Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 541

Colocado por: pedromdfSerá que ela seria tão neutra como dizem?

A eventual cumplicidade da vítima é o que menos interessa para o assunto.
  2.  # 542

Colocado por: Carvai
    Quando um médico comete um erro e mata um paciente também deve ser condenado por homicídio ??

Como todos os "erros", a punição deve ser adequada ao grau da culpa. Evidentemente, se o erro for grosseiro, não é diferente de outras situações que resultam em morte.
    Por exemplo:
    https://www.dn.pt/sociedade/interior/medico-acusado-de-homicidio-por-negligencia-por-morte-na-urgencia-do-hospital-de-peniche-8524902.html

Quando alguém não para numa passadeira e mata um peão também é homicídio ??

Evidentemente.

Se fosse uma operação stop normal a policia não teria disparado de forma pronta.

Uma dedução sua, que infelizmente não podemos confirmar (apesar de haver exemplos conhecidos de situações que acabaram em mortes..)

Por outro lado, se tomarmos como boa a sua premissa, é perfeitamente razoável admitir que nenhum cidadão deve esperar ser baleado por desobedecer a uma ordem de paragem ainda que tenha cometido uma ou mais infracções.

Se não estivessem em plena operação de caça a uns criminosos armados a reação não seria tão intensa.

Isso é um consolo enorme para a senhora que morreu.

Se o condutor tivesse parado nada lhe teria acontecido, tirando uma multa, portanto o erro maior foi do condutor e não da policia.

Creio que se enganou, e queria dizer que se a polícia não tivesse disparado, seguramente a senhora não teria sido baleada.

Reagir de forma violenta á policia tentando atropela-los não é uma infração de transito. Senão o pessoal aqui do Forum também podia receber os fiscais a tiro de caçadeira para evitar multas.

"Tentar atropelar" é uma suposição sua - o mais natural e verosimil é que tenha procurado fugir.

E de novo, para quem julgue que estamos no faroeste, há regras a cumprir - e o facto de um cidadão as desrespeitar não o pode tornar num alvo de carreira de tiro.
  3.  # 543

Colocado por: Bricoleiro
    Não quero acreditar que esta frase seja real.

Porquê? É a mera descrição da realidade, que não deixa de existir só porque você não quer. É uma infracção, grave, que tem penalizações previstas - mas felizmente nenhuma delas passa pela produção de buracos no corpo do infractor.
  4.  # 544

Colocado por: J.Fernandes
    Completamente de acordo. Mas não sabemos se foi apenas uma desobediência à ordem para parar, ou se os disparos dos polícias foram um ato de legítima defesa perante uma agressão que colocou em risco as suas vidas.

Com base apenas nos comunicados oficiais e dado que a falecida não pode contar a sua versão, sabemos que a viatura foi atingida por 20 tiros e que outros tantos falharam o alvo.
    Fala-se também numa "tentativa de atropelamento", que em caso algum justificará tal saraivada de tiros.

Que tal esperar pelos resultados dos inquéritos que decorrem, antes de começar a ditar sentenças?

Perfeito.
  5.  # 545

Conclusão, tudo acontece porque temos uma justifiça de m..., se assim nao fosse, se a justiça fosse dura, nao havia quem conduzi-se sem carta, nao havia quem conduzi-se sem seguro, nao havia quem tenta-se fugir e nao havia certamente tantos assaltos, isto acontece e continuará a acontecer porque temos uma justiça branda, uma justiça de trampa que nao é exemplar, o que faz com que ninguém tema as autoridades, todos fazem o que bem lhes aptece porque mesmo que algo corra mal, sao presentes ao juiz e postos em liberdade logo a seguir, como grande parte nao tem nada, nada paga, logo nao ha nada a temer...
    Concordam com este comentário: Bricoleiro, 21papaleguas, JotaP
    • DR1982
    • 17 novembro 2017 editado

# 546

Colocado por: luisvv

Com base apenas nos comunicados oficiais e dado que a falecida não pode contar a sua versão, sabemos que a viatura foi atingida por 20 tiros e que outros tantos falharam o alvo.
    Fala-se também numa "tentativa de atropelamento", que em caso algum justificará tal saraivada de tiros.

Perfeito.
    Claro, mas se quem ia dentro do carro tivesse fujido as autoridades e fosse tirar a vida a alguem dos seus certamente perguntava porque razão nao tinham disparado, eu acho que é assim que as autoridades devem agir, se mandam parar é para parar, se foge, chumbo em cima...
    Já comeca a fartar de portugal ser a republica das bananas onde tudo e todos fazem o que bem lhes aptece e ficam impunes!
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  6.  # 547

Colocado por: ClioII
    Nisso eu concordo. E o homícidio por atropelamento na forma tentada, é razão para o polícia puxar da arma ou não?

