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  1. Colocado por: HAL_9000Ja estive a ver fotos e de facto aquilo mete medo.


    Deve ser preciso desmontar bastante para lá chegar. O trabalho em si deve ser super simples. É preciso remover o tablier ?
  2. Colocado por: pcspinheiroEssa é daquelas coisas que, ou repara ou tem que parar o carro. Se a fuga não fosse muito grande podia tentar os tapa-fugas de radiador.

    Continuar a encher o anticongelante não é solução, corre o risco do motor e vai estragar as carpetes.

    Já me aconteceu no opel, há muitos anos. Na altura ainda não tocava em mecânica, nem troca de óleo fazia. Na altura levaram-me, se a memória não me engana, bem mais de 200€ para reparar, isto há uns 18 anos...


    Não é não...se quer manter o carro por mais uns tempos.
  3. Eu estava a dizer andar com o carro ignorando a reparação. É melhor parar carro até reparar. Senão corre o risco de não ter reparação por danos maiores.

    Se o anticongelante não desaparece do radiador a um ritmo muito elevado eu tentaria o tapa-fugas primeiro. Há alguns que até parecem funcionar.
  4. Colocado por: bluthunder82Não é não...se quer manter o carro por mais uns tempos
    Vou pedir orçamento. Se efectivamente for mais que 200 euros, deixo-o estar enconstado até o Costa me dar 2800 euros para o abater, ou vendo para peças.

    Um carro com 26 anos, já não vale determinados arranjos.
    Muito obrigado
  5. Pcspinheiro, eu estava a reforçar o que você estava a dizer.
    O repor a água ou anticongelante, é só para evitar dar cabo do motor
    Para assim conseguir chegar a casa ou levar o carro de casa à oficina assumindo que é relativamente perto.
  6. Colocado por: HAL_9000Vou pedir orçamento. Se efectivamente for mais que 200 euros, deixo-o estar enconstado até o Costa me dar 2800 euros para o abater, ou vendo para peças.

    Um carro com 26 anos, já não vale determinados arranjos.
    Muito obrigado


    Hal se o carro está em bom estado a nível de mecânica e se não se importa de manter o mesmo por mais uns tempos, se calhar mais vale gastar 200€, se não, então é fazer como diz.
    Mas garantidamente não vai comprar um carro recente que aguente tanta "porrada" como esse motor.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, pcspinheiro
  7. Colocado por: bluthunder82Mas garantidamente não vai comprar um carro recente que aguente tanta "porrada" como esse motor.
    Isso eu sei. Tenho este carro há 13 anos, provavelmente já o comprei com km martelados e nunca me deu um único problema de motor (quer dizer precisou de um MAF há uns tempos)…nem de nada sério para dizer a verdade. Era trocar óleo, meter gasóleo de marca branca e andar.

    Contudo o carro tem 26 anos, começa ater aqueles problemas da treta, mas que são chatos (ora falha uma luz, ora falha uma escova, ora falha um vidro que abre e não fecha, etc) e falta conforto para as viagens de 300km que faço regularmente, e, na verdade não preciso dele.

    Só não me desfiz dele, porque na verdade não consegui por motivos emocionais ( primeiro carro, demasiadas memórias)

    Agora um coisa é certa, se o arranjo forem 200 euros, ainda os invisto. Muito mais que isso não, porque já não os ia recuperar.
    Concordam com este comentário: pcspinheiro
  8. Hal, percebo perfeitamente o que diz.
    Força com isso.
    Concordam com este comentário: pcspinheiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  9. Se fosse aqui de perto pagava-me em cerveja e eu ajudava 😁
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  10. Colocado por: pcspinheiroSe fosse aqui de perto pagava-me em cerveja e eu ajudava 😁
    Ahah, era a cerveja que conseguisse beber. Mas já deixamos de levar este carro nas idas a Coimbra, e muito menos agora.

