Iniciar sessão ou registar-se
    • hangas
    • 31 agosto 2021 editado
    Colocado por: ricardoantunesOs exemplos aqui dados são semelhantes a ter de ter um frigorifico gigante porque 1 vês por ano têm um porco inteiro para guardar.

Ou como no tópico dos painéis solares.
    A malta que "precisa" de instalar 5000W porque por vezes liga a placa e o forno ao mesmo tempo, num aniversário uma vez por ano, e não vale a pena meter solar FV se tiver que ir buscar à rede na mesma nesse dia.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
  1. Colocado por: hangas

Para a grande maioria das pessoas isto são cenários extremos. E nos casos em que este tipo de cenário é frequente, só mesmo um diesel é solução. Num ICE a gasolina se calhar já não dava. O meu com deposito de 60L faz no máximo 700Km.

Agora para carro de dia a dia, para o comute diário casa trabalho de até uns 50km para cada lado, a poder carregar em casa à noite em vazio, faz cada vez mais sentido.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

Sim, não discordo disso. E até digo que quanto mais a utilização do carro for limitada a esse cenário, mais sentido fará um eléctrico (se fizer sentido financeiro).

No entanto, se for veículo único e se houver uma variabilidade alta na utilização, torna-se mais difícil.

A minha grande questão relativamente aos eléctricos continua a ser o preço.
    Ainda ontem discutia com um colega que, para a grande maioria das semanas, um Dacia Spring chegava (isto procurando o EV mais barato capaz de "cumprir")...o que é muito bonito até no apercebermos que o carro equivalente (um Sandero), custa menos 7500€ (sem considerar instalação de wallbox), que para o caso de uso específico (20km/dia útil: 5000km/ano) só ao fim de 11 anos compensaria...11 anos em que teria sempre uma viatura mais limitada. Não seria viável.

Tem que existir uma vantagem clara e que esteja ao alcance de todos para que haja mudança, não só para quem faz ginásticas financeiras ou anda com o carro em nome da empresa.

Neste momento, o que há, é a tentativa de penalizar o status actual das coisas, o que acho que vai ter um resultado negativo. Para as classes mais baixas, o dinheiro para comprar um EV não aparece magicamente porque começas a taxar fortemente os ICE.

As classes mais baixas não vão meter painéis solares nas suas moradias, e baterias, para carregar o carro "de graça" à noite.

E num país com uma percentagem enorme de trabalhadores a auferir o salário mínimo (e outros tantos muito próximos disso), não vale a pena virmos aqui dizer que o meu tesla funciona perfeitamente (ótimo) e toda a gente devia ter um (calma lá...), sem termos outros problemas resolvidos.
  2. Os teslas não são um exemplo real só uma minoria e que os compra . E estou para ver o impacto do carregamento rápido nas baterias eu como entusiasta faço bastantes projectos com células de lítio e chegam me as mãos baterias degradadas pelos tais carregadores rápidos em que incrementam a corrente e o aumento da temperatura e bastante evidente.

E continuo a achar que um Smart for two a gasóleo ou mesmo a gasolina e mais barato que um elétrico
  3. Colocado por: Reduto25Os teslas não são um exemplo real só uma minoria e que os compra . E estou para ver o impacto do carregamento rápido nas baterias .

E continuo a achar que um Smart for two a gasóleo ou mesmo a gasolina e mais barato que um elétrico

o impacto nas baterias está mais do que provado. é só ler.

Nos Tesla, menos de 10% em 500.000KM.

Pior está nos Leaf e afins que não têm refrigeração na bateria.
  4. Colocado por: ThingsHappenTem que existir uma vantagem clara e que esteja ao alcance de todos para que haja mudança, não só para quem faz ginásticas financeiras ou anda com o carro em nome da empresa.

Concordo, mas isso é um processo que está em curso. A tecnologia está a amadurecer e as vantagens de escala começam agora a notar-se.
    Um carro da autonomia do Spring, ao preço do Spring, era impossível de existir há 3 anos. Lá chegaremos. Daqui a mais alguns de anos todos esperamos que seja possível comprar um Spring ao preço de um Sandero.
    Edit: entretanto o mercado de usados está em brasa com excelentes oportunidades para quem possa ter um segundo carro (que rapidamente se torna o primeiro...).

