Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: carlosj39Sobe sobe balão sobe, a electricidade sobe na proporção inversa do deslumbramento pela viatura electrica.
    Os preços não tem vindo a subir, passaram sim a existir, primeiro nos rápidos e já há quase um ano para todos os outros postos.
    Ao contrário dos ICEs onde se é obrigado a deslocar-se a uma bomba e pagar o preço imposto, quem tem um VE, pode carregar em qualquer tomada elétrica a um preço e kWh igual a qualquer outro equipamento elétrico.
    Aproveitando o vazio, pode custar cerca de 0,10€/kWh, o que dá uma média de 1,5€/100km.
    Claro que se carregar sempre fora, está obrigado, como quem tem um ICE, aos preços que lhe são impostos.
    Sendo uma média de 0,35€/kWh, dá em média 5,25€/100km.
    Se carregar em postos do Continente por exemplo, até lhe pode ficar de borla (paga mas o saldo fica em cartão Continente).
    Mas, o deslumbramento de conduzir um VE, não é só a poupança de combustível...

    Colocado por: carlosj39Com agravante no nosso caso de estarmos a financiar ditaduras quando carregamos as baterias dos nossos evs.
    Caso não saiba, os operadores na mobilidade elétrica são os que estão aqui.
    Sim, está lá a EDP, mas também tem a GALP, PRIO, Iberdrola....
  2. Keanu Reeves já testou o elétrico Porsche Taycan Turbo

    Turbo lol ... Há coisas que demoram a entrenhar...

    Reeves acompanhado pelo seu amigo Alex Winter, embarcou numa viagem entre o centro Porsche Experience, em Los Angeles e Santa Bárbara, na Califórnia, para colocar à prova as capacidades do elétrico Taycan Turbo, numa aventura onde o piloto Tanner Fost, marcou o ritmo com um Porsche 911 GT3 RS.
  3. Colocado por: mafgodSeat vai lançar um automóvel eléctrico de 20.000€



    Ai e tal "vamos lançar um carro eléctrico de 20.000€"... Sou como S. Tomé; ver para crer. No fim de contas fica por 30-35.000 porque decidem meter-lhe tudo e mais alguma coisa que não faz falta à maioria dos mortais...
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  4. KiriCoin. Fiat vai premiar condutores mais ecológicos com criptomoedas

    O funcionamento é muito simples: basta conduzir o seu Fiat 500 elétrico. O sistema recorre ao conceito de nuvem (cloud) para armazenar todos os dados, que são recolhidos de forma automática, pelo que o condutor não precisa fazer qualquer tarefa adicional. As KiriCoins são depois acumuladas durante a condução e armazenadas numa carteira virtual através da aplicação da Fiat, que está sempre conectada.
    A Nissan, no primeiro modelo, tinha algo "parecido" em que se ia "plantando" árvores virtualmente (que até se traduziram depois em realidade, pelo menos cá em Portugal).
    Mas este é mais interessante ;-)
  5. Colocado por: pcspinheirodecidem meter-lhe tudo e mais alguma coisa que não faz falta à maioria dos mortais...
    Para quem algo mais simples :-) tens o Dacia Spring Electric ;-)
  6. Colocado por: pcspinheiro

    Ai e tal "vamos lançar um carro eléctrico de 20.000€"... Sou como S. Tomé; ver para crer. No fim de contas fica por 30-35.000 porque decidem meter-lhe tudo e mais alguma coisa que não faz falta à maioria dos mortais...
    Concordam com este comentário:rjmsilva

    Sim, concordo em absoluto. Essa do vamos lançar é um dó... Em 2016 era em 2020. Em 2021 vai para 2025. Em 2026 há-de ser 2030. Notícias de nada :-(
  7. Colocado por: Bruno.AlvesSim, concordo em absoluto. Essa do vamos lançar é um dó... Em 2016 era em 2020. Em 2021 vai para 2025. Em 2026 há-de ser 2030. Notícias de nada :-(

