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  1.  # 961

    Pois.....se eles indicassem os carros equivalentes seria mais interessante.
    E mesmo assim 4.000€ manutenção num Tesla!!!!
    Creio que o que é obrigatório é a mudança do liquido travões e o da gestão térmica....
    Deviam de descriminir o que contem as manutenções.
    E o IUC dos equivalentes fósseis... só aquilo? :-)
    • smart
    • 16 fevereiro 2021

     # 962

    Hum
    Isto é a prova que não se deve acreditar em tudo o que se lê ou receita .
    Há que puxar pela cabeça.
    16 mil em manutenção..em 8 anos num carro a gasolina de 72 mil..
    Enfim..
    Concordam com este comentário: mafgod, jcfcid, eu
    • eu
    • 16 fevereiro 2021

     # 963

    Os 5000 de manutenção no diesel também são um exagero.
  2.  # 964

    Jaguar converte-se ao elétrico e sai dos motores de combustão

    A marca de carros de luxo Jaguar, em dificuldades, vai tornar-se completamente elétrica em 2025, anunciou na segunda-feira, ao apresentar um plano para sair dos motores de combustão interna.
  3.  # 965

    Pois ok, tudo isto é muito bonito mas quando os chineses donos da EDP começarem a subir (tipo sobe sobe balão sobe) os preços da electricidade (para controlar o decontentamento do povo por enquanto ainda só compraram a "global media", mas não tarda farão o mesmo ao "saco de gatos" tvi e outras) , o carro electrico vai perder muita piada para muita gente...
    • eu
    • 16 fevereiro 2021 editado

     # 966

    Existe um mercado liberalizado na eletricidade.

    A EDP não consegue controlar os preços.
    Concordam com este comentário: mafgod
  4.  # 967

    Não sei se já foi aqui mencionado, mas isto sim!

    https://pplware.sapo.pt/motores/tesla-baixa-o-preco-do-model-3-para-os-39-990-euros-na-alemanha/

    Se aliado ao incentivo de 9000, sim, 9000€ para compra de VEs, o tesla M3 fica a 30.000€

    Um dia destes perco a cabeça, vendo o Skoda e meto o meu irmão ao barulho para me comprar lá um destes... Ter um irmão na Bosch em Estugarda tem que servir para algo ;-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, Dav82
  5.  # 968

    Atenção que os carros comprados com apoios não podem ser vendidos ou exportados durante algum tempo. No caso nacional, 2 anos sem vender e não pode ser exportado de todo. No alemão era 6 meses, mas agora não sei
  6.  # 969

    Colocado por: carlosj39Pois ok, tudo isto é muito bonito mas quando os chineses donos da EDP começarema subir(tipo sobe sobe balão sobe) os preços da electricidade (para controlar o decontentamento do povo por enquanto ainda só compraram a "global media", mas não tarda farão o mesmo ao "saco de gatos" tvi e outras) , o carro electrico vai perder muita piada para muita gente...
    Então vou-lhe dar uma novidade....

    Carregando em casa, em vazio, um VE normal, cujo consumo seja na casa dos 15kWh/100km, gasta cerca de 1,50€/100km (0,10€/kWh), IVA incluído.
    Se o carregar na rede Ionity, cada kW fica a 0,79€, o que me perfaz algo como 11,85€/100km !!! O equivalente a uns 8L/100km em gasóleo!!
    Se carregar na rede mobi.e, onde cada carregamneto inclui o OPC/CEME/Taxinhas..... pode custar algo como 0,50€/kW.... o que daria algo como 7,5€/100km! O equivalente a 5L/100km em gasóleo!

    Resumindo, já hoje, carregando fora de casa, temos preços exorbitantes.
    E, pelo menos no meu caso, o VE não perdeu nenhuma piada, antes pelo contrário.

    Mas sim, quem comprou um VE, há uns anos atrás, para usar a rede mobi.e com carregamentos gratuitos... provavelmente não acho piada.

    Felizmente que, há postos de carga que nos permite carregar gratuitamente parte da energia consumida e outros onde o preço é mais simpático :-)
    Quem carrega em casa apenas e usa esporadicamente a rede pública, é uma não questão.
    E para quem pode carregar o carro com a energia execedente, carregr até fica a custo zero :-)
    Concordam com este comentário: eu, Dav82
    • mafgod
    • 17 fevereiro 2021 editado

     # 970

    Por cada 100km, um vulgar VE faz um consumo algo tipo 15kWh/100km.
    A maioria dos portugueses faz menos do que isso diriamente (e não estou a entrar agora com o COVID), mas admitamos que faça.

