Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: euÓbvio, óbvio, óbvio.
    Olha que não é óbvio para muitos :-)

    Colocado por: euHidrogénio em veículos ligeiros não faz qualquer sentido.
    Concordo, alguns pesados, aviação, algum transporte marítimo serão os mais indicados....

    Colocado por: rjmsilvaEste gajo é um génio, descobriu que um carro elétrico, precisa de um motor elétrico.
    ;-) e que num VE a hidrogéneo também há uma bateria (se bem que menor que nos VEs puros)
    Concordam com este comentário: eu
  2. Colocado por: mafgodA Famel Piriquita em versão elétrica


    Porquê? 🤔
  3. E.... porque não? ;-)
  4. EDP vai instalar até 150 pontos rápidos para carros elétricos em restaurantes McDonald's

    Em comunicado a EDP indica que a parceria prevê a instalação de até 150 pontos de carregamento rápido de Norte a Sul de Portugal Continental e também na Madeira e Açores.

    No que a EDP descreve como "uma das maiores parcerias celebradas até agora na área da mobilidade elétrica no país", a empresa refere que os primeiros 100 pontos de carregamento rápido deverão estar instalados até ao final deste ano.

    Esta primeira vaga de uma centena de pontos de carregamento cobrirá 50 restaurantes McDonald's. Em 2022 deverão ficar cobertos mais 25 localizações.

    Estas infraestruturas, com equipamento da portuguesa Efacec, permitirão o carregamento dos veículos elétricos em 20 a 30 minutos.
    • eu
    • 22 março 2021
    E os preços desses carregamentos EDP?

    Conhecendo a EDP, devem ser anedóticos...
  5. Colocado por: euE os preços desses carregamentos EDP?
    Podes ver aqui.
  6. Já agora, o preço que se paga nos postos de carga contempla várias parcelas:
    - OPC - Operador Posto de Carga, ou seja, o dono do posto de carga
    - CEME - Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica - fornecedor de energia elétrica
    - Taxas - IEC, TAR
    - IVA - 23%

    Portanto,
    Colocado por: euConhecendo a EDP, devem ser anedóticos...
    e no que se refere à notícia, sendo os postos de carga da EDP, os preços anedóticos seriam "apenas" do OPC.

    E há OPC mais caros que a EDP....
  7. Para quem quiser acompanhar a evolução dos postos de carga em Portugal, pode seguir aqui uma atualização semanal.

    Por curiosidade, a atualização de ontem:
    21-Mar-2021
    Postos de carregamento em Portugal

    Públicos em funcionamento: 1099 (-10) dos quais PCR 278 (+6) e PCUR 6 (+2)
    Fora de serviço: 99 (+20)
    Em construção: 221 (+7)
    Projectados: 187 (-25)
    Privados ou de acesso só para clientes: 577 (-2)
  8. Opel Mokka: já ensaiámos as versões 'eléctrica' e a gasolina

    Em jeito de conclusão, quer o Opel Mokka-e 100% eléctrico, quer a variante a gasolina com o bloco 1.2 turbo de 130 cv oferecem uma condução dinâmica e divertida.

    A estética geral do crossover está muito bem conseguida, e os consumos são muito positivos. A versão eléctrica consome 17,4 kWh por cada 100 quilómetros, enquanto que para a mesma distância, a variante a gasolina apresenta consumos de 5,6 litros.

    As encomendas para o novo Opel Mokka estão já abertas, com preços a partir dos 21.100 euros nas versões com motores térmicos, e desde 36.100 euros para o "eléctrico".
  9. 36k lol
    Quase o dobro do preço da gasolina...
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 22 março 2021
    Colocado por: mafgodPodes veraqui.


    Teria que me registar. Andei à procura na net mas os preços são tudo menos transparentes.

    Afinal, quanto custa carregar por exemplo 40 KWh num destes postos da EDP?
  10. Colocado por: euAfinal, quanto custa carregar por exemplo 40 KWh num destes postos da EDP?

    Depende do carro e do CEME.
    O posto é cobrado ao minuto (na maioria dos casos) logo a performance do carregamento do lado do carro é importante, o CEME poderá cobrar por energia ou tempo e ainda em bi-horario.
    O ideal é instalar a app Miio e fazer a simulação.
    Mas em média deve andar nuns 35cts/kWh (consegue-se muito mais barato e muito mais caro).

    Já agora deixo aqui isto que vi há pouco. Tenho tanta inveja...
    https://twitter.com/au_tom_otive/status/1373926367956467713?s=19
    Ali cartão de crédito, sem apps, RFID, preço no ecrã sem precisar de calculadora,...
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  11. Colocado por: manelvcQuase o dobro do preço da gasolina...
    Sim quase, mais uns 70%...

