Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Vítor MagalhãesO que refere no manual do carro?
    Por norma, com a chave desligada o circuito fica completamente interrompido, mas isso pode variar de marca e modelo de carro.

Peugeot 106 Green, já não tenho o manual do carro
  2. Colocado por: ToinoPara carregar uma bateria montada no carro, utilizando carregador elétrico, é necessário desconetar os cabos da bateria?
    Não é necessário mas é recomendável em carros mais recentes com electrónica mais complexa. Os carregadores de baterias de hoje em dia não têm transformador ferromagnetico, são electrónicos, então os 12V DC não são muito bem comportados e têm algumas componentes de frequência que podem afetar algum módulo do carro (regra geral, nao deviam afetar, mas pelo seguro é recomendável carregar a bateria "fora do carro" - sem os terminais ligados)
  3. Colocado por: tigoncalNão é necessário mas é recomendável em carros mais recentes com electrónica mais complexa. Os carregadores de baterias de hoje em dia não têm transformador ferromagnetico, são electrónicos, então os 12V DC não são muito bem comportados e têm algumas componentes de frequência que podem afetar algum módulo do carro (regra geral, nao deviam afetar, mas pelo seguro é recomendável carregar a bateria "fora do carro" - sem os terminais ligados)

Obrigado pelo esclarecimento.
    • eu
    • 3 janeiro 2025 editado
    Colocado por: ToinoPara carregar uma bateria montada no carro, utilizando carregador elétrico, é necessário desconetar os cabos da bateria?

Não. A menos que o carregador seja uma porcaria.
  4. O meu filho está a acabar de tirar a carta, por isso estamos a ver um carro para comprar.
    Não estamos interessados em carros a diesel pelos motivos óbvios.
    Estou de olho num Hyundai Kauai 1.0 T-GDi Premium de 2018, que anda por volta dos 15K o qual é o teto maximo do orçamento

Esta viatura é fiável ou nem por isso.
    Também estou aberto a outras propostas até 15K
  5. Colocado por: dom123O meu filho está a acabar de tirar a carta, por isso estamos a ver um carro para comprar.
    Estou de olho num Hyundai Kauai 1.0 T-GDi Premium de 2018, que anda por volta dos 15K o qual é o teto maximo do orçamento

Pessoalmente mete-me um bocado de confusão ver um SUV com um motor 1.0 (mesmo sendo segmento B-SUV). Mas isso sou eu que tenho rotinas com muita AE e subidas. Num carro desses iria andar provavelmente frequentemente acima das 4000 rpms, com consumos nada óptimos.
    Concordam com este comentário: fadadolar, Belhinho
    • hangas
    • 12 janeiro 2025 editado
    Por 15k até compra o novo citroen c3 a gasolina, que tb é meio arraçado de SUV. 1200cc. E sempre tem obrigatoriamente assistências activas de manter na faixa, travagem de emergecia anti-colisão etc
    Ou por pouco menos, a versão anterior, usada de >2020.

O problema com as versões antigas e ser o motor puretech com a correia embebida em óleo, e por isso é preciso cuidado como as revisões anteriores foram feitas. Já na nova versão a correia é seca novamente.

Mas embora dentro do budget, para primeiro encartado eu talvez optasse por um carro mais velho nos primeiros 2 anos. E um carro a gasolina mesmo com 10 anos será claramente mais fiável que um equivalente diesel.

Mas concordo que 15k por um kuai com motor de 1000cc não vale o dinheiro.
  6. Já agora. Já foi ao stand virtual procurar carros >2020 a gasolina por menos de 15 ou mesmo 10k? Há lá muita coisa.
  7. Colocado por: hangasPor 15k até compra o novo citroen c3 a gasolina, que tb é meio arraçado de SUV. 1200cc. E sempre tem obrigatoriamente assistências activas de manter na faixa, travagem de emergecia anti-colisão etc
    Ou por pouco menos, a versão anterior, usada de >2020.

O problema com as versões antigas e ser o motor puretech com a correia embebida em óleo, e por isso é preciso cuidado como as revisões anteriores foram feitas. Já na nova versão a correia é seca novamente.

Mas embora dentro do budget, para primeiro encartado eu talvez optasse por um carro mais velho nos primeiros 2 anos. E um carro a gasolina mesmo com 10 anos será claramente mais fiável que um equivalente diesel.

Mas concordo que 15k por um kuai com motor de 1000cc não vale o dinheiro.

A minha opção seria esta primeiro, e daqui a 2 anos, ai sim, ponderava um carro mais recente para ele após já ter algumas horas de condução, se é que me entende.
    Concordam com este comentário: hangas, fadadolar
    • hangas
    Sim, E faz todo o sentido. Era só na óptica e entre dar 15k por um kuai usado ou um c3 novo com mais assistências activas à condução, se calhar era preferível. Para nao falar na garantia de 3 anos

Mas mantendo essa sua óptica, se calhar até consegue baixar o budget para 10k
    Concordam com este comentário: bluthunder82
  8. Por 15k€ compra já VEs interessantes (caso consiga carregar em casa).
    Concordam com este comentário: hangas
    • hangas
    Colocado por: mafgodPor 15k€ compra já VEs interessantes (caso consiga carregar em casa).

Assim de repente, no stand virtual, já encontra por exemplo um Leaf N Connecta de 2018 por menos de 14k

O unico "senão" é que o miudo não vai praticar o uso de caixa manual,pontos de embraiagem, ou a gestão do regime de um motor a combustão, por outro lado e algo que vai ser cada vez menos preciso ao longo da vida dele.
      Screenshot 2025-01-12 at 13.04.48.png
  9. Elétrico está fora de questão, tanto pela autonomia e também sou eu que pago a luz 😁
  10. Rapazes novos com carros caros ? 😂 Um carro é o pior investimento que se faz ... Rapaz novo 2 ou 3k , há muito que andar até ser responsável .
    Concordam com este comentário: fadadolar, jorgemlflorencio, eu
  11. Colocado por: dom123O meu filho está a acabar de tirar a carta, por isso estamos a ver um carro para comprar.

VW Polo a gasolina?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dom123
  12. Colocado por: dom123Elétrico está fora de questão, tanto pela autonomia e também sou eu que pago a luz 😁
    Prefere pagar então 4 a 5 vezes mais em combsutível? :)

Colocado por: dom123Não estamos interessados em carros a diesel pelos motivos óbvios.
    Que motivos obvios?
    • dom123
    Colocado por: mafgodPrefere pagar então 4 a 5 vezes mais em combsutível? :)

Que motivos obvios?

Não sou eu que pago a gasolina e já tenho um elétrico, peugeot e-2008.

Os motivos de um diesel recente tem a ver com a regeneração pois é um carro que vai fazer poucos km diários e os motores são menos fiáveis que um a gasolina
    Tirando também as manutenções e o valor da aquisição maior
  13. VE
    A lengalenga do costume
    Concordam com este comentário: dom123
  14. Para um jovem: quantos menos cavalos melhor.
    Compre-lhe um pastelão que consuma muito. Faz com que ele tenha cuidado com o pé direito.

Dois exemplos:
    https://www.standvirtual.com/carros/anuncio/mini-mini-5p-ID8PHDo3.html

https://www.standvirtual.com/carros/anuncio/bmw-118-ver-i-advantage-ID8PHwa7.html
  15. Isso é valido se for o rapaz a pagar o combustível

0.0302 seg. NEW