    Mas o que são 15kWh de energia?
    1L de combutível todos sabemos o que é, porque vê-se :-)
    Mas, energia não se vê......

    Ok, 15kWh é o equivalente a gastar cerca de 65A numa hora.
    Ok, ainda pouco lhe dizem.... :-)
    Num mês são 450kWh..... (em vazio são 45€ para 3.000km) ...

    Voltemos aos 15kWh..... para quem tem apoio de uma resistência no painel de 10A, estar a resistência ligada durante 6h e meia para aquecer a água consome o mesmo que para fazer 100km.
    Para quem usa radiadores a óleo, gastando algo como 2,3kW cada um, e admitindo que tem 2 e o tempo em que estão ligados é o mesmo em que estão desligados (após atingir a temperatura desejada), ter 2 radiadores a óleo destes por 6h e meia é o equivalente a 100km de energia.
    Se tiver algo ou várias coisas ligadas as 24h do dia que lhe consuma "apenas" 625W por cada hora, gastará a mesma energia que para fazer 100km, para quem tem PRH ou AC ligado todas as horas, gastará bem mais....
  7.  # 971

    Colocado por: carlosj39Pois ok, tudo isto é muito bonito mas quando os chineses donos da EDP começarema subir(tipo sobe sobe balão sobe) os preços da electricidade (para controlar o decontentamento do povo por enquanto ainda só compraram a "global media", mas não tarda farão o mesmo ao "saco de gatos" tvi e outras) , o carro electrico vai perder muita piada para muita gente...


    O preço da eletricidade é transacionado em mercado, sendo regulado por uma lei de oferta e procura. Logo os preços não estão ao sabor da vontade dos donos das empresas. Fora do preço do mercado existem as tarifas de acesso à redes, que são reguladas pela Direção Geral de Energia e Geologia e pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. São valores regulados por entidades governamentais, logo também não estão ao sabor dos caprichos dos accionistas. O que pode elevar o custo da eletricidade são os custos de interesse económico geral (CIEG), integrados nas tarifas de acesso às redes, onde o governo inclui sobrecustos relacionados por exemplo com as tarifas garantidas a algumas renováveis e à cogeração térmica, entre outras coisas. Não me espantava nada se os projectos do hidrogénio verde cá venham parar também.
    • smart
    • 17 fevereiro 2021

     # 972

    Hum..
    Interessante
    Uma boa maioria de fabricantes automóveis já anunciou a descontinuação de motores a combustão nos próximos anos....
    Em 2019, Portugal arrecadou 800 milhões em isv e 400 milhões em IUC, além de muitos milhões em taxas e taxinhas pagas em cada abastecimento.
    Estará o estado preparado para perder este rendimento.
    Tem condições para isso.
    Vamos lá ver se de um momento para o outro, qd o volume de vê for considerável, não vai aparecer um mega imposto a pagar, que fraude estas contas e sei planeamento.
    Aliás, neste país, o que há é uma elevada confiança na palavra dos rapazes do costume..
    Estão se a marimbar para o ambiente..
    O que interessa é facturar..
    Deixem nos gostar e qd tiverem começam pagar, pois não terão alternativa..
    Onde é que já vi este filme?
    São muitos milhões deixados de cobrar no orçamento de estado, que alguém terá de pagar..
    É para incitar á reflexão do tema...
  8.  # 973

    Quando se carrega um posto de carga já se paga uns quantos impostos, e num futuro próximo ainda se vai pagar mais.
    Neste exemplo que indico, onde se carrega 15kWh em 20minutos, a conta é de 4,37€ (média de ~0,29€/kWh):
    - OPC = 1,14€ (dono do posto)
    - CEME = 1,02€ (ao CEME que fornece a eletricidade consumida)
    - Taxas = 2,21€ (ao estado, 51%)

    Portanto, se todos começarmos a usar VEs hoje, o estado por cada 100km, iria receber 2,21€ mais de 50% do valor pago.
    Se fosse em combustível, uns 5L para os 100km, custaraim uns 7,5€ e seriam bem mais do que 2,21€ que iriam para o estado é certo, admitamdos que era o dobro... então o estado "só" iria perder metade dos impostos sobre os combustíveis atualemnte.