    Realmente.... atiraram a data 2025... lol
    No início deste mês, um alto quadro do grupo alemão atirou para 2025 a chegada ao mercado desses eléctricos mais pequenos e, por isso, mais acessíveis.
  8. Colocado por: mafgodPara quem algo mais simples :-) tens o Dacia Spring Electric ;-)


    Sim, é verdade que há esse. Mas penso que pela escolha de um motor tão anémico não vá agradar à maioria... Deve ter sido a maneira de conseguir uma autonomia acima dos 200 km, porque havendo mais potência vai usar-se sempre mais energia. No entanto, e embora eu não seja fã de corridas e desprezo as picardias entre marcas de eléctricos nesse campo, com 44 cv vai fazer dos 0-100 em três horas... Mas para quem faz a vida dentro da cidade parece uma excelente opção, sobretudo se tiver garantias a condizer com o restante mercado.
    Concordam com este comentário: IronManSousa
  9. O Spring é para quem se queixa que os VE são caros... este não é. Dá para o dia-a-dia, ir à praia, levar os miúdos à escola, ir trabalhar, às compras, sem grandes preocupações de autonomia.
    não dá para ir de férias com toda a família para o Algarve... a não ser que já se viva lá!
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
    • mafgod
    • 23 março 2021 editado
    A potência é baixa é certo, mas como o torque está lá logo... pode ser que seja uma boa surpresa.
    A ver vamos quando ver a luz do dia e der provas no terreno.
  10. 20 segundos dos 0-100...
    Essa lenga lenga que o torque é uma coisa do outro mundonao dá para tudo
  11. Colocado por: IronManSousanão dá para ir de férias com toda a família para o Algarve... a não ser que já se viva lá!
    Até dá... e na volta até fará a viagem mais agradável que os primeiros leafs :-)
    Este tem autonomia na casa do 200km e também tem (pode ter) carga rápida dos 30kW.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  12. Colocado por: manelvc20 segundos dos 0-100...
    Um pouco menos, 15s.

    Colocado por: manelvcEssa lenga lenga que o torque é uma coisa do outro mundonao dá para tudo
    A ver vamos...
  13. Jeep Magneto: O jipe elétrico de caixa manual para ir a todo o lado

    A pensar na sua participação na edição de 2021 do passeio radical ‘Easter Jeep Safari’, a Jeep apresentou sete novos conceitos de mobilidade ilimitada, incluindo um jipe 100% elétrico com a particularidade de contar com uma caixa manual, algo que até aqui ainda nenhum construtor automóvel tinha abordado.
  14. Colocado por: mafgodUm pouco menos,15s.
    Ainda sobre a velocidade dos 0-100km/h....

    Aqui, temos alguns exemplos de carros de combustão que atingem um tempo semelhante ao Dacia.
    1 – Suzuki Jimny Sierra – 15,4 segundos
    2 – Ford Ka Freestyle 1.0 – 14,7 segundos


    Não é rápido mas, para o objetivo que pretende alacançar bastará.
  15. Eu até que gostaria de concordar que esta fosse uma discussão bacoca, como foi dito mais acima pelo "Maragarett", infelizmente não é: os preços a médio/longo prazo da electricidade vão subir e muito, até para compensar as receitas fiscais perdidas nos combustíveis fósseis.

    Entre financiar pelo menos parcialmente o terrorismo arabe na compra de gasolina ou gásoleo ou a ditadura terroristo-biológica chinesa, dir-se-ia que actualmente há que comprar e e sempre q possível andar de bicicletas, de preferência as feitas em Portugal e sendo electricas com futuras baterias de lítio português. Se muitos fizessem isto muita coisa mudaria, até no respeito pelos direitos humanos em muitos sítios neste planeta!