Colocado por: Reduto25Os teslas não são um exemplo real só uma minoria e que os compra

O Model 3 é o VE mais vendido de virtualmente todos os mercados onde está à venda. Já foi inclusivamente o carro (no geral) mais vendido em alguns países, em alguns meses. Claro que é um carro caro, mas os top10 de carros mais vendidos na Europa não têm só carros até 20.000€
  5. Colocado por: Bruno.Alves
    Concordo, mas isso é um processo que está em curso. A tecnologia está a amadurecer e as vantagens de escala começam agora a notar-se.
    Um carro da autonomia do Spring, ao preço do Spring, era impossível de existir há 3 anos. Lá chegaremos. Daqui a mais alguns de anos todos esperamos que seja possível comprar um Spring ao preço de um Sandero.

O Model 3 é o VE mais vendido de virtualmente todos os mercados onde está à venda. Já foi inclusivamente o carro (no geral) mais vendido em alguns países, em alguns meses. Claro que é um carro caro, mas os top10 de carros mais vendidos na Europa não têm só carros até 20.000€

Eu estou a falar de Portugal não sei quantos se vende mas eu vejo muito mais Zoes e Leafs do que Teslas e com grande margem
    • hangas
    • 31 agosto 2021 editado
    Colocado por: Reduto25Eu estou a falar de Portugal não sei quantos se vende mas eu vejo muito mais Zoes e Leafs do que Teslas e com grande margem

Não assim muito mais de uns ou de outros. As vendas andam ela por ela.

in: https://www.uve.pt/page/vendas-ve-11-2020/ e https://www.uve.pt/page/vendas-ve-julho-2021/
      Screenshot 2021-08-31 at 11.27.12.png
      Screenshot 2021-08-31 at 11.30.54.png
  6. Não sabia que se vendiam tantos Teslas , e pensei que o Nissan era o que se vendiam mais .

Devem estar escondidos concentrados em alguma zona ,vejo muito mais Renault's e Nissan.
  7. Colocado por: Reduto25Não sabia que se vendiam tantos Teslas , e pensei que o Nissan era o que se vendiam mais .

editei e adicionei dados mais recentes.
    Há uma ligeira inversão, mas pode ter a ver com as entregas dos Teslas que são por trimestres e por mercados.
  8. Sim eu reparei agora , curioso , afinal a malta anda com dinheiro .
  9. Colocado por: Reduto25Devem estar escondidos concentrados em alguma zona ,vejo muito mais Renault's e Nissan.

Como é natural, os restantes vendem-se há muito mais tempo cá (os Leaf desde 2011!) e por isso há mais em termos absolutos ;) Os Model 3 começaram a ser entregues julgo que em finais de 2019 ou por aí.

Colocado por: Reduto25Sim eu reparei agora , curioso , afinal a malta anda com dinheiro .

Não necessariamente. Como eu disse antes:
    Colocado por: Bruno.Alves(...)mas os top10 de carros mais vendidos na Europa não têm só carros até 20.000€

Cada pessoa que compra um Model 3 deixa de comprar um veículo equivalente a combustão, não deixa de comprar um Sandero.
  10. Colocado por: Bruno.Alves
    Como é natural, os restantes vendem-se há muito mais tempo cá (os Leaf desde 2011!) e por isso há mais em termos absolutos ;) Os Model 3 começaram a ser entregues julgo que em finais de 2019 ou por aí.

Não necessariamente. Como eu disse antes:

Cada pessoa que compra um Model 3 deixa de comprar um veículo equivalente a combustão, não deixa de comprar um Sandero.

Um carro de 50k não e propriamente para o bolso da maioria eu nunca gastei isso nem perto num carro ICE
  11. Aproveito este comentáro para pedir que alguém aqui com experiência faça uma análise da refrigeração (ou não ) das baterias dos diferentes modelos de electricos, seria muito util para mim e outros users.

Colocado por: ricardoantunes

o impacto nas baterias está mais do que provado. é só ler.

Nos Tesla, menos de 10% em 500.000KM.

Pior está nos Leaf e afins que não têm refrigeração na bateria.
  12. Colocado por: Reduto25Um carro de som 50k não e propriamente para o bolso da maioria eu nunca gastei isso nem perto num carro ICE

Perfeitamente de acordo. Eu também não, aliás nunca comprei nenhum carro novo, acho um investimento horrível um bem que apenas por levar chapa de matrícula desvaloriza 10% mesmo sem ter andado 1km.

Mas o que acho que falta perceber é que a nossa realidade não é a de toda a gente. Vendem-se carros (a combustão ou não) MUITO caros e vendem-se em números MUITO significativos. Se o Model 3 custa 50k€ e é o VE mais vendido da maioria dos mercados onde está (há países onde fica razoavelmente mais barato mas isso é outra discussão), então é porque há MUITA gente que compra carros de 50k€. E comprá-lo-iam fosse um VE ou um veículo a combustão.