    Num futuro, sim, vamos pagar mais impostos, principalmente o IUC.

    Mas só estamos a ver um lado, a receita que o estado perde nos combustíveis fósses.... e essa redução não é boa?
    Desde logo menos importações e também menos pouluição nas cidades e em vias de circulação, isso n~eo é bom?

    Já parece o argumento que o estado tem interesse em que o pessoal fume devido aos impostos cobrados.

    Estamos também a esquecer de algo, o que o COVID veio mostrar foi que muitas profissões podem ser realizadas remotamente, e creio que pós COVID, a circulação automóvel vai ficar reduzida em relação ao pré-covid.
    Logo menos kms efetuado, menos consumo, menos impostos.
    Pela tua lógica então, quando acabar o COVID devia obrigar todos a irmos para o escitório, cada um em seu carro, individualmnente, em ICES, de modo a aumentar o consumo de combustível e consequentemente os impostos cobrados .... non sense.
      edp.jpg
  9.  # 974

    Uma parte significativa de quem vive nas cidades está "refém" da rede de carregamentos.
  10.  # 975

    Tem a certeza disso?
    Há quem more em cidade e tenha garagem e condições de carregar e quem more em ambiente rural num prédio sem garagem e nem tenha um posto próximo.

    Mas sim, há uma parte que nunca poderá carregar em casa, como todos os que tem ICE que não podem carregar em casa.
    Agora por uns não puderem carregar em casa isso é mau?

    Num futuro até penso que irão fazer com que os carros tenham uma tomada a que obrigue a termos de usar a rede de carregamento e aí, estaremos à mercê dos preços que quiserem cobrar à semelhança do que acontece com os ICEs.
    E isso é mau? Por um lado sim, sairá mais caro do que caregar em casa. Por outro lado, estaremos todos em pé de igualdade semlhante ao que se passa com os ICEs
    • Dav82
    • 17 fevereiro 2021 editado

     # 976

    Colocado por: rjmsilvaUma parte significativa de quem vive nas cidades está "refém" da rede de carregamentos.



    Não é bem assim, eu ainda não tenho a minha moradia pronta mas há cerca de 2 meses adquiri um VE, ainda só fiz carregamentos domésticos a solução encontrada foi enviar uma extensão pela janela, moro num 5 andar, já lá vão 1300kms feitos!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  11.  # 977

    Colocado por: Dav82a solução encontrada foi enviar uma extensão pela janela, moro num 5 andar!
    Ultrapassaste o user jcfcid em dois andares :-)

    Qual é o VE escolhido?
  12.  # 978

    E já que está a construir, espero que tenha pensado em colocar uma ou mesmo duas tomadas dedicadas para o carregamento do carro elétrico na garagem (ou fora dela)?
    Algo como tomada CEE32A com ligaçao direta ao quadro elétrico por cabo de 6 ou mesmo 10mm^2 de secção...
    Ou então, pensando no futuro, uma tomada trifásica CEE32A com ligaçao direta ao quadro elétrico por cabo trifásico de 6 ou mesmo 10mm^2 de secção... claro que se tiver monofásico em casa, as duas fases extra ficam para já sem ligação....
    • Dav82
    • 17 fevereiro 2021

     # 979

    Colocado por: mafgodUltrapassaste o userjcfcidem dois andares :-)

    Qual é o VE escolhido?


    Smart Forfour, é o carro das voltinhas estou muito satisfeito superou as expectativas até porque não tinha qualquer contato com VE.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
    • Dav82
    • 17 fevereiro 2021

     # 980

    Colocado por: mafgodE já que está a construir, espero que tenha pensado em colocar uma ou mesmo duas tomadas dedicadas para o carregamento do carro elétrico na garagem (ou fora dela)?
    Algo como tomada CEE32A com ligaçao direta ao quadro elétrico por cabo de 6 ou mesmo 10mm^2 de secção...
    Ou então, pensando no futuro, uma tomada trifásica CEE32A com ligaçao direta ao quadro elétrico por cabo trifásico de 6 ou mesmo 10mm^2 de secção... claro que se tiver monofásico em casa, as duas fases extra ficam para já sem ligação....


    Sim foi pensado fiz uma tomada dedicada só para VE.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
 
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