Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: JotaPNa realidade automóvel portuguesa quantos vivem em moradias para que isso seja relevante para o cálculo da poupança da generalidade dos portugueses?
    Além disso maior parte dos portugueses trabalha durante o dia. Durante o tempo ideal em que o VE estaria à carga...claro que pode carregar baterias de casa mas aí o investimento duplica...
    Com cada vez mais VEs com autonomias na casa dos 400km abaixo dos 30k (usados claro), os que tem VE e não podem carregar em casa ou emprego, é ir a um PCR enquanto faz as compras ou um café.
    Se há quem tenha ICE e coloque apenas 20€ de gasosa de cada vez que vai á bomba, tb pode ir a um PCR.

Com cada vez mais shoppings e centros comerciais com postos de carga, o difícil será encontrar um que não tenho posto de carga.
    E a respeito disto, é engraçado como quando era á borla os postos do IKEA e afins estavam sempre cheios e com fila.
    Desde que passaram a ser pagos, são raros os carros que vejo a carregar.
    Será que todos os que carregavam lá á borla trocaram de apartamento para uma vivenda? :)

E sim, quem tem apartamento sem lugar de estacionamento (e conheço quem tenha comprado pq era mais barato), ou sem possibilidade de carga em casa, desvaloriza o apartamento.
  2. Colocado por: mafgodPrazer é subjetivo. E gostos não se discutem. :)

Não há nada como o silêncio de um EL.
  3. Colocado por: mafgodPrazer é subjetivo. E gostos não se discutem. :)
    Eu adoro um gasolinas e uma estrada de serra, mas epa com o dinheiro que esse prazer custa ha coisas bem mais interessantes a fazer!
    Estou a ficar velho
  4. Colocado por: JotaPagora condução e prazer é numa serra, com um carro a gasolina e uma dinâmica que por agora nenhum eléctrico tem

Nota-se que não conhece um VE nem a disponibilidade de binário a qualquer regime, nem a localização das baterias que fazem o centro de gravidade ser muito mais baixo do que num normal ICE e com uma distribuição de pesos perfeita ...

Um VE é um brinquedo que para além de cómodo, silencioso e econômico, dá prazer na condução, e apetece brincar com ele...
    Concordam com este comentário: jcfcid
  5. Colocado por: jfsmoreira
    Nota-se que não conhece um VE nem a disponibilidade de binário a qualquer regime, nem a localização das baterias que fazem o centro de gravidade ser muito mais baixo do que num normal ICE e com uma distribuição de pesos perfeita ...

Um VE é um brinquedo que para além de cómodo, silencioso e econômico, dá prazer na condução, e apetece brincar com ele...
    Mas nao tem o barulho de um motor a gasolina a subir de regime, de preferência com mais de 4 cilindros...
    Metade da pica num gasolina é o barulho :)
  6. O Mazda mx-30 por acaso simula o barulho do motor.

É esperar que apareçam modelos que simulem o ruído de um motor a combustão.

Por acaso, não sei pq o Elon Musk ainda não se lembrou de lançar um update com isso.

O passo seguinte será lançar fumo preto por um tubo :)
  7. Colocado por: mafgodO Mazda mx-30 por acaso simula o barulho do motor.

É esperar que apareçam modelos que simulem o ruído de um motor a combustão.

Por acaso, não sei pq o Elon Musk ainda não se lembrou de lançar um update com isso.

O passo seguinte será lançar fumo preto por um tubo :)
    O Elon Musk podia era lançar um cabrio, isso sim
  8. Há quem tenha convertido um Tesla https://www.cnet.com/roadshow/pictures/dreaming-of-a-tesla-model-s-convertible-youre-in-luck/
    Concordam com este comentário: DR1982
  9. Colocado por: nortenho66Basta poupar nas suites que põem na casa e fazerem casas com tamanho optimizado que chega e sobra para painéis e baterias. É uma questão de prioridades, eu sei quais são as minhas e ter casa grande para mostrar aos amigos não é uma delas.