Nos inúmeros casos de mortos por polícias costumam surgir uns "objectos que parecem armas" e que depois afinal não eram. Neste caso já foi só uma tentativa de atropelamento, menos mal.
    Mas aqui remeto-o para as regras de utilização de armas: a ameaça era iminente e só podia ser evitada com o recurso à arma? (vamos acreditar que o homem andava a perseguir os polícias para os atropelar, ou podemos presumir que procurava fugir?) e admitindo que seria necessário recorrer à arma, 40 tiros não parece um bocadinho excessivo para evitar uma "tentativa" de atropelamento? e era ou não razoável admitir que desses 40 algum acabaria por acertar num dos ocupantes?

É que o atropelamento foi propositado, o ferimento no passageiro foi acidente.

Atropelamento ou fuga?

Acidente, diz você. 40 tiros não são acidente - não são o habitual "Dei um tiro para o ar/para os pneus mas o carro deu um solavanco e acertei no passageiro".
  7.  # 548

Colocado por: DR1982Conclusão, tudo acontece porque temos uma justifiça de m..., se assim nao fosse, se a justiça fosse dura, nao havia quem conduzi-se sem carta, nao havia quem conduzi-se sem seguro, nao havia quem tenta-se fugir e nao havia certamente tantos assaltos, isto acontece e continuará a acontecer porque temos uma justiça branda, uma justiça de trampa que nao é exemplar, o que faz com que ninguém tema as autoridades, todos fazem o que bem lhes aptece porque mesmo que algo corra mal, sao presentes ao juiz e postos em liberdade logo a seguir, como grande parte nao tem nada, nada paga, logo nao ha nada a temer...
    Concordam com este comentário:Bricoleiro

O cofre da justiça portuguesa é a caça à multa do zé que vai mais depressa para o trabalho por descuido, isso é lucro fácil.
    Agora prender criminosos que cometem crimes graves e matam e esfolam, dá muito trabalho e têm que os alimentar...
    Esta justiça já mete nojo.
    Concordam com este comentário: DR1982
  8.  # 549

Porquê? É a mera descrição da realidade, que não deixa de existir só porque você não quer. É uma infracção, grave, que tem penalizações previstas - mas felizmente nenhuma delas passa pela produção de buracos no corpo do infractor.

Porquê?
    Porque eu ao contrário de si não acho nada perfeitamente natural que tivesse motivos para não parar e também não acho nada normal circular sem carta nem seguro - o que acontece com muita gente, dizia você.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, JotaP
  9.  # 550

Colocado por: DR1982Conclusão, tudo acontece porque temos uma justifiça de m..., se assim nao fosse, se a justiça fosse dura, nao havia quem conduzi-se sem carta, nao havia quem conduzi-se sem seguro, nao havia quem tenta-se fugir e nao havia certamente tantos assaltos, isto acontece e continuará a acontecer porque temos uma justiça branda, uma justiça de trampa que nao é exemplar, o que faz com que ninguém tema as autoridades, todos fazem o que bem lhes aptece porque mesmo que algo corra mal, sao presentes ao juiz e postos em liberdade logo a seguir, como grande parte nao tem nada, nada paga, logo nao ha nada a temer...

Pena a sua conclusão ser desmentida por factos. Penas mais pesadas (pena de morte, incluída) não resultam em menores taxas de criminalidade.
    • DR1982
    • 17 novembro 2017 editado

# 551

Ter motivos para não parar? Ah entao quer dizer que parar é opcional, eu pensei que era obrigatório...
    Claro, quem foge as autoridades nao está a espera de levar uma rajada de tiros porque estamos em portugal, e por isso nao acontecer é que é normal a fuga as autoridades, se essa reação das autoridades perante um caso de fuga começar a ser comum, certamente que as pessoas começam a pensar duas vezes antes de tentar a fuga...
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, JotaP
  10.  # 552

Pena a sua conclusão ser desmentida por factos. Penas mais pesadas (pena de morte, incluída) não resultam em menores taxas de criminalidade.
    Entao extinga-se a lei...
    Eu cá se algum dia quise-se ser traficante de droga por exemplo, nunca o faria na indonésia...
  11.  # 553

Colocado por: Bricoleiro
    Porquê?
    Porque eu ao contrário de si não acho nada perfeitamente natural que tivesse motivos para não parar

Eu acho. Quem está a cometer uma infracção sabe que se sujeita a uma determinada penalização e é natural que não queira ser apanhado. É indesejável, mas natural.

e também não acho nada normal circular sem carta nem seguro - o que acontece com muita gente, dizia você.

