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  1.  # 721

    Aqui aos entendidos dos automóveis, o que têm a dizer do seguinte carro/motor:

    - Peugeot 508 1.6 HDi-e Allure 2-Tronic, transmissão automática.


    O amigo Nostradamus ja me fez uma chamada de atenção para as manutenções da caixa automática. Depois de ler sobre o tema no fds, de facto percebi perfeitamente porquê de na Europa a caixa manual ser rainha e senhora.

    Um amigo meu, tb me assustou com o filtro de partículas e problemas associados que equipam os carros a diesel a partir de determinada altura.

    Basicamente queria um carro que fosse minimamente fiável. Tive apenas um carro, durante muitos anos, um a3 1.9tdi de 97, que durante muitos e muitos anos só ia à oficina fazer manutenção regular (óleo, pastilhas, etc..) pelo que podeei estar algo mal habituado
    • RCF
    • 22 maio 2023

     # 722

    Colocado por: HAL_9000Basicamente queria um carro que fosse minimamente fiável. Tive apenas um carro, durante muitos anos, um a3 1.9tdi de 97

    já não se fazem carros com essa fiabilidade...
  2.  # 723

    Colocado por: RCF
    já não se fazem carros com essa fiabilidade...
    Isso sei eu, por isso é que o mantive até hoje. Mas os 26 anos, grande parte deles sem garagem, já se fazem notar na pintura, estofos, etc. O motor, esse lá continua rijo como o aço a fazer 30K km por ano
  3.  # 724

    Colocado por: HAL_9000na Europa a caixa manual ser rainha e senhora.
    Tenho dois com caixa automática. Não são é franceses...
  4.  # 725

    Colocado por: BelhinhoTenho dois com caixa automática
    E relativamente a manutenções?
    •  
      Dom
    • 22 maio 2023 editado

     # 726

    Colocado por: Vítor Magalhães
    O primeiro motor diesel common-rail foi num Alfa 156 em 1997.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Common-rail

    Eu não referi que era num modelo especifico. Mas sim, o 2.4 JTD de 5 cilindros foi o primeiro motor e no referido Alfa 156.
    O Bravo do user mafgod pode é ser outro JTD.

    Colocado por: Pereira_89Alguém que tenha trocado a pilha/bateria a este tipo de chaves?? Há umas que são de pilhas e tem tipo uma tampa que sai para trocar a pilha. A minha parece blindade deve ser a que está soldada à placa. Será que fazem numa casa de chaves normais?
      Screenshot_20230504_124840_Chrome.jpg

    Tenho duas iguais. Não preveem troca de pilha porque são na realidade baterias que são carregadas quando se insere a chave no canhão.
    Antigamente não usava a segunda chave e quando precisei dela, não tinha carga nem carregava. Abri-a e dei um "encosto" com uma pilha CR2032 e lá acordou para a vida. Senão resolver assim, tem de comprar a bateria e trocar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pereira_89
  5.  # 727

    Colocado por: HAL_9000Isso sei eu, por isso é que o mantive até hoje. Mas os 26 anos, grande parte deles sem garagem, já se fazem notar na pintura, estofos, etc. O motor, esse lá continua rijo como o aço a fazer 30K km por ano


    Se os problemas são só estéticos e gosta do carro, é "atirar-lhe" com umas centenas de € para cima e levar ao estofador dar um jeito e ao pintor para renovar os painéis que precisem.

    O meu Opel velhinho também está a precisar de uns retoques nuns frisos da mala e no pára-choques da frente; depois de ter tido a pachorra de lhe reparar o motor eu próprio na minha garagem acho que lhe vou fazer esses mimos estéticos (eu mesmo também, tenho lá um resto de tinta que um pintor me deu quando mandei pintar algumas peças e vou comprar verniz 2K em spray). Se não ficar a 100% ficará certamente muito melhor porque tem o verniz a descascar.
    Concordam com este comentário: Nostradamus, Vítor Magalhães
  6.  # 728

    Colocado por: pcspinheiroSe os problemas são só estéticos e gosta do carro, é "atirar-lhe" com umas centenas de € para cima e levar ao estofador dar um jeito e ao pintor para renovar os painéis que precisem.
    Considerei isso há 5 anos atrás. Porém agora a esposa quer um carro mais "familiar" e eu tenho de lhe dar razão por inumeras razões. O carro é relativamente pequeno e é de 2 portas. Ainda vou pensar bem se o mantenho (na verdade não perciso de 2 carros), ou se o meto no OLX por 1000 euros, para ver se alguém quer fazer esses investimentos nele, porque é pena ir para a sucata.