    Mas sobre preços...
    Em segunda mão, e neste caso onde há várias versões do mesmo carro, temos:
    e-Niro 100%, 32.900€, 2019, 49.000km
    PHEV Plug-in, 2019, 30.500€, 53.400km
    1.6 GDI HEV, 2020, 29.850€, 7.200€

    Qual é mesmo o carro que sai mais caro?
  12. Colocado por: euAfinal, quanto custa carregar por exemplo 40 KWh num destes postos da EDP?
    Podes ver um exemplo prático no meu DB aqui.

    Resumindo:
    Total Energia: 105,89kWh + 33kWh = 138,89kWh
    Total Custos Provisórios: 37,52€ + 3,29€ = 40,81€

    O que dá algo como ~3,71€/100km carregando sempre na rede MOBIE quando estive fora de casa.


    O valor cobrado pelo meu CEME:
    Total Energia: 105,89kWh = 105,89kWh
    Total Custos Provisórios: 37,52€
    E foi-me cobrado pela EDP:
    Energia Simples - Tinha previsto 105,89lWh
    105,775kWh x 0,20€/kWh = 21,16 - 20% desconto = 16,93€+ IVA

    OPC - Tinha previsto 102,13min
    OPC - BRG-00015
    102,22 min x 0,069€/min = 7,05€ + IVA

    OPC - CBR-00010 - Tinha previsto 40,97lWh
    40,907kWh x 0,156€/kWh = 6,39€ + IVA

    IEC
    105,775kWh x 0,001€/kWh = 0,11€+ IVA

    TOTAL
    16,93 + 7,05 + 6,39 + 0,11 = 30,48 + IVA = 37,50€ (IVA na fatura é mais 0,01€...arredondamentos)
    Resumindo, praticamente o que tinha previsto com a APP MIIO!
  13. Eu ainda estou renitente, principalmente em custo/benefício nas gamas baixas.
    Quando temos o novo Dacia Sandero nem por 12k€ a gpl custa justificar o Dacia spring (muito pior automóvel) ou contra os outros elétricos mais baratos (todos acima de 20k)
  14. Concordo parcialmente. Por isso é que para mim é muito mais relevante a chegada do Spring do que a grande enxurrada de carros eléctricos novos nos 40+k€
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  15. Sobe sobe balão sobe, a electricidade sobe na proporção inversa do deslumbramento pela viatura electrica. Com agravante no nosso caso de estarmos a financiar ditaduras quando carregamos as baterias dos nossos evs.


    Colocado por: Bruno.Alves
    Depende do carro e do CEME.
    O posto é cobrado ao minuto (na maioria dos casos) logo a performance do carregamento do lado do carro é importante, o CEME poderá cobrar por energia ou tempo e ainda em bi-horario.
    O ideal é instalar a app Miio e fazer a simulação.
    Mas em média deve andar nuns 35cts/kWh (consegue-se muito mais barato e muito mais caro).

    Já agora deixo aqui isto que vi há pouco. Tenho tanta inveja...
    https://twitter.com/au_tom_otive/status/1373926367956467713?s=19
    Ali cartão de crédito, sem apps, RFID, preço no ecrã sem precisar de calculadora,...
    Concordam com este comentário:mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu
  16. Seat vai lançar um automóvel eléctrico de 20.000€

    O construtor espanhol do Grupo Volkswagen marca terreno. A Seat promete um veículo eléctrico urbano entre 20.000€ e 25.000€ e prepara Martorell para fabricar mais de 500.000 veículos eléctricos/ano.
  17. Colocado por: carlosj39Sobe sobe balão sobe, a electricidade sobe na proporção inversa do deslumbramento pela viatura electrica. Com agravante no nosso caso de estarmos a financiar ditaduras quando carregamos as baterias dos nossos evs.


    Desculpa mas isso é uma discussão bacoca. E quando metes combustível, estás a financiar terrorismo e violação dos direitos humanos. Pode dizer-se isso?
    A energia eléctrica é muito mais garante de independência do país (qualquer país!) que não é produtor de petróleo. Independentemente dos accionistas das empresas, para onde vão os lucros (que normalmente até são empresas cotadas em bolsa, por isso os accionistas estão em todo o lado), para a balança comercial do país é incomparavelmente melhor.

    Não é óptimo, não é só vantagens? Claro que não, nada é. Mas se quisermos escolher o pior "veneno", acho que não tem qualquer comparação.

    Em casa carregas abaixo de 10cts/kWh. Fora de casa é mais caro obviamente (e muito - MUITO! - variável, que é o que eu critico). Não "sobe sobe balão sobe" coisa nenhuma, eu desde que tenho VE não vi subir a energia em casa mais do que as subidas transversais a toda a gente.
    Fora de casa a concorrência começa a fazer-se sentir e a beneficiar o utilizador: caso prático, um dos OPC começou a colocar os seus PCN de 22kW a 5cts/min (o que é muito caro para a maioria dos veículos). Com a concorrência a aparecer esses postos deixaram de ter uso, o operador já baixou praticamente todos esses postos para 2,5-3cts/min.
    Concordam com este comentário: mafgod
 
0.5627 seg. NEW