Ou não ter filhos que isso dá uma despesa danada. Portanto a sua resposta é não ter resposta para a própria argumentação.
  10. Colocado por: DR1982Eu adoro um gasolinas e uma estrada de serra, mas epa com o dinheiro que esse prazer custa ha coisas bem mais interessantes a fazer!
    Estou a ficar velho

Em nada contraria o que eu disse.
  11. Um gajo se não comer, também poupa no papel higiénico.
    Concordam com este comentário: JotaP
  12. Colocado por: jfsmoreira

Já conduzi dois Teslas e um ioniq em circuito.
    Fora dezenas de carros a gasolina.
    Entendo o que se referem mas... Não é igual.
    • hangas
    • 25 agosto 2021 editado
    Colocado por: mafgodPela ordem de ideias, o pessoal deveria optar pela gasolina, o mesmo carro na versão gasolina sempre foi (no passado, agora não faço a mínima) era bem mais barato.

Mais barato, mais simples, menos partículas no ar das cidades, etc.

Eu sou dos que sempre optou por carros a gasolina. Tive um 316i E36 durante uns 9 anos, e tenho ainda um 318i E46 que comprei em 2009 com 50.000K, hoje tem 180.000.

Fazia em media 15K km por ano. Fora estes últimos 6 ou 7 em que estive a residir no UK, e deixei o carro literalmente fechado na garagem; ai fazia uns 1000km por ano a ir ao Algarve nas férias.

Agora que estou de volta e com a gasolina a quase 1.80!!, e que gasto 100Eur/mes só para ir levar o miúdo ao infantário, já considerei um elétrico mais citadino, tipo um Leaf usado de >2016.

Mas a 10.000Eur, mesmo que o carregue à borla e poupe os 100Eur, demora 100 meses a amortizar (considerando só este trajeto)

A única limitação ai seria uma viagem de 400km ida e volta a cada 4 ou 5 semanas para ir visitar os avós com o miúdo, mas ai podia manter o bebedolas do E46 até ao fim da vida, visto que o valor comercial já não deve ser muito e está mais que amortizado.
    Alugar um ICE nesses FDS, mas com as rent-a-car normais dá muito trabalho. Se houvesse por cá algo tipo ZipCar, era mais ou menos como as trotinetas partilhadas.

Colocado por: mafgodHá até uma regra tipo, "opta por um diesel, que ao fim de 100.000km já compensa".

Depende de onde os km forem feitos. Para quem anda maioritariamente em cidade, e principalmente com diesel modernos, não será tanto assim. Só se for para lixar as FAPs e depois cometer o crime ambiental de as remover, porque afinal o diesel se calhar não vale assim tanto para andar na cidade.
  13. Colocado por: pvieira91

Olhando para o site, preços base:
    ID4 46k
    Tiguan 34k

ID4 que gaste uns 2€ por 100k e o Tiguan uns 8€.

Para quem faz 15 000 km por ano. Em 12 tem 180 000km

180 000 / 100 * 8 = 14.4k
    180 000 / 100 * 2 = 3.6k

Recuperas 10.8k se juntares as revisões e manutenção mais barata diria que em 12 anos já compensava.

De qualquer forma, concordo que é muito tempo. Atualmente ainda tens aquilo que o Bill Gates chama de Green Premium. Estes produtos ditos "amigos do ambiente" são mais caros. O que é natural tendo em conta o que falei em cima (escala ainda reduzida).
    Em 2025, os preços já vão estar equilibrados.

Ou então, se comprares por empresa ou importares um semi-novo (não pagas ISV) já fazes bons negócios. O meu i3 custava 45k novo, passados 3anos ficou por 20k (veio da França com 35mil km)

A poupança não é só combustivel. Quanto gasta em revisões ,IUC e estancionamento?
    E comparar um Tiguan com um ID4 não é a mesma coisa, nem parecido!
  14. O Tiguan será uns furos acima em termos de segmento, não?
  15. Colocado por: nortenho66
    Ilusão de quem? Eu sei bem quando produzo em casa, e não é para auto consumo.