    Se eu tivesse uma garagem, ainda me aventurava como o pcs a desmontar e tentar arranjar, estofos, pinturas, etc..Iso só poque gosto de tudo quanto é DIY.
  7.  # 729

    Pois, percebo... Eu ando a namorar um mercedes classe E W211 como próximo carro, nem que mantenha este para "meter kms" no dia a dia. Não sei se quero algo muito mais moderno porque depois é IUC caro (ou absurdo, dependendo do ano e motor), manutenções caras, etc. Estes parecem ainda ser carros para fazer 600.000+ km se bem cuidados. Se encontrar um de 2006-2007 com 200-300.000 e em bom estado ainda está em meia vida (de motor, o resto também desgasta). E no entretanto - eventualmente - os EVs terão autonomias e preços (usados) que o justifiquem. Para já, apesar de termos um Leaf em casa, não compraria um segundo EV.
  8.  # 730

    Colocado por: HAL_9000Porém agora a esposa quer um carro mais "familiar"


    Percebo perfeitamente. Eu mantenho o meu jurássico porque tenho uma garagem para o ter, conheço a mecânica dele como a palma da mão e o IUC que pago dele não me faz diferença. Nao é, no entanto o meu veiculo diário, nem podia ser, com + de 300 000 Km já bebe mais óleo que um Mazda RX-8.

    A verdade é que um carro com 25 anos, mesmo que seja barato a reparar, é preciso tempo para as pequenas reparações que vão aparecendo, e isto custa tempo. Por vezes mais vale trocar hoje do que depois perder os fins de semana de volta destas reparações (como eu fiz nas motas noutros tempos), ou ficar apeado em plena autoestrada e depois só aproveitar um dia de fim semana em família em vez vários dias.

    A melhor coisa para caçar modelos "baratos" é fugir ao que o comum dos mortais procura, mas o mercado actual esta muito mau, nos usados e novos.

    O 508 automático esta fora da equação?
  9.  # 731

    Colocado por: Nostradamusnem podia ser, com + de 300 000 Km


    O meu veículo diário tem quase, quase 400.000. Certo, partiu recentemente uma válvula (vá-se lá saber como, não foi por problemas de distribuição nem nada) e obrigou-me a reparar o motor. Mas nem bebia muuuuiiito óleo e o problema, vi eu quando desmontei, não era desgaste mas os segmentos de controlo de óleo completamente calcinados em carvão que nem mexiam, e não podiam ajustar às paredes dos cilindros. Agora, até ver (bate na madeira) não consome óleo). E anda a GPL, por isso sai barato no dia a dia, IUC barato também.
    Eu queria era um para o fds, mas a esposa não está virada para me deixar comprar um mercedes antigo de finais dos anos 70/inícios dos 80... :-(
    Concordam com este comentário: JoãoEduardoDias
  10.  # 732

    Colocado por: NostradamusA melhor coisa para caçar modelos "baratos" é fugir ao que o comum dos mortais procura


    Exacto. Mas por outro lado, se o comum dos mortais não procura deve haver uma razão... Vejo no OLX bastantes exemplos de Jeep Grand Cherokee por menos de 5.000€. Certo, já tem mais de 20 anos, mas muitos ainda tem muito boa pinta por dentro e por fora. Ou então mercedes classe S anteriores a 2005. Certamente maquinões como muitos modernos não igualam, mas vêem-se por menos de 10.000€. Neste momento a febre anda um bocado nos W11, que eu gostava de ter... Também vi os mazda mx5 (mais por brincadeira, não poderia ter carro de 2 lugares...) e em 2 anos os preços dos usados duplicaram!
  11.  # 733

    Colocado por: NostradamusA verdade é que um carro com 25 anos, mesmo que seja barato a reparar, é preciso tempo para as pequenas reparações que vão aparecendo, e isto custa tempo.
    Por acaso este até ver, as reparações que me tem exigido é lavar o sensor massa de ar, de 2 em 2 meses (ando a adiar comprar um novo), trocar o óleo a cada 10K-12k (não bebe ponta de óleo com 400k km), e nunca me deixou apeado....Mas depois...O estofo do banco do condutor de tanto entrar e sair rasgou, o vidro do condutor desce bem, mas subir só à 3ª tentativa e 3 Avé Maria, volta e meia funde uma luz dos farois, o limpa para brisas traseiro avariou, o forro do teto descolou, o fecho do porta luvas foi à vida, o verniz da pintura a estalar...Ou seja estou num ponto onde para ficar com ele tenho de investir (e não compensa se preciso de outro carro), ou mais vale deixa-lo ir. Mas que dá pena dá, é o meu primeiro carro, e continua a dar um piadão a conduzir.