    Colocado por: mafgodOs preços não tem vindo a subir, passaram sim a existir, primeiro nos rápidos e já há quase um ano para todos os outros postos.
    Ao contrário dos ICEs onde se é obrigado a deslocar-se a uma bomba e pagar o preço imposto, quem tem um VE, pode carregar em qualquer tomada elétrica a um preço e kWh igual a qualquer outro equipamento elétrico.
    Aproveitando o vazio, pode custar cerca de 0,10€/kWh, o que dá uma média de 1,5€/100km.
    Claro que se carregar sempre fora, está obrigado, como quem tem um ICE, aos preços que lhe são impostos.
    Sendo uma média de 0,35€/kWh, dá em média 5,25€/100km.
    Se carregar em postos do Continente por exemplo, até lhe pode ficar de borla (paga mas o saldo fica em cartão Continente).
    Mas, o deslumbramento de conduzir um VE, não é só a poupança de combustível...

    Caso não saiba, os operadores na mobilidade elétrica são os que estãoaqui.
    Sim, está lá a EDP, mas também tem a GALP, PRIO, Iberdrola....
  16. Colocado por: carlosj39Eu até que gostaria de concordar que esta fosse uma discussão bacoca, como foi dito mais acima pelo "Maragarett", infelizmente não é: os preços a médio/longo prazo da electricidade vão subir e muito, até para compensar as receitas fiscais perdidas nos combustíveis fósseis.

    Entre financiar pelo menos parcialmente o terrorismo arabe na compra de gasolina ou gásoleo ou a ditadura terroristo-biológica chinesa, dir-se-ia que actualmente há que comprar e e sempre q possível andar de bicicletas, de preferência as feitas em Portugal e sendo electricas com futuras baterias de lítio português. Se muitos fizessem isto muita coisa mudaria, até no respeito pelos direitos humanos em muitos sítios neste planeta!



    ~


    Têm uma bola de cristal para adivinhar que os preços vão subir e muito?
    A vantagem da eletricidade é que pode produzir em casa!
    O break-even, neste momento não é vantajoso, mas será a partir do momento que aumentem os preços...
    Eu gasóleo não consigo produzir em casa, agora eletricidade consigo!
    Concordam com este comentário: IronManSousa
  17. Bola de cristal não tenho, mas não é díficil prever que a electricidade irá subir e muito, nem que seja pela via fiscal. Quando o Estado deixar de sacar na gasolina e no gasóleo não é preciso ser muito inteligente para ver onde irá sacar.

    Optimo! Então vai comprar páineis e baterias para produzir electricidade a quem a quem? Aos chinocas, donos da ... EDP!



    Colocado por: ricardoantunes~


    Têm uma bola de cristal para adivinhar que os preços vão subir e muito?
    A vantagem da eletricidade é que pode produzir em casa!
    O break-even, neste momento não é vantajoso, mas será a partir do momento que aumentem os preços...
    Eu gasóleo não consigo produzir em casa, agora eletricidade consigo!
  18. Colocado por: carlosj39Bola de cristal não tenho, mas não é díficil prever que a electricidade irá subir e muito, nem que seja pela via fiscal. Quando o Estado deixar de sacar na gasolina e no gasóleo não é preciso ser muito inteligente para ver onde irá sacar.

    Optimo! Então vai comprar páineis e baterias para produzir electricidade a quem a quem? Aos chinocas, donos da ... EDP!






    Vou comprar painéis e baterias a quem os produzir mais barato. Tal como faço com os telemóveis, carros, eletrodomésticos e afins.
  19. Colocado por: carlosj39Bola de cristal não tenho, mas não é díficil prever que a electricidade irá subir e muito, nem que seja pela via fiscal. Quando o Estado deixar de sacar na gasolina e no gasóleo não é preciso ser muito inteligente para ver onde irá sacar.
    O estado poderá ir buscar, aliás já vai, ao preço cobrado num carregamento.
    Como pode ver no anexo, e num exemplo onde se carregou 15kW (dá para uns 100km), paga-se 3,84€ onde 1,43 (37%) são taxas e impostos.
    Só que, por enquanto, podemos carregar o carro em casa.

    Creio que num futuro, todos os carros elétricos sejam obrigados a carregar em postos públicos à semelhança dos ICEs com os postos de combustível.
      ex.jpg
 
0.0459 seg. NEW