Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 481

• J D
    • 26 novembro 2020

# 482

Colocado por: smdxexistem alguns países europeus (e.g., alemanha), que os phev para terem direito a benefícios fiscais, têm de ter autonomia eléctrica mínima de X km... No caso da Alemanha acho que são 50km. Por isso é que "todos" os Phev atuais anunciam autonomias ligeiramente acima dos 50km.

Esse valor de autonomia mínimo já está previsto crescer nos próximos anos, pelo que é natural que os fabricantes sigam atrás disso.

Correcto, e estes valores são SEMPRE mas SEMPRE alinhados por um certo país no norte da Europa que só por acaso fabrica uma catrefada de monos a preços inflacionados para o resto dos "patos" na EU continuarem a patrocinar a "economia circular Europeia".
    • eu
    • 26 novembro 2020

# 483

Desconto de 75% nas portagens das ex SCUT para veículos elétricos.

Bom incentivo!
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  2.  # 484

Não é em todas, é só em algumas.

Em causa estão as portagens na A22, A23, A24 e A25 e nas concessões da Costa de Prata, do Grande Porto e do Norte Litoral., em que os utilizadores beneficiam de "um desconto de 50% no valor da taxa de portagem, aplicável em cada transação", e, para veículos elétricos e não poluentes, o desconto é de 75%.

As vias incluídas nesta medida são a A22 (a Via do Infante, no Algarve), a A23 - Autoestrada da Beira Interior (quer a concessão da IP, quer a concessão da Beira Interior), a A24 - Autoestrada do Interior Norte, a A25 - Autoestrada das Beiras Litoral e Alta, a A28 - Autoestrada do Norte Litoral, a A4 (na subconcessão Transmontana e na concessão no troço do Túnel do Marão), a A13 e a A13-1 (conhecidas como subconcessões do Pinhal Interior).
  3.  # 485

Devia ser em todas as portagens, ex-scut ou AE.
  4.  # 486

uma questão idiota:

- haverá algum processo para que seja possivel o rodar das rodas de um veiculo produza eletricidade?
  5.  # 487

Há pois. As bicicletas antes faziam todas isso. Tinham um dínamo que dava alimentação à luzinha da frente.

Aliás, a larga maioria dos geradores funcionam exactamente pela rotação de uma roda, só que em vez de ser da bicicleta é a turbina de uma barragem, uma eólica, uma turbina de vapor, etc.

E no fundo é o princípio que os VE usam para aproveitar energia na regeneração: transformar energia cinética em energia eléctrica de volta à bateria.
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  6.  # 488

pois não percebo muito dessa área

como leigo chego a pensar que no limite um carro se possa mover apenas pela propria energia que produz ao se deslocar.
  7.  # 489

Colocado por: rjmsilvaDevia ser em todas as portagens, ex-scut ou AE.

Eu por acaso discordo. Portagens é aquela coisa em que não acho que um VE devesse ser beneficiado.
    Valores mais baixos para as auto estradas do interior sem dúvida, para aumentar a competitividade dessas zonas. Mas para toda a gente e de forma estrutural. Isto acaba por ser mais uma medida avulso, sem impacto estudado, decidida nos últimos dias da discussão do OE e que, perdoem-me o pessimismo, devemos ir pagar com juros num futuro não muito distante...
  8.  # 490

Colocado por: marco1pois não percebo muito dessa área

como leigo chego a pensar que no limite um carro se possa mover apenas pela propria energia que produz ao se deslocar.

Isso era uma violação da física muito interessante ehehehe ;-)

Se houvesse um gerador agarrado às rodas que gerasse "X" energia, o motor que faz mover o carro ia ter de gastar o "X" do gerador mais o "Y" necessários para o carro andar, mais o "Z" de perdas ;-)
  9.  # 491

ok mas pressupondo que haveria um processo/ mecanismo qualquer fisico que ao empregar x de força ela geraria x+y

por exemplo usando uma alavanca eu consigo elevar x de peso apenas empregando x-y de força.
  10.  # 492

Ai marco1, essa física... Numa alavanca faz-se menos força á custa de mais distância movida. Ou seja, se usa metade da força do seu lado da alavanca teve que a movimentar o dobro em relação ao outro lado. É o mesmo princípio das mudanças das bicicletas; numa mudança baixa consegue andar sem esforço nenhum mas tem que pedalar como um doido para sair do sítio. Não se inventa energia, transforma-se.
  11.  # 493

Principio conservação da energia
    energia não pode ser criada nem destruída: a energia pode apenas transformar-se de um tipo a outro(s).

Se não houvesse perdas em lado nenhum, ou seja, nenhuma frição, nenhum atrito, eficiência do gerador e motor de 100%.., sim era possível.
    Mas no mundo real, há sempre perdas, logo até podia funcionar nos primeiros momentos mas gradualmente iria perder a velocidade até parar.

E se tal fosse possível, a energia seria gratuita, qualquer um de nós teria uma geringonça dessas a produzir energia em casa a custo zero.. ;)
  12.  # 494

Isso seria uma chamada "máquina de movimento perpétuo".
    Tal é impossível pois, como mafgod explica, existem sempre perdas energéticas, por mais pequenas que sejam.
    Havendo perdas, de onde vem a energia para as repor? Tal feito violaria uma das leis da termodinamica.

Os pendulos, balísticos ou livres, demonstram facilmente este fenómeno: a energia que o corpo "ganha" ao descer, "consome" ao subir (em aspas, pois são termos fáceis de compreender embora não sejam correctos)
    Não havendo qq força oposta, poderia ficar neste movimento eternamente. No entanto, tal não acontece, embora hajam pêndulos grandes cujo movimento se mantem durante um bom tempo.
    Concordam com este comentário: eu
  13.  # 495

Colocado por: marco1ok mas pressupondo que haveria um processo/ mecanismo qualquer fisico que ao empregar x de força ela geraria x+y

por exemplo usando uma alavanca eu consigo elevar x de peso apenas empregando x-y de força.

Os carros já vem com esse mecanismo no caso de desaceleração ou travagem.
    Concordam com este comentário: eu
  14.  # 496

Colocado por: rjmsilvaDevia ser em todas as portagens, ex-scut ou AE.

Só é nas exscuts, pois nessas poucos eletricos andam
    • J D
    • 27 novembro 2020

# 497

Colocado por: callinas
    Só é nas exscuts, pois nessas poucos eletricos andam

"Poucos" - tradução : a última coisa eléctrica que essas scuts viram foram os painéis solares para as cabines de chamadas de emergencia , cabines essas que não funcionam faz uma década.
    • eu
    • 27 novembro 2020

# 498

Que exagero. Estou farto de ver Teslas na A25 e A23.
    • J D
    • 27 novembro 2020

# 499

Colocado por: euQue exagero. Estou farto de ver Teslas na A25 e A23.

Estavam perdidos a caminho de Espanha ?
  15.  # 500

Que maus. Entre Alcochete e Caparica passam alguns tb :)

0.0248 seg. NEW