq tinha de ir à revisão 2x por ano...) para manter a garantia, mas inevitavelmente o que fazem é mudar o filtro do habitáculo.
  8.  # 469

Colocado por: Anonimo121220202x por ano?

Sim, na Hyundai a revisão é de 15 em 15kkm, como eu faço coisa de 30kkm por ano, tinha de lá ir 2x por ano.

Em termos de custo, a dos "15kkm" custava 30 e picos €, basicamente ligavam o carro ao computador. A dos "30kkm" custava uns 80€, aquele filtro do habitáculo era feito de materiais muito nobres eheheheheh
  9.  # 470

10.  # 471

Colocado por: Anonimo12122020e qual o custo de cada revisão?
    Na Nissan pode comprar um pack manutenção de 5 anos até ao fim do primeiro ano, por pouco mais de 300€... fica a uns 60 e poucos euros/ano.

A manutenção num elétrico é basicamente mudar filtro do habitáculo e mudar o óleo dos travões de 2 em 2 anos.
  11.  # 472

Colocado por: Anonimo12122020O pessoal falam aqui tanto no não pagar manutenção no carro elétrico, isso não tem manutenção??
    A manutenção básica de casa:
    - ver ar pneus
    - ver água limpa vidros
    - mudar filtro AC
    - mudar óleo travões
    - ver as luzes :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
  12.  # 473

Colocado por: mafgodA manutenção básica de casa:
    - ver ar pneus
    - ver água limpa vidros
    - mudar filtro AC
    - mudar óleo travões
    - ver as luzes :-)

Gosto! :)
  13.  # 474

Eu tb ;-)
  14.  # 475

Viva,

No prédio onde resido tenho uma garagem individual e possui um contador especifico.
    Neste momento tem uma potencia contractada irrisória dado que só alimenta luzes.

Mesmo sabendo que não devo precisar de carregar mais de 100km por dia, estava a pensar estar preparado para uma Wallbox de até 7.4kw.
    Estou um pouco perdido confesso.. vejamos:

- Para os 7.4kw basta uma potencia contractada de 6.9kva ?
    - Será que a instalação do Ramal até às garagens permite o pedido de 6.9kva ? Telefonando à EDP eles conseguem verificar se é possível ou tenho de pedir o aumento de potência e vou levar com a surpresa em cima?
    - Também não tenho ideia que cablagem está do contador até ao diferencial na garagem. Qual a secção mínima necessária?

Obrigado desde já pela ajuda e dicas.
  15.  # 476

Colocado por: slicerNo prédio onde resido tenho uma garagem individual e possui um contador especifico.
    Neste momento tem uma potencia contractada irrisória dado que só alimenta luzes.
    Ligue para a EDP distribuição e pergunte se pode aumentar a potência contratada para o contrato que tem (CPE).
    Pelo que sei a EDP não permite potências elevadas (abaixo de 10A creio) para evitar que se utilize as garagens com outros propósitos. Ou seja, é só mesmo para alimentção.
    Agora com a questão da mobilidade elétrica pode ser que já o permitam.

Colocado por: slicerMesmo sabendo que não devo precisar de carregar mais de 100km por dia, estava a pensar estar preparado para uma Wallbox de até 7.4kw.
    100km/dia são uns 15 a 18kW (depende do consumo).
    A 16A, 3,7kWh, consegue carregar em 7h de vazio 26kW... nem precisa carregar mais de 16A.

Colocado por: slicer- Para os 7.4kw basta uma potencia contractada de 6.9kva ?
    Adimitndo que o VE carrega a 7,4, tem de ter uma potência contratada acima de 7.4, logo 6,9kVA não dá.

Colocado por: slicer- Será que a instalação do Ramal até às garagens permite o pedido de 6.9kva ? Telefonando à EDP eles conseguem verificar se é possível ou tenho de pedir o aumento de potência e vou levar com a surpresa em cima?
    Só perguntando á EDP distribuição.

Colocado por: slicer- Também não tenho ideia que cablagem está do contador até ao diferencial na garagem. Qual a secção mínima necessária?
    Depende também da distância mas, para 16A pode usar 2,5mm^2.... para 32A mínimo 4mm^2, ideal 6mm^2.

O contador é da sua garagem ou para todas as garagens?
    Concordam com este comentário: ruicarlov
  16.  # 477

Colocado por: mafgodAprovada limitação de incentivos fiscais aos veículos híbridos e híbridos 'plug-in'
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zed
    Parece que a montanha pariu um rato, a proposta foi corrigida e ficou com o limite de 50km em vez de 80km. Em resumo, do ponto de vista prático, quase não tem efeito.
    A proposta tinha sido aprovada na terça-feira e previa que os incentivos ficassem limitados a veículos com 80 km de autonomia e emissões inferiores a 50 gCO2/km. Norma de substituição desce a autonomia para os 50 km.
  17.  # 478

Que pena mesmo.
    Deve haver aí força de um lobby...
  18.  # 479

Obrigado pelos comentários mafgod.

O contador é só para a minha garagem.
    Sim, eu também não creio que preciso de carregar a 7,4kw. A ideia aqui é pensar no futuro e garantir o fornecimento de potencia contractada.

Tenho de ver com a EDP então.
    • smdx
    • 26 novembro 2020

# 480

existem alguns países europeus (e.g., alemanha), que os phev para terem direito a benefícios fiscais, têm de ter autonomia eléctrica mínima de X km... No caso da Alemanha acho que são 50km. Por isso é que "todos" os Phev atuais anunciam autonomias ligeiramente acima dos 50km.

Esse valor de autonomia mínimo já está previsto crescer nos próximos anos, pelo que é natural que os fabricantes sigam atrás disso.

0.1935 seg. NEW