Vieram provar que o que descreveu não corresponde à verdade, o model 3 custa muito menos que um model X ou S, ou seja, os preços baixam com o tempo e com novos modelos, e já se fala de um modelo ainda mais barato da tesla.

Como é? Claro que custa menos! É de um segmento mais baixo!!! O Que é que isso prova?

Foi por isso em que apaga a parte do meu comentário em que mostra o preço do model 3 mais básico, muito acima de qualquer concorrente?

Nem digo que seja um carro superior ou inferior (na minha opinião, ambos são reais, dependendo da perspectiva), mas o facto é que é bastante mais caro!

É como dizer que no mês passado comprei um fato zegna por 2000€...este mês comprei umas calças dior por 800€, logo, estou a ser poupadinho nas minhas compras em roupa...
    Não faz sentido!
  16. Colocado por: pguilherme

Não esqueceu do valor residual? Isto é, a previsão do valor do bem no fim do exercício?
    Isto pode fazer uma grande diferença, mas por alguma razão os particulares costumam ignorar este aspecto.

No meu caso...não, não me esqueci.

A minha garagem tem, neste momento um carro desportivo, uma mota, e um carro de uso mais comum, comprado novo, em 2004. O EV seria para substituir este.

Mesmo para as aquisições mais passionais, existe um certo cuidado em avaliar a depreciação (porque talvez se troque com mais frequência), numa "ferramenta", o que me interessa é o uso máximo, logo, a tendência é ficar com estes carros muito tempo. Literalmente até aguentarem, pelo que o valor residual não é importante.

Numa análise apenas numérica, obviamente que me fica muito mais barato manter o ICE "ferramenta" que comprar um novo. Já conta com quase 300.000km, sem problemas, consumos contidos. Vai agora renovar a suspensão (normal em qualquer veículo), mas mecanicamente não dá quaisquer sinais de desgaste. Continua como no dia em que saiu do stand.

Aqui é que se centra o busilis da questão para mim:
    - Um dia este carro (um Toyota, a diesel fabricado no Japão já agora) poderá entregar a alma ao criador. Ou simplesmente eu acordo e quero outro. Mas vou sempre querer ter a mesma atitude de manter o carro por muito tempo (sempre mais de 10 anos, se me for possível). E a verdade é que hoje olho para o mercado nacional e nenhum automóvel EV ou ICE a diesel me dá a mínima segurança de que lá poderá chegar.

EDIT: só para acrescentar que a minha análise valoriza o facto de que, apesar de um EV, eventualmente, compensar, existe um custo de oportunidade. Ou seja, se o EV é mais caro 15.000€, são "à cabeça" e não distribuídos no tempo, como um ICE. Claro que aqui pode-se entrar com créditos e o diabo a quatro, cada um terá que ver a sua situação e arranjar as suas regras para comparação.
    Neste momento, o carro que compraria que me dá mais garantias seria um Rav4 Plug In (ou o Lexus NX450h equivalente que irá ser lançado). Mas admito que, por vezes, penso que não preciso de mais que um Yaris...e que 30.000€ de diferença são muito dinheiro (ao contrário do que às vezes parece neste tópico).
    Concordam com este comentário: JotaP
  17. Colocado por: ThingsHappenYaris...e que 30.000€ de diferença são muito dinheiro (ao contrário do que às vezes parece neste tópico).

Mas, mas, mas, com um VE passa a andar muito mais e quanto mais anda, mais poupa, lol.
  18. Colocado por: ThingsHappenNeste momento, o carro que compraria que me dá mais garantias seria um Rav4 Plug In (ou o Lexus NX450h equivalente que irá ser lançado)

Qual o preço desses 2 modelos?
  19. Colocado por: ricardoantunes

A poupança não é só combustivel. Quanto gasta em revisões ,IUC e estancionamento?
    E comparar um Tiguan com um ID4 não é a mesma coisa, nem parecido!

Só fiz essa comparação para responder a outro user que falou nos dois carros.

1.0699 seg. NEW