O facto de algumas pessoas não terem possibilidade de ter um VE (seja pelo custo, seja pela questão do carregamento, seja pela autonomia, seja pelo que for) não quer dizer que não seja uma excelente opção para muitas outras pessoas.
    E há meia dúzia de anos era opção para ainda menos pessoas. E daqui a meia dúzia de anos vai sê-lo para ainda muito mais pessoas.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  13. Colocado por: Bruno.Alves
    Perfeitamente de acordo. Eu também não, aliás nunca comprei nenhum carro novo, acho um investimento horrível um bem que apenas por levar chapa de matrícula desvaloriza 10% mesmo sem ter andado 1km.

Mas o que acho que falta perceber é que a nossa realidade não é a de toda a gente. Vendem-se carros (a combustão ou não) MUITO caros e vendem-se em números MUITO significativos. Se o Model 3 custa 50k€ e é o VE mais vendido da maioria dos mercados onde está (há países onde fica razoavelmente mais barato mas isso é outra discussão), então é porque há MUITA gente que compra carros de 50k€. E comprá-lo-iam fosse um VE ou um veículo a combustão.

O facto de algumas pessoas não terem possibilidade de ter um VE (seja pelo custo, seja pela questão do carregamento, seja pela autonomia, seja pelo que for) não quer dizer que não seja uma excelente opção para muitas outras pessoas.
    E há meia dúzia de anos era opção para ainda menos pessoas. E daqui a meia dúzia de anos vai sê-lo para ainda muito mais pessoas.

Sim claro obviamente e os VEs acessíveis a maioria encontra-se no mercado de usados já devem apresentar perda de capacidade das células e muito provavelmente já fora da tal cobertura .

O que para mim torna muito imprevisível , penso que seja mais fácil nos dias de hoje identificar problemas num carro ICE no que tentar diagnosticar a saúde e capacidade cada célula a não ser que o próprio carro de a informação de temperatura e realize testes individuais da capacidade de cada célula .

Para mim e um grande risco.
  14. Colocado por: carlosj39Aproveito este comentáro para pedir que alguém aqui com experiência faça uma análise da refrigeração (ou não ) das baterias dos diferentes modelos de electricos, seria muito util para mim e outros users.

Há fundamentalmente 3 tipos de refrigeração:
    - passiva como a do Leaf e do e-Golf: o pack é totalmente estanque e a refrigeração é feita apenas pela passagem do ar exterior pela "carcaça"
    - activa a ar como o ioniq 28kWh: há uma entrada de ar normalmente a partir do interior do habitáculo para a bateria e uma ventoinha que empurra o ar para o pack, saindo o quente por outro lado (normalmente para a cava de uma das rodas traseiras)
    - activa a líquido, e aqui há uma série de variantes que têm a ver como é que o líquido que é arrefecido pelo AC do carro passa pelas células.

Regra geral o arrefecimento líquido é o mais eficaz. Mas eu tive um ioniq de 28kWh e o arrefecimento a ar é incrivelmente eficaz a controlar a temperatura reportada da bateria. Cheguei a fazer 4 CR seguidas num dia de bastante calor e nunca tive temperaturas exageradas nem limitação da potência de carregamento ou motor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39
  15. Qual e a temperatura que regista ao usar um posto de carregamento rápido?
  16. Colocado por: Reduto25penso que seja mais fácil nos dias de hoje identificar problemas num carro ICE no que tentar diagnosticar a saúde e capacidade cada célula a não ser que o próprio carro de a informação de temperatura e capacidade de cada célula individual .

Ninguém faz isto (a não ser uns carolas). Para a maioria dos carros há umas apps que comunicam com um adaptador OBD e conseguimos ler bastantes informações do pack. Nos casos em que o pack "morra" troca-se o pack. A grande vantagem que se começa a fazer ver são as subtituições aftermarket e isto é mais uma possibilidade que vai crescer imenso num futuro próximo.

Num ICE é mais fácil identificar problemas, quer dizer... Depende da idade e de muitos factores. Já há muitas oficinas fora das marcas que não pegam em carros muito modernos. Ou têm um amigo que trabalha na marca e tem "a máquina" ou levam lá o carro, ponto.
    Por exemplo: O meu VE está a precisar de trocar a bateria de 12V e tem de vir o técnico da marca programar não-sei-o-quê para a nova bateria. Ao pesquisar sobre isto fico a saber que em muitos outros carros recentes (não VE) também é necessário programar não-sei-o-quê quando se troca a bateria de 12V.

2.1235 seg. NEW