    Mas muito obrigado pcspinheiro
    • eu
    • 1 novembro 2023
    Será que não pode eventualmente fazer um bypass a esse radiador?

    Ficava sem aquecimento no carro, mas a reparação seria simples e barata.
    Concordam com este comentário: argo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
    • RCF
    • 1 novembro 2023
    Colocado por: HAL_9000Vou pedir orçamento. Se efectivamente for mais que 200 euros, deixo-o estar enconstado até o Costa me dar 2800 euros para o abater, ou vendo para peças.

    Um carro com 26 anos, já não vale determinados arranjos.

    Isso e o aumento de IUC que vai ter a partir de 2024... uma coisa é ter um carro para as voltas e pagar €40 por ano de IUC. Outra coisa é pagar €200...

    E agora, virando um bocadinho a agulha, sou levado a concluir que a medida de aumento do IUC, aliada a este "prémio" de € 2800 (ou €3000), para abate de carros antigos, talvez até vá ter bons resultados... estou em crer que levará ao abate de muitos carros antigos (ou melhor, velhos)...
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  11. Colocado por: RCFE agora, virando um bocadinho a agulha, sou levado a concluir que a medida de aumento do IUC, aliada a este "prémio" de € 2800 (ou €3000), para abate de carros antigos, talvez até vá ter bons resultados... estou em crer que levará ao abate de muitos carros antigos (ou melhor, velhos)...
    Olhe eu acho que não. No meu caso até sou capaz de aproveitar porque tenho outro carro, já tinha ideia de vender este por 1000 euros e uso transportes públicos no dia a dia. Logo se o costa me dá 2800 euros para comprar o passe eu aproveito. Mas nunca na vida venderia o carro por causa desse incentivo. Muito menos esse "incentivo" é um verdadeiro incentivo para alguém que tem uma carro com 26 anos.
  12. Colocado por: euSerá que não pode eventualmente fazer um bypass a esse radiador?
    Não faço ideia, mas posso ler algo sobre isso.
  13. Provavelmente é o mesmo trabalho, a não ser que faça o bypassa ainda no compartimento do motor. Aí sim, seria uma solução fácil. E os tubos que entram/saem da cabine devem ser fáceis de identificar, é só ligá-los em loop de volta.
  14. Colocado por: euSerá que não pode eventualmente fazer um bypass a esse radiador?


    O problema é que depois no inverno, se precisar de desembaciar o para-brisas, não consegue ajustar a temperatura.
    Depois anda sempre às punhetas ao para-brisas com um lençol lol

    Cuidado com o liquido de refrigeração à base de glicol Hal, há quem diga que é tóxico para os seres... e respirar aquilo pode não ser prudente.
    • eu
    • 2 novembro 2023
    Colocado por: pcspinheiroa não ser que faça o bypassa ainda no compartimento do motor

    Obviamente que seria aí.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    • eu
    • 2 novembro 2023
    Colocado por: NostradamusO problema é que depois no inverno, se precisar de desembaciar o para-brisas, não consegue ajustar a temperatura.

    O ar quente também não ajuda muito a desembaciar.
  15. Colocado por: eu
    O ar quente também não ajuda muito a desembaciar.

    É o ar quente que faz secar a condensação e ajuda a desembaciar. Se for com o ar condicionado é bastante mais rápido.
  16. Colocado por: NostradamusCuidado com o liquido de refrigeração à base de glicol Hal, há quem diga que é tóxico para os seres... e respirar aquilo pode não ser prudente.
    Sim, o liquido teria sempre de ser retirado. Mas se ele continuar a pingar acredito que acabe por sair todo o que está no radiador da sofagem.

    Quanto ao desembaciar, aquilo tb já funcionava mal (demorava uns 10 mina desembaciar, tinha sempre de ter o pano.

    De facto bypass não me parece uma má solução. Mas tenh de ler se é possível, e o que posso fazer em relação ao liquido.

    Muito obrigado pela ajuda.
 
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