    Colocado por: NostradamusO 508 automático esta fora da equação?
    Não, pelo contrário. Dos vários que equacionei, é o único que está na equação. Vou vê-lo hoje para ver se ao vivo está como nas fotos, e ver mais alguns pormenores/testar e depois vou pedir uns dias para pensar. Coloquei aqui a questão, caso alguém soubesse de um problema crónico.

    deste modelo/motor.

    Colocado por: NostradamusA melhor coisa para caçar modelos "baratos" é fugir ao que o comum dos mortais procura, mas o mercado actual esta muito mau, nos usados e novos.
    Pois, eu ainda quis convencver a esposa a irmos para uma berlina FIAT tipo de 2017, mas ela centra-se muito no interior do carro, e por aí elimino grande parte desses modelos pouco usuais e a bom preço.

    O preço dos carros por cá sempre foram muito puxados, mas nos últimos 2 anos ficaram um absurdo, usados e novos. Tenho familia emigrada, não fosse a dificuldade em legalizar, e traziam-me o mesmissimo 508 de França por menos de 5K. Enfim.



    Colocado por: pcspinheiroEu ando a namorar um mercedes classe E W211 como próximo carro
    Grande carro, e como o pcspinheiro tem maozinhas para a coisa, será um bom investimento. O problema será encontrar um desses a um bom preço e em condições razoavelmente boas. Por serem grandes carros, mesmo com carradas de anos estão altamente valorizado se tiverem bem estimados.
    • RCF
    • 22 maio 2023 editado

     # 734

    Colocado por: HAL_9000Tenho familia emigrada, não fosse a dificuldade em legalizar, e traziam-me o mesmissimo 508 de França por menos de 5K. Enfim.

    não é assim tão complexo legalizar. Se tem essa facilidade, não descure essa possibilidade

    veja aqui:
    https://forumdacasa.com/search/?PostBackAction=Search&Keywords=importar+carro&Type=Topics&btnSubmit=Pesquisar
  12.  # 735

    Colocado por: Dom

    Tenho duas iguais. Não preveem troca de pilha porque são na realidade baterias que são carregadas quando se insere a chave no canhão.
    Antigamente não usava a segunda chave e quando precisei dela, não tinha carga nem carregava. Abri-a e dei um "encosto" com uma pilha CR2032 e lá acordou para a vida. Senão resolver assim, tem de comprar a bateria e trocar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pereira_89



    A minha suplente aconteceu exactamente o mesmo. A de uso normal ao fim de 16 anos acho que deve ser normal deixar de funcionar a bateria. Já passei numa casa de comandos e chaves mas não faziam o serviço.
    Acho que vou mandar vir as baterias/pilhas e tentar fazer eu.
  13.  # 736

    Pereira, certifique-se primeiro que consegue abrir a chave. Do que sei umas não dava para abrir de forma simples.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pereira_89
  14.  # 737

    opiniões sobre o motor e-hybrid 1.5 tgi 130 cv.
    ando a ver o Renegade da Jeep.

    faço entre 30 a 50Km/dia, suburbano. uma vez por mês (ou de 2 em 2 meses) sai uma viagem de 300km (ida e volta).

    não penso em elétrico porque estão um abuso de preço.
    não quero Dacias, nem citadinos pequenos. tenho muita criançada que precisa de espaço para eles e amigos.

    ah, temos outro carro, lá em casa (Fiat 500X, diesel).
  15.  # 738

    Que tipo de historial de um carro conseguimos saber com:
    - matrícula
    - VIN

    Obrigado
  16.  # 739

    Colocado por: HAL_9000Que tipo de historial de um carro conseguimos saber com:
    - matrícula
    - VIN

    Obrigado
    com um amigo na companhia de seguro consegue saber algo a erva de sinistros ..
  17.  # 740

    A informação de sinistros de um veículo devia ser pública (ou pelo menos fácil de consultar) para ninguém comprar o lixo dos menos escrupulosos...
    Concordam com este comentário: bluthunder82, eu
 
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