Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: hangasO problema com as versões antigas e ser o motor puretech com a correia embebida em óleo, e por isso é preciso cuidado como as revisões anteriores foram feitas. Já na nova versão a correia é seca novamente.

Só um detalhe nas novas versões do motor, a correia da bomba de óleo ainda é banhada contudo é muito pequenina e não está com tanta tensão.

Eu fugiria dos 1.5 HDI e o 1.2 Puretech.
  2. Colocado por: manelvcIsso é valido se for o rapaz a pagar o combustível
    Post 1597.
  3. Colocado por: manelvcIsso é valido se for o rapaz a pagar o combustível

Claro que é ele a pagar o combustível.
    É um rapaz de 24 anos que tem o emprego dele
  4. Colocado por: powerPTSó um detalhe nas novas versões do motor, a correia da bomba de óleo ainda é banhada contudo é muito pequenina e não está com tanta tensão.

E pelos vistos até passou a ser corrente (para a distribuição)…

Faced with the challenges posed by the 1.2 PureTech engine's timing belt, the manufacturer has opted for a major technical change. From 2023 onwards, new Peugeot 208 models are equipped with a timing chain instead of the belt.
    Sep 28, 2024
    Concordam com este comentário: eu
  5. O problema é que continua com correia banhada a óleo na ligação á bomba de oleo
    Concordam com este comentário: hangas
  6. Sim, também li isso.
    Pelo menos, mesmo que parta deverá pelo menos acender o aviso de pressão do óleo e parar antes de gripar.

Também li que já há kits de conversão das versões anteriores para corrente.
  7. Ok, mas desculpem o desabafo: que inteligência podem ter os engenheiros que decidiram colocar uma correia de borracha dentro de óleo quente??? Iam usar borracha mágica? Foi um "fingers crossed and hope for the best"? Mesmo não sendo engenheiro isso para mim faz zero sentido!
    Concordam com este comentário: hangas, eu
    • hangas
    • 14 janeiro 2025 editado
    Colocado por: pcspinheiroMesmo não sendo engenheiro isso para mim faz zero sentido!

Emissões, emissões, emissões! E claro, custos
    Grande parte da complexidade e “invenções” deste tipo, é tudo or causa das emissões por km percorrido.
    O objectivo era menos fricção, menos ruído, logo menos consumo.

Mas eles até tiveram o cuidado de desenhar uma correia própria, e um óleo próprio e fazer esses testes e assegurar que perante uma manutenção regular e pelos parâmetros da marca seria fiável.

Mas subestimaram o efeitos dos contaminantes no óleo, como o combustível, ou mesmo os resíduos da própria correia.

Mas realmente é preciso ser muito criativo para fazer exactamente aquilo que eles sabem por décadas de experiência não se pode fazer, nem acidentalmente. Uma correia contaminada com oleo, ainda que pouco e acidentalmente e para ir para o lixo.
    Enfim.
  8. Esse caso faz-me lembrar há uns valentes anos os motores Twin Spark da Alfa Romeu (156, 147, etc...).

Decidiram fazer o tensor da correia de distribuição em nylon (lá está: menos atrito, menos ruído, menos emissões...).

Pouco tempo depois havia um recall e uma peça de substituição em aço, claro.
    Concordam com este comentário: hangas, eu
    • FFAD
    • 15 janeiro 2025
  9. O Kia Rio foi um carrito que me surpreendeu quando aluguei um há uns anos. Económico e nada molengão para andar na cidade. E esse ainda tem anos e anos de garantia, seria uma boa escolha (embora não saiba se o preço está correcto),
  10. O bloco 1.2 de 4 cilindros que equipa o Rio e o I20 é à prova de bala.

Com correte na distribuição se não me falha a memória. Mas para mim a grande vantagem é de ser dos poucos blocos existentes que dão para meter facilmente a GPL por ser ainda de injeção indirecta.
  11. Eu não comprava nenhum carro assim a seco ainda por mais a um "miúdo" de 24 anos.

Levava-o a experimentar 3 ou 4 modelos pré selecionados por mim, e no fim perguntava qual é que ele preferia.

Nada de fazer "bar aberto" na escolha, mas também não oferecer algo que depois fique "agarrado" porque foi oferecido. Acho que é melhor dar-lhe um leque de escolhas de forma a encontrar um carro que seja do agrado de ambos. Era o melhor presente para todos a médio e longer termo.

Hyundai I20 // Kia Rio
    Suzuki Swift
    Mazda 2

Todos atmosféricos, 4 cilindros, fiáveis, baratos de assegurar e manter.

(carros europeus não estou a ver nenhum porque é tudo turbo e 3 cilindros. Por experiência na família, a cachopada arrebenta com este tipo de motor mais facilmente)
    Concordam com este comentário: fadadolar
    • FFAD
    • 15 janeiro 2025
    Se fosse o meu filho, independemente do orçamento, tentaria comprar um Golf ou equivalente com menos de 100cv. É seguro, fiável, e não anda muito. Excelente para aprender a coduzir.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  12. Peugeot 108, também pode ser uma opção
    Motor Toyota
    1000 cm²
    70 hp
  13. E o Ford Focus 1.0 Ecoboost 125cv Mhev de 2023?

Tenho visto revews e aparentemente não tem dado problemas
  14. Leon 1.2 de 4 cilindros de 2015/2016.

Tenho um, fica bem servido. É econômico, fiável e não é um carro bruto, mas também não é um pastelão.
  15. Colocado por: dom123E o Ford Focus 1.0 Ecoboost 125cv Mhev de 2023?

Tenho visto revews e aparentemente não tem dado problemas

Não é esse o da correia banhada em óleo?
  16. Colocado por: Zé Meirinho
    Pessoalmente mete-me um bocado de confusão ver um SUV com um motor 1.0 (mesmo sendo segmento B-SUV). Mas isso sou eu que tenho rotinas com muita AE e subidas. Num carro desses iria andar provavelmente frequentemente acima das 4000 rpms, com consumos nada óptimos.
    Concordam com este comentário:fadadolar,Belhinho

Interessa é a potencia, o carro referido faz a AE toda a 120km/h em sexta sem problema.. faz a velocidades bem mais altas facilmente.
    • dom123
    • 19 janeiro 2025 editado
    Colocado por: manelvc

Não é esse o da correia banhada em óleo?

Este modelo penso que já não e mesmo os que tinham não existem grandes relatos de terem dado problemas, já em outras marcas é diferente

0.6235 seg. NEW