Não é "normal" no sentido de ser a norma, ou de "desejável". Mas é relativamente frequente (http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/numero-de-carros-a-circular-sem-seguro-aumenta=f702586) .

Mas o importante é isto: é uma infracção que deve ser punida, mas a punição tem que ser proporcional e respeitar mínimos de civilização.
    Da mesma maneira que não admitimos que a EMEL destrua carros mal estacionados ou que mande prender quem não paga parquímetro, não podemos admitir que alguém seja morto por se recusar a obedecer a uma ordem da polícia. A polícia existe para fazer cumprir normas, estando ela própria obrigada a cumpri-las.
  12.  # 554

Eu acho. Quem está a cometer uma infracção sabe que se sujeita a uma determinada penalização e é natural que não queira ser apanhado. É indesejável, mas natural.

Não é "normal" no sentido de ser a norma, ou de "desejável". Mas é relativamente frequente (http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/numero-de-carros-a-circular-sem-seguro-aumenta=f702586) .

Mas o importante é isto: é uma infracção que deve ser punida, mas a punição tem que ser proporcional e respeitar mínimos de civilização.
    Da mesma maneira que não admitimos que a EMEL destrua carros mal estacionados ou que mande prender quem não paga parquímetro, não podemos admitir que alguém seja morto por se recusar a obedecer a uma ordem da polícia. A polícia existe para fazer cumprir normas,estando ela própria obrigada a cumpri-las.

Se os carros mal estacionados fossem apreendidos e leiloados por exemplo acha que alguém estacionava mal?
  13.  # 555

Colocado por: luisvvnão podemos admitir que alguém seja morto por se recusar a obedecer a uma ordem da polícia. A polícia existe para fazer cumprir normas,estando ela própria obrigada a cumpri-las.

Se for pelo princípio verá que isso só aconteceu porque o condutor não respeitou a obrigatoriedade em parar. Foi opção dele fugir e atropelar os polícias, a partir daí acarreta as consequências.
    É assim que eu vejo as coisas.
    Concordam com este comentário: DR1982
  14.  # 556

Colocado por: DR1982Ter motivos para não parar? Ah entao quer dizer que parar é opcional, eu pensei que era obrigatório...

É obrigatório, mas a penalização por não cumprir não é, nem pode ser, levar um tiro. Se não estou em erro, é esta:

Artigo 347.º
    Resistência e coacção sobre funcionário
    1 - Quem empregar violência, incluindo ameaça grave ou ofensa à integridade física, contra funcionário ou membro das Forças Armadas, militarizadas ou de segurança, para se opor a que ele pratique ato relativo ao exercício das suas funções, ou para o constranger a que pratique ato relativo ao exercício das suas funções, mas contrário aos seus deveres, é punido com pena de prisão de um a cinco anos.
    2 - A mesma pena é aplicável a quem desobedecer ao sinal de paragem e dirigir contra funcionário ou membro das Forças Armadas, militarizadas ou de segurança, veículo, com ou sem motor, que conduza em via pública ou equiparada, ou embarcação, que pilote em águas interiores fluviais ou marítimas, para se opor a que ele pratique acto relativo ao exercício das suas funções, ou para o constranger a que pratique acto relativo ao exercício das suas funções, mas contrário aos seus deveres, se pena mais grave lhe não couber por força de outra disposição legal.

Claro, quem foge as autoridades nao está a espera de levar uma rajada de tiros porque estamos em portugal, e por isso nao acontecer é que é normal a fuga as autoridades,

Sim, num país civilizado, fugir à polícia tem consequências, mas estas não são levar uma rajada de tiros.

se essa reação das autoridades perante um caso de fuga começar a ser comum, certamente que as pessoas começam a pensar duas vezes antes de tentar a fuga...

Bom, há países com programas televisivos dedicados a filmar perseguições policiais, com trocas de tiros e tudo, o que parece desmentir a sua teoria.
  15.  # 557

O que se tem estado aqui a discutir não tem nada a ver com justiça, apenas com a atuação policial.
  16.  # 558

Colocado por: DR1982Eu cá se algum dia quise-se ser traficante de droga por exemplo, nunca o faria na indonésia...

Não falta quem o seja na Indonésia e em trânsito pela Indonésia, qual a sua explicação?
  17.  # 559

Luisvv, ja percebi que defende que o crime compense, os criminosos agradecem...
  18.  # 560

Colocado por: J.Fernandes
    Não falta quem o seja na Indonésia e em trânsito pela Indonésia, qual a sua explicação?
    A minha explicação é que se a indonésia com pena de morte para os traficantes continua a os ter, se nao tivesse pena de morte mais teria...

0.1766 seg. NEW